Estação Primeira do Sinhá Sabóia é a campeã do Carnaval de Sobral 2013 |
|
Estação Primeira do Sinhá Sabóia teve como enredo Sobral Cidade Princesa |
Com um total de 156 pontos, a Estação Primeira do Sinhá Sabóia foi consagrada campeã do Carnaval de Sobral. O vice-campeonato foi conquistado pela Acadêmico do Dom Expedito, com 154 pontos e, a terceira colocação, ficou para Unidos do Alto do Cristo, com 147,5 pontos. As escolas de samba receberão troféus e premiação em dinheiro nos valores de R$10 mil, R$5 mil e R$ 3 mil, respectivamente para primeira, segunda e terceira colocadas.
A leitura das notas dos jurados, realizada na sala do Cine Falb Rangel, na Casa da Cultura, foi acompanhada pelos diretores das escolas e transmitida por telão para dezenas de pessoas, que, na Praça do Theatro São João, assistiram a apuração dos Desfiles das Escolas de Samba de Sobral.
Foram julgados oito quesitos (bateria, samba-enredo, evolução, alegorias, fantasias, comissão de frente, mestre-sala e porta-bandeira e enredo) por uma comissão de 16 jurados, que acompanhou, nos dias 11 e 12 de fevereiro, os desfiles das escolas na Av. Dr. Guarany.
A Prefeitura de Sobral repassou para cada escola inscrita na competição um incentivo para montagem do desfile no valor de R$13 mil. A Secretária da Cultura e Turismo, Eliane Leite, avaliou que as escolas apresentaram um bom carnaval, com desfile organizado que foi prestigiado pelas famílias sobralenses. "Foi um carnaval nota dez. Junto com todos os parceiros, trouxemos tranquilidade, paz e alegria. Foi um carnaval com zero ocorrência", destacou.
A Campeã
É a primeira vez que a Estação Primeira do Sinhá Sabóia é a campeã do Desfile das Escolas de Samba de Sobral. A escola encantou o público cantando as belezas de Sobral e levou para avenida do samba o Arco de Nossa Senhora, o Museu do Eclipse e a Coluna da Hora com uma homenagem ao rádio na pessoa do saudoso radialista José Maria Soares.
Nos últimos sete anos consecutivos, a Estação Primeira do Sinhá Sabóia foi vice-campeã do desfile. Muito emocionada, a vice-presidente da agremiação, Fátima Souza, dedicou a conquista "a nossa equipe e ao nosso bairro que tanto esperou por essa vitória". "A gente trabalhou muito todos esses anos e, graças a Deus, esse ano a gente conseguiu", afirmou.
|
|
Secretaria do Desenvolvimento Social e Combate à Extrema Pobreza inicia planejamento estratégico |
|
Padre João Batista Frota explicou os princípios do Projeto Cabra Nossa |
A Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Extrema Pobreza promoveu, na sexta-feira (8), o primeiro encontro técnico para o planejamento estratégico do órgão. Na ocasião, foram apresentados os projetos que são desenvolvidos pela secretaria, como os serviços de convivência do CRAS e CREAS, o Cadastro Único, o PRONATEC, o Sobral Solidário, dentre outros.
De acordo com a Secretária de Desenvolvimento Social e Combate à Extrema Pobreza, Valdízia Ribeiro, o objetivo é trabalhar de forma integrada e articulada, direcionando todas as ações para um mesmo foco: combate à extrema pobreza, aperfeiçoamento e inovação dos projetos e programas existentes.
Uma das ideias da Secretaria é expandir, em parceria com a Secretaria da Agricultura e Pecuária, o Projeto Cabra Nossa, idealizado pelo Padre João Batista Frota, Assessor Especial de Combate à Extrema Pobreza de Sobral. O projeto consiste na distribuição de caprinos para o sustento de famílias carentes, enfrentando a aridez do sertão com animais fortes e resistentes.
A Secretária de Agricultura e Pecuária, Luiza Barreto, também participou do encontro.
|
|
Prefeitura realiza capacitação e prepara
mobilização no Parque Mucambinho |
|
O encontro reuniu agentes comunitários de saúde, agentes de endemias, lideranças e associações, CDPP e GESA dos bairros Pe. Palhano, Sumaré, Coelce e Estação, localizados no entorno do Mucambinho. |
A capacitação em saúde ambiental para lideranças no entorno do Parque Mucambinho foi promovida pela Secretaria de Urbanismo, através da Autarquia Municipal de Meio Ambiente - AMMA e Coordenação de Habitação, em parceria com a Secretaria de Saúde.
O encontro reuniu agentes comunitários de saúde, agentes de endemias, lideranças e associações (Comissão de Demanda do Poder Público CDPP e Grupo de Educação Sanitária e Ambiental – GESA) dos bairros Pe. Palhano, Sumaré, Coelce e Estação, localizados no entorno do Mucambinho.
A ação contempla o "Programa Sobral é a Maior Limpeza", coordenado pela Autarquia Municipal de Meio Ambiente (AMMA) que realizará um trabalho conjunto, na próxima segunda-feira (18), com campanha educativa e blitz ecológica para sensibilizar os moradores na redução e destinação correta dos resíduos sólidos.
A ação vai se concentrar no CRAS do bairro Sumaré às 8h. De acordo com a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, desde a quarta-feira (6), o Parque Mucambinho vem recebendo atenção especial no que diz respeito à limpeza do canal e do mato. A operação realizada por 50 homens e duas caçambas já retirou 288m³ de sujeira.
|
|
|
|
|
|
|
Versão impressa |
|
|
Reforma administrativa aprovada pela Câmara é sancionada pelo Prefeito Veveu
|
O Prefeito Veveu Arruda sancionou, nessa quinta-feira (7), a Lei Municipal Nº 1196, que reforma as estruturas administrativas do Município e cria quatro novas secretarias. A lei já havia sido aprovada na Câmara Municipal dia 5 de fevereiro e, com a sanção, entrou em vigor. As mudanças administrativas visam a eficiência, eficácia e efetividade das ações da administração municipal.
Na nova estrutura, a antiga Ouvidoria tornou-se Controladoria e Ouvidoria Geral do Município, com o objetivo de promover controles internos de procedimentos, contas e fluxos gerenciais. "Será responsável por uma espécie de auditoria prévia nos contratos e em todos os atos administrativos da Prefeitura", explica o Prefeito Veveu.
A Secretaria do Desenvolvimento Social e Combate à Extrema Pobreza terá a missão de desenvolver políticas públicas que promovam o desenvolvimento social do Município e a erradicação da miséria. A Secretaria de Urbanismo, por sua vez, formulará, debaterá e executará a política urbana, patrimonial e ambiental de Sobral.
A Secretaria de Conservação e Serviços Públicos é responsável pela a manutenção e conservação dos logradouros e equipamentos públicos, e pelo gerenciamento de serviços municipais. Já a Secretaria de Obras tem a tarefa de executar, gerenciar e fiscalizar as obras públicas municipais.
A reforma manteve o Gabinete do Prefeito, o Gabinete do Vice-Prefeito, a Procuradoria-Geral do Município, a Secretaria da Gestão, a Secretaria da Educação, a Secretaria da Saúde, a Secretaria do Esporte, a Secretaria da Cultura e do Turismo, a Secretaria da Segurança e Cidadania, a Secretaria da Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, e a Secretaria da Agricultura e Pecuária.
Leia na íntegra a lei da reforma administrativa no Impresso Oficial do Município Nº 412 (www.sobral.ce.gov.br/impresso)
|
|
Prefeitura seleciona bolsistas para o PAIC |
Serão realizadas nos dias 14 e 15 de fevereiro, na Secretaria da Educação de Sobral, inscrições para a seleção de bolsistas de extensão tecnológica nível IV do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC) do Governo do Estado do Ceará.
Os documentos necessários são 1 foto 3x4 recente, currículo e plano de trabalho conforme modelos disponíveis no site da Prefeitura, no link editais.
São ofertadas 5 bolsas, sendo 2 para formadores da Educação Infantil, 1 para formador de Língua Portuguesa e 2 para formadores de Matemática nas séries iniciais. O valor da bolsa é de R$ 600, que será pago mensalmente pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará, durante o período de vigência, que pode ser de 3 a 12 meses. Podem se inscrever profissionais com nível superior em cursos de pedagogia, letras ou matemática e que disponham de 40 horas semanais. Saiba mais: (88) 3677-1190.
|
|
Iniciado cadastro de equipes para o Campeonato Sobralense de Futsal |
|
Segue até o dia 25 de fevereiro o cadastro das equipes que irão participar do Campeonato Sobralense de Futsal 2013. Os interessados deverão comparecer às reuniões da Liga Sobralense de Futsal, realizadas no Ginásio Poliesportivo (Rua Mauro Andrade nº 400), todas as segundas-feiras, às 18h30, munidos das fichas de filiação e de inscrição. |
|
|