Órgão de Divulgação da Prefeitura Municipal de Sobral

Ano XVI - Nº 236 - Sobral, segunda-feira, 10 de dezembro de 2013

Estiagem: Prefeitura inicia distribuição de cestas básicas

Distribuição de 1.049 unidades de cestas básicas à famílias carentes previamente cadastradas pela Seds

 

A Prefeitura de Sobral, através da Secretaria da Cidadania e Segurança, iniciou nessa segunda-feira, 9, a distribuição de 1.049 unidades de cestas básicas às famílias carentes previamente cadastradas pela Secretaria do Desenvolvimento Social e Combate à Extrema Pobreza, e utilizará as unidades do CRAS para dar o suporte na distribuição dos alimentos, priorizando famílias rurais e de baixa renda.
Os alimentos foram doados pela Defesa Civil do Estado do Ceará ao núcleo da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil l, órgão da Secretaria da Cidadania e Segurança.
O atendimento da Defesa Civil para esclarecimentos de dúvidas sobre a distribuição funciona na sede da Defesa Civil, ao lado do Corpo de Bombeiros. Também foi disponibilizado o número 3614.8815, para esclarecimentos.
Serão beneficiadas as famílias de pequenos agricultores familiares com comprovação (sindicato rural); famílias não engajadas nos programas Garantia Safra, Bolsa Estiagem, Bolsa Família, Brasil Carinhoso, entre outros, exceto nos casos em que as famílias sejam muito numerosas e o benefício recebido não seja suficiente (valor do benefício dividido pela quantidade de pessoas da família menor que R$ 70,00); famílias com aposentados, observar a renda familiar (abaixo de R$ 70,00 por pessoa), que não deverá exceder 1 salário mínimo e o número de membros da família; dar prioridade às pessoas da área rural.
A prefeitura disponibiliza veículo para entrega das cestas no local da distribuição, que deverá ser feita com cadastramento prévio dos beneficiados em fichas cedidas pela Defesa Civil, realizado pelo solicitante do benefício junto à Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), em formulário padrão fornecido pela própria, a ser legitimado pelo técnico da COMPDEC.



Caged: Sobral entre os municípios que mais geram emprego formal

 

Os números que destacam Sobral entre os municípios cearenses que mais têm garantido empregos formais são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). De acordo com o Cadastro, os dados apontam que, de janeiro a outubro de 2013, no Município, foram gerados 6.443 novos postos de trabalho. Esse desempenho, antes mesmo do fechamento do ano, foi o segundo melhor da série do Caged, ou seja, desde 2002. A maior média foi registrada em 2009 com 9.871 postos de trabalho.

Os setores que puxaram o crescimento foram a indústria de transformação (2.359) e de calçados (881), acompanhadas da indústria de produtos alimentícios (522) e têxtil (479). Já os setores de serviços e comércio geraram 1.843 e 1.745 postos de trabalho respectivamente.


Comissão discute Projeto Paulo Freire em Sobral


A Secretária da Agricultura e Pecuária, Luiza Barreto, reuniu em seu gabinete, uma equipe técnica da Prefeitura e representantes dos diversos setores da comunidade que atuam com as questões que envolvem a luta pelo combate à extrema pobreza, juntamente com parceiros e apoiadores, com intuito de identificar as comunidades mais carentes que poderão ser beneficiadas com o Projeto Paulo Freire (Projeto de Desenvolvimento Produtivo e de Capacidades).

O Projeto foi apresentado pela Secretária da Seagri e pelo gerente Rony Ítalo de Menezes, à comissão que foi formada pelos representantes do Fórum dos Assentados, Instituto Carnaúba, Centro de Apoio ao Trabalhador, CRAS (Jaibaras e Aracatiaçu), Projeto Cabra Nossa, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) e Território da Cidadania. Foram levantados dados e números de famílias que se encontram em situação de extrema pobreza no município para comporem a relação de demanda por projetos produtivos, a ser enviada à Secretaria do Desenvolvimento Agrário (DAS).

O Projeto de Desenvolvimento Produtivo e de Capacidades Paulo Freire foi apresentado aos municípios contemplados, que integram os territórios do Cariri, Inhamuns-Crateús e Vales do Curu-Aracatiaçu, pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, da Unidade de Gerenciamento do Projeto e do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA). Os municípios beneficiados são: Altaneira, Antonina do Norte, Araripe, Assaré, Campos Sales, Nova Olinda, Potengi, Salitre, Santana do Cariri, Tarrafas, Aiuaba, Arneiroz, Hidrolândia, Parambu, Ipu, Ipueiras, Pires Ferreira, Quiterianópolis, Tauá, Coreaú, Frecheirinha, Graça, Massapê, Moraújo, Mucambo, Pacujá, Reriutaba, Senador Sá, Varjota e Irauçuba.

Os critérios de avaliação para a escolha dos municípios beneficiados foi o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Os recursos serão direcionados para implantação de projetos produtivos, além da realização de capacitações, beneficiando 60 mil famílias que moram na zona rural cearense e se encontram em situação de extrema pobreza, agricultores rurais inseridos no Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), prioritariamente nas linhas A e B. O objetivo é combater a pobreza rural, com a geração de renda para as famílias.

Os recursos serão aplicados entre os anos de 2013 e 2019, em ações para reduzir a pobreza rural no semiárido cearense no âmbito agrícola e não agrícola, com foco em jovens e mulheres, e serão executados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA). Nesse processo, o Estado terá 18 anos para pagar o empréstimo e ainda terá 3 anos de carência, com anuância favorável do Governo Federal.

 


Sobral é beneficiada com Unidade de Apoio à Distribuição de Alimentos da Agricultura Familiar

 

A Secretária da Agricultura e Pecuária, Luiza Barreto, reuniu em seu gabinete, uma equipe técnica da Prefeitura e representantes dos diversos setores da comunidade que atuam com as questões que envolvem a luta pelo combate à extrema pobreza, juntamente com parceiros e apoiadores, com intuito de identificar as comunidades mais carentes que poderão ser beneficiadas com o Projeto Paulo Freire (Projeto de Desenvolvimento Produtivo e de Capacidades).

O Projeto foi apresentado pela Secretária da Seagri e pelo gerente Rony Ítalo de Menezes, à comissão que foi formada pelos representantes do Fórum dos Assentados, Instituto Carnaúba, Centro de Apoio ao Trabalhador, CRAS (Jaibaras e Aracatiaçu), Projeto Cabra Nossa, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) e Território da Cidadania. Foram levantados dados e números de famílias que se encontram em situação de extrema pobreza no município para comporem a relação de demanda por projetos produtivos, a ser enviada à Secretaria do Desenvolvimento Agrário (DAS).

O Projeto de Desenvolvimento Produtivo e de Capacidades Paulo Freire foi apresentado aos municípios contemplados, que integram os territórios do Cariri, Inhamuns-Crateús e Vales do Curu-Aracatiaçu, pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, da Unidade de Gerenciamento do Projeto e do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA). Os municípios beneficiados são: Altaneira, Antonina do Norte, Araripe, Assaré, Campos Sales, Nova Olinda, Potengi, Salitre, Santana do Cariri, Tarrafas, Aiuaba, Arneiroz, Hidrolândia, Parambu, Ipu, Ipueiras, Pires Ferreira, Quiterianópolis, Tauá, Coreaú, Frecheirinha, Graça, Massapê, Moraújo, Mucambo, Pacujá, Reriutaba, Senador Sá, Varjota e Irauçuba.

Os critérios de avaliação para a escolha dos municípios beneficiados foi o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Os recursos serão direcionados para implantação de projetos produtivos, além da realização de capacitações, beneficiando 60 mil famílias que moram na zona rural cearense e se encontram em situação de extrema pobreza, agricultores rurais inseridos no Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), prioritariamente nas linhas A e B. O objetivo é combater a pobreza rural, com a geração de renda para as famílias.

Os recursos serão aplicados entre os anos de 2013 e 2019, em ações para reduzir a pobreza rural no semiárido cearense no âmbito agrícola e não agrícola, com foco em jovens e mulheres, e serão executados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA). Nesse processo, o Estado terá 18 anos para pagar o empréstimo e ainda terá 3 anos de carência, com anuância favorável do Governo Federal.

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Versão impressa
capa do boletim municipal de sobral

 

Prefeito Veveu em busca de mais recursos para a Saúde em Sobral

Douglas Ruiz Jimenez

Prefeito Veveu reunido com Alexandre Padilha, Ministro da Saúde. Os encontros realizados ao longo do ano têm o objetivo de elevar ainda mais a qualidade do atendimento prestado à Saúde da população de Sobral

 

Em reunião com o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, realizada nessa quarta-feira, 4, em Brasília, o Prefeito Veveu, apresentou diversas reivindicações para melhoria da Saúde no Município. Na pauta, a busca pelo apoio do Ministério ao pleno funcionamento do Hospital Regional Norte (HRN) e o incremento no Sistema de Saúde Pública, já que Sobral é Cidade Polo, gestora do Sistema de Municipalização Plena e sede da macrorregião no atendimento de cerca de R$1,6 milhão de pessoas.

A Municipalização é uma estratégia adotada no Brasil que reconhece o município como principal responsável pela saúde de sua população. Municipalizar é transferir para as cidades a responsabilidade e os recursos necessários para exercerem plenamente as funções de coordenação, negociação, planejamento, acompanhamento, controle, avaliação e auditoria da saúde local, o que possibilita que os municípios assumam a gestão da saúde em seus territórios de acordo com as necessidades e características de suas populações, cabendo aos estados e a União a contribuição para a descentralização do SUS, fornecendo cooperação técnica e financeira para o processo de municipalização.

O Prefeito também busca, junto ao Ministério, a participação da União, no rateio das despesas com a Policlínica, numa cooperação equilibrada com o Estado e o Município, além da busca por médicos que ajudem a atender à demanda nos Centros de Saúde da Família. O Município assegurou 8 novos profissionais do Programa Mais Médicos, apresentados, nessa segunda-feira, 9, no auditório da Prefeitura.

 


Seurb participa do Curso de Sustentabilidade na Administração Pública- A3P

Técnicos da Coordenação de Educação Ambiental (CEA) da Secretaria de Urbanismo, Patrimônio e Meio Ambiente (Seurb), por meio da Autarquia Municipal de Meio Ambiente (AMMA), representarão Sobral nos dias 10, 11 e 12 deste mês, do 1º Curso de Sustentabilidade na Administração Pública da A3P, no auditório da SEMACE em Fortaleza.

A realização é do Ministério do Meio Ambiente (MMA), por meio da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental, em parceria com o Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (CONAPM).

O objetivo é aprimorar e ampliar as ações de sustentabilidade na gestão pública e reforçar a implementação da A3P nos órgãos públicos. No curso, serão estudados itens tais como: gerenciamento de projetos, construções sustentáveis, eficiência energética, eficiência no uso da água, gestão de resíduos (Plano de Gerenciamento), qualidade de vida no ambiente de trabalho, sensibilização e capacitação dos servidores, análise do ciclo de vida e licitações sustentáveis.

A Agenda Ambiental na Administração Pública - A3P, é um programa que visa implementar a gestão socioambiental sustentável das atividades administrativas e operacionais do Governo. A A3P tem como princípios a inserção dos critérios ambientais; que vão desde uma mudança nos investimentos, compras e contratação de serviços pelo governo; até uma gestão adequada dos resíduos gerados e dos recursos naturais utilizados tendo como principal objetivo a melhoria na qualidade de vida no ambiente de trabalho.

 
 
Prefeito Municipal:
José Clodoveu de Arruda Coelho Neto

Chefe de Gabinete do Prefeito:
Luciano de Arruda Coelho Filho

Assessor de Comunicação:
Marcelino Júnior - MTB-RR 265

Editora: Gabriele Oliveira e Marcelino Júnior | Redação: Marcelino Júnior, Gabriele Oliveira, Edwalcyr Santos, e Silveira Rocha | Editoração Eletrônica: Edwalcyr Santos e Laura Farias | Fotos: Luiz Queiroz | Impressão: Imprensa Oficial do Município (IOM) | Tiragem: 2.500 exemplares.
Contato: (88) 3677-1116 ou 3677-1118
E-mail: comunicacao@sobral.ce.gov.br