Órgão de Divulgação da Prefeitura Municipal de Sobral

Ano XVI - Nº 145 - Sobral, segunda-feira, 05 de agosto de 2013

Prefeitura promove no Novo Recanto a 15ª plenária do orçamento participativo

Jovens e crianças também apresentaram suas reivindicações na Plenária do Novo Recanto


O Prefeito Veveu, acompanhado do seu secretariado, participou, na sexta-feira, 2 de agosto, da 15ª plenária do Orçamento Participativo com os moradores dos bairros Paraíso das Flores, Recanto I, Novo Recanto, Betânia, Residencial Meruoca e Pedra Branca, no Centro de Educação Infantil do Novo Recanto. Na ocasião, o Prefeito falou como é composto o orçamento público e, para garantir o direito de todos falarem, o Prefeito também se reuniu com um grupo infantojuvenil.

Entre as principais demandas apresentadas pelos moradores estão: segurança, pontes de acesso aos bairros vizinhos, áreas de lazer, saúde, saneamento básico, pavimentação de vias, Escola de Ensino Fundamental e Médio. O Prefeito destacou que todas as reivindicações serão ouvidas e organizadas para serem atendidas no decorrer dos próximos quatro anos. Algumas demandas já estão sendo resolvidas tais como a construção de um Centro de Educação Infantil, já em funcionamento, uma Unidade de Saúde da Família, em construção, e será feito estudo para construção de uma nova escola de Ensino Fundamental.

Na área da segurança, o Prefeito está fazendo uma série de investimentos, como a recente realização de um concurso e um novo em breve, além do aparelhamento da guarda com novas viaturas, rádios de comunicação e armas elétricas. Em uma articulação do Prefeito com o Governo do Estado, foi reforçado o efetivo da Polícia Militar em Sobral com grupos de polícias especiais, e foi aberta uma Delegacia Municipal de Polícia Civil, que tratará exclusivamente dos casos do município dando mais celeridade e qualidade no atendimento.

A próxima plenária será realizar na terça-feira, 6 de agosto, com os moradores do bairros Junco, Alto do Sossego, Cohab III, Cachoeiro e Boqueirão, na Escola Gerardo Rodrigues. Serão realizadas 20 plenárias abrangendo todos os bairros e distritos de Sobral. A partir dos resultados das plenárias será elaborado o Plano Plurianual 2014-2017, que irá estabelecer as diretrizes, objetivos e metas do governo municipal nos próximos quatro anos.


Município participa de
Projeto de Direitos Humanos

A primeira reunião de divulgação e articulação do Projeto de Direitos Humanos da Coordenadoria de Direitos Humanos do Gabinete do Governo do Estado, realizada em Sobral, contou com a participação de representantes dos municípios de Mucambo, Forquilha, Ubajara, Meruoca e Massapê.

O objetivo é desenvolver o Projeto de Educação em Direitos Humanos, ligado à Secretaria Nacional dos Direitos Humanos da Secretaria da República, que pretende mobilizar e capacitar a população, assim como representantes de movimentos sociais e gestores estaduais e municipais, para a construção de uma educação de direitos humanos mais igualitária.

O Projeto foi dividido em três etapas: a primeira, de divulgação em todo o Estado; a segunda, de capacitação dos participantes municipais; e uma reunião final, em Fortaleza, com os 50 participantes escolhidos nas 8 macrorregionais do Estado, para a capacitação estadual no plano Nacional de Educação em Direitos Humanos.

A primeira capacitação, programada para a região de Sobral, será realizada entre os dias 29 e 30 deste mês, com a participação de 28 municípios.

Cultivo de milho e sorgo desenvolvido pela Prefeitura com agricultores familiares chega à fase final

Os produtores ficaram responsáveis pelo plantio utilizando a técnica de linha corrida, que proporciona uma maior produção de forragens e grãos por metro linear, para a colheita e acondicionamento da produção


A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagri), com a participação de 14 Agricultores familiares dos assentamentos de Flores e São José, do Distrito de Aracatiaçu, desenvolveu o projeto de cultivo de forragem de milho e sorgo nas áreas da Escola Agrícola para produção de 200 toneladas de silagem.

O projeto, iniciado em abril, a partir da necessidade emergencial que os pequenos produtores dos assentamentos rurais enfrentavam em plena época de estiagem para dar continuidade à produção e sustentabilidade dos rebanhos bovinos, caprinos e ovinos, chega à fase de colheita e estocagem.

De acordo com a Secretária da Agricultura e Pecuária, Luiza Barreto, “a ideia de manter os produtores economicamente ativos em época de estiagem, evitando a venda de seus rebanhos e possibilitando a sua subsistência, por meio desta parceria de plantio, colheita e estocagem , resultou em um projeto bem sucedido”.

O Projeto foi coordenado pelo engenheiro agrônomo da Seagri, Beto Machado, que deu início ao trabalho no dia 4 de abril, com o preparo da área (aração e gradagem) e o plantio, feito pelos próprios produtores. Após dois meses, foi realizada a colheita da produção e seu respectivo transporte para os assentamentos de Aracatiaçu, onde estão em fase de acondicionamento por meio de ensilagem.

A Secretaria da Agricultura e Pecuária ficou responsável pela contratação da mão de obra para irrigação, doação de sementes, transporte do produto final para as localidades, sistema de irrigação, compra de lona para embalagem da silagem, hospedagem e alimentação dos produtores durante a época do plantio e colheita, além do translado dos produtores dos assentamentos para a Escola Agrícola e o retorno dos mesmos aos assentamentos.

Já aos produtores, coube o plantio, utilizando a técnica de linha corrida, o que proporciona uma maior produção de forragens e grãos por metro linear, para a colheita e acondicionamento da produção.
A produção de silagem é uma alternativa que dará solução a falta de alimento para o rebanho, oportunizando aos agricultores rurais sua subsistência durante o período da seca.


Alimentos são apreendidos em fiscalização sanitária
Cerca 113,5kg destes produtos foram encontrados com prazo de validade vencido

Após denúncia, a Vigilância Sanitária do Município (VISA) fez a apreensão de grande quantidade de carnes e frios em um supermercado da cidade. Cerca 113,5kg destes produtos foram encontrados com prazo de validade vencido.

Parte dos produtos estava à venda nas prateleiras e outras mercadorias armazenadas em uma câmara fria. Tudo foi apreendido e destinado ao aterro sanitário. O estabelecimento foi intimado a se adequar às Boas Práticas da ANVISA.

A Vigilância Sanitária reforça que o objetivo da fiscalização é assegurar a saúde da população, garantindo o cumprimento da Lei. A medida ainda serve de alerta aos demais comerciantes que armazenam e comercializam alimentos impróprios para o consumo.
Leia nossas edições anteriores

Versão impressa
capa do boletim municipal de sobral

Sitrans foi o tema Café com o Prefeito Veveu


No programa de rádio Café com o Prefeito Veveu desta segunda-feira, 5 de agosto, o Prefeito falou sobre a implantação do Sistema Integrado de Transporte Coletivo de Sobral, o Sitrans. O Prefeito falou da importância do sistema que atenderá ao crescimento da cidade. “É compromisso nosso implantarmos em Sobral um bom sistema de transporte coletivo eficiente, seguro, pontual e barato para que as pessoas tenham à disposição um bom sistema”, garantiu o prefeito.

Está em fase final a implantação do VLT de Sobral, que funcionará inicialmente de forma assistida gratuitamente para que a população possa se adaptar. Após o início do funcionamento do metrô, começará a operar linhas de ônibus dentro dos bairros levando as pessoas para as estações do VLT. Com o sistema, o Município terá cobertura de cerca de 100% do território e o sobralense terá a menos de 300m acesso ao VLT ou ao ônibus.

De acordo com o Prefeito, o metrô começará a funcionar em três meses ainda em fase de testes para que as pessoas se acostumem. “No início do próximo ano, os ônibus devem começar a funcionar. Os projetos e linhas já estão prontas e estamos trabalhando para conseguir os recursos necessários para implantação. Nessa fase eu quero apresentar o projeto para a população”.

O Café com o Prefeito Veveu, produzido pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Sobral, é transmitido por várias rádios de Sobral todas às segundas-feiras, às 7h. A reprise, no “Quinta com o Prefeito Veveu”, é veiculada toda quinta-feira, 8 da noite, logo após a Hora do Brasil.



Prefeitura faz abertura de nova rua no Junco


A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria de Obras, está fazendo a abertura de uma nova rua, que vai ligar o bairro Cohab III ao Junco. O serviço está sendo executado na Rua Juca Parente, que será asfaltado e a ligação da John Sanford com a Praça Henrique Sabóia (pracinha da Cohab III) estará pronta. O objetivo é melhorar o tráfego de veículos e interligação dos bairros e avenidas.
Depois de uma visita ao local, o Prefeito Veveu determinou que fosse feita a abertura dessa via, para melhorar o trânsito naquela região e atender uma antiga reivindicação dos moradores dos bairros beneficiados.


STDE abre inscrições para os cursos de Informática

A Prefeitura de Sobral, através da Secretaria da Tecnologia e Desenvolvimento Econômico (STDE), abre inscrições, nesta segunda-feira, 5 de agosto, para cursos básico e avançado de informática, do Projeto Teia Digital. As inscrições vão até a sexta-feira, 9 de agosto, no Centro de Convenções.
O interessado deverá ter idade igual ou superior a 14 anos e ensino fundamental concluído ou em curso, além de apresentar a ficha de Inscrição preenchida, cópia do CPF, RG e do certificado de conclusão do curso básico, somente para aqueles que irão se inscrever nas turmas avançadas.

O Projeto Teia Digital visa preparar, na área da informática, jovens e adultos para o mercado de trabalho, a partir de iniciativas empreendedoras. Saiba mais: (88) 3611-5833, ou na sede da STDE, no Centro de Convenções de Sobral.
 
Prefeito Municipal:
José Clodoveu de Arruda Coelho Neto

Chefe de Gabinete do Prefeito:
Luciano de Arruda Coelho Filho

Assessor de Comunicação:
Marcelino Júnior

Editora: Gabriele Oliveira e Marcelino Júnior | Redação: Gabriele Oliveira, José Donato, Marcelino Júnior e Silveira Rocha | Editoração Eletrônica: Edwalcyr Santos e Laura Farias | Fotos: José Donato | Luiz Queiroz | Impressão: Imprensa Oficial do Município (IOM) | Tiragem: 2.500 exemplares.
Contato: (88) 3677-1116 ou 3677-1118
E-mail: comunicacao@sobral.ce.gov.br