De tão admirável, notável e maravilhosa, a Mulher conquistou o Mundo e se fez internacional. É incrível como ela avança nos segmentos e mercados, surpreendendo a todas as naturezas. De tão mágica e espetacular, ela consegue deixar os filósofos sem filosofia e os poetas tendo que inventar novos motes para a sua contemplação.
Da milenar submissão à igualdade; da discriminação ao reconhecido sucesso, nós mulheres modernas nos atos e amantes nas ações, continuamos sublimes, sensíveis, cândidas, porém corajosas e audazes.
Que neste dia 8 de Março, em que o Mundo tira o chapéu e dedica flores às musas insuperáveis, sinto-me orgulhosa em poder abraçar minhas companheiras de perto e saudar às demais, em todos os confins do Planeta, desejando que continuem firmes, tenazes e valorosas, mostrando que as grandes conquistas são de quem tem fé e sabe a tudo transformar com a bondade, o sorriso e o amor.
Parabéns, Mulheres Internacionais!
Lily Cristino – primeira dama de Sobral. |
Fachada do Centro de Reabilitação |
O Curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará - Campus Sobral realizou nessa sexta-feira, 5, solenidade de abertura do semestre letivo 2010.1, ocasião em que o presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), prof. Paulo Ernani Gadelha proferiu Aula Magna com o tema: Papel Estratégico da Fiocruz para o Desenvolvimento de Políticas Públicas, Planejamento e Gestão. O momento mais esperado do evento foi a entrega da Medalha Visconde de Sabóia ao governador do Estado do Ceará, Cid Ferreira Gomes, o senador da República, Tasso Ribeiro Jereissati e o prefeito de Sobral José Leônidas de Menezes Cristino.
Personalidades homenageadas com a Medalha
Visconde de Sabóia
Sua primeira edição aconteceu em 20 de fevereiro de 2008 e agraciou o médico sobralense e professor do Curso de Medicina da UFC, João Barbosa Pires de Paula Pessoa (Dr. Pessoa), além do médico e também professor do Curso de Medicina da UFC, Elias Geovani Boutala Salomão. De lá para cá, já receberam a distinta homenagem o médico e professor do Curso de Medicina da UFC, Henry de Holanda Campos, vice-reitor da Universidade Federal do Ceará, o deputado Estadual, José Teodoro Soares, ex-reitor da UVA e o professor Roberto Cláudio Frota Bezerra, ex-reitor da UFC.
Gerardo Cristino
explica a importância da Medalha
A Medalha Visconde de Sabóia, como explica o médico Gerardo de Menezes Cristino, coordenador do Curso de Medicina da UFC em Sobral, foi instituída como Mérito Acadêmico pelo Colegiado do Curso de Medicina em 2008, tendo em vista homenagear personalidades que tenham prestado relevantes serviços à Medicina, à Educação Médica e à nossa Escola Médica, significando o reconhecimento à obra do médico sobralense Vicente Cândido Figueira de Sabóia, o Visconde de Sabóia, para as ciências médicas, para a educação médica e odontológica e também para a filosofia no Brasil. “O principal objetivo desta Cátedra é a promoção de conferências, aulas, cursos, seminários e pesquisas relativas aos grandes temas que preocuparam o seu patrono, notadamente as relacionadas à Medicina e ao Ensino Médico.
Desse modo, a Cátedra Visconde de Sabóia promove a visita de professores, pensadores e pesquisadores nacionais e estrangeiros ao Curso de Medicina, onde um conferencista de notório saber profere a aula Magna que inaugura o início do semestre letivo do Curso”, explica o Coordenador.
Faculdade de Medicina
homenageia seus apoiadores
Governador Cid Gomes |
Senador Tasso Jereissati |
Prefeito Leônidas Cristino |
O prefeito Leônidas Cristino, o governador Cid Gomes e o senador Tasso Jereissati foram homenageados na tarde dessa Sexta-feira, 5, com a Medalha Visconde de Sabóia, uma das mais significativas comendas com o intuito de reconhecer o mérito dos que atuam em favor do crescimento científico de Sobral, com ênfase na Saúde. O evento ocorreu no auditório da Faculdade de Medicina, contando com a presença das mais significativas personalidades do Município e também de outros centros da região, que aqui vieram associar-se ao sobralenses nos agradecimentos aos que se empenharam para a mudar a história acadêmica de nossa região, instituindo o Curso de Medicina, um dos mais conceituados do Estado.
A Medalha foi instituída como Mérito Acadêmico pelo Colegiado do Curso de Medicina em 2008, tendo em vista homenagear personalidades que tenham prestado relevantes serviços à Medicina, à Educação Médica e à nossa Escola Médica, significando o reconhecimento à obra do médico sobralense Vicente Cândido Figueira de Sabóia, o Visconde de Sabóia. |