Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Sobral, 24 de agosto de 2011 - Ano I - Nº 159

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player


Prefeito

Sobral sedia segunda
oficina regionalizada


Prefeito Veveu Arruda, Presidente do CONPAM, Paulo Henrique Lustosa
e o Prefeito de Reriutaba, Osvaldo Lemos
O prefeito Veveu e o presidente do Conpam, Paulo Henrique Lustosa, abriram na noite desta terça-feira, 23, a segunda oficina regionalizada, do ciclo de oito oficinas sobre a Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos no Ceará. A oficina consta também de uma exposição fotográfica e uma feira de tecnologia.
Os debates se estenderão até outubro. Esta iniciativa é resultado de um convênio firmado entre o Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam) e o Ministério do Meio Ambiente (MMA).
A orientação repassada por Paulo Henrique Lustosa é que o modelo de gestão sugerido pelo Conpam aos municípios seja realmente viável. “Quero apresentar esse plano de gestão integrada aos conselheiros do Coema e ao setor empresarial, já com proposição dos instrumentos que fornecerão a viabilidade econômica”, destaca Paulo Henrique Lustosa.

Processo Seletivo do Programa Segundo Tempo/Sobral
A Prefeitura de Sobral, através da Secretaria do Esporte e Juventude (SEJ), realiza de 22 a 26 de agosto, processo seletivo para a contratação por tempo determinado de monitores de atividades complementares (capoeira,xadrez,skate,dança e pedagogia) e a formação de cadastro de reserva, para atuarem no Programa Segundo Tempo (Sobral)-Ministério do Esporte.
O Segundo Tempo como Programa Estratégico do Governo Federal tem por objetivo democratizar o acesso à prática e à cultura do Esporte de forma a promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social.

Sobral continua sendo saneada
A cidade de Sobral recebe o maior investimento em saneamento urbano de toda a sua história. As obras contemplam o Centro. Ao final, consolidarão a condição do Município como um dos mais saneados de todo o País, com mais de 70% da área urbana saneados.
Os investimentos também atendem às demandas de drenagem, beneficiando setores com problemas históricos, que agora foram solucionados, graças ao empenho da Prefeitura em parceria com o Governo Federal, através da Caixa Econômica.
Com um maior número de áreas saneadas e drenadas, o setor imobiliário da cidade tomou um novo impulso, valorizando os imóveis e assegurando melhores condições de moradia para o povo.
Quem visita o centro de Sobral sente o incômodo que as obras de saneamento ocasionam. Por outro lado, entende que o transtorno é passageiro e que logo mais o que hoje é “problema”, amanhã será solução e a real garantia de que a população será mais saudável e Sobral cada vez mais vista pelos grandes investidores externos.

Ponto de Cultura Casa do Capitão-Mor e Sebrae realizam Oficina de Souvenirs com artesãos sobralenses
Teve inicio no dia 15 passado, com a participação de artesãos e artesãs sobralense, a Oficina de Produção de Souvenirs: Conhecendo e tecendo o Patrimônio. A oficina compõe as ações do Projeto Ponto de Cultura Casa do Capitão-Mor, realizada em parceria com o Sebrae, e apoio da Secretaria de Cultura e Turismo, Ministério da Cultura e IPHAN.
A Oficina, que terminou sua primeira etapa no dia 17, terá continuidade nos dias 30 e 31 deste mês, com o intuito de instrumentalizar e potencializar a produção de souvenirs que retratem os bens patrimoniais culturais de Sobral, através de um processo de conhecimento e apropriação desses bens culturais por meio do artesanato local, fortalecendo as relações de identidade e pertencimento da população sobralense e consolidando um atrativo turístico.

Sobral realiza Aula
Inaugural do PROTEJO
O prefeito Veveu e o secretário da Cidadania e Segurança, Jorge Trindade, convidam para a Aula Inaugural do PROTEJO – Proteção de Jovens em Território Vulnerável, a ser realizada a partir das 14h, desta quinta-feira, 25, no Salão Saturno do Centro de Convenções.
O PROTEJO é um projeto de arte-educação que faz parte do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania – Pronasci.
O PROTEJO visa promover o acesso dos (as) jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade social às políticas públicas governamentais. É objetivo maior despertar o interesse desses (as) jovens e adolescentes para a ampliação de seu leque de conhecimentos e oportunidades. Seu público é composto por jovens de 15 a 24 anos, em situação de vulnerabilidade, de violência e/ou de rua.

 
 
 
Leia nossas edições anteriores

Versão impressa

Agenda 21

Agenda 21 Local participa da
Pré-Conferência
da Rio + 20

O Fórum da Agenda 21 Local de Sobral, sob a coordenação da Secretaria do Planejamento e Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente – SPLAM representado pela presidente Lívia Alves de Souza participou, na sexta-feira (19), na Assembleia Legislativa, da Pré-Conferência Estadual “A Caatinga na Rio + 20”.
Fazer com que a Caatinga seja um dos temas oficiais da Rio + 20, tem sido o esforço de ambientalistas dos nove estados brasileiros onde o bioma está presente.
O evento, organizado pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semiárido, serviu como preparação para a I Conferência Regional de Desenvolvimento Sustentável do Bioma Caatinga “A Caatinga na Rio +20”, a ser realizada nos dias 9, 10 e 11 de novembro, na sede do Banco do Nordeste, em Fortaleza.


Agenda 21 e SAP Implantarão Horta nas Escolas
A Agenda 21 Local, sob a coordenação da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, através dos representantes Lívia Alves de Souza e Erandir Cruz Martins, se reuniu no dia 18 deste mês, com o coordenador de agronegócios da Secretaria de Agricultura e Pecuária, Pedro Pitombeira, para celebrar parceria de implantação de hortas nas escolas contempladas pelo Projeto COM-VIDA -Comissão de Meio Ambiente e Meio Ambiente e Qualidade e Agenda 21 na Escola, sendo o eixo-3 Educação para a Convivência com o Semiárido do Selo UNICEF- Município Aprovado.
A parceria surgiu a partir da demanda das escolas contempladas pelo projeto na primeira etapa, quando da elaboração do plano de ação/responsabilidade as escolas: Padre Osvaldo Chaves (Dom Expedito), Deliza Lopes (Distrito de Patos), José Ermírio de Morais (Coelce) e Gerardo Rodrigues (Junco) elencaram como prioridade a implantação de hortas.
O projeto oferecerá sementes, técnicos, assistência técnica e capacitação para escolas, alunos e comunidade, visando à melhoria da qualidade de vida, o respeito ao meio Ambiente, sem o uso de agrotóxico, a segurança alimentar e nutricional.
 
 
 
 
Prefeito: José Clodoveu de Arruda Coelho Neto
Chefe de Gabinete: Luís Edésio Solon

Edição e Redação: Silveira Rocha
Edição de Arte: Fábio do Nascimento

Telefone: (88) 3677-1116 ou 3677-1118
E-mail: comunicacao@sobral.ce.gov.br