Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Sobral, 14 de fevereiro de 2011 - Ano I - Nº 30

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player


Meio Ambiente
Limpeza no Rio Acaraú
continua operação
A Prefeitura continua os trabalhos de limpeza do espelho d’água do rio Acaraú, recentemente tomado por uma enorme quantidade de plantas aquáticas, retidas no vertedouro da barragem, entre as pontes Othon de Alencar e Dr. José Euclides Ferreira Gomes Júnior.
A operação orientada pela Defesa Civil e o secretário da Infraestrutura, Irismar Azevedo, conta com a participação do Corpo de Bombeiros e da COGERH.
A ação visa evitar uma ação desastrosa das águas que chegam a Sobral vindas dos afluentes que desembocam no Acaraú. A presença da vegetação, ameaçava impedir o fluxo normal das águas, desviando-as para as encostas do rio, ocasionando inundações em várias áreas da Cidade.
O trabalho de limpeza tomou um melhor impulso com a diminuição das chuvas recentes, que conseguiram preencher todo o leito do rio, colocando em estado de alerta as populações ribeirinhas.

3° BPM presta homenagem
a civis e militares
Na sexta-feira, 11, o comando do 3º Batalhão de Policia Militar realizou solenidade de entrega de certificados a vários cidadãos civis que contribuíram para o bom trabalho desenvolvido pela Polícia Militar (PM), bem como aos militares que e destacaram no exercício da profissão na área de abrangência do Batalhão da Paz no ano de 2010.
Segundo o Ten. Cel. Gilvandro Oliveira, comandante do 3º BPM, está é uma forma de homenagear a todos que vem participando de uma forma efetiva para a melhoria da segurança da cidade, bem como nas cidades circunvizinhas.
A lista de homenageados contemplou líderes comunitários, profissionais da imprensa, empresários, religiosos, secretários municipais e populares. A solenidade contou com a presença de magistrados, representantes da gestão municipal e políticos, dentre eles, o chefe de gabinete da Prefeitura, Luis Edésio Solon, que representou o prefeito Veveu Arruda, o presidente da Câmara Municipal, João Alberto Adeodato Júnior e o deputado federal Pe. Zé Linhares.

Defesa Civil realiza reunião em comunidades que margeiam o Rio Acaraú

A Defesa Civil do município de Sobral, sob a coordenação do comandante da Guarda Civil, Inspetor Jorge Trindade, vem realizado reuniões nas comunidades que margeiam o Rio Acaraú, dentre os quais: Novo Recanto I, Santa Casa, Tamarindo, Dom Expedito e Pedrinhas, tendo em vista à elaboração de um plano estratégico prevendo a ocorrência do inverno deste ano.
Nestes encontros é colocado para a população a estrutura que a defesa civil tem, bem como a conscientização no que se refere a ocupação dos terrenos em áreas de risco. Semana passada a reunião aconteceu no bairro Dom Expedito. O encontro contou a presença da população do bairro e lideranças comunitárias.

Izolda Cela visita secretaria da Educação de Sobral

Sec. da Educação de Sobral Julio César e
Sec. da Educação do Estado Izolda Cela
A secretária da Educação do Ceará, Izolda Cela, que também se tornou primeira dama do Município com a posse de Veveu Arruda no cargo de prefeito, esteve na sexta-feira, 11, no Paço Municipal, oportunidade em que fez visita ao secretário municipal da Educação, professor Júlio César Costa Alexandre, falando sobre os projetos da área nos dois níveis, bem como acerca de projetos que acontecem em parceria entre o Estado e o Município.
A professora Izolda tem em sua história de vida uma ligação muito estreita com a Educação sobralense, uma vez que já foi secretária da pasta e deu grande contribuição para a qualificação do ensino em Sobral, sendo reconhecida e premiada em sua gestão.
Espera-se dessa visita a ampliação de parcerias que possam melhorar cada vez mais o ensino sobralense.notadamente com o incremento de novos projetos.

 
Leia nossas edições anteriores
 
Chuvas
Sesa orienta sobre cuidados com as doenças relacionada
às chuvas

As doenças se manifestam a qualquer tempo, não escolhem momento para tirar a saúde e comprometer a qualidade de vida. Há períodos, porém, em que as condições climáticas e ambientais favorecem a ocorrência de surtos de determinadas enfermidades. Na época das chuvas, como a que o Ceará atravessa agora e deve ir até final de maio, é comum o aparecimento na população de doenças respiratórias, diarreicas e infecciosas, como leptospirose e hepatite. Nesse período de chuvas, a população fica mais vulnerável às doenças de veiculação hídrica – aquelas transmitidas pela água contaminada por vírus, bactérias e outros agentes infecciosos.
Para evitar essas doenças, a melhor atitude é a prevenção e, para prevenir, é preciso rigor nos cuidados ambientais e nos hábitos saudáveis para que essas enfermidades não se manifestem em grande escala.

Cuidados pessoais
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete
- Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com lenço descartável
- Não compartilhar alimentos, copos, toalhas, talheres e objetos de uso pessoal
- Evitar o contato direto com a água ou a lama durante e após a chuva; usar botas e luvas de borracha ou sacos plásticos sobre os pés e mãos.

Cuidados domésticos
- Não deixar acumular lixo em casa e acondicioná-lo em sacos fechados e longe do chão para evitar a proliferação de ratos
- Eliminar todos os pontos de acúmulo de água após as chuvas por causa da multiplicação do mosquito da dengue
- Lavar e desinfetar com água sanitária o chão, móveis, utensílios domésticos e a caixa d'água (200 ml de água sanitária para 20 litros de água)
- Proteger a caixa d'água, potes e quartinhas com tela e touca para evitar a entrada do mosquito;

Cuidados ambientais
- Não jogar lixo caseiro nos rios e córregos, limpar e não desmatar os leitos dos rios e manter sempre o terreno limpo;
- Limpar os quintais e a desobstrução dos canais pluviais no entorno das residências.

Doenças relacionadas às chuvas
- Leptospirose: é transmitida por meio da água contaminada pela urina de ratos.
- Hepatite: doença virótica, de transmissão oral-fecal, que atinge as pessoas através de alimentos, água e utensílios contaminados, como tesouras, alicates.
- Rotavírus: doença diarreica aguda causada por vírus transmitidos pela via fecal-oral, por contato pessoa a pessoa, através de água e alimentos contaminados, por objetos contaminados e provavelmente por propagação aérea, via aerossóis.
- Dengue: Doença febril aguda, é a mais importante arbovirose que afeta o ser humano. É um sério problema de saúde pública no mundo. Ocorre e dissemina-se especialmente nos países tropicais, onde as condições do meio ambiente favorecem o desenvolvimento e a proliferação do Aedes aegypti, principal mosquito vetor


 

 

 
 
 
 
Prefeito: José Clodoveu de Arruda Coelho Neto
Chefe de Gabinete: Luís Edésio Solon

Edição e Redação: Silveira Rocha
Edição de Arte: Fábio do Nascimento

Telefone: (88) 3677-1116 ou 3677-1118
E-mail: comunicacao@sobral.ce.gov.br