Sobral, 24 de julho de 2009 - Ano I - Nº134

Beco do Cotovelo sede do Fórum Empreendedor


Abílio, Tarcísio, Eduardo, Fernando,
Secretária da STDE Luiza Barreto e Hildebrando

A reunião do Fórum do Empreendedor, realizada nesta quarta-feira, no Beco do Cotovelo, chamou a atenção dos sobralenses, notadamente dos que vivem na informalidade e que agora terão a oportunidade de entrar para a formalidade, obtendo-a de forma rápida, gratuita e feita pela Internet, onde poderão ser obtidos CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica); Acesso a produtos e serviços bancários como pessoa jurídica, incluindo crédito com taxas diferenciadas; Apoio Técnico do Sebrae; Segurança para desenvolver sua atividade, pois as regras só podem ser alteradas pelo Congresso Nacional, entre outras vantagens.
Um dos principais benefícios advindos da formalização é a cobertura da Previdência Social, que garante aposentadoria por idade – mulher 60 anos e homens aos 65 anos, bem como pensão por morte e auxílio reclusão.
Ao todo são mais de 170 ocupações que podem se transformar em empreendedores Individuais, dentre elas ambulantes, vendedora de cosméticos, cabeleireiros, manicures, esteticistas, costureiras, artesãos, fabricantes de bijuterias, borracheiros, dentre outras, que montam o seu próprio negócio e faturam até 36 mil reais por ano.


780 alunos participam das Olimpíadas Escolares Cearenses

Teve início nesta quinta-feira, 23/07, no Ginásio Poliesportivo, a fase regional e classificatória das Olimpíadas Escolares Cearenses, que reunirá até o próximo dia 26, cerca de 780 atletas/alunos da rede particular e pública municipal e estadual, representando 15 municípios cearenses, que buscam classificação para a fase estadual, a ser disputada em Fortaleza, no período de 28 de julho a 02 de agosto.

----------------------------------------------------

Reformas na
Igreja das Dores

A secretaria de Planejamento Urbano e Meio Ambiente deu início à reforma da Igreja das Dores, uma das mais antigas de nossa cidade. Os trabalhos constam da troca da coberta, que receberá telhas francesas que eram da antiga Fábrica de Tecidos, além da recuperação do forro e da fachada, que terão nova pintura.
A obra, orçada em pouco mais de R$ 49 mil, deverá estar de acordo com o projeto do IPHAN, e sua conclusão prevista para os próximos 60 dias.

 

1998 - 1999 - 2000 - 2001 - 2002 - 2003 - 2004 - 2005 - 2006 - 2007 - 2008 - 2009



Prefeitura revitalizará Praças
A secretária de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Juraci Neves, recebeu autorização do prefeito Leônidas Cristino para efetuar um minuncioso levantamento sobre a situação das praças sobralenses, da sede e dos distritos.
A partir de agosto, estes espaços de convivência receberão melhorias importantes como restauro de bancos, pinturas de meio fio, recuperação de piso, além da recuperação do paisagismo, que deverá ficar a cargo da equipe do Banco de Mudas.
As praças de Sobral ainda são os principais pontos de encontro da população nas manhãs, fim de tarde e noite, quando crianças, jovens e pessoas da terceira-idade se encontram para o entretenimento e o gostoso bate-papo. Desde que foi criado o programa "Adote uma Praça", esses logradouros passaram a receber atenção diária patrocinada pelas empresas adotantes. Isto fez com que a vida útil dos elementos componentes dos espaços passassem a ser melhor preservados. Atualmente, a pretensão do prefeito Leônidas Cristino é que todos esses espaços sejam reavalizados e possam se adequar ao perfil urbano que a cidade está ganhando com suas obras monumentais. A secretária Juracy promete entregar o relato em tempo hábil, a fim de que os projetos passem a ser executados e a cidade ganhe um novo aspecto em suas tradicionais áreas de lazer.

Prefeito: José Leônidas de Menezes Cristino
Chefe de Gabinete: Luís Edésio Solon

Edição e Redação: Silveira Rocha


WebDesign: Fábio do Nascimento
Telefone: (88) 3677-1116 ou 3677-1118
E-mail: comunicacao@sobral.ce.gov.br

Sobral sediou VII Conferência Regional dos Direitos da Crianças e do Adolescentes

Dimas, Benedita, Ana Bandeira e
Jeovania Aragão-Presidente da FASM saúda os participantes do evento
Sobral foi sede, nesta quinta-feira, 23, da VII Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente, promovida pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ceará – CEDCA-CE, que neste mês realiza conferências em 12 municípios, promovendo a mobilização para a reflexão sobre a infância e a adolescência buscando através dessa análise definir e deliberar diretrizes para a construção de uma política nacional na área, válida pelo período de dez anos.
O evento serviu ainda para a elaboração de subsídios para a VIII Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ceará, a ser realizar em Fortaleza, tendo como tema: “Construindo Diretrizes da Política e do Plano Decenal para a Criança e o Adolescente”.

Festival de Quadrilhas
será na Margem Esquerda

O Secretário da Cultura e do Turismo, Joan Edesson, divulgou nesta quinta-feira, 23, a programação dos shows do Festival de Quadrilhas 2009, que este ano acontece de 29 de julho e 01 de agosto, pela primeira vez na Margem Esquerda do rio Acaraú.
Desde que foi criado, em 1997, o Festival de Quadrilhas de Sobral vem se constituindo um dos eventos mais competitivos do interior do Estado, servindo de modelo para outros municípios do Estado, que assim como o nosso município, também resgataram a tradicional dança da quadrilha, a transformada em atrativo turístico.

P r o g r a m a ç ã o:
Quarta-Feira, dia 29 - Magníficos
Quinta-Feira, dia 30 - Solteirões do Forró
Sexta-Feira, dia 31 - Chico Pessoa e Banda
Sábado, dia 01 - Felipão


População reconhece
importância do Restaurante Popular
O Restaurante Popular de Sobral é reconhecido pela população sobralense como um dos mais eficazes benefícios sociais de toda a história do município, significando o resultado de políticas modernas empreendidas em parceria com o Governo Federal.
Essa importância foi reconhecida mais ainda quando da paralisação do restaurante em decorrência das cheias do rio Acaraú. “A gente que não mora aqui e que não tem como preparar comida, a saída é o restaurante. Quando ele ficou fechado, foi um grande vexame”, disse o estudante Sarto Alexandre Rios, que de segunda a sexta-feira almoça com seus colegas de apartamento, no restaurante.
Diariamente, de segunda a sexta-feira, cerca de 1.200 pessoas se encontram nas mesas do Restaurante Popular, que nivela todas as classes na hora do almoço, oferecendo seu cardápio variado e orientado por nutricionistas contratados pela Prefeitura.