SEHAB'S |
SEHAB's Premia Vencedores do Concurso de Redação |
Ladeado pelos secretários Osmani Parente (SEHAB's) e Júlio César (Educação) Leônidas posa com vencedores |
O prefeito Leônidas Cristino prestigiou ao lado dos secretários Osmani Parente da Habitação e Saneamento Ambiental e Júlio César Costa Alexandre, da Educação, solenidade de entrega de prêmios aos alunos vencedores do concurso de redação sobre a importância do Saneamento Básico de Sobral, ocorrida na manhã dessa quinta-feira, 29, no hall do quinto andar.
O tema “Saneamento é vida”, foi desenvolvido por alunos regularmente matriculados no 7° ano das Escolas Municipais Ivonir Aguiar Dias, Maria do Carmo de Andrade, Osmar de Sá Pontes, Carlos Jereissati, Padre Osvaldo Chaves e Paulo Aragão. Nesta quinta-feira, 29 a Secretaria de Habitação e Saneamento Ambiental divulga o resultado do Concurso, tendo como vencedores do Projeto de Ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário dos Bairros Centro, Derby, Pedrinhas:
1° Lugar: Clarice de Araújo Pereira- Escola Ivonir Aguiar – 01 bicicleta, 2° Lugar: Tamyres de Sousa Santos- Escola Ivonir Aguiar- 01 MP4
3° Lugar- Francisca Monik Vasconcelos de Sousa- Escola Maria do Carmo de Andrade- 01 Kit Escolar.
Do Projeto de Ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário dos Bairros Dom Expedito, Sinhá Sabóia, Cohab I e II:
1° Lugar: Antônia Rafaela Rodrigues- Escola Carlos Jereissati -01 bicicleta, 2° Lugar: Viviane da Silva Sousa- Escola Paulo Aragão- 01 MP4 .
3° Lugar: Francisca Rosilene Silva Pereira- Escola Padre Osvaldo Chaves- 01 Kit Escolar.
A solenidade deverá contar com a presença do prefeito Leônidas Cristino e do secretários da SEHAB's, Osmani Parente, além de outros secretários e demais convidados. |
|
Cultura |
Novas tecnologias são apresentadas na Agrinorte 2009 |
Em média, 1.200 produtores rurais, cooperados e associados no cultivo do mel, na avicultura, criação de tilápias e camarões, de hortaliças, produção de leite e de carne de ovinos e caprinos, além de artesãos e técnicos da agricultura familiar da zona norte, participam, no Centro de Convenção de Sobral, da VII Feira de Agricultura da Zona Norte (Agrinorte), que integra na sua programação o Seminário da Carnaúba do Pólo de Sobral, o Festival do Mel, Festival da Tilápia e Festival da Galinha Caipira.
Na programação de abertura da Feira, aberta pelo prefeito Leônidas Cristino e o secretário de Agricultura e Pecuária, Edison Frota, agrônomos e técnicos da Embrapa Caprinos, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE), Ematerce e Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri) ministraram palestras aos produtores rurais sobre criação da galinha caipira como alternativa econômica, biossegurança na criação da tilápia e camarões, políticas públicas na comercialização do mel no Ceará e produção de leite de cabra e mel de abelhas na fabricação de sorvetes, entre outros temas.
"A Agrinorte mobiliza todos os anos uma cadeia produtiva que vem se destacando cada vez mais na nossa região, oferecendo novas possibilidades de aumento da produção em diversos setores. Entraremos em 2010 com um incentivo maior aos nossos produtores", explica Edson Frota, Secretário da Agricultura e Pecuária da Prefeitura de Sobral, promotora do evento.
A promoção da Agrinorte é da Prefeitura de Sobral, Governo do Estado do Ceará (Secretaria do Desenvolvimento Agrário) e Banco do Nordeste, com apoio do SEBRAE, Instituto Agropólos, Instituto Federal (IFCE), Agência de Desenvolvimento do Ceará (ADECE). |
|
Rede de Saúde Mental de Sobral é reconhecida pelo Ministério da Saúde |
A Coordenação Nacional de Saúde Mental do Ministério da Saúde divulgou Menção de Reconhecimento de Experiências Exitosas de Saúde Mental para o município de Sobral. Esse reconhecimento tem como objetivo dar visibilidade às práticas em atenção psicossocial que, nos últimos anos, obtem êxito na constituição de redes de promoção, cuidado, reabilitação psicossocial e de cidadania no campo da saúde mental, além de contribuir para a troca de experiências.
De acordo com a terapeuta ocupacional Márcia Mont’Alverne, coordenadora da Atenção à Saúde Mental de Sobral, a Rede de Atenção Psicossocial do município é caracterizada por uma política de saúde mental humanizada, de qualidade, de base comunitária, baseando-se nos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), da universalidade, hierarquização, regionalização e integralidade das ações, apresentando diversidade terapêutica em seus diferentes níveis de complexidade, favorecendo a participação social e a implantação para a avaliação das políticas na área. |
|
Sobral sedia Audiência Pública
de
Ausculta da Região Norte |
O prefeito Leônidas Cristino prestigia, nesta manhã, Audiência Pública para realizar ausculta da comunidade da Região Norte do Ceará, com vistas à identificação de necessidades sociais relacionadas à atuação judicial e extrajudicial do Ministério Público Cearense. A Audiência acontece a partir das 8h, de hoje, na Escola de Comunicação Ofícios e Artes (ECOA), coordenada pela procuradora geral do Ministério Público Estadual, Socorro França. |
|
|
|
Adutora |
Leônidas autoriza nova
adutora em Rafael Arruda |
O prefeito Leônidas Cristino presidirá mais uma solenidade de assinatura de ordem de serviço para a construção de adutora na localidade de Recreio de Baixo, no distrito de Rafael Arruda, ampliando o número localidades servidas pela água do Açude Ayres de Sousa, distrito do Jaibaras e contempladas com sistemas de abastecimento de água.
A solenidade está confirmada para as 17h30, neste sábado, 31, devendocontar com a participação de secretários municipais, assessores do prefeito, vereadores representantes do distrito, lideranças comunitárias e outros convidados.
Esta é a segunda obra de abastecimento de água autorizada neste mês pelo prefeito Leônidas, que garante o benefício da água tratada e distribuída dentro das casas das pessoas em todas as localidades dos distritos. |
|
Fundação de Ação Social fortalece a Economia Solidaria
em Sobral |
|
A economia solidária é uma nova forma de organização produtiva onde as pessoas, associadas entre si, gerenciam seu trabalho baseadas na autogestão, na participação coletiva e na sustentabilidade do grupo. São empreendimentos produtivos que não possuem empregados nem patrões, todos são donos do negócio e cada um tem que contribuir.
Em Sobral, esses empreendimentos começam a mostrar sua cara, a partir de pessoas que se juntaram e passaram a produzir e gerar trabalho e renda para seu próprio desenvolvimento e também da comunidade. A Fundação de Ação Social do Município de Sobral dá suporte à criação e incubação desses empreendimentos, que já totalizam seis grupos de mulheres que estão sendo acompanhados pela Fundação de Ação Social, através dos CRAS, e são localizados nos bairros: Vila União com três grupos de corte e costura e moda íntima; Sumaré, com um grupo de corte e costura; e, no Distrito de Trapiá com um grupo de Bordado e Crochê. Dois deles produzem e os outros estão em processo de formação, beneficiando um total de 105 famílias.
Uma das metas da Fundação de Ação Social para 2010 segundo Joana, Coordenadora da Inclusão Produtiva, é a criação e implantação de um Programa Municipal de Economia Solidária para os beneficiários do programa Bolsa Família que gerenciará projetos que tenham como objetivo fomentar grupos produtivos que trabalhem dentro dos princípios da Economia Solidária em Sobral proporcionando maior interação entre os mesmos.
“Esse é um momento particularmente oportuno da política nacional de assistência social, pois empodera as famílias em situação de vulnerabilidade e risco social ao permitir que desenvolvam capacidades laborais durante sua experiência nos empreendimentos produtivos”, diz a presidente da Fundação de Ação Social, Jeovânia Maria Goersch Andrade Aragão. |
|
|
|