Educação |
Sobral tem melhores números do
IDEB do Nordeste |
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgou nesta segunda-feira, 5, os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) para os primeiros anos do ensino fundamental (1º ao 5º ano), e que avaliou o desempenho de 43.400 escolas públicas de todo o país.
Sobral, mais uma vez, foi o grande destaque. Obtivemos nota 6.6, e ficamos na primeira colocação dentre todas as escolas do Ceará e do Nordeste, e em 109º dentre os mais de 5 mil municípios brasileiros.
Segundo o prefeito Leônidas Cristino, “as projeções estabelecidas previam que Sobral obtivesse o índice (nota 6) somente em 2021, e para nossa alegria ele veio já em 2009, fruto do trabalho e da competência de nossos educadores, sem contar o empenho das crianças e de suas famílias, fundamentais para esta conquista de todo o povo sobralense”.
O Ideb é calculado a cada dois anos e serve para avaliar a qualidade do ensino público no país. Cada escola tem uma meta e recebe uma nota, levando em conta o rendimento escolar e as notas obtidas pelos alunos na Prova Brasil.
Veja a situação de Sobral
no Ranking Geral do IDEB
Ranking Municípios do Ceará: 1º Lugar
Ranking Municípios do Nordeste: 1º Lugar
Ranking Municípios do Brasil: 109º Lugar
Ranking das Escolas de Sobral em relação ao Estado do Ceará: das 39 escolas avaliadas, 38 estão entre as 50 primeiras colocadas.
Ranking das Escolas de Sobral em relação a Região Nordeste: das 39 escolas avaliadas, 38 estão entre as 100 primeiras colocadas.
Das 100 melhores escolas do Brasil, 5 são de Sobral.
- Escola José da Mata e Silva – Campo dos Velhos (42º)
- Escola Silvana Machado dos Santos – Junco (43º)
- Escola Sen. José Ermírio de Moraes – Coelce (54º)
- Escola Frederico Auto Correia – Taperuaba (55º)
- Escola Deliza Lopes – Patos (94º)
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Educação |
Só 5,7% das escolas no Brasil têm IDEB maior que 6,0
Em Sobral, 38 Escolas
tiveram média acima de 6,0 |
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"Nós priorizamos a Educação, por entendermos que ela é o verdadeiro caminho para o crescimento da pessoa e da construção
da cidadania"
Prefeito Leônidas Cristino |
A qualidade da educação no Brasil avançou mais. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do país cresceu em todas as etapas de ensino entre 2007 e 2009. No ensino fundamental, o indicador superou as metas propostas para o período e alcançou as de 2011. “O fantasma da queda de qualidade está ficando para trás”, disse o ministro da Educação, Fernando Haddad, durante a divulgação dos dados, nesta quinta-feira, 1º.
Nos anos iniciais do ensino fundamental, o Ideb subiu para 4,6 em 2009. A nota proposta para o período era 4,2 – índice já registrado na aferição de 2007. Nos anos finais, o indicador foi para 4,0 pontos, superando a meta de 3,7 para o ano. O mesmo ocorreu no ensino médio, que obteve índice de 3,6. O objetivo era registrar pelo menos 3,5 nessa etapa de ensino no período.
Haddad considera normal que a melhora no índice seja proporcionalmente maior nos anos iniciais do ensino fundamental. “Vínhamos de um período de recessão educacional, de queda de proficiência. Quando a educação começa a melhorar, é como uma onda; a arrancada mais forte se dá nos anos iniciais e se propaga, ao longo do tempo, nos finais e no ensino médio.”
Algumas cidades se destacam por concentrar várias escolas de qualidade. Para a etapa de 1.ª a 4.ª série, Sobral, no Ceará, é um excelente exemplo nordestino, região com as piores notas gerais: 38 das 39 escolas obtiveram nota 6,0 ou mais. Em números absolutos, a cidade do Rio de Janeiro é a primeira, com 73 colégios com Ideb 6,0 ou mais, seguida por Curitiba, com 56.
Entre os bolsões de qualidade, uma outra cidade paranaense aparece. Apenas na rede municipal de Joinville, Santa Catarina, estão seis escolas das escolas de 5.ª a 8.ª série com nota superior a 6,0. Em São José dos Campos, São Paulo, estão outras quatro.
Em todo o Brasil, apenas 5,7% das escolas públicas do ensino fundamental alcançaram 6,0 no Ideb, nota vista como sinônimo de qualidade. Seis é a média registrada em países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e foi adotada pelo MEC como objetivo para ser alcançado no País até 2021.
Para secretária de Educação Básica do MEC, Maria do Pilar Lacerda, os resultados não surpreendem. "O aumento das escolas com bom desempenho será gradativo. Sabíamos que, nesta terceira edição, o grupo de excelência ainda seria reduzido", admitiu. Ela também considera esperado o destaque dos colégios militares, cujos alunos são submetidos a uma seleção prévia. "Alunos dessas instituições têm perfil diferenciado porque passam por um processo seletivo."
Na avaliação feita pelo Ideb, em 2007 Sobral, Sobral superou o índice nacional (4,2), obtendo 4,9. Na atual gestão o Município zerou a sua taxa de abandono escolar do 1º ao 5º anos. Atualmente, a Taxa de Alfabetização no 1º ano (2008) e 100% de Taxa de Escolaridade do 1º ao 9º ano em 2009. |
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Repercussão Nacional |
Os resultados obtidos por Sobral no IDEB repercutem Brasil afora. Na manhã desta terça-feira, dia 6, o articulista da Folha de São Paulo, Gilberto Dimenstein, ao conceder entrevista para a Rádio CBN, no programa Mais São Paulo, destacou o trabalho desenvolvido na educação sobralense, e que levou nosso município a conquistar com 12 anos de antecedência a média 6, no índice estabelecido pelo INEP somente para 2021. |
Depoimento
do jornalista
Gilberto Dimenstein |
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“Olha aqui tem toneladas de dados, mas um deles me chamou muita a atenção, muita atenção mesmo, pois fica numa região muito pobre do Brasil e que está conseguindo um resultado excepcional, que é o município de Sobral, no Ceará, das 39 escolas que tem ali, 38 escolas obtiveram nota acima de 6 e até mais.Se você chega à nota 6, está num nível de uma nação civilizada em termos educacionais.Eu tenho acompanhado há muito tempo a questão de sobral, eu estive lá há uns oito anos e vi toda um esforço de formar professor, acompanhar alunos com mais dificuldades, trabalhar o material didático, envolver a família.
Uma coisa é você obter um resultado alto numa cidade rica com alto pode aquisitivo, muitos recursos, outra coisa é se obter numa nota 6 numa cidade como Sobral. Daí se mostra que a questão da educação não é só dinheiro, claro que o dinheiro importa, mas ter bons diretores, bons professores, envolvimento dos pais, bons materiais e ao mesmo tempo, permanentemente estimular as crianças a ter a leitura como um eixo importante do aprendizado. Então para mim, aqui, Sobral que vai dando exemplo para o país que com pouco dinheiro você pode obter excepcionais resultados. Este pra mim foi índice que mais me chamou atenção nesses dados divulgados pelo MEC”. |
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