Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Sobral, 18 de junho de 2010 - Ano II - Nº 345
Saúde
Trevo de Quatro Folhas
teve experiência apresentada
no Peru

Mesa diretora
O Projeto Trevo de Quatro Folhas, após conquistar o primeiro lugar no “Concurso de Experiências em Inovação Social na América Latina e o Caribe”, da CEPAL/ONU (Comissão Econômica para o Desenvolvimento da América Latina e o Caribe), no ano de 2007, passou a ter maior visibilidade, sendo reconhecido internacionalmente como uma estratégia efetiva e inovadora para a redução da morbimortalidade materno-infantil.
Nos dias 07 e 08 de junho, a coordenadora da estratégia, Indhira Sherlock Melo, participou como convidada do Ministério da Saúde do Peru de uma agenda de entrevistas para jornalistas e meios de comunicação de Lima, quando apresentou o Trevo de Quatro Folhas em “Seminário para a Réplica Criativa, Alternativas que melhoram os cuidados com mães e crianças”.

Saúde

Sobral contará com Farmácia de Medicamentos Especiais

A Prefeitura de Sobral através da Secretaria da Saúde e Ação Social informa que o serviço de entrega dos medicamentos de alto custo e medicamentos da atenção secundária (medicamentos especiais), que atualmente funciona na Praça Manuel Eufrásio, no prédio da Central de Marcação de Consultas e na rua Pe. Anchieta, respectivamente, a partir do dia 21 de junho deste ano funcionará em um novo local: Farmácia de Medicamentos Especiais, situada na Praça Senador Figueira, no mesmo prédio onde funcionava o antigo Fórum.
Segundo Régis Ferreira Gomes, o Município de Sobral, em parceria com a Secretaria do Estado do Ceará, vem disponibilizando para a população sobralense medicamentos para o tratamento de várias doenças com baixa prevalência ou que o tratamento tenha um custo elevado. “Podemos destacar aqui a osteoporose, dislipidemias, parkinson, alzheimer, esclerose múltipla, lupus, endometriose, artrite reumatoide, esquizofrenia, glaucoma, seqüelas medular, entre outras”, diz o coordenador.
Os medicamentos são entregues para a população após a realização do cadastro, necessário a apresentação do Laudo de Liberação de Medicamentos do Componente Especializado (medicamentos de alto custo), devidamente assinado pelo médico; da cópia da identidade ou CPF, comprovante de residência, cartão do SUS ou cartão de cadastro do Centro de Saúde da Família, além da prescrição médica atualizada.

CRAS instala Salão Popular no Sumaré
O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Sumaré inaugurou nesta Quinta-feira, 17, o Salão Popular, resultado da formação de um grupo produtivo objetivando a capacitação de pessoas em suas comunidades a fim de que possam conquistar ocupação com renda e contribuir com o crescimento pessoal e o desenvolvimento econômico do Município.
A formação dada a partir da instalação do Salão Popular insere uma diversidade de serviços dentre os quais: Corte Unissex, Corte, Penteados, Maquiagem, Tinturas, Escovas, Chapinha, Manicure, Decoração de Unhas, Luzes, Massagens, dentre outros, que se tornaram comuns no dia-a-dia das mulheres.
O local escolhido pelos promoventes e demais organizadores foi a Rua Arco Verde, 613, no bairro Sumaré, a partir das 16h.

Estudante de Sobral é escolhido para conhecer Canal Futura
O jovem Leandro Lopes Pompeu, 18, morador do bairro Sumaré e estudante do Colégio Professor Luis Felipe, em Sobral, integra a relação de 15 jovens que irá conhecer de perto o dia a dia do Canal Futura, no Rio de Janeiro, onde também participará de oficinas de câmera, edição, direção, roteiro, videografismo e produção.
O Canal Futura é um projeto voltado para jovens, com ênfase na experimentação audiovisual, na produção de TV e na formação de redes de articulação e comunicação.
Através de workshops de TV e animação, de atividades de mobilização social e contato com múltiplas linguagens, são oferecidas aos participantes ferramentas técnicas e conceituais para expressão artística e participação efetiva na comunidade. Leandro concorreu à 16ª edição do Geração Futura com vídeo amador contando a história da Quadrilha do Sumaré. Por ano duas turmas de jovens – formadas durante as férias de janeiro e julho - participam de workshops de câmera, edição, direção, roteiro, videografismo e produção, ministrados por profissionais do Futura e do mercado de produção de TV.
Ao final da oficina, com quatro semanas de duração, cada grupo produz peças televisivas, que são exibidas na grade nacional do Futura.

4ª Feira de Negócios e Artes da Vila União – FENAVU

Os empreeendedores do bairro Vila União realizarão neste Sábado, 19, a 4ª Feira de Negócios e Artes do Bairro, onde a Secretaria da Tecnologia e Desenvolvimento Econômico - STDE e o SEBRAE estão desenvolvendo ações de capacitação, educação ambiental, empreendedorismo e cidadania no bairro.
A Feira de Negócios e Artes foi criada com o intuito de divulgar os empreendimentos e as artes existentes no bairro.

PROGRAMAÇÃO:
19 hs - Abertura da oficial da exposição
- Rap - Expressão Cruel
- Dança católica - Minist. da Dança Anawin
- Grupo de dança Sulamix e Evolução Mix
- Hip Hop
- Grupo de Capoeira - Juvenil
- Entrega de Troféu Amigos do bairro
- Grupo de Dança Swing
- Entrega de Medalhas do Torneio de Futebol
- Cantores (Kelsia e Bruno Lopes).

Leia nossas edições anteriores
 
Educação

Escola Osmar de Sá Ponte apresenta projeto PETECA

A Escola Osmar de Sá Ponte realizou na dia 11 de junho, a apresentação do projeto PETECA (Programa da Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente), apoiado pela secretaria da Educação. O evento contou com a presença da comunidade escolas.Para a ocasião a Escola preparou um vídeo informativo com índices estatísticos dos prejuízos causados pelo Trabalho Infantil. Contou ainda com uma palestra explicativa e apresentações do Programa Jornada Ampliada encenadas por alunos da escola. Na opinião dos participantes o encontro foi um sucesso, atingindo toda a Comunidade Escolar, conscientizando todos na luta contra o Trabalho Infantil.

A Associação dos Ouvidores no Ceará elege nova diretoria


O ouvidor do SUS de Sobral, Jander Magalhães, é vice-presidente da nova diretoria.
A Associação Brasileira dos Ouvidores, Secção Ceará, trabalha para estimular e apoiar a criação de Ouvidorias, bem como o desenvolvimento e aperfeiçoamento de Ouvidores/Ombudsman, no âmbito do Estado do Ceará. A ABO/CE elegeu a chapa “Construindo a Cidadania” para a gestão da instituição no biênio 2010/2012. A nova diretoria tem como presidente a Dra. Dayse Fuques e como vice-presidente o sobralense Jânder Magalhães, ouvidor do SUS no município de Sobral.
A cerimônia de posse ocorre na próxima segunda-feira, dia 21, às 19h, no Plenário 13 de Maio da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará. Compõem ainda a diretoria mais cinco integrantes, ademais o Conselho de Ética, composto por cinco membros, dentre eles a jornalista Adísia Sá e o deputado Ronaldo Martins, ouvidor da Assembléia do Parlamento Cearense. Na terça, 22 de junho, a partir das 8h, acontece durante todo o dia também na Assembléia Legislativa, o VIII ENCONTRO ESTADUAL DE OUVIDORIAS.
Palestras e debates estão na programação do evento, que inclui ainda importante discussão sobre a aprovação do novo Estatuto da ABO-CE. Ouvidores das diversas instituições, públicas e privadas, podem participar tanto da cerimônia de posse da nova diretoria quanto do Encontro Estadual, que terá inscrições gratuitas e podem ser feitas no Auditório Murilo Aguiar, também na Assembléia Legislativa do Ceará.
 
Prefeito: José Leônidas de Menezes Cristino
Chefe de Gabinete: Luís Edésio Solon


Coordenação: Rui Silva
Edição e Redação: Silveira Rocha
Edição de Arte: Fábio do Nascimento

Telefone: (88) 3677-1116 ou 3677-1118
E-mail: comunicacao@sobral.ce.gov.br