Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Sobral, 09 de novembro de 2010 - Ano II - Nº458
Gabinete do Prefeito

Intercâmbio Brasil-Moçambique traz
delegação a Sobral


Vice-Prefeito Clodoveu Arruda, Secretários Municipais e
Delegação de Moçambique
Sobral recebeu nesta terça-feira (7), a visita de uma Delegação de Moçambique para modernização da Gestão Municipal. Os integrantes foram recepcionados pelo vice-prefeito José Clodoveu de Arruda Coelho Neto juntamente com os secretários municipais: Luiza Barreto (STDE), Carlos Hilton Soares (Saúde), Irismar Azevedo (Infraestrutura), Campelo Costa (Cultura) e Jeovânia Aragão (FASM).
A programação constou de visita à Escola de Saúde da Família e PSF do Junco, Escola de Música, Casa do Cidadão, Casa do Contribuinte e Palácio de Ciências e Línguas Estrangeiras.
A visita da Delegação Moçambicana a Sobral faz parte do Intercâmbio Brasil-Moçambique, que vem proporcionando o estreitamento de laços com aquela comunidade africana. A Delegação composto de 13 membros veio a Sobral atraída pelos resultados que o Município vem obtendo nos diversos setores da Gestão, e que vêm servindo como experiência para o incremento de projetos e programas naquele país, que se encontra em constante busca de modernização.

História de Sobral - Livro de Dom José
A vida no lar sobralense (1)
Às vezes, sob o clarão da lua, reuniam-se na calçada das pessoas amigas para escutar as modinhas e trovas, cantadas ao som do mavioso violão, pelos rapazes e moças que, furtivamente, trocavam olhares amorosos, mesmo de longe, porque não era então facilmente permitida a aproximação da gente nova, senão em condições excepcionais e sob as vistas vigilantes.
O casamento dos filhos era um assunto, que interessava à família e constituía verdadeira questão de pundonor. Discutiam-se a procedência do nubente, suas qualidades, costumes e precedentes, e o conselho resolvia sempre no sentido da manutenção do decoro da família. Poucas vezes viam-se os noivos. Menos ainda se falavam, e não raro só se conheciam à hora do casamento. Nem por isso deixavam de ser inteiramente felizes.
A mulher então era mais valorizada, porque maiores eram os seus predicados morais. Se não tinham esmerada educação literária, tinham a verdadeira formação espiritual, tão necessária à boas esposas mães.

Cônsul americano enaltece Palácio
de Ciências e Línguas Estrangeiras

Prefeito Leônidas, Cônsul Americano, Christopher Del Corso, em visita ao Palácio de Línguas
O Palácio de Ciências e Línguas Estrangeiras viveu momentos diferenciados com a visita do cônsul americano Christopher Del Corso, ocorrida no sábado (4) a Sobral. Na chegada, o cônsul foi recepcionado pelo prefeito Leônidas Cristino, primeira dama, Lily, secretário da Educação, Júlio César Alexandre, diretora do PCLE, Conceição Azevedo, além de alunos, professores e colaboradores.
Em sua fala, Del Corso disse que veio conhecer o sucesso da metodologia que garantiu por três anos seguidos, que alunos da rede pública de Sobral fossem escolhidos para participar do programa Jovens Embaixadores, promovido pela Embaixada Americana no Brasil.
O momento mais emocionante da visita foi quando o aluno Ítalo Souza, 16 anos, que mora no distrito de Bilheira, fez uma apresentação sobre o laboratório de informática do PCLE, em inglês, por cerca de 5 minutos, demonstrando uma excelente performance no aprendizado.
Como acontece com todas as personalidades que visitam Sobral, o cônsul norteamericano visitou o Beco do Cotovelo, onde tomou café, assinou o livro das personalidades e foi entrevistado pelo prefeito do Beco, Expedito Vasconcelos.

STDE e Sebrae realizam
Curso de Desenvolvimento
de Produtos Artesanais
A Secretaria da Tecnologia e Desenvolvimento Econômico-STDE, o SEBRAE e a Associação dos Artesãos de Sobral(ASAS), realizaram Curso de Desenvolvimento de Produtos Artesanais, no período de 29 de novembro à 03 de dezembro, com a participação de 20 artesãos atendidos pelo Projeto Balcão de Oportunidades Itinerantes (Artesanato e Feiras).
A capacitação teve como facilitadora a Design Cristiana Vieira, Consultora do Programa de Artesanato do SEBRAE. O curso abordou a temática do Natal, com foco na criação de peças natalinas, trabalhando a valorização do patrimônio histórico e das manifestações culturais locais, inclusive ao final do trabalho houve uma visita a Casa do Papai Noel. O encerramento do curso contou com a presença da primeira dama Lili Cristino, Juraci Neves (SPLAM), Leon Torres e Carla Almeida (STDE), Marcília (Pres. ASAS) e Tomaz Machado (Gestor do Artesanato do SEBRAE).
As peças produzidas pelos artesãos serão expostas na Feira Natalina do Artesão Sobralense que acontecerá na Boulevard do Arco, nos dias 16 e 17 deste mês.

 
Leia nossas edições anteriores
 
Saúde

NÃO DÊ
CHANCE A DENGUE

A LUTA NÃO
PODE PARAR.

FAÇA A SUA PARTE!

Disque Saúde: 0800 280 4646


Casa do Capitão Mor realizará oficina
sobre história e cidade

A Casa do Capitão Mor realizará nos dias 11 e 18 de dezembro, no horário 8h às 12h, oficina intitulada “Leituras, Alegorias e Imagens – Entre os homens e Deus uma ponte histórica entre fé e a cidade”, dando continuidade as atividades desenvolvidas por meio do Projeto Pontos de Cultura do Ministério da Cultura, no qual a Casa do Capitão Mor está inserido. A atividade será ministrada pelo professor Denis Melo, do curso de história da UVA, e as inscrições ocorrerão na Casa do Capitão Mor, entre os dias 06 a 10/12, com vagas limitadas.
Além de uma forma de capacitação a equipe de trabalho da Casa do Capitão Mor, a oficina é destinada também aos professores da rede pública municipal e estadual, bem como os alunos dos cursos da área de humanas de nível superior. No intuito de discutir teórica e metodologicamente outra perspectiva para entender e analisar a história local, por meio das diversas temporalidades presentes na cidade e na história.

Casa do Capitão Mor
Rua Randal Pompeu, 145, Centro (ao lado da Igreja da Sé), horário de visitação: Segunda à sexta-feira de 8h às 12h e 14hs às 18hs, (outros horários de visitação mediante contato antecipado), Agendamento de grupos: (88) 3611-6599 ou 3611- 1236.


Sobralenses saudaram Cesário Barreto Lima em seus 90 anos de história
Familiares, amigos, admiradores e saudosistas de líder político Cesário Barreto Lima, estiveram reunidos no final da semana passada, comemorando os 90 anos de história do ex-prefeito, que integra a galeria dos gestores sobralenses notabilizados pelo trabalho em prol da comunidade sobralense. A programação constou de um encontro festivo, na sexta-feira (3), no Palace Buffet, oportunidade em que o filho do homenageado, o poeta César Barreto autografou centenas de exemplares de sua mais recente obra: “Estórias e Histórias de Sobral” (terceira edição), bem como fez doação de R$ 2 mil, e refrigerantes de 2 litros par o Abrigo Sagrado Coração de Jesus.
Cerca de 250 pessoas estiveram no Palace, prestigiando o marco do aniversário do líder. Dentre as autoridades, o prefeito Leônidas Cristino e do deputado federal Mauro Benevides, que renderam homenagens póstumas ao grande líder, reconhecendo seus feitos em favor dos sobralenses.
A programação constou ainda de Missa Solene, na Igreja do Rosário, com a presença de Mauro Benevides, famíliares e amigos de Cesário Barreto.
Prefeito: José Leônidas de Menezes Cristino
Chefe de Gabinete: Luís Edésio Solon

Coordenação: Rui Silva
Edição e Redação: Silveira Rocha
Edição de Arte: Fábio do Nascimento

Telefone: (88) 3677-1116 ou 3677-1118
E-mail: comunicacao@sobral.ce.gov.br