Sobral, 09 de julho de 2009 - Ano I - Nº123

Sobral promove 23ª Fenaiva

FENAIVA

Acontece hoje, em Sobral, no Centro de Convenções de Sobral, a abertura da 23ª Feira de Negócios Artesanais e Industriais do Vale do Acaraú (Fenaiva), evento dos mais significativos do Ceará, e que reúne micro, pequenas, médias e grandes empresas, organizações financeiras, escritórios técnicos e variadas tendências de produtos artesanais, que comprovam o talento dos moradores de nossa região, especialmente dos grupos de artesãos orientados pelo escritório regional do Sebrae, em Sobral.
A feira também se destaca por sua variedade de eventos artístico-culturais, criando palco para os artistas locais e outros talentos reconhecidos nacionalmente. Paralelamente, acontecem desfiles de moda realizados pelas lojas e boutiques da cidade. Os visitantes também encontram um grande opcional gastronômico, numa completa estrutura de bares e restaurantes disponibilizada no local.
A Fenaiva é realizada há 23 anos pelo Sebrae, que conta com a participação da Prefeitura de Sobral, principal parceira do evento, através da Secretaria de Negócios e Desenvolvimento Econômico.


Adiados os Jogos de Ação de Sobral

Em virtude das alterações que estão sendo feitas na pista pública de skate de Sobral, foi adiada a segunda etapa dos Jogos de Ação de Sobral / Ano 2009. Os Jogos que seriam de 17 a 19 de julho já estão confirmados para os dias 21, 22 e 23 de agosto próximo. O motivo é o tempo hábil para a conclusão das alterações na pista de skate, feitas pela Prefeitura de Sobral e que seguem sempre as exigências do Comitê dos Competidores de Street Profissional e da Confederação Brasileira de Skate (CBSk). A Prefeitura Municipal de Sobral é patrocinadora do evento, assim como o Governo do Estado.

Governo estuda instalação
CEASA de Sobral

A idéia do governador Cid Gomes em instalar subsidiárias da Central de Abastecimento do Ceará (CEASA), nas regiões do Estado, está tomando forma. Estiveram em Sobral,, na semana passada, para uma visita à secretária do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Juracy Neves, o chefe da Divisão de Expansão, Marcílio Nunes e o consultor da Central de Fortaleza, Ivens Mourão, que aqui vieram em busca de informações técnicas que possam justificar a necessidade de uma subsidiária na região de Sobral, com vistas a absorver o potencial produtivo de hortifrutos dos projetos irrigados Araras Norte e Baixo Acaraú e demais áreas da Zona Norte.

 

1998 - 1999 - 2000 - 2001 - 2002 - 2003 - 2004 - 2005 - 2006 - 2007 - 2008 - 2009

Telefones do Ronda do Quarteirão em Sobral

Área I - Centro, beco do cotovelo descendo a direita, bairro Santa Casa
Viatura: 1201 Telefone: 3695 1201

Área II - Centro, beco do cotovelo descendo a esquerda, para Arco do Triunfo.
Viatura: 1202 Telefone: 3695 1202

Área III - Dom José e Padre Ibiapina
Viatura: 1203 Telefone: 3695 1203

Área IV - Alto do Cristo e Domingos Olímpio
Viatura: 1204 Telefone: 3695 1204

Área V - Campos dos Velhos, Parque das Nações, junco, Cohab III, Brisa da Serra.
Viatura: 1205 Telefone: 3695 1205

Área VI - Parque Silvana, Colina da boa Vista, Alto da Expectativa e Alto da Brasília
Viatura: 1206 Telefone: 3695 1206

Área VII - Ginásio Betânia, Coração de Jesus, Derby Clube e Pedrinhas.
Viatura: 1207 Telefone: 3695 1207

Área VIII - Cohab I e Cohab II
Viatura: 1208 Telefone: 3695 1208

Área IX - Sinhá Sabóia e Dom Expedito
Viatura: 1209 Telefone: 3695 1209

Prefeito: José Leônidas de Menezes Cristino
Chefe de Gabinete: Luís Edésio Solon

Edição e Redação: Ricardo Martins


WebDesign: Fábio do Nascimento
Telefone: (88) 3677-1116 ou 3677-1118
E-mail: comunicacao@sobral.ce.gov.br

 
Vida e Obra de
Dom Expedito Lopes
A Casa da Cultura de Sobral apresentará, a partir do desta sexta-feira, 10, Exposição de elementos sobre a Vida e a Obra de Dom Expedito Lopes. A exposição organizada pelo Instituto das Missionárias de Nossa Senhora de Fátima do Brasil, recebe o apoio do prefeito Leônidas Cristino, que assegura a realização do evento, juntamente com o secretário da Cultura e do Turismo de Sobral, professore Juan Edesson de Oliveira.
Dados Biográficos de Dom Expedito Lopes
Nasceu na vila de Meruoca, município de Sobral, no Ceará, no dia 8 de julho de 1914. Foi aluno do Seminário da Prainha, em Fortaleza, onde foi colega e contemporâneo dos monsenhores Pedro Rocha e Francisco Holanda Montenegro, membros da diocese do Crato.
Ordenou-se em Roma, no dia 30 de outubro de 1938 e, exatos dez anos depois, em 30 de outubro de 1948, era nomeado bispo de Oeiras (Piauí), onde foi, durante seis anos, grande servidor dos pobres, com profundo ardor missionário comprovado no seu ministério pastoral. Em 10 de fevereiro de 1955 foi transferido para a Diocese de Garanhuns. Ali fundou o Instituto das Missionárias de Nossa Senhora de Fátima no Brasil.
Ali, Dom Expedito Lopes foi “ o bispo dos Pobres, o bispo do coração Mariano, o bispo do perdão". Exerceu com sabedoria e amor o ministério de Pastor da Diocese de Garanhuns durante dois anos. Viveu a solicitude do Bom Pastor do seu povo, dedicado missionário. Homem de oração. Iluminou sua vida com uma profunda devoção a Nossa Senhora. Destacou-se pela Oração e Penitência, simplicidade, recolhimento, austeridade consigo mesmo, forte zelo pela Igreja, confirmado pela firmeza de fé e amor em plenitude.
As últimas horas de sua vida foram de oração intensa e testemunho de fé. Rezando profundamente enfrentou com coragem a morte, momentos que revelaram uma vida toda fundamentada na Palavra do Senhor. Dom Expedito experimentou a alegria de perdoar a pessoa que o feriu e ofereceu sua vida pela conversão do sacerdote que o assassinou”.
Dom Expedito Lopes deixou escrito no seu testamento: “Nasci pobre, vivi sempre pobremente e na esperança de vir a morrer sem dinheiro, sem dívidas e sem pecados".

 

Prefeito avalia avanços do Campus da UFC

Maria José

O prefeito Leônidas Cristino recebeu na manhã de ontem, no seu Gabinete, o reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Prof. Jesualdo Farias, e também o diretor do Campus da UFC de Sobral, Prof. Sérgio Benevides. Na pauta, a construção do Campus sobralense na antiga Fábrica de Tecidos, que segue em ritmo acelerado; implantação do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) em parceria com o Governo do Estado; o curso de Odontologia; e, por fim, a implantação do Centro de Psicologia Aplicada, a ser administrado pelo curso de Psicologia.
A instalação do Campus da UFC de Sobral é uma das prioridades do governador Cid Gomes e do prefeito Leônidas Cristino que, graças à dedicação que vem dando à expansão e diversificação do ensino superior, asseguram a Sobral o título de cidade universitária.


Comandante da Guarda
recebe cidadania sobralense

jorgeO comandante da Guarda Civil Municipal, inspetor Jorge Vasconcelos Trindade, recebeu da Câmara de Vereadores de Sobral, o título de cidadão sobralense. A solicitação do vereador Paulo Vasconcelos (PRB), com com integral apoio de toda a Casa, o que comprova o reconhecimento dos vereadores ao trabalho valoroso que ele vem prestando ao Município, seja à frente da Guarda ou como chefe da Defesa Civil Municipal.
Há que se reconhecer o empenho do comandante na chefia da Defesa Civil, bem como dos demais membros, que muito deram de si, com forte dedicação, atuando nas ações de resgate dos moradores das regiões ribeirinhas de Sobral.
Jorge Trindade, é da primeira turma da Guarda Civil, criada em 1997, pelo prefeito Cid Gomes, quando assumiu no cargo de inspetor. De lá para cá vem sendo destacado por sua competência operacional e compromisso com a cidadania.