Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Sobral, 25 de novembro de 2010 - Ano II - Nº450
Habitação

Prefeitura e CEF inauguram
Residencial Meruoca


Jerzuí Tomaz, Heloisa Melo, Izolda Cela, Veveu Arruda,
Leônidas Cristino e Pe. Osvaldo Chaves
A Prefeitura Municipal de Sobral, através da Secretaria da Habitação e Saneamento Ambiental e a Caixa Econômica Federal entregam na próxima sexta-feira, 26, às 9h, no bairro Vila Recanto, empreendimento do Programa de Arrendamento Residencial no Ceará (PAR), o residencial Meruoca.
O Residencial teve um investimento de R$ 10,5 milhões, conta com 378 casas com 42,78 m, varanda, sala, dois quartos, banheiro, cozinha e área de serviço.
As unidades habitacionais são destinadas a famílias com renda mensal de até seis salários mínimos.

História de Sobral - Livro de Dom José
Sobral iluminada com velas
Desde os primeiros decênios do século XIX começou o uso das velas de canaúba nos sertões cearenses, e com elas alumiavam-se as famílias. Havia dois métodos na sua fabricação por meio de formas, e eram usadas nas casas ricas ou por meio de formas de cera líquida, derretida em panelas de ferro sobre um pavio de algodão esticado até dar-lhe aparência de vela.
Com a vinda do querosene (outrora chamado de gás) foi desaparecendo pouco a pouco o uso das velas de carnaúba.
Anteriormente havia as candeias, que eram de bronze ou também de barro, alimentadas com azeite de mamona (carrapato). As primeiras tinham um ou mais bicos, por onde passavam os pavios, e colocavam-se ordinariamente sobre mesinhas redondas chamadas “donzelas”.
Mais ou menos em 1860 introduziu-se em Sobral o querosene, usado somente nas casas mais opulentas e era geral o medo “das explosões”.
Por ocasião da festas ou saraus a iluminação era feita com velas, postas em castiçais de manga de vidro cristal que por sua vez colocavam-se em arandelas ao longo das paredes dos salões. Era muito comum verem-se nas salas de visitas enormes mangas de vidro.
Dentro das cuias punham-se no castiçal com a respectiva vela de cera de abelha ou carnaúba, para o vento não apagar.

Casa do Papai Noel
vira cartão postal da Cidade
Desde que foi reaberta à visitação popular, a Casa do Papai Noel passou a receber notadamente milhares de admiradores do Papai Noel, que fica em Sobral durante todo o período que assinala as comemorações natalinas.
Os motivos natalinos dados à Casa, despertam nas pessoas, especialmente nas crianças, um maior sentimento em torno da data magna da Cristandade. Isto contribui com uma maior sensibilização quanto ao principal objetivo do projeto, que é a coleta de alimentos para proporcionar o abastecimento das despensas de diversas instituições sociais da Cidade.
Com a reforma da Praça do Teatro São João, e sua decoração a rigor, o ambiente reservado para o encontro do Papai Noel com a população ficou mais característico e de grande beleza. O Projeto Casa do Papai Noel já pode ser visto em diversas cidades da região Norte.
A presença do ilustre morador do Pólo Norte aproxima Sobral cada vez mais do verdadeiro sonho do Natal, atraindo mais pessoas ao centro da cidade, contribuindo com uma maior movimentação nas atividades de negócios.

Caracará é beneficiado
com Projeto Casa Digital do Campo
A Prefeitura Municipal de Sobral em parceria com Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e a Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado, beneficiou a Comunidade de Picada-Ruzy e o Assentamento Casinhas, no Distrito de Caracará, com Projeto Casa Digital do Campo. O Projeto Casa Digital é um espaço público e gratuito dotado de 10 (dez) computadores, com acesso à internet, mobiliário, impressora, webcam e servidor. Em alguns casos, haverá também tecnologia de transmissão de voz pela internet (VoIP).
Executado pelo Instituto Agropolo, o Projeto Casa Digital do Campo é gratuito, de gestão comunitária e voluntária que utiliza a ferramenta de inclusão digital para estudo, pesquisa e construção de projetos em benefício das comunidades do campo. O processo de educação e inclusão digital começa com um curso gratuito em gestão comunitária e informática básica de 80h/aulas, prioritariamente para moradores dos da zona rural. A partir daí cria-se uma rede de troca de experiências entre as comunidades do campo do Estado, dentro de uma convivência das “Famílias das Casas Digitais do Campo”.

Sobral realiza Fórum
de Discussão e Pactuação
do Diagnóstico Habitacional
A Secretaria da Habitação e Saneamento Ambiental realizou no dia ­­12 de novembro, no Centro de Convenções, o Fórum de Discussão e Pactuação do Diagnóstico Habitacional, evento integrante do processo de formação do Plano Local de Habitação de Interesse Social-PLHIS­, peça de grande relevância nos dias de hoje para o município.
Neste evento que contou com a participação do Secretário da Habitação e Saneamento Ambiental, Osmany Mendes, técnicos da secretária, agentes locais, líderes comunitários e outros, foram abordadas temáticas importantes como a evolução e história da habitação em Sobral e a política habitacional que está sendo implantada. O Fórum também foi muito instrutivo, pois, foram repassadas importantes informações atinentes à habitação em nosso município, onde foram respondidos vários questionamentos dos participantes e foi exposto um verdadeiro raio-x da situação atual e que soluções poderiam ser impostas aos problemas apresentados.
 
Leia nossas edições anteriores
 
Saúde

NÃO DÊ
CHANCE A DENGUE

A LUTA NÃO
PODE PARAR.

FAÇA A SUA PARTE!

Disque Saúde: 0800 280 4646


Dia Nacional do doador voluntário será comemorado nesta quinta (25)
Chegou o grande dia! 25 de novembro, o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, o evento mais importante do ano no Hemoce, será comemorado nesta quinta-feira (25) em todas as sedes do hemocentro no estado (Fortaleza, Crato, Sobral, Iguatu, Quixadá e Juazeiro do Norte). O Secretário da Saúde, José Arruda Bastos, participa das comemorações em Fortaleza, que começam às 8h30min com uma missa seguida de uma cerimônia especial em homenagem aos voluntários.
Às 9h30min, iniciaremos a entrega de selos de empresas e escolas cidadãs para os nossos parceiros e troféus e medalhas aos doadores.
Depois da solenidade, cantaremos ainda o "Parabéns Ao Doador", com um bolo comemorativo.
Na recepção, um show de humor com Luana do Crato e As Marmotas anima os doadores às 11 horas da manhã. E no fim da tarde, às 17 horas, a banda de forró pé-de-serra Cacimba de Aluá promete comemorar mais um ano junto de voluntários e funcionários.
Nós contamos com a participação deste grupo de comunicação para divulgar o evento, que homenageia o maior parceiro na missão do Hemoce de salvar vidas: o doador voluntário de sangue. Esperamos por vocês!
PARA DOAR: Hemocentro de Sobral: (88) 3677.4624 / 3677.4627

 
 
 
Prefeito: José Leônidas de Menezes Cristino
Chefe de Gabinete: Luís Edésio Solon

Coordenação: Rui Silva
Edição e Redação: Silveira Rocha
Edição de Arte: Fábio do Nascimento

Telefone: (88) 3677-1116 ou 3677-1118
E-mail: comunicacao@sobral.ce.gov.br