Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Sobral, 10 de março de 2010 - Ano II - Nº 280
Cultura

Toadas, Ispinho e Fulô
nas comemorações
do Mês do Teatro

O Teatro São João será palco de dois espetáculos musicais, no próximo fim de semana. No sábado 13, acontecerá o musical “Segunda Toada para João Maria”, e no domingo 14, o Concerto de Ispinho e Fulô. No Sábado, 13, o público assistirá Concerto com pérolas da música de Chico Buarque com citações de autoria de Carlos Drummond de Andrade, Roland Barthes, Adélia Prado, Nelson Rodrigues, Oscar Wilde e Bernard Shaw. No domingo 14, o Concerto de Ispinho e Fulô escapa do laudatório ao falar de Patativa do Assaré, com vários objetos rústicos, desde tijolos artesanais, lamparinas, chapéus de couro, flores coloridas de papel, dezenas de sinos de tropeiro, desses que ficam pendurados no pescoço do gado.
Segunda Toada para João e Maria conta uma história de amor desde a inocência – da troca de olhares, passando pela paixão inicial, até os conflitos, à separação, a saudade e o recomeço, sempre através das músicas de Chico Buarque e textos de alguns poetas e pensadores. O segundo show tenta agora responder à pergunta: “O que terá acontecido a João e Maria?” ou “Quais os destinos possíveis de uma história de amor?”. O Concerto tem a direção musical e arranjos de William Guedes (violão e voz), Lilian de Lima e Rodrigo Mercadante (voz), Aloísio Olivier (acordeom). A direção geral é de Milton Morales Filho e a participação especial de Maurício Damasceno. Os eventos fazem parte das comemorações do mês do Teatro.

Ação Social

Sobral lança o Projeto Convivendo Adaptados
nas Diferenças


o evento foi realizado no auditório da prefeitura de Sobral

Sexta-feira, 5, no auditório da Prefeitura de Sobral, foi realizada a Aula Inaugural do Projeto Convivendo Adaptados nas Diferenças. O projeto foi elaborado a partir da articulação intersetorial entre a Secretaria da Saúde e Ação Social, Fundação de Ação Social e do Conselho, viabilizado por um convênio entre os governos estadual e municipal através das ações públicas voltadas às pessoas com deficiências.
Este é mais um avanço na política de garantia dos direitos das pessoas com deficiência, que vem sendo desenvolvido pela Prefeitura de Sobral, e que tem como objetivo capacitar pessoas com deficiência, seus familiares ou cuidadores, para a confecção supervisionada de órteses e adaptações, utilizando materiais alternativos ou recursos da comunidade, visando melhor qualidade de vida, inclusão social e geração de renda.
A solenidade, que teve como conferencistas o atleta paraolímpico Henrique Gurgel e a representante da Associação de Pessoas com Deficiências de Sobral, Teresa Helena Parente, que abordaram o tema: Valorização da Pessoa com Deficiência, contou com a mobilização e representação de todos os parceiros e movimentos.
A terapeuta ocupacional, Tatiany Coutinho, destaca a importância do projeto. “O valor destas adaptações a serem confeccionadas através do projeto, não está no baixo custo dos materiais, mas sim na possibilidade de resignificação de vida daqueles que adquirem maior autonomia e funcionalidade


Escola José Parente Prado
Promove Palestra Sobre
Inclusão Social

A Escola José Parente Prado promoveu no Sábado, 6, palestra sobre Inclusão Digital, oportunidade em que também homenageou as mulheres no Dia Internacional da Mulher. Participaram do evento, o professor de Filosofia, Wagner, a advogada Tereza Helena Parente, e ainda duas alunas da Escola José Parente Prado, Victória e Nayane, deficientes visuais alfabetizadas em braile. A palestra abordou a temática da Inclusão Social, tendo como princípio filosófico, a ética. A advogada Tereza Helena, que é cadeirante, fez uma belíssima palestra para os professores da escola sobre os aspectos da Lei que garante aos deficientes físicos, espaço e condições de acessibilidade. A palestra foi assistida pelo pai da advogada, o empresário Atualpa Parente, que informou a construção do Instituto dos Cegos, em andamento, no Bairro Sinhá Sabóia. A emoção tomou conta do público, quando a aluna Victória, deficiente visual, leu em braile um pequeno texto onde nenhum dos presentes conseguiu ler.
O diretor da escola, Prof. Amaury Gomes da Silva, destacou que se faz necessária toda uma ação da sociedade civil organizada no intuito de fazer valer a lei que ampara a pessoa com necessidades especiais. “Vamos fazer a nossa parte na tentativa de construção de um novo amanhã", disse o diretor.


Escola José Ermírio de Moraes realizou a 1ª Tenda de Leitura
A Escola José Ermírio de Moraes realizou no Sábado, dia 6, a 1ª Tenda de Leitura, uma ação do Projeto Super Leitor, que tem como objetivo despertar nos alunos o prazer pela leitura. A ação foi realizada pelas professoras, Lidiane e Mirella, juntamente com os alunos do 5º ano. A atividade contou com o apoio da coordenadora Jailma e da diretora Lira Augusta Santana. Durante o evento, foi armada na escola uma tenda com três espaços, sendo um para leitura individual, outro para contação de histórias e outro para apresentação de fantoches. Os alunos do 3º ao 6º ano visitaram a tenda, onde puderam ler bons livros e ouvir interessantes histórias com criatividade e animação. O projeto se estenderá por todo o ano e a ação da tenda acontecerá sempre na primeira semana de cada mês.
Leia nossas edições anteriores
 
Esporte
Segundo Tempo
na Jornada Ampliada

secretário do Esporte e Juventude
Osmar Vasconcelos

Sendo o esporte expressão da cultura e fator de desenvolvimento humano, a educação não pode prescindir dessa produção humana representada pelas atividades de esporte e de lazer, especialmente pelo caráter lúdico e pela atração e fascínio que exerce sobre crianças e adolescentes.
Nesse sentido a Secretaria do Esporte e Juventude, através do Programa Segundo Tempo, inserido no Projeto Jornada Ampliada vem ampliar o tempo de permanência do aluno na escola, três vezes por semana, três horas por dia, totalizando 9h, com atividades esportivas, atividades complementares, sob a orientação de coordenadores, monitores de Educação Física, Pedagogia e agentes esportivos, além do reforço alimentar.
As atividades propostas nos 70 núcleos do Programa Segundo Tempo, distribuídos na sede e distritos de Sobral, visam contribuir para que as crianças, adolescentes e jovens atendidos nos núcleos expressem suas reais potencialidades e sejam vistos no âmbito das suas reais necessidades. Essas atividades caracterizam-se como atividades extracurriculares de grande valor educativo mais não substituem as aulas do componente curricular Educação Física, ampliando assim o conhecimento dos alunos sobre a prática esportiva e suas relações com a educação, cultura, saúde e vida ativa.


SAAE homenageia
Lily Cristino

A primeira dama do Município, Lily Cristino, recebeu na tarde de ontem, mais uma homenagem em favor da mulher. Desta feita, o SAAE a escolheu para abrilhantar a confraternização com as servidoras da Autarquia, que foram saudadas pelo Dia Internacional da Mulher, bem como pela importãncia de suas lutas em favor do bem-estar dos sobralenses, notadamente da clientela abastecida com água do SAAE. Na oportunidade foram, distribuídos brindes para as servidoras, que fizeram questão de contar com a presença da primeira dama na festa.
 
 
Prefeito: José Leônidas de Menezes Cristino
Chefe de Gabinete: Luís Edésio Solon


Coordenação: Rui Silva
Edição e Redação: Silveira Rocha
Edição de Arte: Fábio do Nascimento

Telefone: (88) 3677-1116 ou 3677-1118
E-mail: comunicacao@sobral.ce.gov.br