|
Sobral, 14 de outubro de 2008 - Ano IV - Nº 843 |
|
Passeio ciclístico do Segundo Tempo promove saúde e socialização
|
Atividades físicas e esportivas integraram as comemorações do Dia da Criança em Sobral. No mês das crianças, o Programa Segundo Tempo em Sobral ressalta sua ampla atuação em favor do desenvolvimento integral da criança e do adolescente. Com uma programação diversificada durante o mês de outubro, o Programa Segundo Tempo promove uma série de atividades nos núcleos do Programa e em espaços públicos da cidade, com brincadeiras, jogos, apresentações artísticas, teatrais e passeio ciclístico. Com o lema “Vamos Comemorar o Dia da Criança, pedalando juntos”, o Passeio Ciclístico Edição 2008 do Programa Segundo Tempo reuniu no dia 12 de outubro crianças e adolescentes atendidas pelo Programa.
O Passeio Ciclístico, que este ano reuniu 1200 participantes, conta todos os anos com a participação de estudantes, pais de alunos, educadores, monitores do Programa e gestores municipais. O evento esportivo, promovido pela Secretaria do Esporte e Juventude de Sobral, dentro da programação do Outubro Sobral Criança Adolescente, constitui-se uma ação do Programa, que gera oportunidades da prática de lazer para 10 mil alunos atendidos pelo Segundo Tempo. Na noite do Dia da Criança, foi realizado o encerramento dos Jogos Escolares Sobralenses (JES) com premiação para as escolas vencedoras e escolhida também a Rainha Mirim dos JES 2008.
|
|
Rubens Alves em Sobral
Palestra: Proseando com quem gosta de Ensinar - Rubem Alves
Data: 18/10
Horário: 8h
Local: Centro de Convenções
Informações e vendas: Livraria do Estudante ou no Tel: 9918-5526
Biblioteca Móvel Itapemirim em Sobral
Confira os locais onde a Biblioteca estará:
De 06 a 11 de outubro – Praça São João
De 13 a 18 de outubro – Praça do Skate – Sinhá Sabóia
De 20 a 25 de outubro – Distrito de Taperuaba
Horário de 10h às 17h. Agendamento de grupos: Casa da Cultura – 3611-2712/2956 ou na própria Biblioteca móvel.
Outubro de Intensa Programação em Sobral
Dia 16 de outubro - Espetáculo de Dança - eu ando, tu andas, eles observam. (mais informações: 3611 0954 - Sesc)
Dia 21 de outubro - Circulação Votorantim - Orquestra de Mato Grosso
(mais informações: 3611-2956 - Secretaria da Cultura e Turismo). |
|
|
1998 - 1999 - 2000 - 2001 - 2002 - 2003 - 2004 - 2005 - 2006 - 2007 - 2008 |
|
SINE/IDT
Acompanhante de idosos
Acougueiro
Agente de publicidade
Ajustador mecanico de manutencao
Analista de credito (instituicoes financeiras)
Auxiliar de deposito
Auxiliar de linha de producao
Auxiliar financeiro
Avaliador fisico
Baba
Balconista de acougue
Balconista de crediario
Cabeleireiro
Cabista
Chapeiro
Confeccionador de bolsas, sacos e sacolas e papel, a maquina
Consultor de vendas
Costureira de maquinas industriais
Costureira em geral
Costureiro de roupas (confeccao em serie)
Digitador
Empregado domestico nos servicos gerais
Encarregado eletricista de instalacoes
Engenheiro civil
Garcom
Gerente administrativo
Gerente comercial
OBS: EMITIMOS CARTEIRA DE TRABALHO DAMOS ENTRADA NO
SEGURO DESEMPREGO - Fonte: Sine/IDT - Fone: 3677-4274
|
|
|
|
Sobral sedia Seminário Macroregional de Ouvidorias do SUS |
Numa parceria entre o Governo do Estado do Ceará, através da Ouvidoria-Geral da Secretaria Estadual da Saúde, Prefeitura de Sobral, através da Ouvidoria Municipal do SUS, e o Fórum Estadual de Ouvidorias do SUS no Ceará, acontece nos próximos dias 16 e 17 de outubro, no auditório da Escola de Saúde da Família, às 8h30min, o I Seminário Macrorregional de Ouvidorias do SUS da região norte. O evento tem como objetivo discutir a descentralização e fortalecimento das Ouvidorias do SUS no Estado, além de capacitar equipes técnicas municipais para o processo de implantação desse serviço. Num segundo momento, o seminário abordará aspectos relacionados ao OuvidorSUS, sistema de informação on-line desenvolvido pelo Ministério da Saúde e que serve de referência para as ouvidorias em saúde do País.
Foram convidados técnicos das Secretarias Municipais de Saúde da macrorregião e unidades prestadoras de serviço, profissionais que operam o sistema OuvidorSUS nos municípios e a imprensa. O evento deve marcar um nova fase no que diz respeito ao fortalecimento e criação de novas ouvidorias no Estado, mais especificamente na zona norte, que tem o município de Sobral como uma experiência exitosa e referência para Ouvidorias Municipais do SUS em todo País. As ouvidorias constituem-se em fortes instrumentos de cidadania e consolidação democrática. Seu funcionamento adequado proporciona condições fundamentais para melhoria da qualidade dos serviços de saúde e a busca da satisfação plena do cidadão.
|
|
Nona Turma Guarda Mirim Municipal |
O prefeito Leônidas Cristino presidiu, no dia 08 de outubro, a posse dos novos membros da Guarda Mirim de Sobral, projeto que beneficia, semestralmente, 100 jovens com idade entre 14 e 17 anos. A solenidade foi realizada, na praça do Teatro São João, reunindo padrinhos e familiares dos formandos, que passam a participar de forma ativa na proteção do patrimônio público, defesa do meio ambiente, orientação do trânsito e no apoio direto aos moradores. O projeto da Guarda Mirim de Sobral foi instituído a partir da gestão do atual prefeito Leônidas Cristino, constituindo-se numa ferramenta social de grande importância na formação de jovens cidadãos, que abre um leque de oportunidades de ressocialização para jovens e adolescentes estudantes das escolas públicas do município. Até agora já foram formados e instruídos, 900 jovens. |
|
|
Quarteto de Sopros da Amazônia no Teatro São João |
O Serviço Social do Comércio (Sesc), com o apoio da Prefeitura de Sobral, apresenta no dia 17 de outubro, às 20h, no Teatro São João, o Quarteto de Sopro da Orquestra Amazonas Filarmônica, com composições de Heitor Villa-Lobos. O concerto faz parte da programação do projeto Sonora Brasil SESC, em parceria com a Secretaria da Cultura e Turismo de Sobral. Sobral é uma das 63 cidades, de 19 estados do Brasil, que irão receber o espetáculo que interpreta a obra de Heitor Villa-Lobos para instrumentos de sopros. A entrada é grátis.
Composto pelos instrumentistas Cláudio Abrandes (flauta), Ravi Shankar (oboé), Vadim Ivanov (clarineta) e Romeu Rabelo (fagote), o grupo pretende interpretar o repertório camerístico de música brasileira para esta formação e suas variantes, de solos, duos ou trios, pouco conhecidas do grande público. Todos os integrantes do quarteto atuam nos palcos do Brasil e do exterior. Cláudio Abrantes e Vadim Ivanov tocam juntos na Orquestra Amazonas Filarmônica, aprovados em concurso internacional desde que foi criada em 1997. A eles juntou-se Ravi Shankar como músico convidado da Amazonas Filarmônica no 12º Festival Amazonas de Ópera, realizado este ano, e finalmente Romeu Rabelo, convidado especialmente para participar da terceira etapa do projeto Sonora Brasil, do Sesc. A obra grandiosa de Villa-Lobos, bem como o talento, a experiência, e a sensibilidade do Quarteto de Sopros da Amazônia, proporcionará ao público de Sobral o contato com parte significativa da obra desse que é o nosso mais importante compositor. |
|
Segundo Tempo divulga agenda de atividades |
O Programa Segundo Tempo promove gincana no Núcleo Escola Emilio Sendim, até dia 24 de outubro, com programação diária na quadra da escola. No dia 18/10 acontece formação de xadrez, no Núcleo Escola Osmar de Sá Ponte, às 18h e formação de recreação no período de 21 a 30 de outubro, na Escola Osmar de Sá Ponte, às 18h. O Programa Segundo Tempo oferece esporte educacional para 10 mil crianças e adolescentes em Sobral, com atividades de reforço pedagógico e alimentar. Durante todo o mês de outubro, dentro da programação pedagógica nos núcleos e escolas, os jovens participam de ações educativas de prevenção à dengue nos bairros e distritos.
|
|
|
|