|
Sobral, 14 de janeiro de 2009 - Ano I - Nº 008 |
|
Produção de pimenta tabasco é comercializada no mercado interno
|
Com o apoio da Secretaria da Agricultura e Pecuária da Prefeitura de Sobral, na Comunidade do Setor I do Distrito de Jaibaras, famílias que praticam a agricultura familiar vêm produzindo Pimenta Tabasco e promovendo a sua comercialização diretamente para o mercado interno, voltada para a produção de molho. Com valor agregado ao produto, os agricultores vêm encontrando um verdadeiro nicho de mercado para sua produção, possibilitando, assim, a sustentabilidade da atividade e uma geração de renda maior para a família. Vale destacar que o projeto de pimenta tem apoio e assistência técnica da Secretaria da Agricultura e Pecuária.
O Projeto Pimenta Tabasco é fruto de uma parceria entre Prefeitura Municipal de Sobral, através da Secretaria da Agricultura e Pecuária, a Agropecuária Avaí, SEAGRI e BNB. As áreas produtoras de pimenta estão situadas no perímetro irrigado do Jaibaras, onde agricultores fazem uso de recursos do PRONAF, viabilizando a cultura. Ao todo são 08 produtores assistidos nos Setores I e II do Perímetro Irrigado Ayres de Souza, tendo sido cultivados 4 hectares. No Brasil, a pimenta tabasco é cultivada apenas no Ceará, e exportada na forma de pasta por uma empresa brasileira (Agropecuária Avaí) para a companhia americana McIllney, detentora da patente do molho de pimenta 'Tabasco”', conhecido mundialmente.
|
|
Feira de artesanato
A Associação dos Artesãos de Sobral (ASAS) comunica que toda às quintas-feiras, na praça do São João, acontece a feira de artesanato, a partir da 17hs. Na feira, que vem experimentando significativo crescimento nos últimos anos, podem-se encontrar os mais variados tipos de artesanatos produzidos a partir de materiais como: madeira, cipó e argila, bem como bijoux, bonecas, crochê, bordados, pinturas, artesanato em carnaúba, bolsas, tecelagem, biscuit e comidas típicas.
Boi Coração no
reisado de Sobral
Sobral mantém viva a tradição de bois e reisados, que acontecem durante o mês de janeiro, envolvendo adultos e crianças. Ao todo são mais de 50 grupos que se apresentam nos bairros e distritos, levando alegria à população sobralense. Sábado,10, um grupo de agricultores da Serra do Rosário apresentou na praça de cuba, o reisado “Boi Coração, durante a realização da campanha de combate a Dengue. Esse mesmo grupo vem realizando apresentações em vários sítios da Serra do Rosário, assegurando a secular tradição nordestina.
Programação Cine Renato Aragão
Sala 01 - Queime depois de Ler
Horário: 15h, 17h, 19h e 21h
Sala 02 - Madagascar 2 – A Grande escapada - Horário: 15h, 17h, 19h e 21h |
|
|
1998 - 1999 - 2000 - 2001 - 2002 - 2003 - 2004 - 2005 - 2006 - 2007 - 2008 - 2009 |
|
SINE/IDT
Assessor de Diretoria (1 vaga)
Auxiliar de Cabeleireiro (2 vagas)
Auxiliar de Contabilidade (1 vaga)
Auxiliar de Escritório (1 vaga)
Auxiliar de Linha de Produção (10 vagas)
Baba (5 vagas)
Cabeleireiro (1 vaga)
Cabeleireiro Escovista (4 vagas)
Camareira de Hotel (1 vaga)
Consultor de Vendas (1 vaga)
Costureiro em Geral (2 vagas)
Empregado Doméstico (13 vagas)
Encarregado de Telemarketing (1 vaga)
Estilista (1 vaga)
Impressor Serigráfico (2 vagas)
Lavador de Carros (1 vaga)
Manicure (8 vagas)
Pizzaiolo (1 vaga)
Professor de Línguas Estrangeiras (1 vaga)
Promotor de Vendas (3 vagas)
Representante Comercial Autônomo (2 vagas)
Soldador Elétrico (1 vaga)
Supervisor de Vendas Comercial (2 vagas)
Vendedor de Consórcio (3 vagas)
Vendedor Interno (1 vaga)
Vendedor Pracista (26 vagas)
OBS: Emitimos Carteiras de Trabalho e Previdência Social -
CTPS e damos entrada no SEGURO DESEMPREGO.
Fonte: Sine/IDT - Fone: 3677-4274
|
|
|
|
Empossada nova diretoria da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde |
O Secretário da Saúde e Ação Social, Carlos Hilton e o Secretário Adjunto, Vicente Pinto, participaram da posse da nova diretoria da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde de Sobral (AASS). O evento aconteceu na última segunda-feira, 12, no Auditório da Prefeitura e contou com a presença de mais 200 agentes comunitários de saúde, dos 410 profissionais que fazem parte do quadro da Secretaria da Saúde. No seu discurso de posse como presidente da nova diretoria da AASS, eleita para o biênio 2009 e 2010, Anacreto Vasconcelos, que integra a equipe do bairro das Pedrinhas, destacou o apoio do Prefeito Leônidas Cristino e do Secretário da Saúde, Carlos Hilton, quando das reivindicações da categoria e falou do seu programa de trabalho.
“O Prefeito Leônidas Cristino e Dr. Carlos Hilton sempre se mostraram parceiros e amigos da categoria dos agentes de saúde. Por isso temos a agradecer ao Prefeito e ao Secretário, mas sem perder de vista a luta em prol de todos os agentes de saúde de Sobral”, disse Anacreto Vasconcelos, que recebeu 286 votos de um total de 350 eleitores. Durante a solenidade, o Secretário da Saúde, Carlos Hilton, foi homenageado com uma placa entregue pelos membros da Associação. Ele agradeceu homenagem prestada pela categoria dos agentes de saúde e ressaltou a importância da parceria entre a Secretaria da Saúde de Sobral e Associação. |
|
Leônidas inicia gestão com investimento no social |
Acompanhado do deputado federal Ciro Gomes, o prefeito de Sobral Leônidas Cristino esteve nesta terça-feira, 13, no Rio de Janeiro, onde, juntamente com o presidente do BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, Luciano Coutinho, assinou convênio no valor de R$ 4,3 milhões do Programa de Redes Locais de Atenção à Criança e ao Adolescente, para serem empregados na construção de equipamentos nas áreas de educação, saúde e esportes. Dentre os projetos em formatação estão a construção de um centro de Educação Infantil, um CAPS Infantil, um Centro de Referência em Assistência Social, quadras poliesportivas, além de investimentos em programas de qualificação profissional e de geração de emprego e renda voltados para o primeiro emprego de jovens e adolescentes.
Essa foi a primeira conquista de Sobral na segunda gestão de Leônidas Cristino, que começa valorizando o social, em especial, crianças e adolescentes. |
|
|
Secretaria da Saúde realiza mobilização contra a Dengue |
A Secretaria da Saúde e Ação Social deu início a Campanha de Controle e Prevenção da Dengue no ano de 2009. O evento aconteceu neste sábado, dia 10, envolvendo uma série de ações de conscientização que contou com a participação de mais de 100 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias. O ponto de partida para as atividades foi a Praça de Cuba. Lá, o Centro de Controle de Zoonoses montou o seu laboratório itinerante, permitindo que os transeuntes observassem, através de um microscópio, o mosquito Aedes aegypti, em todas as fases de desenvolvimento. Houve, ainda, distribuição de calendários, cartazes e adesivos nos estabelecimentos comerciais e nas principais ruas e avenidas do centro com o tema: Em 2009 Quero Sobral Sem Dengue. Outra ação importante foi a blitz com a distribuição de kit com material informativo acerca do combate a Dengue e a colagem de adesivos nos veículos que trafegavam no centro. A ação foi bem recebida pelos condutores dos veículos, que ressaltaram a importância de participar da campanha. “É muito importante que todos estejam atentos para o perigo que é a Dengue. Apesar dos dados da saúde mostrarem que os focos do mosquito foram controlados, é fundamental que todos participem do combate ao mosquito, não se pode baixar a guarda, pois esta doença é traiçoeira”, disse o representante comercial Wilson Aguiar, que autorizou a colagem de um adesivo no pára-brisa do seu carro.
|
|
Seleção para Residência Médica em Psiquiatria |
A Secretaria da Saúde e Ação Social informa que estão abertas, até o próximo dia 15 de janeiro, as inscrições para o Processo Seletivo do Programa de Residência Médica em Psiquiatria da Rede de Atenção Integral à Saúde Mental de Sobral. Para esta seleção, apenas uma vaga está sendo ofertada. A seleção ocorrerá no dia 19/01/09, na Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia. A Residência em Psiquiatria de Sobral, com programa reconhecido pelo MEC, é inovadora, pautada num modelo extra-hospitalar de base comunitária, rompendo com o modelo hospitalocêntrico ainda predominante nos programas de residência em psiquiatria do Brasil. |
|
|
|