|
Sobral, 03 de novembro de 2008 - Ano IV - Nº 856 |
|
Sobral recebe prêmio ODM Brasil - 2007 por boas práticas na área de Educação
|
O Prefeito Leônidas Cristino recebeu dia 29/10, em Brasília, do vice-presidente José Alencar mais um importante prêmio na área de educação para Sobral. Trata-se do prêmio ODM Brasil – 2007 (Objetivos e Desenvolvimento do Milênio), pela prática de estratégias para elevação da proficiência da Língua Portuguesa e Matemática nas séries inicias do Ensino Fundamental. Esta é a segunda vez que a gestão Leônidas é certificada com o prêmio ODM Brasil. Em 2005, a certificação veio para a área de Saúde pela redução da mortalidade infantil e melhora na saúde da gestante. Na premiação de 2007, Sobral ficou entra as 8 cidades vencedoras em todo o Brasil.
Nesta segunda edição, o Prêmio recebeu 1.062 práticas inscritas que foram avaliadas por um comitê técnico de especialistas, com base nos seguintes critérios: contribuição para o alcance dos ODM; caráter inovador; possibilidade de tornar-se referência para outras ações similares; integração com outras políticas; participação da comunidade; existência de parcerias; e manutenção da qualidade nos serviços prestados.
O Prêmio é uma iniciativa pioneira no mundo e foi proposto pelo presidente Lula na abertura da I Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade, em 2004. O Prêmio ODM Brasil tem a finalidade de incentivar ações, programas e projetos que contribuem efetivamente para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). O Prêmio é coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, em parceria com o Programa Nacional das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e com o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade. A coordenação técnica do Prêmio é de responsabilidade do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e da Enap. |
|
Casa do Papai Noel
No próximo dia 07 de novembro, a Casa do Papai Noel reiniciará suas atividades estimulando a imaginação e proporcionando alegria e a realização dos sonhos infantis. A exemplo do ano anterior, a Casa será inteiramente decorada com motivos natalinos e terá um espaço para que as crianças depositem sua cartinha para o Papai Noel em busca de um presente. Equipada com todos os utensílios necessários ao dia-a-dia do bom velhinho, a Casa exibirá reformas e ampliações na estrutura física e contará com novas atrações: brinquedoteca, fábrica de chocolate, cozinha, banheiro, quarto da gnoma, escritório e boutique.
Oficina para
professores
Oficina de confecção de esculturas em balões gratuita para professores acontece nos dias 03 e 04 de novembro, na unidade do Serviço Social do Comércio (Sesc) no Centro. A oficina se destina a preparar professores para criar ambientes e cenários festivos nas escolas e espaços de lazer, ensinando todas as técnicas de formação de esculturas em balões. Informações pelo número: 3611.0954 com professor Toni Newman.
|
|
|
1998 - 1999 - 2000 - 2001 - 2002 - 2003 - 2004 - 2005 - 2006 - 2007 - 2008 |
|
SINE/IDT
Agente de Publicidade (4 vagas)
Assistente Administrativo (1 vaga)
Atendente de Balcão (1 vaga)
Auxiliar de Cabeleireiro (1 vaga)
Auxiliar de Contabilidade (1 vaga)
Auxiliar de Linha de Produção (17 vagas)
Auxiliar Financeiro (1 vaga)
Baba (6 vagas)
Balconista de Crediário (1 vaga)
Cabeleireiro (1 vaga)
Cabeleireiro Escovista (1 vaga)
Cabista (1 vaga)
Confeccionador de Bolsas (1 vaga)
Consultor de Vendas (2 vagas)
Coordenador Auxiliar de Curso (1 vaga)
Costureira de Máquinas Industriais (1 vaga)
Costureiro em Geral (2 vagas)
Cozinheiro de Restaurante (1 vaga)
Empregado Doméstico (12 vagas)
Encarregado de Eletricista de Instalações (1 vaga)
Engenheiro Civil (1 vaga)
Engenheiro de Segurança no Trabalho (1 vaga)
Esteticista (1 vaga)
Garçom (1 vaga)
Gerente Administrativo (1 vaga)
Gerente Comercial (1 vaga)
Impressor Serigráfico (1 vaga)
Instrutor de Informática (2 vagas)
OBS: Emitimos Carteiras de Trabalho e Previdência Social -
CTPS e damos entrada no SEGURO DESEMPREGO.
Fonte: Sine/IDT - Fone: 3677-4274
|
|
|
|
Lançado em Sobral o Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas |
Nesta quinta-feira 29, foi lançado em Sobral o Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas. O projeto é uma iniciativa dos Ministérios da Saúde e da Educação, com apoio da Secretaria da Saúde do Estado e da Secretaria da Saúde e Ação Social de Sobral. O evento aconteceu na Escola de Ensino Fundamental e Médio Jarbas Passarinho com a presença do Secretário da Saúde e Ação Social, Carlos Hilton, a Primeira Dama Lily Cristino, da diretora da Escola Nágila Carneiro, a coordenadora da Ação Social, Carmen Soares, e a professora Pergentina Andrade, representando a 6ª Crede. O Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) encampa o Projeto Por Amor à Vida, que vinha sendo desenvolvido pela Secretaria da Saúde e Ação Social desde 2005. A solenidade de lançamento aconteceu na quadra esportiva do colégio e contou com a apresentação do Grupo Dioniso com a peça Nas Garras do Capa Bode, que trata da prevenção das DST/Aids.
O Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas foi lançado nacionalmente em agosto de 2003, numa iniciativa que integra saúde e educação e proporciona ao jovem a oportunidade de se informar, dialogar e se prevenir de doenças sexualmente transmissíveis. O Projeto prioriza a escola como o lugar ideal para aprende a se cuidar. É no espaço escolar que os jovens vivem um intenso processo de socialização e de formação, estabelecendo contato com a diversidade cultural, social e econômica do nosso país. Assim como descobrem os afetos, as diferentes maneiras de relacionar-se coletivamente, de fazer escolhas e de vivenciar a sexualidade. Todo esse contexto faz da fase escolar um momento privilegiado para o contato com informações corretas, postura crítica para atitudes que valorizem o autocuidado e o respeito às diversidades. Portanto, a integração entre escolas e serviços de saúde é fundamental para levar ao jovem brasileiro conhecimentos sobre saúde e sobre o exercício da sexualidade com consciência e responsabilidade.
|
|
Prefeitura apresenta Projeto Primeiros Passos |
A Prefeitura Municipal de Sobral, através da Fundação de Ação Social, em parceria com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado apresentou na manhã desta quinta, dia 30, no Fórum Dr. José Saboya, o Projeto “Primeiro Passo” com suas linhas de ações, criando oportunidades para os jovens sobralenses, em especial àqueles que estão cumprindo medidas sócio-educativas. A apresentação contou com as presenças do Dr. Marcelo Rosendo, Juiz da 3° Vara da Comarca de Sobral, da Primeira Dama do Município, Lily Cristino, da Presidente da Fundação de Ação Social, Carmem Soares, do Sub-Comandante do Corpo de Bombeiros Cap. Marden, do Gerente Regional do Trabalho em Sobral, Sr. Gilberto Frota.
|
|
|
Copa de Futsal integra alunos do Programa Segundo Tempo |
Alunos beneficiados com o Programa Segundo Tempo/Secretaria do Esporte e Juventude participaram da II Copa de Futsal do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Vila União, que reuniu numa saudável competição dezenas de alunos, professores das escolas municipais de Sobral e profissionais do CRAS. A Escola Yêdda Frota conquistou o título de campeã geral da competição, vencendo nas duas categorias, de 7 a 11 anos e de 12 a 13 anos. Na categoria de 7 a 11 anos, o segundo lugar ficou com o CRAS Vila União, o terceiro com a escola 1º de Maio e o quarto lugar com a escola Emílio Sendim. Na categoria de 12 a 13 anos, o vice-campeão também foi o CRAS Vila União. Em terceiro lugar, a escola Ver Crescer e em quarta colocação, a escola 1º de Maio.
O Programa Segundo Tempo é uma iniciativa do Ministério do Esporte, em parceria com Estados e Municípios. Em Sobral, a parceria firmada com a Prefeitura Municipal garante a oferta de atividades esportivas para 10 mil crianças e adolescentes de 7 a 17 anos de idade, alunos das escolas públicas municipais e estaduais. O objetivo do Programa é democratizar o esporte entre os alunos de escolas públicas e iniciar um processo de inclusão social desses jovens, fazendo com que, a partir das vivências que eles têm durante essas atividades, possam desenvolver uma melhor forma de convivência em grupo e de participação na sociedade. Participam do Segundo Tempo em Sobral 31 professores de Educação Física, 46 estagiários de Educação Física, 50 estagiários de Pedagogia e 54 agentes comunitários de esporte e lazer.
|
|
Alunos da Apae recebem incentivo
para a música |
Com o intuito de criar condições favoráveis para a garantia do direito ao acesso à cultura, à música e ao lazer, não apenas para as pessoas com deficiência atendidas pela APAE, mas também para seus familiares e para a comunidade em geral, a Apae de Sobral criou o Conjunto Musical dos Alunos da Apae de Sobral, que tem o apoio do Ministério da Cultura e patrocínio do Sistema de Transmissão do Nordeste. Os alunos da instituição realizam aulas com diversos instrumentos musicais: violão, guitarra, teclado, flauta doce, bateria, percussão, canto e coral e musicalização infantil. O Conjunto Musical da APAE hoje conta em sua formação com dois tecladistas, um violonista, um baixista, um guitarrista, três percussionistas, um baterista e quatro vocalistas. Também completa o grupo o Coral de 20 alunos. |
|
|
|