Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Sobral, 18 de novembro de 2010 - Ano II - Nº444
Natal em Sobral

Papai Noel abre
programação do Natal 2010


Prefeito Leônidas Cristino entrega a chave da cidade ao Papai Noel
Os sobralenses receberam, na tarde de ontem, com grande entusiasmo, o Papai Noel, que mais uma vez comanda o período natalino dos sobralenses, em sua Casa, localizada no entorno da Praça do Teatro São João.
O visitante ilustre desembarcou no aeroporto de Sobral, no final da tarde, onde foi recepcionado pelo prefeito, que na oportunidade entregou ao Bom Velhinho a chave da Cidade. Em seguida o visitante foi acompanhado em cortejo até o Boulevard do Arco, de onde saiu em grande desfile para a Praça do São João, que na oportunidade fora reinaugurada e devolvida aos moradores, completamente reformada.
Depois das solenidades o Papai Noel ocupou sua casa, passando a receber visitas até o início de janeiro, quando se encerra toda a programação natalina da Cidade.
A Casa do Papai Noel recebeu nova decoração, moderna iluminação e outros incrementos que a tornaram mais confortável e atrativa à visitação, que se dá em troca de alimentos para as entidades sociais do Município.

História de Sobral - Livro de Dom José
O enforcamento do escravo Sebastião
Em 1841 foi executado um tal Sebastião, escravo de Joaquim Francisco do Rego, conhecido por “doutor Rego”. Era este negociante e residia à Rua Velha do Rosário, hoje Coronel José Sabóia, no prédio em que funcionava a Casa Bancária Godofredo Rangel. O enforcamento do escravo Sebastião, chegando o doutor Rego à noite em casa, ao transpor o limiar, sentiu-se agredido e gritou: Sebastião, meu negro acode-me! “Este lhe respondeu: “É ele mesmo, e incontinente crava-lhe a faca no estômago prostrando-o semi-morto, e empreendendo fuga em seguida.
Por solicitação do Juiz de Paz Miguel Francisco Monte mandou chamar dois famosos capitães do mato da localidade, Luciano e Sabino. Os dois acompanhavam o rastejador Chico Sapateiro. Depois de quatro dias trouxeram amarrado o negro que estava escondido na Lagoa das Pedras, perto do Riacho das Itans. O preso confessara que roubara um pouco de aguardente do amo, e com medo do castigo, resolveu fazê-lo desaparecer.
O Juiz achou que o assassino deveria ser incurso no grau máximo da pena capitulada no artigo 192 do antigo Código Criminal.
Em sua sentença o Juiz assim se pronunciou: “Em virtude da decisão retro, condeno à morte o escravo Sebastião., por haver morto o seu senhor.
No dia da execução, que ocorreu na Rua da Gangorra, depois Apolo. O réu sorriu, passando o o olhar em torno. Depois meteu a cabeça no laço e atirou-se no ar. Levou algumas horas contorcendo-se, até chegar à completa asfixia.

Prefeitura devolve Praça
do São João ao lazer
dos sobralenses

Praça do São João
A reinauguração da Praça Dr. Antonio Ibiapina, mais conhecida como Praça do Teatro São João, ocorrida na noite de ontem (17), rememorou de forma entusiástica, a alegria dos sobralenses do passado, quando receberam a praça original significando um marco histórico-cultural valorizando o entorno do Teatro São João, à época um dos mais belos e importantes de todo o país, dado ao seu aspecto arquitetônico apresentando traços característicos do Teatro Santa Isabel, em Pernambuco.

Deputado Estadual, Ivo Gomes

Prefeito Leônidas Cristino fala ao público presente
A Praça, durante muito tempo serviu como principal ponto de encontro dos sobralenses. Sua divisão, ao meio, não foi uma mera coincidência, mas sim a forma encontrada naquele tempo, para separar a classe rica das demais.

População visita a nova praça e seus monumentos
Banda Marcial da SAFS
O lado onde se encontra a Ema, era destinado à elite.
Um dos grandes atrativos do local era a torre de alto-falantes da Rádio Imperator, criada pelo empresário e grande empreendedor, Falb Rangel. Os visitantes que desejam lugares mais confortáveis chegavam à praça logo no final da tarde, quando já encontravam os vendedores de bolos, pipocas, roletes de cana e sucos. Era privilégio se pegar um dos bancos da praça à disposição. Geralmente estavam ocupados por apaixonados casais de namorados, que se deleitavam à sonoridade da “Imperator”.
A reconstrução da Praça, ora na gestão do prefeito Lêonidas Cristino valorizou o conjunto arquitetônico do Corredor Cultural da Cidade. No entorno da Praça se encontram o Museu Dom José, a Casa de Cultura, Igreja do Menino Deus, Teatro São João e a Escola de Música Maestro José Wilson Brasil.
A solenidade de reinauguração contou com a presença do Papai Noel, que chegou ontem a Sobral para comandar o período natalino, quando o visitante ilustre estará em sua Casa, ao lado da mesma Praça.

Sec. das Cidades Jurandir Santiago, representou o Gov. Cid Gomes
Preito Leônidas Cristino, Dep. Federal Pe. Zé e o Sec. das Cidades Jurandir Santiago

 
Leia nossas edições anteriores
 
Saúde

NÃO DÊ
CHANCE A DENGUE

A LUTA NÃO
PODE PARAR.

FAÇA A SUA PARTE!

Disque Saúde: 0800 280 4646


 

 
 
 
 
 
 
 
Prefeito: José Leônidas de Menezes Cristino
Chefe de Gabinete: Luís Edésio Solon

Coordenação: Rui Silva
Edição e Redação: Silveira Rocha
Edição de Arte: Fábio do Nascimento

Telefone: (88) 3677-1116 ou 3677-1118
E-mail: comunicacao@sobral.ce.gov.br