Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Sobral, 24 de setembro de 2009 - Ano I - Nº 176
Desenvolvimento Urbano

Escola de Música completa seis anos de existência

A Escola conta com mais de 700 alunos,
de várias idades


Fachada da Escola de Música Maestro José Wilson Brasil,
ao lado a Praça do Teatrro São João
A Secretaria do Planejamento e Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (SPLAM), realizará nesta quinta-feira, 24, a II Oficina Participativa do Plano de Ação para Cidades Históricas, no Auditório da Prefeitura, a partir das 8h, com a participação de empresas, clubes de serviços, sindicatos e sociedade civil do município.
Essas Oficinas têm como objetivos orientar o desenvolvimento do trabalho nas suas diferentes etapas e de gerar, desde o início, um entendimento mínimo e comum, entre todos os agentes envolvidos, sobre os assuntos tratados, subsidiar tecnicamente o trabalho para a elaboração do Plano de Ação e, numa visão mais ampla, aqueles necessários para o planejamento e a gestão das Cidades Históricas.
A elaboração do Plano de Ação tem como premissa a efetiva articulação e comprometimento dos agentes responsáveis pelas políticas públicas, iniciada com a assinatura de um Termo de Compromisso entre as esferas de governo. Essa ação conjunta envolve a mobilização e a capacitação dos agentes públicos, gestores e técnicos das diferentes instâncias de governo diretamente envolvidas com o trabalho.
No município de Sobral os trabalhos conclusivos da segunda etapa estão sendo executados, com a definição de objetivos e a delimitação da área de atuação do Plano.

Trânsito
Biblioteca Lustosa da Costa
na Praça de Cuba
O Projeto Biblioteca na Praça: Inclusão pela Leitura, realizado pela Biblioteca Municipal Lustosa da Costa, constante de exposições itinerantes em comunidades, com o objetivo de disseminar o hábito pela leitura a todos os moradores, terá mais uma versão, desta feita, na Praça de Cuba, sábado, 26, no horário 8h às 11h, quando o local estará sendo invadida por livros e leitores os mais diversos.
O projeto é coordenado pela gerente da Biblioteca, Ana Linhares, que vê a iniciativa como forma de estimular o hábito da leitura num maior número de pessoas e apresentar para as comunidades parte do acervo da biblioteca sobralense, um dos mais importantes patrimônios de educação e cultura do Estado.

Sobeleza reúne cerca de
1.200 profissionais da beleza

Palestrante Dr. Nilton Paron - Cirugião Plástico
Informações importantes para o crescimento do segmento da beleza, saúde e imagem pessoal foram levantadas durante a IV Feira da Beleza – o Sobeleza 2009, evento que reuniu cerca de 1.200 profissionais da beleza e saúde da zona norte, nos dias 21 e 22 de setembro, no Centro de Convenções de Sobral.
Essas informações serão reunidas em um documento de avaliação e planejamento de gestão, em favor do crescimento do setor. A feira foi uma realização da Prefeitura de Sobral, através da Secretaria da Tecnologia e Desenvolvimento Econômico (STDE), em parceria com o Sebrae e Laborene (patrocinadores) e apoio do Senac e da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), em Sobral.
Participaram da Sobeleza, profissionais vindos de salões de beleza e clínicas de estética de 10 municípios circunvizinhos a Sobral, com interesse comum de reciclar conhecimentos técnicos e conhecer novos produtos e tecnologias para beleza e saúde. Durante os dois dias de feira, aproximadamente 1.500 pessoas visitaram os 26 estandes e as 20 empresas participantes, tendo acesso a lançamentos em produtos de cosmética (cabelos, maquiagem, tratamento de pele), diversidade em materiais de trabalho para salões de beleza, equipamentos de saúde, estética e imagem pessoal.
Nas oficinas e palestras do Sobeleza, foram registrados 527 profissionais de salões de beleza de 10 municípios, um público que assistiu e pôde apreender sobre informações atualizadas de prevenção à saúde, relatos específicos sobre cuidados com doenças transmitidas em salões e técnicas de higienização de materiais e equipamentos nos salões. Outros temas importantes foram abordados por especialistas, que relacionaram bem o conceito de saúde como sinônimo de beleza, trazendo informações sobre saúde da mulher (prevenção ao câncer de mama, mitos e verdades da cirurgia plástica, tratamentos de pele e cuidados com doenças como hanseníase, diabetes e obesidade).
Leia nossas edições anteriores
 
Vacinação
Metrô de Sobral:
um projeto de mais dez anos
O projeto do metrô de Sobral já vem sendo articulado desde quando Cid Gomes era presidente da Assembléia Legislativa. Em 1998, quando prefeito, Cid e o engenheiro Telmo Bessa, especialista em transporte ferroviário, analisaram um projeto de transporte de massa para Sobral, aproveitando a via férrea, antes da RFFSA, hoje pertencente à Cia. Siderúrgica Nacional e que atinge 10 quilômetros da malha viária urbana de nossa Cidade.
O sistema prevê a utilização de ônibus ferroviário, que servirá de modelo para muitas cidades nordestinas. Esse sistema de transporte, rápido, eficiente, moderno e barato, vem se revelando importante e necessário no ponto de vista operacional. O grande projeto, depois de mais de 10 anos, vira realidade com Cid governador do Ceará e Leônidas Cristino, prefeito de Sobral, que terá transporte barato para a população, notadamente para estudantes e trabalhadores.

Educação sobralense recebe mais um veículo escolar do Governo do Estado

O governador Cid Gomes entregou nesta segunda-feira (21), um total de 35 ônibus para escolas profissionais e da rede estadual de ensino do Ceará. A iniciativa, que contou com investimento de R$ 5,8 milhões, irá beneficiar alunos, professores, gestores e técnicos educacionais.
Com a iniciativa, o Governo do Estado garante transporte de qualidade para a rede estadual, além de fortalecer a melhoria do ensino e da aprendizagem no Estado. “A compra dessas vans é um passo importante mas não é o único. É dever do governo incentivar iniciativas ligadas à cultura, esporte, lazer e infraestrutura”, disse o governador.
Do total, 26 veículos ficarão sob a responsabilidade das 20 Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Crede) no Interior, enquanto que na Capital serão seis, um para cada regional, aos cuidados da Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor).
A Educação sobralense está sendo contemplada com um desses transportes, que vem acrescer a frota que serve ao setor da Educação no Município.


Oficina discutirá Ações para Cidades Históricas

A Secretaria do Planejamento Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (SPLAM) realizará nesta quinta-feira, 24, a II Oficina Participativa do Plano de Ação para Cidades Históricas, no Auditório da Prefeitura, com a participação de empresas, clubes de serviços, sindicatos e sociedade civil do município.
Essas Oficinas têm como objetivos orientar o desenvolvimento do trabalho nas suas diferentes etapas e gerar, desde o início, um entendimento mínimo e comum entre todos os agentes envolvidos, sobre os assuntos tratados, subsidiar tecnicamente o trabalho para a elaboração do Plano de Ação e, numa visão mais ampla, àqueles necessários para o planejamento e a gestão das Cidades Históricas.
No município de Sobral os trabalhos conclusivos da segunda etapa estão sendo executados, com a definição de objetivos e a delimitação da área de atuação do Plano.

Prefeito: José Leônidas de Menezes Cristino
Chefe de Gabinete: Luís Edésio Solon


Coordenação: Rui Silva
Edição e Redação: Silveira Rocha
Edição de Arte: Fábio do Nascimento

Telefone: (88) 3677-1116 ou 3677-1118
E-mail: comunicacao@sobral.ce.gov.br