Desenvolvimento Econômico |
Beleza e saúde ganham
feira em Sobral |
Secretária da Tecnologia e Desenvolvimento Econômico
Luiza Barreto |
A IV Sobeleza - Feira de Beleza e Saúde, traz novidades de um setor que cresce 30% a cada ano, segundo dados da Federação Cearense do Comércio (Fecomércio), e que reunirá profissionais de beleza, saúde e imagem pessoal de Sobral e de outros municípios da zona norte.
Hoje e amanhã, os moradores de Sobral se encontram no Centro de Convenções, na Sobeleza 2009, Feira objetivando atualizar tendências e fomentar novos negócios dos setores de beleza e saúde. Durante a programação, o público terá acesso a palestras, oficinas, demonstrações, desfiles e prestação de serviços. A realização é da Secretaria da Tecnologia e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Sobral, com patrocínio oficial do Sebrae e Laborene, e apoio da CDL e do Senac.
Na Feira da Beleza e Saúde serão comercializadas novas técnicas e tecnologias de produtos para cabelos, maquiagem e cosmética. As marcas participantes deste ano são: Laborene, Avon, NS3, Truss, Nutrahair, Florus e Mar de Rosa. Nas palestras constam profissionais de estética e de saúde com temas sobre cirurgia plástica, mastologia, dermatologia e vigilância sanitária.
Entre as novidades constam as técnicas de texturização, alisamento, penteados, mechas, hidratação de cabelos, maquiagem, cuidados com a estética facial e limpeza de pele, e saúde como prevenção ao câncer de mama e prevenção a doenças transmitidas em salões de beleza. Inscrições na Secretária da Tecnologia e Desenvolvimento Econômico de Sobral ou nos telefones: 3611.4421/3614.2555. |
|
Saúde |
Sobral espera novo recorde na vacinação contra a Paralisia Infantil |
A Secretaria da Saúde e Ação Social do Município comemora o sucesso de mais uma campanha de vacinação contra a poliomielite, realizada no sábado, 19, contando com o envolvimento de todos os profissionais da Saúde do Município. Com o tema “Não dá pra vacilar, mais uma Vez, tem que vacinar”, Sobral se integrou fortemente ao propósito do Ministério da Saúde em vacinar cerca de 14,7 milhões de crianças, o que representa 95% das crianças menores de cinco anos. A Secretaria de Saúde e Ação Social, que vacinou 100% de suas crianças durante a primeira etapa realizada no mês de junho, acredita haver repetido o índice, uma vez que todas as Unidades de Saúde, além de outros pontos, realizaram vacinações de 8h às 17h de sábado, 19.
“A vacina é a única forma de evitar essa doença e manter a erradicação da paralisia infantil no país”, ressaltou Socorro Carneiro, coordenadora de Vigilância à Saúde que este à frente das ações de orientações da campanha. |
|
Agenda 21 - Curso Licenciamento Ambiental |
Leônidas Cristino fala da importância do evento
para os participantes e a sociedade sobralense |
Tencionando repassar aos profissionais das áreas de Geografia, Arquitetura, Engenharia e Direito, consultores e gestões ambientais de empresas, dentre outros, o conhecimento sobre o processo de um dos mais importantes instrumentos previstos na Lei da Política Nacional do Meio Ambiente: o Licenciamento Ambiental, a Prefeitura de Sobral realizará nos dias 16 e 17 de outubro, o Curso Licenciamento Ambiental, contando com a participação do Sebrae, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Infoambiental e Aurion Arquitetura e Urbanismo.
O evento também teve em seu público prefeituras, indústrias, órgãos municipais de meio ambiente, gestores ambientais de empresas e outros interessados. Segundo o facilitador, Herbert de Vasconcelos Rocha, arquiteto e urbanista sobralense, o curso se constitui de módulos já determinados. “O prefeito tem acompanhando a formatação deste e de outros cursos, uma vez que o instrumento do licenciamento é do interesse de todos”, disse ele, acrescentando que as inscrições já se encontram abertas desde o dia 17 de setembro.
O curso constou de três módulos: Legislação Ambiental – facilitadora Flávia Castelo Batista Magalhães; Funções Ecológicas/Estudo de Caso – facilitador Ricardo Augusto Moreira Theophilo; e, Fluxo de Licenciamento da SEMACE – facilitador Herbert de Vasconcelos Rocha.
“Quando fomos convidados a fazer parte deste evento, aceitamos de pronto, uma vez que sabemos da sua importância como nova dinâmica de ação de sócio-ambiental desenvolvida em sobral com o intuito de somar às ações em favor do Planeta. Nosso envolvimento neste sentido vem desde a implantação da Agenda 21 local, pois sempre acreditamos nas ações do Município nesta área”. Jacob Bandeira Neto – articulador do Sebrae.
“O Curso Licenciamento Ambiental é mais uma ação da Prefeitura de Sobral, que vem comprovando seu compromisso com a questão do meio ambiente, desde a implantação do Projeto Sobral é a Maior Limpeza, uma ação real que conta até hoje com a participação da sociedade em favor do bem-estar da cidade”. Juraci Neves – secretária do Planejamento Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (SPLAM).
“O mundo acordou tarde com relação à preocupação com o meio ambiente. No entanto, nunca é tarde para que não se possam recompor os erros do passado. Em Sobral, as coisas acontecem de forma muito rápida, a fim de que a gente recupere e recomponha tudo o que foi prejudicado durante muitos anos. Desde 2001, quando criamos nossa Agenda 21, temos demonstrado que todos devem contribuir para que Sobral possa recuperar o tempo perdido e preservar o que temos de melhor no presente em termos de meio ambiente.
Este curso tem o objetivo de esclarecer às classes interessadas em lidar com o meio ambiente, as formas legais, a partir do licenciamento ambiental, que está sendo explicado de modo a dirimir dúvidas, principalmente dos empresários, que ao término do curso estarão mais conscientes do seu papel em relação à natureza sobralense”.
Leônidas Cristino – prefeito de Sobral. |
|
|
|
Distrito |
Estrada do Caioca será estadualizada |
A Prefeitura transfere para o Estado o controle da estrada de acesso ao distrito de Caioca, a partir da estrada que vai para o município de Santana do Acaraú, num curso de aproximadamente 10 quilômetros.
Depois de haver concluído a maior parte do percurso, inclusive com a construção de bueiros e serviços de terraplanagem, a obra passa à responsabilidade do Governo do Estado, através do DER, que faz a readequação do projeto, a fim de que o trecho possa se unificar aos padrões da estrada que facilitará o acesso aos distritos de Caioca e Caracará, como também aos municípios de Miraima e Amontada.
O acesso ao caioca é um dos últimos acessos que a Prefeitura realizava tendo em vista deixar todos os distritos com acessos pavimentados e asfaltados. Passando para o Estado, o acesso passa a ser CE e de responsabilidade do órgão estadual competente.
|
|
Prefeitura conclui 375 casas no
Novo Recanto |
secretário Osmani com a assistente social da SEHABS, Vládia Sousa e o engenheiro do projeto Novo Recanto, Fernando. |
O secretário da Habitação e Saneamento Ambiental, engenheiro Osmani Parente, visitou na manhã dessa sexta-feira, 18, as obras de construção de moradias nos conjuntos habitacionais Padre José Linhares Ponte e Novo Recanto, este composto de 375 unidades, das quais 354 já estão prontas, restando apenas 21 unidades e a pavimentação das ruas, para que a obra seja concluída.
O conjunto integra uma das etapas do Programa Municipal de Moradia, que beneficia moradores na cidade e nos distritos com casas construídas e recuperadas. Trata-se do mais audacioso programa de todo o Interior do Estado, beneficiando milhares de moradores que trocam as áreas de risco por áreas de completa estruturação urbana e habitações dignas.
No Conjunto Padre José Linhares, que receberá moradores do “Sem-Terra”, a Prefeitura constrói 224 moradias no sistema duplex. Nos distritos o programa beneficia 80 moradores com a construção de casas. No que tange às reformas, recentemente foram realizadas reformas em mais de 200 unidades. Todas essas ações de construção e reforma, acontecem em parceria com a Caixa Econômica Federal (CEF), que tem ajudado Sobral a melhorar a vida do povo, a partir da moradia digna.
|
|
|
|