Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Sobral, 05 de outubro de 2010 - Ano II - Nº417
Desenvolvimento

Geração de emprego

Sobral também está entre as dez cidades do País que mais empregaram em 2009, segundo a relação vaga criada por habitante. O ranking do novo celeiro de empregos – elaborado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) – tem por base os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), no intervalo entre dezembro de 2008 até novembro do ano passado.
A Princesinha do Norte, como Sobral é conhecida, aparece em segundo lugar, com uma vaga gerada por 20 habitantes e 8.677 contratações. Perde apenas para Porto Velho, a capital de Rondônia, com 18 habitantes/vaga criada e 20.267 trabalhadores contratados.

História de Sobral - Livro de Dom José
A Sedição de Sobral - 1840
O senador José Martiniano de Alencar, presidente do Ceará, chegou em Sobral no dia primeiro de dezembro de 1840, hospedando-se no palacete do seu amigo senador Francisco de Paula Pessoa, que depois foi o Palácio Episcopal e hoje é o Colégio Sat’Ana.
Viera com alguma força para induzir o tenente coronel Francisco Xavier Torres entregar o comando da Força Pública, o que até então não tinha querido fazer, a fim de evitar uma revolta, que se receava, das tropas enviadas para combater os Balaios.
Surgiram então em várias partes da Província sedições contra a administração, aliás muito profícua, do senador Alencar, começando por S. Bernardo, onde os insurgentes prenderam algumas autoridades e se apoderaram da Vila a vinte e três de novembro daquele ano. O fim era depor o presidente e substituí-lo pelo Dr. Miguel Fernandes Vieira, chefe da oposição.
A sedição em Sobral começou na noite de onze de dezembro, sendo o palacete dos senador Paula alvejado pela força ao mando do tenente coronel Francisco Xavier Torres, empenhando-se um combate nas ruas da cidade, em que foram mortos quatro soldados e feridos oito, tendo a gente da legalidade dois soldados mortos e cinco feridos.

Projeto Feiras
nos Bairros e Distritos
A Secretaria da Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, através do Programa Trabalho Pleno e o SEBRAE em 2003 criaram o Projeto de feiras nos bairros e distritos, com o grande objetivo de divulgar de forma coletiva e com baixo custo o que os bairros/ distritos teem de melhor tanto nos negócios, quanto na cultura , e difundindo na comunidade a necessidade de valorizar e comercializar o que os empreendedores produzem, como forma de circulação financeira local, que interfere também na auto-estima, tudo isso para contribuir no desenvolvimento sócio-econômico da comunidade.

Projeto Confecção

O Projeto Confecção foi criado para atender os confeccionistas autônomo(a)s, bem como, criar e apoiar grupos produtivos da sede e distritos, dentro de um plano de ação, firmando parcerias, gerando renda, visando o desenvolvimento sócio-econômico.

Projeto Artesanato

A Secretaria da Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, através do Programa Trabalho Pleno e parceiros, vem realizando ações de desenvolvimento para o artesanato sobralense, por acreditar que a arte tem sido um grande marco para o município, e assim agregar valor os produtos e ter o melhor poder de venda e gerando renda muitas vezes como a principal das famílias.

Projeto Beleza Rende

O setor de imagem pessoal tem ao longo dos anos crescido de forma organizada. A importância de trabalhar com profissionalização de empreendedores que visam a perspectiva da independência financeira criando oportunidades de renda e geração de postos de empregos. Acompanhando o crescimento desse setor a Secretaria da Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, através do Projeto Beleza Rende, foca suas ações visem à capacitação profissional dos participantes.

Projeto EI (Empreendedor Itinerante)

Apoio aos comerciantes ambulantes (vendedores de pipoca, sorvete, churros, espetinhos, sanduíches, etc) através da padronização dos equipamentos de trabalho (carrinhos e quiosques), emissão de licença, capacitação, fardamento, acessórios de segurança e higiene, e crédito.

Projeto Calçadista

A criação e o fortalecimento de empresas são mecanismo fundamental para o desenvolvimento econômico de uma região. O crescimento no número de empresas, ao invés do crescimento das grandes empresas, propicia uma melhor distribuição de renda e o surgimento de novas oportunidades para o aproveitamento de recursos naturais e humanos. Visando isto a Sra. Luiza Barreto, Secretaria da Tecnologia e Desenvolvimento Econômico busca incentivar o grupo de calçadistas, promovendo, estimulando e apoiando o desenvolvimento tecnológico das pequenas empresas, contribuindo para o surgimento de um clima de inovação no setor calçadista, através de ações específicas.


Segundo números do Ministério do Trabalho, o Ceará conseguiu gerar cerca de 29.500 empregos formais neste ano, na Indústria, Comércio, Serviços e Construção Civil. Os esforços da gestão municipal continuam para geração de novos postos de trabalho e em 2009, através do Prodecon, Projeto de Desenvolvimento Econômico, desenvolvido pelo Município, já existem 108 projetos de implantação de novos negócios em Sobral. Esses projetos são avaliados pelo Conselho Municipal do Desenvolvimento Econômico, todos os pleitos de negócios que poderão gerar crescimento em diversos segmentos, desde distribuição de alimentos, bijuterias, revenda de veículos, hotelaria, construção civil e imóveis. “Sobral tende a se tornar um grande centro logístico de distribuição de alimentos e de serviços, com a perspectiva de implantação de uma Central Logística para Distribuição de produtos para toda a região norte até a divisa com Piauí”, destaca Luiza Barreto. Cada empresa de distribuição poderá gerar no mínimo 100 empregos diretos locais já no primeiro ano. Os novos postos de trabalho serão ocupados por jovens já qualificados pela STDE.
Nos investimentos previstos, consta o total de R$ 402 milhões a serem aplicados por essas empresas, que deverão gerar cerca de 11.000 empregos diretos após sua instalação.
Leia nossas edições anteriores
 
Saúde

NÃO DÊ CHANCE A DENGUE

A LUTA NÃO PODE PARAR.

FAÇA A SUA PARTE!

Disque Saúde: 0800 280 4646


O crescimento leva Sobral ao topo da economia cearense
O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) mostra que Sobral superou Fortaleza no ranking das cidades cearenses e alcançou a liderança com um crescimento de 5,5%. O indicador passou de 0,7095 para 0,7487, puxados pelo desempenho da saúde (0,8671).
A educação em Sobral ficou em 0,7459. Segundo o chefe da Divisão de Estudos Econômicos da Firjan, Guilherme Mercês, em Sobral, a vertente saúde é considerada de alto desenvolvimento. Em 2006, o município da região Norte estava em terceiro lugar, no ranking do Estado.
Um ano depois, ultrapassa Fortaleza e Eusébio, que deixam o primeiro e segundo lugares para as segunda e terceira posições, respectivamente.
Ainda segundo Guilherme Mercês, "Sobral tem índice moderado em emprego e renda, bom índice em educação e excelente em saúde", explica."
 
Prefeito: José Leônidas de Menezes Cristino
Chefe de Gabinete: Luís Edésio Solon

Coordenação: Rui Silva
Edição e Redação: Silveira Rocha
Edição de Arte: Fábio do Nascimento

Telefone: (88) 3677-1116 ou 3677-1118
E-mail: comunicacao@sobral.ce.gov.br