Sobral, 10 de julho de 2009 - Ano I - Nº124

Sobral ganhará nova
Unidade Básica de Saúde

Prefeito
Inauguração da Unidade Dr. Antonio de Pádua Neves

A Prefeitura de Sobral irá inaugurar mais uma Unidade Básica de Saúde, desta feita com o nome de Francisco Edvard Ponte, na localidade de Pau D'arco, distrito de Pedra-de-Fogo .Esta é a terceira de uma série de benefícios desta natureza, os quais estão sendo construídos na atual gestão, tendo em vista a descentralização das ações de saúde nos bairros e distritos de Sobral.
Em recentes eventos, o prefeito Leônidas Cristino e o secretário da Saúde e Ação Social, Carlos Hilton Soares entregaram duas novas unidades, sendo uma na localidade Beira do Rio (distrito de São José do Torto) e uma outra na Vila União, esta homenageando o médico sobralense Antonio de Pádua Neves.
Depois do Setor de Educação - que vem sendo mantido como prioritário desde o início da primeira gestão de Leônidas Cristino - a Saúde sobralense se destaca pelo grande número de benefícios que recebe, bem como pela qualidade do atendimento que presta à população em todas as comunidades. Também como acontece com a Educação, a Saúde local é uma das mais premiadas, destacando Sobral no Brasil e no Mundo.



Promoções na Guarda Civil
A Prefeitura de Sobral, através da Secretaria da Cidadania e Segurança, realizará, nos próximo dias 14 e 15, às 19h, solenidades de ascensão de guardas de 2ª classe para guardas de 1ª classe e homenagem aos parceiros e colaboradores da Defesa Civil do Município. As solenidades, contarãocom a presença do prefeito Leônidas Cristino, secretários municipais e outros convidados.

Mutirão limpa distritos
A Prefeitura de Sobral, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, contando com a participação de lideranças comunitárias e moradores, dá início a uma série de mutirões de limpeza, tendo em vista melhorar o aspecto paisagístico e a higienização dos distritos. A primeira localidade contemplada foi o distrito de Taperuaba, atendindo durante todo o dia de ontem.

Reforma de Carteiras Escolares
O Projeto Oficina Escola de Artes e Oficio de Sobral – POEAOS, através da Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo firma parceria com a Secretaria de Educação objetivando recuperar carteiras escolares. Levantamento feito pela escola mostrou que aproximadamente 1000 carteiras estão danificadas. A previsão é que até o dia 15 de agosto todas elas estejam recuperadas e devolvidas as escolas de origem.

 

1998 - 1999 - 2000 - 2001 - 2002 - 2003 - 2004 - 2005 - 2006 - 2007 - 2008 - 2009

23ª Feira de Negócios do
Vale do Acaraú – FENAIVA

lExposição de produtos e serviços dos segmentos da indústria, comércio, serviços e agronegócios;
lEspaço “Comércio Brasil” – busca de parcerias e representantes locais;
lEspaço “Demonstração de Negócios” para o segmento de Oficinas Mecânicas;
lEspaço demonstração “Mercado Modelo”;
lEspaço Artesanato – produtos de variadas regiões do Estado do Ceará;
lOficinas de capacitação;
lManifestações culturais

Data: 09 a 11 de julho
Horário: 18h às 23h
Local: Centro de Convenções
Público Visitante: 20.000 pessoas
Número de Estandes: 120

Programação para hoje - 10 de julho (sexta-feira)
09h às 12h e 14h às 18h – Oficinas de capacitação
18h às 23h – Abertura da feira ao público
19h – Apresentação do Grupo Hip Hop (Palco)
20h – Forró Muleke - Forró Pé de Serra (Palco)
20h30 às 22h – Desfiles de moda (Auditório)
22h – Luana do Crato – Show de Humor (Palco)

 

Prefeito: José Leônidas de Menezes Cristino
Chefe de Gabinete: Luís Edésio Solon

Edição e Redação: Ricardo Martins


WebDesign: Fábio do Nascimento
Telefone: (88) 3677-1116 ou 3677-1118
E-mail: comunicacao@sobral.ce.gov.br

 
Dom Expedito Lopes

A Casa da Cultura de Sobral, já está aberta a visitantes da Exposição sobre a Vida e a Obra de Dom Expedito Lopes, que acontecerá de hoje até domingo, apresentando objetos pessoais e de uso do bispo, além de acervos de fotos e conteúdos gráficos, relíquias e outros elementos componentes do seu memorial.
A Exposição que se realiza em Sobral tem um significado bastante especial para o Município, uma vez que o bispo, além de haver nascido em território sobralense, também teve assídua participação nos movimentos religiosos, colaborando com todo o seu vigor para a grandeza do Bispado de Dom José Tupinambá da Frota.
Sua história se constitui um marco nacional, uma vez que a maneira bárbara como lhe fora ceifada a vida, dera a ela a condição de mártir da Igreja Católica. Desde sua passagem, Dom Expedito integra o rol de milagrosos, sendo a ele atribuídos grandes feitos de cura e melhoras de vida em muitas famílias. Prova disso são os muitos anúncios que até hoje são publicados em forma de agradecimento a ele por graças alcançadas. O bem querer dos sobralense pelo memorável bispo contribuiu para que ele tivesse seu nome lembrado e muito bem aceito para um dos grandes bairros da nossa cidade: O Bairro Dom Expedito Lopes, localizado na margem direita do rio Acaraú.
A Prefeitura dispensa todo apoio ao evento, por achar importante produzir esse acontecimento cultural na cidade, que é antes de tudo um acréscimo histórico, que muito contribuirá com a popularidade do futuro santo sobralense, já que o processo da cananonização do mesmo é um dos mais adiantadas entre os personagens concorrentes no Brasil.


Sítio Palestina do Norte (Serra da Meruoca): local de nascimento de Dom Expedito


 

Detalhes sobre Dom Expedito

Seu lema:"Restaurar tudo em Cristo"
lNasceu no Sítio Jerusalém,(Vila de Meruoca) Sobral - CE, no dia 8 de julho de 1914.
lFilho de Noémia Cordeiro Lopes e Edésio Pereira Lopes. Seu pai era exímio mestre-de-obras em Sobral, tendo dirigido a construção da Capela de São José, no Bairro Sumaré, cuja torre mede 36 metros de altura.
lFez seus estudos básicos em Sobral. Foi matriculado no Seminário Menor de Sobral, no dia 02 de fevereiro de 1927, onde concluiu o Curso de Humanidades.
lFoi na sua vocação, orientado por Dom José Tupinambá da Frota, então bispo de Sobral.
lEm fevereiro de 1932 ingressou no Seminário de Fortaleza, onde estudou Filosofia e iniciou Teologia.
lEm Junho de 1936 seguiu para Roma, onde como aluno do Pontifício Colégio Pio Brasileiro, concluiu os estudos teológicos e obteve o mestrado em Direito Canônico na Pontifícia Universidade Gregoriana.
lOrdenou-se Sacerdote em Roma, no dia 30 de outubro de 1938.
lFoi eleito 1º Bispo de Oeiras - PI, em 30 de outubro de 1948.
lSagrado Bispo em Sobral - CE, no dia 12 de dezembro de 1948.
lFundou o Instituto das Missionárias de Nossa Senhora de Fátima do Brasil, em 2 de fevereiro de 1956.
lFoi baleado no peito na entrada do Palácio Episcopal, na Festa do Preciosíssimo Sangue, em 01 de julho de 1957.
lFaleceu em Garanhuns - PE, na Festa da Visitação de Nossa Senhora, em 2 de julho de 1957, vítima do atentado sofrido no dia anterior.
lDom Francisco Expedito Lopes foi o 1º Bispo da Diocese de Oeiras-PI, durante 6 anos. Grande servidor dos pobres, com profundo ardor missionário doou-se totalmente ao serviço pastoral.
l5º Bispo de Garanhuns e Fundador do Instituto das Missionárias de Nossa Senhora de Fátima do Brasil.
lExerceu com sabedoria e amor o ministério de Pastor na Diocese de Garanhuns-PE, durante 2 anos.
lViveu a solicitude do Bom Pastor de seu povo, dedicado missionário, homem de oração.
lIluminou sua vida com uma profunda devoção a Nossa Senhora. Destacou-se pela oração e penitência, simplicidade, acolhimento, austeridade consigo mesmo, forte zelo pela Igreja, confirmado pela firmeza de fé e amor em plenitude.
lAs últimas horas de sua vida foram de oração intensa e testemunho de fé. Rezando profundamente enfrentou com coragem a morte, momentos que revelaram uma vida toda fundamentada na Palavra do Senhor.
lDom Expedito experimentou a alegria de Perdoar. Ele perdoou a pessoa que o feriu, ofereceu sua vida pela conversão dela.