Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Sobral, 15 de abril de 2011 - Ano I - Nº 71

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player


Cidade

Sobral é uma das principais "cidades do futuro"
das três Américas

Quem garante é uma das mais respeitadas publicações do mercado econômico mundial, a revista britânica fDI Magazine, do grupo Financial Times.
Anualmente, a fDI classifica por continente as cidades que tenham as melhores perspectivas para investimento estrangeiro, desenvolvimento econômico e expansão de negócios.
Seu mais recente estudo, American Cities of the Future 2011/2012 ("Cidades Americanas do Futuro", em português), divulgado nesta semana, debruçou-se sobre as Américas Anglo-saxônica e Latina. E, na categoria Melhores Cidades em Relação Custo-Benefício, com população entre 100 mil habitantes e 250 mil, Sobral figura garbosamente em sexto lugar.De acordo com o relatório publicado juntamente com a pesquisa, mais de 400 cidades foram avaliadas e tiveram suas informações divididas em seis categorias: Potencial Econômico, Recursos Humanos, Relação Custo-Benefício, Qualidade de Vida, Infraestrutura e Facilidade para Negócios.
Em tempo, FDI, o nome da revista, é a sigla em inglês para Foreign Direct Investmen (Investimento Direto Estrangeiro).

Critérios que deram a
Sobral o sexto lugar
no rankinkg das américas
Na categoria em que Sobral obteve a sexta colocação, por exemplo, os critérios analisados foram: Salário médio anual de um trabalhador não qualificado; Salário médio anual de um trabalhador semiqualificado; Salário médio anual de um trabalhador qualificado; Média anual de aluguel do escritório de uma localização privilegiada no Centro da cidade; Média da renda anual para uma

Grendene trouxe mais empregos
para Sobral

Margem direita do rio Acaraú:
qualidade de vida
fábrica/unidade industrial, em uma localização privilegiada; Preço médio de uma casa de três quartos; Custo da eletricidade; preço do quarto do hotel 3 estrelas/4 estrelas; Preço da gasolina; Salário mínimo; Custo de registro de propriedade; Custo para exportar; Custo para importar; Custo da criação de uma empresa; Impostos estaduais; e Impostos federais.
Além de Sobral, apenas mais outras três cidades brasileiras aparecem no ranking da fDI Magazine. São Paulo (SP), que pontua em 10ª posição no Top 10 das Cidades Latino-Americanas do Futuro; a Capital paulista também ocupa o segundo lugar na categoria Potencial Econômico em Metrópoles (população acima de 750 mil habitantes); e o quarto lugar no quesito Facilidade para Negócios em Metrópoles.
Outra cidade do Brasil que emplaca na lista é Indaiatuba, a 100 quilômetros de São Paulo, apontada em décimo lugar na mesma categoria que Sobral: Relação Custo-Benefício em Cidades Pequenas (mais de 100 mil habitantes e menos de 250 mil).
A quarta cidade brasileira ranqueada pela fDI Magazine é um mistério. Maracanã (RJ) ocupa a sétima posição na mesma categoria que Sobral e Indaiatuba.

Ivo Gomes: Uma relação cuidadosa com a zona norte

O deputado Ivo Gomes, pela segunda vez consecutiva na Chefia do Gabinete do Governo do Estado - pasta de extrema importância no progresso das gestões de Cid Gomes, que vêm dando ao Ceará um novo cenário e, ao povo, uma história de mudanças reais. As mudanças se apresentam com grande ênfase, trazendo melhorias na qualidade de vida de todos. Apesar de suas responsabilidades com todos os setores do Governo, Ivo consegue dedicar especial atenção à zona norte, seu principal reduto eleitoral, com o qual ele, assim como os demais membros de sua família, detém estreita relação de confiança e reciprocidade.
Ivo Gomes está sempre aberto ao diálogo e, quando o assunto é de interesse de nossa região, ele sempre prioriza e acompanha as ações a fim de que estas tenham seu curso normal de Execução sem, contudo, abrir mão dos compromissos com as demais regiões do Estado.

 
Leia nossas edições anteriores
 
Chuvas 2011

31 açudes já sangraram em 2011

Mais dois açudes sangram no Ceará. Nesta quarta-feira (13), o Açude Angicos, no município de Coreaú, pertencente à Bacia do mesmo nome e o Bonito, localizado em Ipu, na Bacia do Acaraú. O total de reservatórios que atingiram a sua capacidade máxima em 2011 já somam 31 e, no momento, 25 açudes continuam sangrando. O volume total encontra-se com 12.757 metros cúbicos, o que representa 79,59% de acúmulo nos 134 reservatórios monitorados pela Cogerh em parceria como DNOCS.
Na região de Sobral estão sangrando os açudes: Santa Maria (Aracatiaçu) Patos e Ayres de Sousa (Jaibaras).
 
 
 
 
 
Prefeito: José Clodoveu de Arruda Coelho Neto
Chefe de Gabinete: Luís Edésio Solon

Edição e Redação: Silveira Rocha
Edição de Arte: Fábio do Nascimento

Telefone: (88) 3677-1116 ou 3677-1118
E-mail: comunicacao@sobral.ce.gov.br