Hospital Regional Norte
Reunião debateu como será atendimento aos municípios
da Macrorregião Norte |
|
Prefeito Veveu ressalta que o Hospital Regional Norte é uma conquista histórica |
Nesta terça-feira, dia 5 de fevereiro, o Prefeito Veveu Arruda, juntamente com o Secretário Estadual de Saúde, Arruda Bastos, realizaram reunião, no Auditório do Hospital Regional Norte (HRN), com prefeitos e secretários de saúde dos 55 municípios que compõem a Macrorregião Norte.
O objetivo do encontro foi explicar a estrutura de funcionamento em toda a rede de saúde e como será feito atendimento a esses municípios.
O Prefeito Veveu Arruda ressaltou que o Hospital Regional é uma conquista histórica. "O Governador Cid Gomes rompe com uma lógica centralizadora dos equipamentos de saúde na capital", afirmou o Prefeito.
O Secretário Arruda Bastos explicou que o HRN é um hospital de alta complexidade e para atendimento usará o Protocolo de Manchester (Classificação Internacional de Risco) que sinaliza com pulseiras coloridas a classificação da gravidade do paciente. De acordo com o secretário estadual de saúde, o cronograma de funcionamento está sendo seguido. "Até dia 20 de maio, o Hospital Regional estará totalmente funcionando e todos os serviços serão encaminhados através da Central de Regulação do SUS do Estado do Ceará".
Durante a reunião, os gestores municipais tiveram suas dúvidas respondidas sobre o funcionamento do hospital. Compuseram a mesa o Secretário Estadual de Saúde, Arruda Bastos, o Prefeito de Sobral, Veveu Arruda, o vice-Prefeito de Sobral, Carlos Hilton Soares, o Secretário da Saúde de Sobral, Olivan Queiroz, a Coordenadora de Regulação, Avaliação e Controle da Sesa, Lilian Beltrão, o Secretário Adjunto da Saúde do Estado do Ceará, Haroldo Carvalho, e a Coordenadora Regional de Saúde Sobral, Lucila Rodrigues.
|
|
SAÚDE
Consórcio Público de Saúde da Microrregião de Sobral discute detalhes de funcionamento |
|
Consórcio de Saúde da Microrregião de Sobral reúne 24 municípios |
O Prefeito Veveu Arruda, presidente do Consórcio Público de Saúde da Microrregião de Sobral, e o Secretário Estadual de Saúde, Arruda Bastos, conduziram reunião nesta terça-feira (5), com prefeitos de 24 municípios participantes do consórcio.
O Consórcio de Saúde da Microrregião de Sobral, maior do Ceará, é formado por 24 municípios com uma população de, aproximadamente, 613 mil habitantes, e administra o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Regional Reitor Ícaro de Sousa Moreira e a Policlínica Bernardo Félix da Silva. O objetivo do encontro foi esclarecer as dúvidas dos prefeitos sobre o funcionamento do consórcio e os serviços oferecidos.
Durante a reunião, o Diretor geral do CEO Reitor Ícaro de Sousa Moreira, Felipe Carvalho, explicou como funciona o Centro de Especialidades Odontológicas e a Diretora da Policlínica, Andréa Linhares, apresentou os serviços oferecidos pela Policlínica Bernardo Félix da Silva, que conta com 13 especialidades.
CEO Reitor Ícaro de Sousa Moreira, localizado em Sobral, conta com estrutura de 24 consultórios odontológicos, atendendo aos 24 municípios do consórcio.
Compõem a Microrregião de Saúde de Sobral, 11° Região de saúde, os municípios de Alcântaras, Cariré, Catunda, Coreaú, Forquilha, Frecheirinha, Graça, Groaíras, Hidrolândia, Ipú, Irauçuba, Massapê, Meruoca, Moraújo, Mucambo, Pacujá, Pires Ferreira, Reriutaba, Santa Quitéria, Santana do Acaraú, Senador Sá, Sobral, Uruoca e Varjota .
|
|
Folia da Vai Idade reúne cerca de 50 grupos de idosos |
|
O Prefeito Veveu Arruda e secretários participaram da festa realizada no Clube dos Calçadistas |
A Prefeitura de Sobral, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Extrema Pobreza, promoveu, nessa terça-feira (5), às 17h, no Clube dos Calçadistas, o Carnaval dos Idosos – A Folia da Vai Idade. Mais de 50 grupos de convivência participaram da festa que marcou a retomada dos trabalhos dos grupos e um momento de integração e valorização dos idosos.
Com muita alegria, em uma festa decorada com sombrinhas, confetes e serpentinas, e animada pela Banda Esquema 10, o Prefeito Veveu, juntamente com os Secretários Municipais: Valdízia Ribeiro (Trabalho, Ação Social e Combate à Extrema Pobreza); Daniela Costa (Tecnologia e Desenvolvimento Econômico); Luiza Barreto (Agricultura e Pecuária); José Maria Rosa (Gestão); e Pedro Aurélio (Cidadania e Segurança), além de coordenadores de grupos, instituições e sindicatos, prestigiaram o encontro da terceira idade.
"Estamos em luta para que a vida das pessoas melhore cada vez mais, esse é nosso compromisso com todos os sobralenses. Queremos construir o riso e a alegria no coração das pessoas, mesmo diante das dificuldades. Quando cheguei aqui, pensei estar chegando em um carnaval repleto de meninas e meninos, mas o que vi foram senhoras e senhores cheios de vontade de viver. Essa festa está linda", destacou o Prefeito Veveu.
Para a Secretária de Desenvolvimento Social e Combate à Extrema Pobreza, Valdízia Ribeiro, esse é também um momento de aproximação do Poder Público, que está mapeando os grupos de idosos existentes hoje, para dinamizar as atividades sociais desenvolvidas com eles. O objetivo é "intensificar e valorizar cada vez mais os grupos de idosos de Sobral, na perspectiva de fortalecer esses grupos e integrá-los de forma mais intensa".
Durante a festa, diversos grupos de idosos com roupas coloridas e máscaras, desfilaram seus blocos pelo salão, elegeram Rei Momo e Rainha do Carnaval e escolheram o bloco do CRAS Regina Justa como campeão da Folia da Vai Idade.
Seu Raimundo Nonato da Silva, de 68 anos, eleito Rei Momo, e Dona Rita de Souza Nascimento, eleita Rainha do Carnaval da Vai Idade, fazem parte do Grupo de Idosos do Sumaré chamado "Renascer com Cristo na Melhor Idade", em atividade há 20 anos.
"Quero agradecer ao Prefeito Veveu e a todos esses coordenadores por essa oportunidade. Nós nos sentimos valorizados. Que Deus ilumine os caminhos dele", disse o Rei Momo em recado enviado ao Prefeito. |
|
|
|
|
|
|
Versão impressa |
|
|
Programa Ceará IV vai recuperar e pavimentar rodovias da Região Norte
|
|
Seu Raimundo Nonato e Dona Rita Nascimento |
A Audiência Civil Pública, mobilizada pela Autarquia Municipal de Meio Ambiente (AMMA), reuniu nessa terça-feira (05), representantes do Departamento Estadual de Rodovias (DER), da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMACE), de instituições de ensino e da Sociedade Civil, para apresentação do Programa Viário de Integração e Logística-Ceará IV.
O Programa trata da recuperação e pavimentação de estradas, já existentes no Estado, para melhorar o escoamento da produção agrícola e o acesso da população.
O Ceará IV é uma parceria entre o Governo do Estado, e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), orçado em cerca de 230 milhões de dólares, que vai beneficiar 72 municípios cearenses, com quase 1,7 milhão de quilômetros de estradas.
De acordo com o Programa, o Município vai ser contemplado com 302km de malha viária; o melhoramento vai ser feito no trecho que liga Sobral à Serra da Ibiapaba. Outros trechos da região, incluídos no chamado Distrito Operacional de Sobral, também estão na lista do Ceará IV, com obras de pavimentação de vias; de melhoramento e manutenção, entre outras vias, na CE 176 Olho d´Água do Pajé, e CE352 de Olho d'Água do Pajé até Santa Quitéria. Leia matéria na íntegra no blog.sobral.ce.gov.br.
|
|
Comitês de Coordenação e Executivo avaliam atividades de elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico
|
|
Plano Municipal de Saneamento Básico é elaborado em Sobral em conjunto com a sociedade |
Nessa terça-feira (5), os comitês Executivos e de Coordenação da elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) reuniram-se no auditório do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) para avaliar o andamento dos trabalhos de construção do plano, que estão sendo executados com a participação da sociedade sobralense.
Já foram realizadas plenárias de diagnóstico comunitário nos distritos de Caioca, Aprazível, Rafael Arruda, Jaibaras, Aracatiaçu e Taperuaba. Nesta quarta-feira (6), será a vez de Caracará sediar as discussões e, na quinta-feira (7), de Patriarca. No total, serão 14 plenárias. O plano, que ainda será aprovado pela Câmara de Vereadores, tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida nas cidades e estabelece ações nos eixos de esgotamento sanitário, abastecimento de água, drenagem urbana, limpeza urbana e resíduos sólidos.
O Secretário Municipal de Obras, Ilo Santiago, ressaltou que o plano é "essencial para auxiliar na resolução dos problemas das comunidades de Sobral" e um pré-requisito para liberação de recursos federais. Também participaram da reunião, o Secretário de Conservação e Serviços Públicos, Mário Parente; o Diretor Presidente do SAAE, Silvestre Gomes; além de representantes da Secretária de Saúde, da Cagece e da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Saiba mais: (88) 3677-1223.
|
|
|