Guarda Mirim |
|
A Secretaria de Cidadania e Segurança inicia no próximo dia 02 de agosto, processo seletivo para formação da 13ª Guarda-Mirim Municipal, que prepara jovens na faixa etária de 14 a 17 anos para o serviço de apoio à Guarda Civil Municipal em suas operações em prol da defesa do patrimônio e informações aos cidadãos do Município.
Os interessados devem ter o consentimento legal dos pais ou representante legal, estar cursando, no mínimo o 6º ano do Ensino Fundamental, e apresentar comprovante de escolaridade, cópia da Certidão de Nascimento ou Identidade, cópia de comprovante de endereço e duas fotos 3×4 recentes e idênticas. Os aprovados terão 4h diárias no turno oposto ao da escola e 06 meses de estágio, de segunda a sexta-feira, com bolsa-auxilio de R$ 126,60. Deverão ainda conhecer o Código de Postura do Município, orientações sobre turismo municipal, noções de defesa civil, educação física, relações humanas e defesa pessoal. Informações na sede da Guarda Civil Municipal, ou através dos telefones 156 ou 3611-5220. |
|
História da Cidade |
História de Sobral
Livro de Dom José
O Bumba-Meu-Boi |
Matriz - Igreja da Sé |
Data dos mais remotos tempos coloniais o folguedo do Boi. Logo após as festas do Natal aparecia ele com a sua numerosa comitiva, que constava dos seguintes personagens: Velho Cazuza (dono da fazenda), Donana (mulher do Cazuza), Mariquinha e Zebelinhas (filhas do casal), Mateus e Elizeu (Vaqueiros de confiança, e Bas Carrasco (Jovem pelintra que trajava calças curtas, meias e gorro de pluma, além de outros vaqueiros e adidos ao serviço do boi. O velho Cazuza de longas barbas brancas, com seu cornimboque e lenço de Alcaçoba, rabugento e severo, como costumavam ser os donos de fazendas, era das figuras mais interessantes do elenco.
Donana, velha extremosa e muito vigilante das filhas, também de cabelos de neve, procurava acalmar as iras do velho marido, que não eram raras. O boi era preparado com arcos de barrica de madeira, coberto de algodãozinho, sob o arcabouço escondia-se o homem, que o conduzia e o fazia dançar.
Com antecedência ajustava-se o dia da dança. Convidavam-se parentes e amigos. A casa conservava-se fechada e interiormente iluminada, à espera do boi, cuja aproximação era anunciada pelo toque da harmônica e das violas, e ainda pelo grito dos vaqueiros que aboiavam saudosamente.
Do Livro a História de Sobral, de autoria de D. José Tupinambá da Frota. |
|
Fenaiva confirma Sobral
como pólo regional de negócios |
Prefeito visita stand Fenaiva
no Centro de Convenções |
Consolidada no calendário estadual e destinada a negócios e comercialização, a Fenaiva amplia as relações comerciais de diversos segmentos. Além da realização de exposições de empresas, desfiles, shows, modelos de negócios. Considerada a maior feira de negócios do Interior do Estado, a Fenaiva conta com o patrocínio da Prefeitura de Sobral e apoio do Sesc, Senac e Banco do Nordeste.
O evento agrega cultura, moda, capacitação e negócios, com o foco no desenvolvimento das micro e pequenas empresas com o objetivo de desempenhar o papel de ponte para que os empreendedores estabeleçam novos contatos e conquistem novos mercados.
Em cada realização deste evento.
Com a realização da 24ª Fenaiva, nos dias 22, 23 e 24 de julho, Sobral ampliou sua condição de cidade Pólo de Desenvolvimento da Zona Norte para a realização de grandes eventos. Para o prefeito de Sobral, Leônidas Cristino, o evento tem sido um importante marco para o crescimento e desenvolvimento da economia da região. "É importante um evento de três dias, mas o melhor mesmo é o que ela traz depois, com a realização de novos negócios e surgimento de outras empresas, que busca em Sobral uma nova forma de investimento", disse o gestor Leônidas Cristino, durante a solenidade de abertura da Feira. |
|
V FENEMAP
STDE e parceiros realizam
Feira de Negócios no bairro Monsenhor Aloísio Pinto |
A V FENEMAP – Feira de Negócios do bairro Monsenhor Aloísio Pinto ocorreu no último sábado, dia 24 de Julho no Complexo cidade Monsenhor Aloísio pinto. O evento, realizado pela Secretaria da Tecnologia e Desenvolvimento Econômico - STDE e Associação Comunitária dos Moradores do Complexo Cidade Monsenhor Aloísio Pinto, com o apoio de outros parceiros, faz parte do projeto Circuito de Feiras nos Bairros e Distritos, da STDE. A feira é uma oportunidade para os empreendedores dos diversos segmentos da economia do bairro expor seus negócios, expandir suas vendas e ganharem novos mercados. Além disso, a feira promove também a integração da comunidade, com desfiles, atrações culturais e outras apresentações. Na V FENEMAP contou com 18 empreendedores que expuseram seus produtos, como artesanato, confecção, alimentos e bebidas, entre outros. Estiveram presentes a secretária da Tecnologia e Desenvolvimento Econômico ( Luiza Lucia Barreto ), que representou o prefeito Leônidas Cristino durante o evento, lideres de associações e representantes de outras feiras.
Maiores informações sobre o calendário das feiras nos bairros e distritos na Secretaria da Tecnologia e Desenvolvimento Econômico com Leon Torres, coordenador do projeto.
Fones: (88) 3611-4421 / 3611-5833.
|
|
|
|
Depoimento |
Parabéns Sobral
|
“Su nacimento há sido sólo por el bien de otros, no por el de si mesmo. Las virtudes del sacrifício, la caridad y el amor son su mejor riqueza”. Esta citação caracteriza muito bem o espírito humano e realizador de Dom José, o grande artífice, no seu tempo, das estruturas básicas da atual cidade e município de Sobral, bem como, o de todos aqueles que a história sobralense cataloga em seus anais com os seus honoráveis feitos, que ajudaram à pequena Vila Real e Distinta de Sobral chegar a ser a magnífica metrópole que conhecemos hoje. É notável o progresso da princesa do norte! O empreendedorismo, o trabalho, os valores e o sucesso de Sobral correm o mundo; com destaque nacional para a nossa educação. Sobral já é a cidade do futuro; os seus agregados políticos, econômicos e sociais nos permitem fazer esta assertiva. Como diz o dito popular: “quem cuida bem da sua casa, cuida bem do mundo”! Sobral é um exemplo de bom gosto pela coisa pública; é amor à primeira vista. Aqui, em 1.919, a equipe do Dr. Albert Einstein comprovou a sua Teoria da relatividade, que a luz faz curva! Hoje, pela fé, determinação e coragem da sua gente, mais o dinamismo, bom senso e a boa vontade daqueles que contribuíram ou estão a contribuir para o seu desenvolvimento;
por todas as suas lutas, conquista e realizações – Sobral é a própria luz!
Parabéns Sobral por seus gloriosos 237 anos de muitas realizações! |
|
Artesanato de Sobral destacado na pousada modelo da Fenaiva |
Valorizar o artesanato de Sobral (Zona Norte). Este foi o principal objetivo da arquiteta Waleska Vianna durante a montagem da Pousada Modelo do Senac na 24ª Feira de Negócios Artesanais e Industriais do Vale do Acaraú (Fenaiva), que aconteceu na última semana e recebeu 15 mil visitantes.
Considerado o melhor estande pelos visitantes, o foco da ambientação contemplou produtos de tecelagem, crochê. “Foram os que mais chamaram a minha atenção devido à beleza, originalidade e acabamento. Por isso aproveitei bem nos ambientes”, comentou arquiteta e design da Eita Iltda, Waleska Vianna.
A Pousada Modelo do Senac foi o grande diferencial da Feira deste ano, tendo como objetivo facilitar a percepção de empreendedores no ramo de hospedaria, bem como estimular novos empreendimentos numa área que ainda apresenta considerável demanda na região, notadamente no quesito qualidade.
|
|
|