Prefeito anuncia investimentos para Serra do Rosário na 17ª plenária do Orçamento Participativo |
|
Prefeito Veveu anunciou a construção de uma Creche, uma Escola de Tempo Integral e uma Adutora na Serra do Rosário |
O Prefeito Veveu participou na sexta-feira, 9, da 17ª plenária do Orçamento Participativo com os moradores dos distritos do Jordão e Baracho, na Escola Dr. José Euclides. O Prefeito explicou como é composto o orçamento público e falou da importância da elaboração do orçamento com a participação das pessoas.
Durante a plenária, o Prefeito Veveu anunciou grandes investimentos para a comunidade, como a Adutora que o Prefeito assinará a Ordem de Serviço em breve para solucionar o problema de falta de água na Serra do Rosário. O Prefeito também garantiu para a comunidade do Jordão a construção de uma Escola de Tempo Integral, a doação de área pública no Jordão e no Baracho para construção de casas em forma de mutirão, além da construção de um Centro de Educação Infantil no Baracho. “A creche já foi licitada e nós daremos a Ordem de Serviço dia 23”, adiantou o Prefeito.
O Prefeito anunciou que continuará o Plano de Estradas Vicinais para melhorar o fluxo das pessoas e da produção dos distritos e localidades e garantiu apoio para a agricultura familiar na Serra do Rosário. As principais necessidades apresentadas pela população devem ser atendidas brevemente. Os recursos já estão garantidos.
A próxima plenária será realizada na terça-feira, 13 de agosto, com os moradores de Aracatiaçu, na Escola Francisco Aguiar. Serão realizadas 20 plenárias abrangendo todos os bairros e distritos de Sobral. A partir dos resultados das plenárias será elaborado o Plano Plurianual 2014-2017, que irá estabelecer as diretrizes, objetivos e metas do governo municipal nos próximos quatro anos.
A plenária contou com a participação do Prefeito Veveu, do vice-prefeito Carlos Hilton Soares, do secretariado, dos vereadores Itamar Ribeiro, presidente da Câmara, Gegê Romão, Rogério Arruda, Adaldécio e Galdêncio Linhares, de técnicos e de líderes comunitários.
|
|
Projeto do Aterro Sanitário Regional segue em tramitação |
|
Encontro reuniu representantes dos 15 municípios consorciados e o Secretário das Cidades, Camilo Santana. |
O Prefeito Veveu recebeu, nesta sexta-feira, 9, em seu gabinete, o Secretário das Cidades do Ceará, Camilo Santana, a equipe responsável pelo Projeto do Aterro Sanitário Regional e representantes dos 15 municípios consorciados. O objetivo da reunião foi apresentar o projeto aos novos prefeitos eleitos no pleito de 2012, que representam os municípios já participantes do consórcio do aterro, a ser implantado na mesma área do aterro municipal de Sobral, às margens da estrada que dá acesso ao Distrito de Jordão.
O consórcio do Aterro Sanitário Regional é formado pelos municípios de Alcântaras, Cariré, Coreaú, Forquilha, Frecheirinha, Graça, Groaíras, Massapê, Meruoca, Pacujá, Senador Sá, Moraújo, Mucambo, Santana do Acaraú e Sobral.
O projeto do novo aterro prevê um centro de produção de energia a partir de material biodegradável, além da coleta seletiva de resíduos sólidos com aproveitamento de materiais recicláveis.
A Política Nacional de Resíduos Sólidos prevê que, a partir de 2014, sejam fechados no Brasil os lixões e os resíduos destinados a aterros sanitários. Em Sobral, o aterro está sendo criado, a partir de programa do Governo do Estado, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
A expectativa é que o aterro regional reduza os custos da coleta de lixo, estimule a adequação dos municípios da região à Política Nacional de Resíduos Sólidos e dissemine a cultura da coleta seletiva, gerando renda aos municípios consorciados.
De acordo com Camilo Santana, “o projeto está em fase de finalização, com investimento de R$ 22 milhões. Já foram feitos estudos de impacto ambiental, audiências públicas para discussões e esclarecimento de dúvidas, e em breve deverá ser expedida a licença prévia de execução”.
Ao final da reunião, o Prefeito Veveu sugeriu a formação de uma comitiva para visitar outros municípios brasileiros, onde projetos deste porte façam parte da realidade dos habitantes.
|
|
Sobral é contemplado no projeto “Educando com a Horta Escolar e a Gastronomia” |
|
O projeto será desenvolvido em escolas do Município com o objetivo de dinamizar o currículo escolar, tendo a horta e a gastronomia como forma de educação |
A Prefeitura de Sobral, por meio das Secretarias da Agricultura e Pecuária e da Educação, foi selecionada para participar do projeto “Educando com a Horta Escolar e a Gastronomia”, do Centro de Excelência em Turismo (CET/UnB) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC). Foram selecionados 300 municípios de todas as macrorregiões do Brasil.
O projeto será desenvolvido em escolas do Município com o objetivo de dinamizar o currículo escolar, tendo a horta e a gastronomia como forma de educação, promovendo a prática de hábitos alimentares saudáveis com a valorização de ingredientes e receitas regionais, técnicas culinárias de preparo de alimentos, e experiência dos sabores e aromas, de forma a impactar positivamente a qualidade sensorial e a apresentação das refeições escolares. |
|
Projeto Eu empreendedor, Eu empreendedora realiza novos cursos |
A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Tecnologia e Desenvolvimento Econômico (STDE), realizará, a partir desta segunda-feira (12), até a próxima quarta-feira (14), no Centro de Convenções, cursos do “Projeto Eu Empreendedor, Eu Empreendedora”.
De acordo com a programação, os cursos são: Preço, Custo e Planejamento Financeiro, para esta segunda, às 14h; Crédito, realizado na terça-feira, a partir das 14h; e Plano de Vendas, também com início às 14h, da quarta-feira, dia 14.
Os cursos são gratuitos, e ainda mantêm vagas disponíveis. Os interessados devem comparecer ao Centro de Convenções portando RG ou CPF.
O “Projeto Eu Empreendedor, Eu Empreendedora” desenvolve ações de empreendedorismo nas modalidades de apoio a formalização, capacitação empreendedora, consultoria social e acesso ao crédito |
|
|
|
Versão impressa |
|
|
Prefeito Veveu anuncia investimentos para a saúde no Café com o Prefeito |
|
Durante o programa de rádio Café com o Prefeito Veveu, desta segunda-feira, 12, o Prefeito falou dos investimentos que está fazendo para a revitalização do sistema municipal de saúde. Entre os investimentos citados estão a construção de 13 Centros de Saúde da Família (CSFs) na sede e distritos. Quatro já estão em construção: o do Sinhá Sabóia, está com mais de 60% das obras concluídas, o da Vila Recanto 2, com cerca de 42% do serviço executados, o da Cohab 3, que tá com mais de 31% da obra concluída, e um no CAIC, que teve a Ordem de Serviço assinada e as obras iniciadas agora.
Já estão assegurados recursos para a construção e serão licitados os Centros de Saúde da Família dos Terrenos Novos e dos distritos de Bilheira, Patriarca, Patos e Caioca. E aguardam liberação do Ministério da Saúde os CSFs do Alto do Cristo, Alto da Brasília, Santo Antônio e Estação. O Prefeito também anunciou reformas e ampliação dos CSFs do Sumaré, Pedrinhas, Padre Palhano, Rafael Arruda, Vila União, Terrenos Novos e Caracará que serão licitados ainda este mês.
O Prefeito também falou do Programa Mais Médicos, do Governo Federal, ao qual Sobral aderiu e solicitou 20 médicos, e da seleção pública que o Município está realizando para os gerentes das unidades de saúde. “Ao invés de ser uma pessoa indicada por mim será uma pessoa que se submeteu a uma seleção pública, foi averiguada as condições técnicas dela e a competência para garantir uma melhoria na gestão das unidades de saúde e um melhor atendimento à população”, disse o Prefeito, que também falou do Programa de Assistência Ventilatória Domiciliar.
O Café com o Prefeito Veveu, produzido pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Sobral, é transmitido por várias rádios de Sobral todas às segundas-feiras, às 7h. A reprise, no “Quinta com o Prefeito Veveu”, é veiculada toda quinta-feira, 8 da noite, logo após a Hora do Brasil. Ouça o programa Café com Prefeito no Blog de Sobral no endereço http://blog.sobral.ce.gov.br/
|
|
Vigilância Sanitária do Município recebe denúncia e interdita leite tipo longa vida para análise |
A vistoria da Vigilância Sanitária foi feita na quinta-feira, 8 de agosto, após denúncia de um consumidor. As 137 caixas de leite UHT desnatado, da marca Betânia, fazem parte do Lote A4 e estavam à venda em um supermercado da cidade. De acordo com a Gerente de Vigilância Sanitária de Sobral, Antônia Marques Avelino, foram encontradas, no local, várias caixas com o produto estragado, embora não estivessem fora do prazo de validade.
A Vigilância Sanitária coletou amostras do leite para análises físico-químicas e bacteriológicas, no Laboratório Central de Saúde Pública do Estado, em Fortaleza. O resultado deve ficar pronto em uma semana e até o recebimento do laudo, fica proibida a venda do leite desnatado Betânia pertencente ao Lote A4, em todo o comércio de Sobral.
A Vigilância Sanitária do Município atende pelo telefone (88) 3611-2223.
|
|