Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Sobral, 01 de março de 2011 - Ano I - Nº 41

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player


Campanha contra a dengue
FIEC lança em Sobral Campanha Indústria
sem Dengue

Prefeito Veveu Arruda, Secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos, Presidente Regional da FIEC, Jocely Dantas Filho e Secretário da Saúde, Dr. Carlos Hilton
A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e as Secretarias de Saúde do Estado e de Sobral lançaram na manhã de ontem, 28, no auditório da Prefeitura, a campanha Indústria sem Dengue. O evento marca a abertura da semana de mobilização que ocorre de 28 de fevereiro a 4 de março.
O lançamento feito em Sobral, e que foi prestigiado pelo prefeito Veveu Arruda, contou com a presença do secretário estadual da Saúde José Arruda Bastos e do diretor da FIEC na região Norte, Jocely Dantas Filho, que na oportunidade também representou o presidente da FIEC do Estado, Roberto Macedo. E fez apresentação da Campanha Indústria sem Dengue.
A programação desenvolvida em Sobral constou de café da manhã e apresentação do DVD de Dráusio Varela, alternando com o DVD da Dengue.

Defensorias Estadual e regional visitam prefeito Veveu Arruda em seu gabinete
A defensora geral da Justiça, Francilene Gomes, acompanhada de diretores, presidiu reunião dos defensores públicos da zona norte, em que foram debatidos responsabilidades e exigências da categoria.
Em Sobral, a defensora, juntamente com os representantes da região e a equipe da defensoria local, fizeram uma visita de cortesia ao prefeito Veveu Arruda, em seu gabinete na Prefeitura, acompanhados pelo secretário da pasta da Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do município, Pedro Aurélio Aragão, que também integra a defensoria pública sobralense.

Encerramento do VI Seminário
de Educação Inclusiva

Secretário da Educação, Júlio César
fala aos presentes
O encerramento do VI Seminário de Educação Inclusiva: direito à diversidade, 25, contou com a participação do Secretário da Educação, Professor Julio Cesar da Costa Alexandre, que reafirmou o compromisso com a Educação Inclusiva, destacando como sendo um grande desafio para Sobral e que não medirá esforços para melhorar a qualidade do atendimento educacional às crianças com necessidades especiais. “A educação do município de vocês está nas mãos de vocês. O município só é digno quando a educação é boa”, salientou o secretário.
Em seguida, a psicóloga Priscila Austin Felix proferiu sobre o “Acompanhamento e Monitoramento do acesso e permanência na Escola das Pessoas com Deficiência”. Na sequência, a Professora Ms. Graça Morais abordou o tema “Alunos com Altas Habilidades/super dotação no contexto da escolarização e do Atendimento Educacional Especializado”.
O seminário trouxe palestrantes que contribuíram com a construção e reflexão das ações em inclusão educacional nos 24 municípios que abrangem o Pólo Sobral. A dinâmica do seminário possibilitou levantamento de questionamentos e busca por soluções coletivas para um tema tão importante que é a educação inclusiva, oportunizando discussões e relacionando-a com temas emergentes no campo da educação, ampliando esses assuntos para além das instâncias formais de ensino.

UVA inicia processo de
compra de 2 mil novos livros
Cerca de 2 mil livros e 780 títulos serão adquiridos com recursos do Tesouro Estadual e passarão a integrar o acervo do Sistema de Bibliotecas da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Os livros atenderão aos cursos de Administração, Biologia, Ciências da Computação, História, Letras, Pedagogia e Tecnologia em Construção de Edifícios e deverão estar disponíveis para a comunidade acadêmica em setembro de 2011. Segundo dados da Pró-reitoria de Planejamento da UVA (PROPLAN), de 2009 a 2010, foram adquiridos 2.625 exemplares de 502 títulos, com recursos próprios da Universidade, no valor de R$ 181.618,94, sendo contemplados os cursos de Biologia, Ciências Contábeis, Ciências Sociais, Direito, Educação Física, Enfermagem, Geografia, Química e Zootecnia.

Guarda Mirim realiza visita empresas
A Secretaria da Cidadania e Segurança vem acompanhando a formação de 100 adolescentes, residentes no município de Sobral, no Programa Guarda Mirim. Atualmente em sua 14ª Turma, o Programa proporciona orientações sociais, cívicas e profissionais, como palestra sobre prevenção e saúde, busca no mercado de trabalho, facilitação de emissão de documentos em parcerias com os órgãos emissores, e visitas a importantes fábricas de nossa cidade, dentre outras atividades.
Os adolescentes que compõem esta turma tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento das fábricas Coelho e a Moageira Serra Grande, em janeiro e fevereiro respectivamente, onde puderam acompanhar todo processo de fabricação de seus produtos, desde a matéria prima ao produto final; conheceram os maquinários e alguns dos seus operadores, sempre acompanhados por técnicos de segurança das empresas.
Já está agendada para o mês de março uma visita a Grendene, uma das maiores fábricas da Região Noroeste do Ceará. O Programa de Formação da Guarda Mirim objetiva atingir níveis de excelência, no que tange ao atendimento aos adolescentes participantes.
 
Leia nossas edições anteriores
 
Metrô de Sobral
Sobralenses esperam governador para início das obras do metrô

Governador do Estado, Cid Gomes
A notícia dando conta de que o governador Cid Gomes virá a Sobral nesta sexta-feira, 4, autorizar desapropriações de imóveis sobre os itinerários do futuro metrô de Sobral, deixou os sobralenses cientes de que desta vez o projeto terá avanço e que, a existência de um novo sistema de transporte em Sobral está prestes a se tornar realidade.
O Metrô de Sobral, que será operado com cinco veículos leves sobre trilhos (VLT), deverá ser instalado dentro do perímetro urbano do município ao longo de 12,5 quilômetros com duas linhas principais e 11 estações de passageiros.

Metrô de Sobral, será operado com cinco veículos leves sobre trilhos (VLT)
A Linha Sul terá extensão de sete quilômetros e será de utilização mista, pois vai aproveitar a linha de cargas que já existe. A linha contorna o centro da cidade, ligando os bairros Cohab 2, no extremo leste, ao bairro Sumaré, no oeste. Serão ao todo sete estações. A Linha Norte ligará o Polo Industrial da Grendene, localizado à margem da avenida onde existia o antigo ramal ferroviário de Camocim, no bairro Expectativa, ao bairro Cohab 3, passando pelos bairros Junco e Terrenos Novos. As duas linhas formam dois "us" invertidos, que se tangenciam numa estação de integração.
O projeto do Metrô de Sobral surgiu como uma necessidade do Governo do Estado de estruturar as cidades de médio porte do Estado do Ceará, aliando investimentos públicos à melhoria da qualidade destes municípios.
Ao lado deste novo modelo de transportes, vários outros investimentos estão sendo feitos na cidade, como a consolidação do polo universitário, com duas universidades públicas e várias faculdades privadas, o fortalecimento do polo industrial e, mais recentemente, a construção do Hospital Regional, que está em estado bastante acelerado.

 
 
 
 
 
Prefeito: José Clodoveu de Arruda Coelho Neto
Chefe de Gabinete: Luís Edésio Solon

Edição e Redação: Silveira Rocha
Edição de Arte: Fábio do Nascimento

Telefone: (88) 3677-1116 ou 3677-1118
E-mail: comunicacao@sobral.ce.gov.br