Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Sobral, 27 de setembro de 2010 - Ano II - Nº412
Secretaria da Cultura

A Casa da Arte e da Vida dos sobralenses

“Uma vida de 130 anos encenada no tablado do tempo. Uma casa de espetáculos, imponente e imune às intempéries. O canto em que e alma se manifesta em encanto. Revelando o talento de um povo na eternidade de sua arte”.
Parabéns, Teatro São João!

Leônidas Cristino, Prefeito de Sobral

teatro sao joaoOs sobralenses comemoram, neste mês de setembro, 130 anos da inauguração do Teatro São, a mais importante casa de espetáculos cênicos do Interior do Ceará, nascida da obsessão de um grupo de sobralenses, que desafiou as leis do “impossível” para mostrar ao mundo o quanto vale o talento.
Dentre as mais admiráveis páginas que encenam a história de Sobral, a edificação do Teatro São João é, certamente, uma das mais encantadoras, principalmente pelo aspecto revelador da saga audaciosa de Domingos Olímpio (autor de Luzia-Homem), Antônio Joaquim Rodrigues Júnior, José Júlio de Albuquerque Barros (Barão de Sobral) e João Adolfo Ribeiro da Silva, que deram parte de suas vidas e quase tudo das posses e dos patrimônios de suas famílias, para encravar no seio sobralense um dos mais belas e importantes teatros do Nordeste brasileiro.
A programação levada a efeito durante todo o mês, em homenagem ao Teatro, serve para deixar aos contemporâneos o exemplo do amor desses personagens inesquecíveis que construíram o nosso Teatro e nos dão, até hoje, o orgulho de sermos autênticos.

História
130 anos do Teatro São João
antigo teatro sao joao
parte interna teatroConstruir um grande teatro em Sobral foi uma determinação da Sociedade Cultural União Sobralense, criada em 1875, com a finalidade de promover o desenvolvimento cultural da cidade. Era constituída por Domingos Olímpio (autor de Luzia-Homem), Antônio Joaquim Rodrigues Júnior, José Júlio de Albuquerque Barros (Barão de Sobral) e João Adolfo Ribeiro da Silva.
A construção do Teatro São João veio reafirmar na cidade o encanto da população pelas representações teatrais. Em vista do tamanho do Teatro Apolo. Vale ressaltar que mesmo depois que as obras do Teatro São João começaram, o Teatro Apolo continuou a ser ocupado pelos artistas e público sobralenses.
Em maio de 1875, a União Sobralense solicitou à Câmara Municipal de Sobral licença para a construção do Teatro São João, com planta de João José da Veiga Braga, seguindo o estilo do teatro tradicional com dois níveis superiores de camarotes, piso em madeira e cadeiras revestidas em couro, matéria-prima característica da região. Seu estilo de construção demonstra como a sociedade sobralense acompanhava os padrões europeus, pois logo que se iniciou a construção de teatros do tipo italiano, com platéia em ferradura, esta arquitetura foi implantada em Sobral.
A construção iria trazer benefícios culturais à sociedade e promover meios de trabalho aos flagelados da seca que chegavam a Sobral em busca de apoio. O Teatro São João, de inspiração italiana em estilo neoclássico, é um dos raros exemplos brasileiros do período que apresentam na fachada um frontão em arco, o que não ocorre com o Teatro de Santa Isabel, do Recife, considerado por muitos como o modelo inspirador do projeto do teatro de Sobral. No dia 3 de novembro de 1875, foi lançada a pedra fundamental do Teatro São João, antecipando-se em 25 anos à fundação do Teatro José de Alencar, em Fortaleza.
Sua inauguração ocorreu em 26 de setembro de 1880, com a comédia-drama A Honra de um taverneiro, de Correia Vasquez em três atos, seguida da comédia Meia hora de Cinismo de José Joaquim da França Júnior, ambas apresentadas por artistas amadores sobralenses.
No ano de 2004 o teatro foi restaurado e inaugurado no dia 29 de dezembro do mesmo ano pelo ministro da Cultura Gilberto Gil. Na solenidade estiveram presentes, além de Gil, o ministro da Infra-Estrutura Ciro Gomes, vários deputados estaduais e federais, o ex-prefeito de Sobral e atual governador do estado Cid Gomes, o secretário de Cultura Clodoveu Arruda, os demais secretários municipais, e sobretudo milhares de populares que prestigiaram este evento de tamanha significância para a população sobralense. O Theatro São João é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).


Leia nossas edições anteriores
 
Saúde

NÃO DÊ CHANCE A DENGUE

A LUTA NÃO PODE PARAR.

FAÇA A SUA PARTE!

Disque Saúde: 0800 280 4646


O resgate histórico passa pelo palco do Teatro encenando a vida de Sobral

restauracao do teatro sao joao
O Teatro São João tem sua arquitetura inspirada no Teatro Santa Isabel de Pernambuco. O frontispício é de solução neoclássica, com frontão em arco. Deve-se o desenho do teatro a João José da Veiga Braga.
Protegido pelo Tombo Estadual segundo a lei n° 9.109 de 30 de julho de1968, através do decreto n° 16.237 de 30 de novembro de 1983.
A construção do Teatro São João veio reafirmar na cidade o encanto da população pelas representações teatrais. Em vista do tamanho do Teatro Apolo, pensou-se em construir uma casa de espetáculo bem maior, o que foi feito a partir da organização da “ União Sobralense” . Vale ressaltar que mesmo depois que as obras do Teatro São João começaram, o Teatro Apolo continuou a ser ocupado pelos artistas e público sobralenses.


Mais casas para os sobralenses
Nesta Terça-Feira (28), 8h, o prefeito Leônidas Cristino autoriza a construção de mais 70 casas no distrito de Aracatiaçu.
Prefeito: José Leônidas de Menezes Cristino
Chefe de Gabinete: Luís Edésio Solon

Coordenação: Rui Silva
Edição e Redação: Silveira Rocha
Edição de Arte: Laura Farias

Telefone: (88) 3677-1116 ou 3677-1118
E-mail: comunicacao@sobral.ce.gov.br