Sobral, 30 de julho de 2009 - Ano I - Nº138

Prefeitura entrega cadeiras de rodas à população carente


Ação presidida pelo secretário da Saúde e Ação Social Carlos Hilton Soares
A Prefeitura de Sobral, através do Serviço de Apoio ao Cidadão Sobralense (SACS) da Secretaria da Saúde, realizou nesta quarta-feira, 29, a entrega de cadeiras de rodas, próteses e equipamentos ortopédicos aos cidadãos sobralenses carentes por estes benefícios. A ação faz parte da estratégia de promoção da saúde em Sobral.
O SACS tem como objetivo oferecer benefícios nas áreas de saúde e assistência social às pessoas de baixa renda, , valorizando o cidadão, modernizando e ampliando a qualidade dos serviços públicos do município.
Durante a entrega dos equipamentos, o secretário da Saúde e Ação Social, Carlos Hilton, destacou o empenho do prefeito Leônidas Cristino para o bom atendimento às pessoas com deficiência no sistema público de saúde. “O prefeito Leônidas Cristino prioriza uma importante política de respeito às pessoas com deficiência, e que precisam de atendimento da saúde pública.
O objetivo é que estes sobralenses tenham direitos iguais e respeitados, para isto está sendo formado o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência”, disse o Secretário.

Prefeito limita descontos na folha do servidor
O prefeito Leônidas Cristino baixou Decreto limitando em até 30% o valor da prestação mensal para consignações em folha de pagamento dos servidores municipais, em favor de terceiros conveniados com esta municipalidade. Com esta medida, o prefeito está assegurando a qualidade do ganho do servidor, evitando que seu salário venha a ser comprometido integralmente em favor de terceiros. O Decreto de nº 1148 é datado de 01 de julho de 2009.

----------------------------------------------

Duelo de Lampião
e Dom Quixote
será lançado hoje

O prefeito Leônidas Cristino e o secretário da Cultura e do Turismo, Joan Edessom de Oliveira, convidam para o lançamento do livro, O Duelo de Lampião e Dom Quixote, de autoria de Francisco Cunha, nesta quinta-feira, 30, 19h, na Casa da Cultura de Sobral.

---------------------------------------------------

SAMU atendeu 240
cilcistas em 2008

Segundo Karina Vasconcelos, da Coordenação do SAMU e da organização da campanha Ciclovida, as atividades do Ciclovida estão voltadas para a prevenção à saúde dos sobralenses, esclarecendo ainda mais sobre a importância do uso das ciclovias, visto que, somente em 2008, o SAMU atendeu a mais de 240 chamados, que demandaram uma unidade de médio ou grande porte do SAMU para o atendimento de um acidente envolvendo ciclistas. Deve-se observar, ainda, que hoje são 70 mil bicicletas circulando pelas ruas de Sobral”, destaca Karina Vasconcelos.

1998 - 1999 - 2000 - 2001 - 2002 - 2003 - 2004 - 2005 - 2006 - 2007 - 2008 - 2009

260 pessoas concluem curso de informática e empreendedorismo

 

 

STDE totaliza 6 mil jovens capacitados

Jovens e empreendedores informais concluem a primeira etapa de 2009 do Projeto Teia Digital, recebendo certificados dos cursos de informática, ofertados nesse primeiro semestre pela Prefeitura de Sobral, através da Secretaria da Tecnologia e Desenvolvimento Econômico. Nessa última segunda-feira, dia 28 de julho, foram entregues os certificados para 260 concludentes, em solenidade no Centro de Convenções de Sobral. Nos cursos, os participantes tiveram acesso também a noções de ética e postura profissional, empreendorismo e orientação ao mercado de trabalho.
O Projeto Teia Digital está garantido oportunidades de inclusão social e econômica através da inclusão digital. O projeto tem sido desenvolvido pela Prefeitura de Sobral desde 2002 para atender a jovens da rede pública de ensino, empreendedories e grupos produtivos, dentre outros que busquem capaacitação.
Desde 2002, ao todo 6.000 jovens já foram capacitados em Sobral. Neste ano, o projeto Teia Digital funcionará de forma itinerante nos bairros e distritos, através do Balcão de Oportunidades. Os cursos deste ano foram concluídos em parceria entre Governos Federal e Estadual, Prefeitura de Sobral/STDE, SESI, escolas Jarbas Passarinho, Cirão e Casa da Memória e Cidadania do Sumaré, comunidade de Jaibaras e a empresa de informática Bit Company. As inscrições para as próximas turmas acontecerão de 17 a 28 de agosto: Informações: 3614.2555 

Prefeito: José Leônidas de Menezes Cristino
Chefe de Gabinete: Luís Edésio Solon

Edição e Redação: Silveira Rocha


WebDesign: Fábio do Nascimento
Telefone: (88) 3677-1116 ou 3677-1118
E-mail: comunicacao@sobral.ce.gov.br

Conselho Tutelar

Conselheiros apresentam documentos de possa ao lado das autoridades representantes dos poderes sobralenses
O prefeito Leônidas Cristino, acompanhado da primeira dama Lily, do secretário da Saúde e Ação Social, Carlos Hilton, e também da presidente da Fundação de Ação Social do Muninicípio (FASM), Jeovânia Aragão, deu posse aos novos membros do Conselho Tutelar de Sobral, em solenidade realizada na noite de ontem, 29, no Centro de Convenções, oportunidade em que se reuniram representantes dos três poderes locais, sendo o Executivo, pelo prefeito Leônidas Cristino; o Legislativo, pelo presidente da Câmara, vereador Hermenegildo Sousa Neto e o Judiciário pelo juiz Francisco Anastácio Cavalcante Neto, representante do juiz titular da 3ª Vara da Infância e Juventude, Marcelo Rosendo. Tomaram posse como conselheiro: Raimundo Edson de Aguiar Moura, Cleiton Prado Carvalho, Gercília Maria Rodrigues Lima, Francisco de Sousa Mesquita e Renato de Sousa, todos saudados pelo prefeito e as demais autoridades.

LANÇAMENTO DO
PROJETO NOVOS RUMOS
No mesmo espaço em que fora dada posse aos novos membros do Conselho Tutelar, aconteceu também o lançamento do Projeto Novos Rumos, que tem como objetivo atender os adolescentes de Sobral entre 12 e 21 anos, que tenham sido encaminhados pelo juiz para o cumprimento de medida sócio-educativa de liberdade assistida e prestação de serviços comunitários. O projeto está sendo coordenado pela pedagoga Francisca Isabel do Nascimento.

Sobral nas Olimpíadas
Escolares Cearenses

Sobral se classificou em nove modalidades esportivas na fase regional das Olimpíadas Escolares Cearenses, em julho deste ano. As Olimpíadas representam o evento estadual de maior integração entre escolas, alunos e atletas do ano e contam com o apoio da Secretaria do Esporte e Juventude de Sobral.
Os resultados da fase regional foram satisfatórios para as equipes que disputaram os jogos de futsal (feminino e masculino), basquete (feminino e masculino), handebol (feminino e masculino) e voleibol feminino, atletismo, natação, karatê, xadrez e tênis de mesa.
Com os resultados atuais, as equipes de Sobral disputam a etapa estadual das Olimpíadas, em Fortaleza, de 29 de julho a 01 de agosto, e se classificadas, seguem para a fase nacional das Olimpíadas, em setembro próximo, na cidade de Poços de Caldas (MG), categoria infantil e em novembro próximo, nas cidades de Maringá e Londrina (PR), categoria juvenil.
Estão classificadas na fase regional das Olimpíadas as equipes das escolas Monsenhor José Gerardo, Santana, Luciano Feijão, Farias Brito, Raul Monte, CERE, Rainha da Paz, Manoel Marinho, Cesário Barreto e Liceu.


Projovem realizará Caminhada
O PROJOVEM ADOLESCENTE está convidando a população sobralense para uma grande caminhada, nesta sexta-feira, 31, a partir das 8h, em prol da paz e contra a violência que vem sendo praticada contra menores em todo o País. O movimento sairá do CREAS (Centro de Referência de Assistência Social) Av. Dom José s/n Centro, defronte a Jacaúna Movéis e decoração, com chegada na Praça de Cuba. Na ocasião os adolescentes do Projovem formarão um grande círculo, representando um abraço na cidade de Sobral.
Vale salientar que mais de 33,5 mil jovens de 12 a 18 anos deverão perder a vida por homicídio entre 2006 e 2012, caso os índices de violência no País não se alterem nos próximos anos.
De acordo com o levantamento, a média de adolescentes assassinados no Brasil antes de completarem 19 anos é de 2,03 para cada grupo de 1000. O número é considerado elevado, já que, segundo os organizadores da pesquisa, uma sociedade não violenta deveria apresentar valores próximos de zero.
O índice revela o risco de mortalidade por assassinato entre jovens brasileiros e estima quantos adolescentes com pelo menos 12 anos serão vítimas de homicídio antes de completarem 19 anos. Para o levantamento, foram coletados dados de 2006 sobre assassinatos de adolescentes em 267 municípios com mais de 100 mil habitantes. A íntegra da pesquisa pode ser encontrada na página da Unicef na internet.