Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.
Cultura
Prefeitura de Sobral promove o Mercado do Artesanato
O Evento que ocorrerá de 27 a 30 de setembro no Centro de Convenções tem como objetivo impulsionar a atividade artesanal no município como ação cultural e econômica
O Projeto Mercado do Artesanato integra o Fundo Estadual de Cultura, do Governo do Estado do Ceará (FEC), pela Lei 13.818, de 16 de agosto de 2006, e abrange a formação de 500 artesãos de Sobral e região norte, incluindo atividades teóricas e práticas.
A proposta do evento, coordenado pela Secretaria da Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, por meio do Programa Trabalho Pleno - Projeto Artesão Sobralense é estimular o desenvolvimento e aprimoramento do artesanato sobralense, como expressão cultural e geração de renda visando, ainda, o fortalecimento da economia local por meio do apoio aos artesãos autônomos e a grupos produtivos.
Com uma temática voltada para a identidade cultural, o Evento tem como ênfase a formação em nossa história, para que os produtos artesanais desenvolvidos a partir do evento, sejam mais representativos de nossa cultura, agregando valor cultural às peças, como elemento impulsionador da comercialização dos bens produzidos artesanalmente.
O Evento é composto por atividades teóricas – palestras, cortejos, aula-espetáculo, visitas guiadas ao Centro Histórico – e atividades práticas, como oficinas de aproveitamento de tecidos; bordado (rechilieu, cheio); artes plásticas em gesso, madeira, cipó, palha de carnaúba; tecelagem, pinturas, reciclados, gastronomia e couro.
O encerramento, no dia 30 de setembro, acontecerá com um encontro dos mestres da cultura popular: Irmãos Aniceto (Crato-Ce); Reisado do Mestre Antônio Ferreira (Lagoa do Mato/Aracatiaçu); e grupo de Martônio Holanda. No período de 05 a 13 de outubro será inaugurado, na Casa da Cultura, uma exposição onde serão expostos os produtos desenvolvidos no Mercado do Artesanato.
Saiba mais: A Secretaria da Tecnologia e Desenvolvimento Econômico funciona no Centro de Convenções, rua Visconde de Sabóia, 300 – Bairro Junco. Telefones: (88)3611.4421/36116311.
Projeto social desenvolvido em Sobral será replicado por todo o país com a parceria da Cepal
Municípios da região Nordeste com elevado número de mortalidade infantil serão beneficiados com o programa Trevo de Quatro Folhas, implantando em Sobral desde 2001, com a participação das chamadas "mães sociais", mulheres da própria comunidade com a função de acompanhar mães e crianças em risco e sem o apoio da família.
O anúncio foi feito na sexta-feira (23) através da coordenadora de concurso promovido pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), Maria Elisa Bernal, onde premiadas iniciativas empreendedoras em inovação social que inspiram políticas públicas regionais.
"Hoje, tivemos a notícia de que o projeto [Trevo de Quatro Folhas] será implementado em todo o território brasileiro, iniciando pelo Nordeste em municípios onde há mais mortalidade infantil. O Ministério da Saúde já o assumiu como seu e irá dar continuidade. Esse é o nosso ideal", ressalta Maria Elisa.
Segundo a representante do Trevo de Quatro Folhas em Sobral, Júlia dos Santos, os trabalhos do grupo começaram com o apoio às mães carentes que não tinham com quem deixar seus filhos quando davam à luz a outro bebê. "O Trevo veio para resolver essa questão. Hoje, temos muitas mulheres capacitadas como mães sociais que assumem as tarefas domésticas da gestante carente para que ela possa ter repouso quando precisa e para que ela tenha com quem deixar os outros filhos para ir às consultas médicas".
Sobral realiza II Festival Paraolímpico
A Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), em parceria com a Prefeitura de Sobral, através da secretaria do Esporte e Juventude, realizaram no sábado (24), no Centro de Ciências da Saúde (CCS), o II Festival Paraolímpico Sobralense. O evento faz parte da programação do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.
O Festival teve inicio às 8h, com as seguintes modalidades: Futsal, Atletismo, Natação, Goalball, Tênis de Mesa, Xadrez e Dama.
A competição teve como objetivo promover a inclusão social da pessoa com deficiência do Município, através do Esporte.
Dia Nacional do Surdo
A Secretaria da Saúde e Ação Social, através do Serviço de Atenção à Saúde Auditiva, a APADAS – Associação do Pais e Amigos da Pessoa com Deficiência Auditiva e a Pastoral do Surdo da Diocese de Sobral estarão hoje, dia 26 de setembro, comemorando o Dia Nacional do Surdo e abrindo uma semana com várias atividades em homenagem a data. As pessoas com deficiência auditiva, pais, profissionais fonoaudiólogos e professores se reunirão na praça de Cuba para sensibilização da sociedade sobre a potencialidades da pessoa surda e apresentação das ações realizadas no município para esta população. No dia 27 será celebrada uma missa em ação de graças na capela do Abrigo Coração de Jesus às 19h com o Pe. Assis Rocha, que será interpretada na Língua de Sinais. Nos dias 28, 29 e 30 serão proferidas palestras temáticas sobre a inclusão da pessoa surda na família, na escola e na sociedade.A surdez não compromete o desempenho, bem como o desenvolvimento das atividades profissionais. A pessoa com surdez é um comunicador diferente, que pode usar a fala, gestos e/ou a LIBRAS - a Língua Brasileira de Sinais, para manifestar sua inteligência, talentos e interagir com o outro.
Prefeitura realiza Projeto Circuito
de
Feiras nos Bairros e Distritos
A Prefeitura de Sobral, através da secretaria da Tecnologia e Desenvolvimento Econômico (STDE), em parceria com os empreendedores dos bairros realizou na sexta-feira (23), a 4ª Feira de Negócios e Artes do bairro Terrenos Novos - FENATEN. Já no sábado (24), foi realizada a 6ª Exposição de Artes e Negócios - EXPANESS do bairro Sinhá Sabóia.
As Feiras contaram com atrações culturais, artesanatos, barracas com alimentação e brindes para os participantes. As feiras, realizadas pela STDE, é uma Forma que vem estimulando a cultura empreendedora nos bairros e distritos. Esta é mais uma ação do programa Trabalho Pleno.
LENINE
Cantor apresenta o show Lenine. Doc-Trilhas em Sobral, dia 30/09
Grandes sucessos da carreira e músicas do projeto "Lenine.doc-Trilhas" - disco lançado no ano passado que reúne canções compostas para trilhas de cinema, espetáculo de dança, seriados, novelas e especiais de Tv - estão no roteiro do show gratuito que Lenine fará no Anfiteatro da Margem Esquerda, próximo a Bibliotece Lustosa da Costa, na sexta-feira, dia 30 de setembro.
O cantor e compositor pernambucano apresentará, por exemplo, Aquilo que dá no coração, abertura da novela "Passione", Quatro horizontes, feita para o longa "O Diabo a quatro" e Candeeiro encantado, de seu disco "O dia em que faremos contato" (1997) que se tornou tema do Capitão Herculano na novela "Cordel Encantado".
Do disco anterior, "Labiata", Lenine pincelou É o que me interessa e Martelo bigorna, e dos hits da carreira sempre pedidos pelo público, Jack Soul Brasileiro, Leão do Norte, Paciência e O homem dos olhos de raio x.
Lenine se apresenta ao lado dos músicos Pantico Rocha (bateria /percussão), Guila (baixo) e JR. Tostoi(guitarra /programação).
AGRINORTE 2011
A Secretaria de Agricultura e Pecuária iniciou na quarta-feira, dia 14 de setembro, a série de reuniões de planejamento da Feira da Agricultura da Zona Norte (AGRINORTE), prevista para acontecer no período de 26 a 28 de outubro, no Centro de Convenções de Sobral, que vem se consolidando como o maior evento de agronegócio da Zona Norte do Estado.
Em reunião, realizada no dia 19, no Auditório do SEBRAE, além da participação de técnicos da Secretaria Municipal da Agricultura e Pecuária, estiveram presentes representantes do SEBRAE, Centro de Estudos de Apoio ao Trabalhador (CEAT), Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), Secretaria Estadual de Desenvolvimento Agrário (DAS), Instituto Agropolos e CAPACIT, para aprofundar e definir os temas e a programação da Feira.
Prefeito: José Clodoveu de Arruda Coelho Neto
Chefe de Gabinete: Luís Edésio Solon