Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Sobral, 18 de setembro de 2009 - Ano I - Nº 173
Saúde

SACS entrega equipamentos
a pessoas com deficiência


Equipe organizadora da Semana

O secretário da Saúde e Ação Social, Carlos Hilton Soares, e a coordenadora do Serviço de Apoio ao Cidadão Sobralense (SACS), Ana Lysia Mont’Alverne, fizeram a entrega de cadeiras de rodas, próteses e equipamentos ortopédicos a portadores de deficiência física, cadastrados e avaliados pelo Serviço.
A ação, realizada nessa quinta-feira, 17, fez parte da programação da Primeira Semana Sobralense da Pessoa com Deficiência, promovida pela Prefeitura de Sobral, com o objetivo oferecer benefícios nas áreas de saúde e assistência social às pessoas de baixa renda, valorizando o cidadão, modernizando e ampliando a qualidade dos serviços públicos do município.
Durante a entrega dos equipamentos, o secretário Carlos Hilton ressaltou a preocupação do Prefeito Leônidas Cristino quanto ao bom atendimento que se deve dispensar às pessoas com deficiência, através do sistema público de saúde. “Com total apoio do prefeito Leônidas Cristino, nesse tipo de benefício, notadamente com a criação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, e assim, implantando uma política de respeito a estes sobralenses que precisam ter as suas demandas respeitadas e atendidas.” disse o secretário.


Projeto Sol
Projeto SOL Superando Obstáculos e Limites
A primeira dama de Sobral, Lily Cristino, juntamente com o secretário da Saúde e Ação Social, Carlos Hilton Soares, e da presidente da Fundação de Ação Social, Jiovânia Aragão, participou na tarde desta quarta-feira, 16, na sede da Associação Comunitária da Cohab II, por ocassão do lançamento do Projeto SOL – Superando Obstáculos e Limites.
“Trata-se de uma excelente iniciativa de pessoas sensíveis e comprometidas com a felicidade dos que sofrem” disse, emocionada, a primeira dama sobralense, que prometeu se empenhar para que este projeto possa crescer dentro do município atendendo a um número cada vez maior de sobralenses.

A geração de emprego e
renda em Sobral
A geração de emprego e renda resume o objetivo de todo o complexo de programas e projetos geridos pela Secretaria da Tecnologia e Desenvolvimento Econômico (STDE), que disponibiliza elementos eficazes na formação e capacitação de pessoas para o mercado de trabalho e o empreendedorismo, contribuindo com o desenvolvimento econômico sustentável, que garante a redução das desigualdades e a promoção da cidadania.
O aumento de oportunidades de emprego, o incremento da renda e a ampliação das atividades produtivas com a criação de programas visando subsidiar pequenos negócios, e as atividades vocacionais de nossa região, torna o Programa Trabalho Pleno modelo para todo o País, capacitando, fornecendo crédito e dispensando apoio à comercialização para autônomos, micros e pequenos negócios formais e informais.
Como resultado dessas ações, Sobral vem se mantendo juntamente com Fortaleza e o município de Eusébio, um dos maiores geradores de emprego e oportunidades do Estado, acumulando um saldo de crescimento de mais 38% nos últimos anos. Sobral também está entre os grandes exportadores do Estado, destacando-se, principalmente, no setor calçadista, dada à expansão da Grendene, ora com mais de 22 mil empregados.

Sobral concorrerá ao terceiro ODM Brasil
Sobral irá participar da 3ª Edição do Prêmio ODM Brasil, promovido pelo governo federal e coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e pelo Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade. O Prêmio foi lançado em 2004 e já foram realizadas duas edições: em 2005 com 920 projetos inscritos e 27 premiados; e em 2008, quando foram 1062 projetos inscritos e 20 premiados.
O Prêmio ODM Brasil tem coordenação técnica do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA e da Escola Nacional de Administração Pública – ENAP e parceria do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Petrobrás. Sobral foi ganhador nas duas versões do Prêmio. Na primeira, com o Projeto Trevo de Quatro Folhas, em 2004, e a segunda, Estratégias para Elevação da Proficiência da Língua Portuguesa e Matemática nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental, em 2008.
O que são os ODM
Os objetivos do milênio foram definidos durante reunião da Cúpula do Milênio, realizada em Nova Iorque em 2000, quando líderes de 189 nações oficializaram um pacto para tornar o mundo mais solidário e mais justo até 2015.
O sucesso deste compromisso será possível pela adoção de oito iniciativas, conhecidas como Objetivos de Desenvolvimento do Milênio:
1. Acabar com a extrema pobreza e a fome;
2. Educação básica de qualidade para todos.
3. Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres;
4. Reduzir a mortalidade infantil;
5. Melhorar a saúde das gestantes;
6. Combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças;
7. Garantir a sustentabilidade ambiental;
8. Estabelecer parcerias para o desenvolvimento.
Leia nossas edições anteriores
 
Casa do Papai
Casa do Papai Noel reabrirá em novembro

A Secretaria do Planejamento Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente programa a reativação da Casa do Papai Noel de Sobral, que este ano será aberta ao público já na primeira quinzena de novembro. Até lá, a equipe da Central de Reciclagem, desdobra-se na confecção dos adereços que comporão, além da Casa, as principais praças e monumentos de nossa cidade, além de atender à expectativa de outros municípios que buscam o know how sobralense na decoração de suas cidades. Camocim, Massapé, Meruoca e Esperantina (PI) são alguns dos municípios que irão disponibilizar idéias semelhantes às de Sobral nas festividades de final de ano. A Casa do Papai Noel está sendo copiada por diversas cidades da zona norte, por sua criatividade e poder atrativo. Desde a abertura até o encerramento dos festejos natalinos de 2008, sobralenses de todas idades visitaram o espaço do ‘Bom Velhinho’ buscando o encantamento que começa na meninice e nunca mais sai da gente.


Sobral comemora ano sem Dengue

A Secretaria de Saúde e Ação Social do Município comemora com os sobralenses o controle da Dengue no Município, havendo chegado aos últimos meses do ano sem que tenha sido registrado nenhum caso grave da doença. O feito vem justificado pelas ações efetivas dos profissionais da Saúde, notadamente o trabalho porta a porta feito pelos agentes de endemias e a participação atenciosa dos moradores, que aderiram às campanhas que a Prefeitura empreendeu utilizando-se de vasto material educativo constante de panfletos, cartazes, calendários, adesivos, dentre outros.
O prefeito Leônidas Cristino, assim como o secretário da Saúde e Ação Social, Carlos Hilton Soares esperam continuar contando com o mesmo apoio dispensado pelas comunidades, a fim de que 2010 seja também um ano saudável, sem a presença do mosquito.
Em Sobral, a população tem à disposição um telefone gratuito para recebimento de notificações, denúncias, solicitações e informações sobre a dengue (0800 280 4646), que funciona 24h durante toda a semana.


Prefeito retorna de visitas em Brasília
O prefeito Leônidas Cristino já se encontra em Sobral, depois de haver passado três dias em Brasília tratando de importantes assuntos, sendo um dos principais o Programa de Habitação "Minha Casa Minha Vida", junto ao ministro Márcio Fortes (Ministério das Cidades). Na Secretaria Nacional de Defesa Civil, o prefeito tratou da liberação de recursos do Estado de Emergência decorrente das cheias do Rio Acaraú e, na Pasta do Meio Ambiente, recursos para ampliação do Aterro Sanitário. Mais detalhes em nossas próximas edições.
 
Prefeito: José Leônidas de Menezes Cristino
Chefe de Gabinete: Luís Edésio Solon


Coordenação: Rui Silva
Edição e Redação: Silveira Rocha
Edição de Arte: Fábio do Nascimento

Telefone: (88) 3677-1116 ou 3677-1118
E-mail: comunicacao@sobral.ce.gov.br