|
Sobral, 27 de março de 2009 - Ano I - Nº 056 |
|
Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) completa cinco anos
|
O Centro de Especialidades Odontológicas Sanitarista Sérgio Arouca (CEO) completa em março de 2009 cinco anos de funcionamento. A sua inauguração ocorreu em 17 de março de 2004 e marcou o lançamento da Política Nacional de Saúde Bucal. A presença do Presidente Lula na cidade de Sobral demonstrou a grande importância do programa e consolidou a posição de vanguarda do município em relação à atenção odontológica. Atualmente o CEO presta assistência nas especialidades de endodontia (tratamento de canal), periodontia (tratamento de gengiva), cirurgia buco-maxilo-facial, disfunções de articulação têmporo-mandibular (DTM), odontopediatria (atendimento de crianças), Estomatologia (doenças e câncer de boca), pacientes com necessidades especiais e prótese.
Cerca de 20 profissionais (cirurgiões-dentistas) especialistas compõem o corpo clínico da unidade, além de profissionais auxiliares (atendentes e protéticos). Funcionando em três turnos, além de atender à população de Sobral advinda das Unidades Básicas de Saúde, o CEO ainda presta assistência a outros 23 municípios da 11ª CRES (Coordenadoria Regional de Saúde), em uma pactuação definida junto ao Governo do Estado, caracterizando a natureza regional de sua atuação. |
|
Equipamentos de informática
O Prefeito Leônidas Cristino, juntamente com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado, Fátima Catunda e a Senadora Patrícia Sabóia, entregará Equipamentos de Informática para os Conselhos Tutelares de Sobral e mais 22 municípios da região norte. O evento ocorrerá na próxima segunda-feira, dia 30/03, às 10h30min, no Centro de Convenções, Salão Vênus. Os equipamentos são oriundos de emenda parlamentar da senadora Patrícia.
Semana de Artes Cênicas - programação
Dia 27/03 – Sexta-feira - A Escola Rumo ao Teatro o Teatro Rumo à Escola (Espetáculo “Caixa de Pandora”, da Cia. Os Bulhões, às 08h e às 14h, no Teatro São João). Encontro Mix (boi, maracatu, circo, banda de música, capoeira, grupos de teatro e dança), às 19h, na Praça São João. Espetáculo “3 Bom d+” - Grupo Quitanda das Artes (Fortaleza-CE), às 20h, no Teatro São João. Armazém do Som “Eletrônico” – DJ Luciano Júnior, às 21h, na Praça São João. Dia 28/03 – Sábado - Debate “Política Cultural para as Artes Cênicas”, às 9h, no Teatro São João. Festival de Esquetes de Teatro e Dança, às 19h, no Teatro São João. Dia 29/03 – Domingo - Oficina “Corpo para Ator e Bailarino”, com Diana Morais (Portugal), às 14h, na ECOA. Espetáculo “A Casa das Mulheres da Lua” - Grupo Fraternidade de Artistas Cavaleiros da Dama Pobreza – Fortaleza – CE.
|
|
|
1998 - 1999 - 2000 - 2001 - 2002 - 2003 - 2004 - 2005 - 2006 - 2007 - 2008 - 2009 |
|
SINE/IDT
Analista de Recursos Humanos (1 vaga)
Auxiliar de Contabilidade (1 vaga)
Auxiliar de Escritório em Geral (1 vaga)
Auxiliar de Linha de Produção (100 vagas)
Auxiliar de Mecânico a Diesel (1 vaga)
Baba (5 vagas)
Bombeiro Hidráulico (5 vagas)
Cabeleireiro Escovista (2 vagas)
Chapeiro (1 vaga)
Cobrador Externo (1 vaga)
Consultor de Vendas (6 vagas)
Costureiro a máquina industrial (80 vagas)
Costureiro em Geral (1 vaga)
Eletricista (4 vagas)
Empregado Doméstico (9 vagas)
Estilista (1 vaga)
Fiscal Rodoviário (1 vaga)
Frentista (1 vaga)
Impressor Serigráfico (2 vagas)
Manicure (7 vagas)
Mecânico de Motocicletas (2 vagas)
Motorista Entregador (2 vagas)
Oficial de Serviços Gerais (1 vaga)
Operador de Caixa (1 vaga)
Operador de Telemarketing Ativo (1 vaga)
Padeiro Confeiteiro (1 vaga)
Pedreiro (12 vagas)
Pintor de Casas (3 vagas)
Promotor de Vendas (3 vagas)
Representante Comercial Autônomo (3 vagas)
OBS: Emitimos Carteiras de Trabalho e Previdência Social - CTPS e damos entrada no SEGURO DESEMPREGO.
Fonte: Sine/IDT - Fone: 3677-4274 |
|
|
|
Criação de um Centro de Turismo foi discutida no Fórum do Empreendedor |
O primeiro Fórum do Empreendedor da Zona Norte reuniu, no Centro de Convenções, no dia 18/03, cerca de 300 pessoas, entre empresários, representantes de instituições públicas municipais, estaduais e federais. O Fórum teve como principal tema o Plano de Governo da gestão municipal, com apresentação do prefeito Leônidas Cristino. Na ocasião o prefeito apresentou propostas e metas para as áreas de gestão, Educação, Saúde, Desenvolvimento Econômico, Cultura, Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Habitação, Esporte e Juventude, Agricultura e Pecuária. Em sua apresentação, o prefeito Leônidas se colocou à disposição do Fórum como membro atuante e colaborador. Apontou importantes ações, por área social, e destacou o documento como sendo “a continuidade das ações de desenvolvimento de Sobral”.
De acordo com o prefeito, são as conquistas sociais que promovem as metas de desenvolvimento e que permitem uma avaliação coletiva sobre o que já foi feito e o que precisa ser feito para as novas gerações. Destacou projetos de impacto, como a criação de um Centro de Turismo com artesanato e negócios, a implantação do novo equipamento e espaço/Planetário, o balcão de oportunidades e as novas capacitações para funções de extrema carência, como a construção civil, tecnologia e outros; além de novo impulso ao Prodecon, com atração de novos empreendimentos. Outras propostas como: Incentivo maior ao turismo de negócios; Lei da Micro e Pequena Empresa e maior incentivo a projetos locais de geração de emprego e renda foram discutidas no Fórum. |
|
Palestras sobre o Dia Mundial da Água |
A equipe técnica sócio-ambiental dos Projetos de Ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário da Secretaria da Habitação e Saneamento Ambiental, que atende os bairros Centro, Derby, Pedrinhas, Sinhá Sabóia, Dom Expedito, Cohab I e II, realizou no período de 23 a 25 de março, palestras relacionadas ao Dia Mundial da Água (22 de março) objetivando sensibilizar os alunos das Escolas e adolescentes do PROJOVEM dos referidos bairros, quanto a importância do uso racional da água. Nos encontros foram abordadas sugestões como: não jogar lixo nos rios e lagos; economia de água nas atividades do dia-a-dia (banho, escovação de dentes, lavagem de louças e etc.); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar idéias ecológicas para amigos, parentes e a comunidade. |
|
|
Sumaré realiza terceira campanha de combate a Dengue |
Com total apoio da Prefeitura de Sobral, através da Secretaria da Saúde e Ação Social, a Comunidade do bairro Sumaré está realizando uma intensa campanha de combate a Dengue. A abertura oficial das atividades aconteceu na segunda-feira, 23, na praça do bairro e se encerra Hoje, sexta-feira, 27.
Durante a semana, foram realizadas visitas às residências, gincanas, festival com bandas do bairro, além da apresentação da Quadrilha Botando Quente. O evento conta com a participação da equipe do Centro de Saúde da Família e instituições filantrópicas e privadas.
Também participam das ações os Agentes de Combate às Endemias, Agentes Comunitários de Saúde e profissionais das Secretarias da Cidadania e Segurança, Habitação e Saneamento.
Durante a campanha foi realizada distribuição de material educativo.
Além do trabalho de conscientização e panfletagem, também foi feita limpeza de terrenos baldios e coleta de lixo domiciliar. Para o Secretário da Saúde de Sobral, Carlos Hilton, a mobilização no Sumaré é mais uma ação que vem contribuir para o controle do mosquito em Sobral.
|
|
Projeto de Políticas Públicas para micro e pequenas empresas |
A Secretária da Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Luiza Barreto, esteve reunida com o Secretário da Gestão, José Carlos Martins, para tratar sobre a implantação de um amplo programa de políticas públicas voltado para micro e pequenas empresas sobralenses.
Também participaram do encontro o articulador regional do Sebrae, Jacob Bandeira Neto e o Prof. Eduardo Azevedo, vice-presidente do Conselho de Contabilidade do Ceará Na pauta, a formação de um grupo técnico de trabalho que irá desenvolver uma proposta para a formatação de um plano de políticas públicas de incentivo às micro e pequenas empresas, o que colocará o município como pioneira no Estado.
Dentre as idéias a serem trabalhadas está o tratamento diferenciado e a desburocratização na formalização das MPE´s, além do fortalecimento das compras governamentais da Prefeitura de Sobral. |
|
|
|