Sobral sedia Conferência científica internacional sobre seca |
Sobral sedia, de 28 a 30 de agosto, a I Conferência Científica da Iniciativa Latinoamericana e Caribenha de Ciência e Tecnologia para Implementação da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (ILACCT). O evento, que acontece no Centro de Convenções, reunirá cerca de 500 pesquisadores, estudantes e especialistas de 20 países que participam de conferências, mesas temáticas e apresentação de trabalhos científicos desenvolvidos em várias regiões secas da América Latina e Caribe.
O objetivo da conferência, que tem o tema “O valor das terras secas”, é reunir o conhecimento científico já produzido sobre o desenvolvimento sustentável das regiões secas da América Latina e Caribe, em particular referente ao combate à desertificação, e alertar os tomadores de decisão sobre a necessidade de construção de políticas mais claras e eficazes para as regiões secas.
De acordo com o presidente da ILACCT, José Roberto de Lima, o evento é uma oportunidade ímpar para os estudantes e tomadores de decisão observarem como os outros países estão encontrando soluções para o problema da seca e desertificação. “Para a América Latina cria-se um fórum permanente de discussão entres os produtores de ciência e os tomadores de decisão para que as decisões políticas possam melhorar as condições de vida das pessoas em regiões secas”.
Entre os temas discutidos na ILACCT estão: Impactos econômicos da desertificação na América Latina e Caribe (ALC); Meteorologia e previsão climática nas terras secas da ALC; Delimitação das áreas afetadas e cartografia da desertificação na ALC; Os determinantes sociais da saúde no contexto do semiárido; Experiências exitosas de convivência com as terras secas; Contribuições da análise ambiental geográfica na compreensão da relação entre uso e ocupação do espaço, degradação ambiental e processos de desertificação no semiárido brasileiro; A questão da água nas terras secas da ALC; Questões de gênero e desertificação; e Redes científicas para o combate à desertificação.
O evento é promovido pelo Governo do Estado do Ceará, Prefeitura de Sobral, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Instituto Argentino de Investigação nas Zonas Áridas (IADIZA), Funceme, pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, Agência Nacional de Águas, Ministério do Meio Ambiente, Ministério da Integração Nacional.
|
|
Estratégia Trevo de Quatro Folhas será mostrada em documentário pelo Unicef |
|
As imagens foram feita pela equipe do Unicef, com registro da cinematógrafa, Nerina Norfrm (sul-africana), do comunicólogo, Kant Page (canadense), e da especialista em projetos, Tati Andrade (brasileira) |
A Estratégia Trevo de Quatro Folhas, da Secretaria da Saúde de Sobral, estará no mais novo documentário do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
As imagens foram feitas nessa segunda-feira, 26, por uma equipe do Unicef, com registro da cinematógrafa, Nerina Norfrm (sul-africana), do comunicólogo, Kant Page (canadense), e da especialista em projetos, Tati Andrade (brasileira).
O documentário será inserido no programa “Compromisso com a sobrevivência infantil: uma promessa renovada”, uma iniciativa do Unicef e dos governos dos EUA, Índia e Etiópia, em apoio à estratégia Toda Mulher Toda Criança, da Assembleia Geral da ONU, lançada em 2010. Esse compromisso visa acelerar os esforços dos governos e da sociedade em reduzir as mortes evitáveis de crianças de até 5 anos, com ênfase nos primeiros dias de vida. O material gravado em Sobral servirá de exemplo para todos os países, com a finalidade de estimular os governantes a investirem em programas para redução da mortalidade infantil.
O Município de Sobral foi escolhido pelo Unicef por apresentar um programa eficaz na redução da mortalidade infantil. Um destaque merecido para a equipe da Estratégia Trevo de Quatro Folhas, que qualifica as “mães sociais” para acompanharem mães e bebês desde a gestação até o período pós-parto.
Segundo Tati Andrade “os trabalhos realizados pelas mães sociais, servirão para mostrar que essa experiência deu certo, e que pode ser copiada por outros estados e países”, afirmou.
Os agentes comunitários de saúde (ACS), também foram acompanhados nas visitas domiciliares, e ganharam destaque pelo trabalho em favor da saúde na comunidade.
|
|
Médicos cubanos chegam ao Ceará |
|
Prefeito Veveu fez parte da comitiva que recepcionou os médicos cubanos na chegada em Fortaleza |
O Prefeito Veveu participou, nesse domingo, 25, juntamente com o Secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro, e a vice-ministra da Saúde de Cuba, Márcia Cobas, da recepção aos 70 médicos cubanos, que aderiram ao programa Mais Médicos, do Governo Federal, e vão atuar no Ceará.
O Governador Cid Gomes também recebeu os médicos no desembarque do voo, que trouxe, ao todo, 217 profissionais, e seguiu viagem com o restante do grupo (147 médicos) para Recife e Salvador.
Os cubanos que desembarcaram em Fortaleza iniciaram, nesta segunda-feira, 26, um treinamento de três semanas a ser dado por professores da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Escola de Saúde Pública do Ceará. Logo que chegaram eles embarcaram em três ônibus com destino ao 23º Batalhão de Caçadores do Exército, onde ficam alojados até serem destinados a municípios do Ceará, Piauí, Maranhão e Rio Grande do Norte, a partir de 16 de setembro.
|
|
Iniciada em Sobral 1ª Conferência Internacional de Educação Musical |
|
Foi iniciada nesse domingo, 25, a 1ª Conferência Internacional de Educação Musical de Sobral (I CIEMS). O evento, que segue até quarta-feira (28), reúne pesquisadores, professores, profissionais em geral e estudantes de graduação e pós-graduação da área da Educação Musical, que participam de conferências científicas realizadas por pesquisadores de renome internacional, bem como a divulgação e discussão de trabalhos científicos.
Em paralelo, ocorre, ainda, a 7ª Semana da Educação Musical da UFC (VII SEMU), encontro anual entre estudantes e professores dos três Cursos de Música – Licenciatura (Fortaleza, Cariri e Sobral), realizado desde 2003, com o objetivo de oferecer palestras, mesas redondas, minicursos, oficinas e apresentações musicais para alunos e a comunidade.
Na mesma programação é realizado, ainda, o 2º Fórum Regional de Educação Musical. Esses eventos simultâneos, visam reunir pesquisadores, professores, estudantes e demais profissionais envolvidos na relação de ensino e aprendizagem da música em seus diversos contextos e lugares.
O evento é promovido pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade de Paris IV – Sorbonne,
A realização é da Universidade Federal do Ceará (UFC), através dos seus Grupos de Pesquisa em cooperação com o Laboratório de Pesquisa em Letras, Linguagens e Artes da Universidade de Toulouse II – Le Mirail, Observatório Musical Francês (OMF) da Universidade de Paris IV – Sorbonne, Departamento de Música da Universidade de Quebec em Montreal (UQAM) e o Centro de Excelência em Pedagogia Musical da Universidade de Laval, com com o apoio da Escola de Música de Sobral Maestro José Wilson Brasil.
Confira a programação:
Minicursos e Master classes
Auditório da UFC (Campus do Mucambinho)
Horário: 13h30 às 15h30
26/08 - Master class de piano - profa. Zeelia Chueke (UFPR-Paris Sorbonne)
26 e 27/08 - Ensino coletivo de violão - profas. Isabelle Héroux (Universidade de Québec em Montréal, Canadá) e Profa. Cristina Tourinho (UFBA)
26 e 27/08 - Ensino comentado de escuta - Prof. Jean-Michel Court (Universidade de Toulouse II - Le Mirail, França)
26 a 28/08 - Regência Orquestral - Prof.Angel Perez Garrido (Conservatório Superior de Granada, Espanha)
26 a 28/08 - Jogos e atividades musicais - Prof. Leonardo Borne (UFC)
27 e 28/08 - Percussão corporal e canto - Prof. Marcio Mattos (UFC)
26 a 28/08 - Master class de clarinetes - Prof. Alessandro Ribeiro de Brito (Banda sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais)
27/08 - Apresentação prática e interativa em torno da análise de uma obra - Prof. François Madurelle (Universidade Paris Sorbonne).
Programação artística
25/08 - 19h30 - Concerto de abertura - Auditório da UFC.
26/08 - 19h30 - Concerto dos alunos da UFC - Auditório da UFC.
27/08 - 19h30 - Isabelle Héroux, Recital de Violão - Theatro São João.
28/08 - 19h30 - Concerto de Encerramento com o grupo Cariri Sax - Auditório da UFC
Maiores Informações em:
ciems.wordpress.com ou no número: (88) 96532406
|
|
|
|
Versão impressa |
|
|
Sobral é contemplado no Programa Água Para Todos
|
|
O Município de Sobral foi contemplado com o “Água Para Todos”, Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso da Água, destinado a promover a universalização do acesso à água para consumo humano em áreas rurais do semiárido, visando o pleno desenvolvimento humano e a segurança alimentar e nutricional de famílias em situação de vulnerabilidade social, garantindo também água para a produção agrícola e alimentar.
O Programa faz parte das ações do Plano Brasil Sem Miséria coordenado pelo Ministério da Integração Nacional para fins de implantação dos equipamentos hídricos que serão oferecidos, quais sejam, cisternas (consumo e produção), sistemas simplificados de abastecimento, pequenas barragens e kits de irrigação, conforme as especificidades de cada região.
As comunidades de Sobral que foram contempladas com a primeira etapa do “Água Para Todos” são: Assentamento Águas Mortas, no Distrito de Taperuaba (49 Famílias); Baixa Funda, em Rafael Arruda (32 Famílias); e Carnaúba, em Caracará (34 Famílias), com um total de 115 Famílias beneficiadas.
Estão em análise para serem atendidas numa segunda etapa as localidades de Água doce I, no Distrito de Patos (82 Famílias); Marrecas, no Patriarca (58 Famílias); Lages, também em Patos (65 Famílias); Assentamento Campo Grande, no Distrito de Caracará (27 Famílias) e Gameleira, no Boqueirão (28 Famílias), num total de 260 famílias.
|
|
Inscrições para seleção pública de educadores do ProJovem Urbano são prorrogadas até 28 de agosto |
|
Foram prorrogadas, até o dia 28 de agosto, as inscrições para seleção pública de educadores para o Programa ProJovem Urbano. Os interessados devem fazer as inscrições na sede da Secretaria de Educação, no horário comercial, portando original e cópias do CPF, documento de identidade, título de eleitor e comprovante de quitação das obrigações eleitorais, comprovante de residência, diploma do curso superior, certificado de reservista (se do sexo masculino), currículo padrão e ficha de inscrição (anexo III do edital).
São ofertadas 32 vagas para professores formados nas áreas de letras, língua inglesa, matemática, ciências da natureza, ciências humanas, sociais, pedagogia e com experiência comprovada em magistério. Com salários que variam de R$ 1.322,11 a R$783,50, os aprovados terão contrato de prestação de serviço com duração de dezoito meses.
A seleção será realizada em duas etapas: análise de currículo (29 a 30/08) e entrevistas (04 a 06/09). O resultado da primeira etapa será divulgado dia 03 de setembro e o resultado final da seleção no dia 10 de setembro. Saiba mais: (88) 3677-1198/1248.
|
|
Prefeitura realizará Oficina Preparatória para IV Conferência Municipal Infantojuvenil pelo Meio Ambiente nas Escolas |
|
A Prefeitura de Sobral, em parceria com a Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação 6ª CREDE, realizará no dia 6 de setembro (sexta-feira), de 8h às 10h, a Oficina Preparatória para a IV Conferência Municipal InfanfoJuvenil Pelo Meio Ambiente (CMIJMA), que tem como tema: Vamos Cuidar do Brasil com as Escolas Sustentáveis.
A oficina prepartória acpntece no auditório do Paço Municipal sob a coordenação das secretarias de Urbanismo, Patrimônio e Meio Ambiente (Seurb) e Educação, juntamente com a Autarquia Municipal de Meio Ambiente (AMMA).
Durante a conferência será debatido “protagonismo juvenil”, com os alunos delegados (titulares e suplentes eleitos no processo de Conferência na Escola), professores do Programa Jornada Ampliada, que atuaram diretamente na formação da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida COMVIDA e Agenda 21 Escolar. |
|