População de Aracatiaçu visita obras da Escola de Tempo Integral com o Prefeito Veveu |
|
Os detalhes da obra, que está com 60% dos serviços concluídos, e tem previsão de entrega para dezembro de 2013, foram demonstrados pelo engenheiro responsável, Francisco Erson. O Prefeito Veveu Arruda, ao lado da Secretária da Educação do Estado, e Primeira-Dama, Izolda Cela, visitaram a obra |
O Prefeito Veveu Arruda visitou, na manhã desse sábado, 29, as obras em andamento da Escola de Tempo Integral (ETI), do Distrito de Aracatiaçu. Acompanhado da Primeira-Dama e Secretária da Educação do Ceará, Izolda Cela, do Vice-Prefeito, Carlos Hilton e de diversos representantes da imprensa sobralense, o gestor de Sobral conferiu o andamento de todos os setores em construção da Escola, entre eles: o administrativo; a biblioteca; multimídia; laboratórios de física, química, biologia e matemática; 12 salas de aulas; bloco do recreio (cozinha, despensa e banheiros para alunos); quadra poliesportiva e anfiteatro. Durante a visita, ele destacou a importância desse grande empreendimento para a região.
“Vamos entregar a primeira escola, com esse padrão e de ensino integral, em um distrito, no Estado do Ceará. Mas estão previstas escolas nesse padrão para todos os distritos de Sobral. Estou satisfeito com o adiantado da obra. Esse será um equipamento de grande importância para o povo de Aracatiaçu. Estou certo que os alunos daqui, com essa escola funcionando em tempo integral, chegando às 7 horas da manhã e ficando até o final da tarde, fazendo todas as refeições, tendo acesso a atividades esportivas e culturais, estarão muito mais preparados para constituírem sua própria dignidade humana”, disse Veveu. E completou. “Saindo daqui, esses alunos podem entrar na Escola de Educação Profissional, que também será de tempo integral, onde estarão habilitados para o mundo do trabalho ou para a universidade”, ressaltou o Prefeito.
A Escola de Tempo Integral de Aracatiaçu está orçada em cerca de R$ 3 milhões e atenderá em torno de 500 alunos do Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano, todos com ensino integral, ou seja, com atividades em dois turnos. A área do terreno onde está sendo erguida a Escola é de 10 mil metros quadrados, em área construída de 4.023 metros quadrados.
A obra está com 60% dos serviços concluídos e a previsão para entrega é dezembro de 2013. A construtora responsável pelos serviços é a L.A. Empreendimentos e o Engenheiro responsável é Francisco Erson, que conta com o trabalho de 40 operários, todos com carteira assinada, gerando emprego e renda para o Distrito do Aracatiaçu.
|
|
Prefeito Veveu entrega Medalha de Ouro aos campeões do Vôlei de Areia |
|
Pódio masculino - No torneio masculino, depois de nove etapas, disputadas em Santa Fé, na Argentina; Viña de Mar, no Chile; Montevidéu, no Uruguai; Lima, no Peru; Assunção, no Paraguai; Porto La Cruz, na Venezuela; Cochabamba, na Bolívia; Girardot, na Colômbia e Sobral, no Brasil; nosso País terminou no topo do ranking com 1.600 pontos, seguido de Chile, com 1.540 pontos e Venezuela, com 1.440, subindo ao lugar mais alto do pódio quatro vezes – nas duas últimas, com Thiago e Oscar. |
Na manhã desse domingo (30), os torcedores sobralenses compareceram em massa para assistir ao espetáculo do esporte dos atletas que disputaram semifinal e final da 9ª Etapa do Circuito Sul-Americano de Vôlei de Praia.
No masculino, o pódio foi verde e amarelo, com direito a execução do Hino Nacional, com a dupla Oscar Brandão e Barbosa, que disputou e venceu os chilenos, Marco Grimalt e Esteban Grimalt por 2x0. O terceiro lugar foi disputado entre Brasil e Venezuela, entre as duplas Brandão e Saymon Barbosa, que ficou com a prata, e Fernando Ramos e Carlos Rangel. A Venezuela ficou com a medalha de bronze após perder por 2 sets a 1.
No torneio masculino, depois de nove etapas, disputadas em Santa Fé, na Argentina; Viña de Mar, no Chile; Montevidéu, no Uruguai; Lima, no Peru; Assunção, no Paraguai; Porto La Cruz, na Venezuela; Cochabamba, na Bolívia; Girardot, na Colômbia e Sobral, no Brasil; nosso País terminou no topo do ranking com 1.600 pontos, seguido de Chile, com 1.540 pontos e Venezuela, com 1.440, subindo ao lugar mais alto do pódio quatro vezes – nas duas últimas, com Thiago e Oscar.
As meninas
Nas semifinais, Neide e Carol Horta disputaram com as também brasileiras Thaís e Sandressa, com uma vitória de 2x0. As argentinas Ana Gallay e Georgina Klug derrotaram as colombianas Clauda e Andrea Galindo, também por 2 a 0. Mas as colombianas acabaram garantindo o terceiro lugar ao derrotar as brasileiras Thaís e Sandressa por 2 a 0.
Na final do torneio feminino, o Brasil, que já tinha garantido o título da temporada na etapa em Girardot, na Colômbia, foi para a final com as brasileiras Carol Horta e Neide, que ficaram com a medalha de prata, disputando com as argentinas Gallay e Klug, dupla essa que venceu a partida por 2x0.
O quadro geral do Circuito Sul-Americano terminou com o Brasil na liderança do ranking, com 1.760 pontos, seguido de Argentina, com 1.520 e Chile, 1.160.
A disputa entre as belas jogadoras foi acirrada e a torcida, sob o famoso calor de Sobral, vibrou com cada ponto.
No sábado, 29, foram disputados 12 jogos pelo masculino e 12 pelo feminino, sendo 8 a fase classificatória, iniciada na sexta-feira (28), e 4 pelas quartas de final, no feminino e masculino. Duplas de 9 países competiram nas areias da arena montada pela Prefeitura de Sobral, ao lado do Ginásio Poliesportivo Dr. Plínio Pompeu.
Após a cerimônia de premiação das disputas masculinas, aconteceu a grande final feminina entre Brasil e Argentina
|
|
As três medalhistas olímpicas, Shelda Bedê, Adriana Behar e Mônica Rodrigues receberam uma Placa de Honra ao Mérito, concedida pela Prefeitura de Sobral, à personalidades que trabalham pelo engrandecimento do esporte no Brasil. |
A final
Foram três dias de muita festa e animação e, para a final, no domingão ensolarado, os sobralenses lotaram a arquibancada da arena para ver os grandes nomes (alguns mundiais) do vôlei de areia.
Mas, antes da premiação, uma cena histórica marcou a final do Sul-americano. As três medalhistas olímpicas, Shelda Bedê e Adriana Behar, que jogaram em dupla durante 12 anos, juntamente com Mônica Rodrigues, se reuniram na quadra de areia para agradecer ao público, aos organizadores e ao Prefeito Veveu Arruda, pela realização e sucesso do encontro. Na ocasião, as três receberam uma Placa de Honra ao Mérito, concedida pela Prefeitura de Sobral, à personalidades que trabalham pelo engrandecimento do esporte no Brasil.
“Estamos todos muito felizes (disse Shelda, emocionada) por realizar essa final do Sul-americano em Sobral. Obrigada Veveu pelo apoio ao esporte, esse é apenas o primeiro de muitos outros eventos que traremos para cá”, ressaltou a Secretária de Esporte.
A estrutura das três quadras construídas ao lado do Ginásio Poliesportivo, montadas nos moldes da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), ou seja, profissionais, ficarão disponíveis para a comunidade sobralense. A meta do Prefeito Veveu é dar continuidade às atividades nas arenas com escolinhas de Vôlei de Areia, Futevôlei, Tênis e outras modalidades possíveis.
Os jogos da 9ª Etapa (Final) do Circuito Sul-Americano de Vôlei de Areia foram transmitidos ao vivo, através do site da Confederación Sudamericana de Voleibol.(CSV): http://www.voleysur.org/v1/transmissao.asp |
|
O Prefeito Veveu fez a entrega das medalhas e troféus à dupla brasileira, campeã no masculino da 9ª Etapa do Circuito Sul-Americano de Vôlei de Praia, Thiago Santos e Oscar Brandão |
Confira os resultados dos jogos da Semifinal Masculina:
BASTOS/BARBOSA [BRA2] (0x2) E.GRIMALT/M.GRIMALT [CHI1] [15x21, 16x21]
BRANDÃO/BARBOSA [BRA1] (2x1) RAMOS/RANGEL [VEN1] (21x15, 12x21, 15x11)
Confira o resultado do jogo da Final Masculina:
E.GRIMALT/M.GRIMALT (CHI1) (0x2) BRANDÃO/BARBOSA [BRA1] (16x21, 20x22)
Confira os resultados dos jogos da Semifinal Feminina:
C.GALINDO/ A.GALINDO [COL1] (0x2) GALLAY/KLUG [ARG1] (15x21, 17x21)
HORTA/SABINO [BRA3](2x0) RODRIGUES/LORANDI (BRA5) (21x18, 21x19)
Confira o resultado do jogo da Final Feminina:
GALLAY/ KLUG [ARG1] (2X0) HORTA/SABINO [BRA3] (21x13, 21x13)
|
|
Contribuintes sorteados recebem prêmios do IPTU |
|
Os prêmios do IPTU 2012 foram entregues no hall do 5º andar do Paço Muncipal |
O Prefeito Veveu Arruda entregou, nesta quinta-feira, 28, no hall do 5º andar da Prefeitura, os prêmios aos contribuintes sorteados que pagaram o IPTU 2012 em cota única e dentro do prazo de vencimento. O sorteio foi realizado no dia 27 de maio pelo Secretário da Gestão, José Maria Rosa.
Os sorteados foram: Marcos Antônio Paulino Dias, morador do Centro (1 TV de 14”); Paulo de Tarso Pontes Pierre, morador do bairro das Pedrinhas (1 TV de 14”); José Flávio Prado Ribeiro, morador do Derby Clube (1 TV de 21”); José Valderi Angelim Arcanjo Júnior, do bairro Dom José (1 TV de 29”); Raimundo Monte Frota, morador do Alto da Brasília (1 geladeira); e Antônio Walter Andrade, que mora no Centro (1 moto).
Durante a entrega dos prêmios, o Prefeito ressaltou a importância do tributo para as melhorias necessárias ao desenvolvimento do Município, e elogiou o empenho dos sorteados.
No exercício 2012 foram arrecadados R$ 3.498.342,40 em IPTU, que foi convertido em benefícios para toda população do Município, resultando em qualidade de vida para as comunidades a partir da expansão dos serviços de Saúde, Educação, Segurança, Transportes e outros investimentos que promovem o bem social. |
|
|
|
Versão impressa |
|
|
Realizada em Sobral a etapa regional do Prêmio Peteca |
|
A Prefeitura de Sobral, em parceria com o Governo do Estado, realizou, nessa quinta-feira, 27, no Theatro São João, o III Festival Municipal do Programa de Educação Contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca).
Cerca de 40 escolas se inscreveram no Festival, que todos os anos busca selecionar os melhores trabalhos criados por alunos da Rede Pública de Ensino, para representarem o Município na etapa estadual do “Prêmio Peteca”. Nessa fase, os participantes competiram nas modalidades de Artes Cênicas (teatro), com 7 trabalhos selecionados; Música, com 8 composições inéditas; Literatura de Cordel, com 2 trabalhos selecionados; Conto, com 3 trabalhos, e Pintura, também com 3 trabalhos selecionados. Apenas um trabalho de cada modalidade representará Sobral na etapa estadual, na qual o Município é vencedor, por dois anos seguidos.
Na modalidade Artes Cênicas, o primeiro lugar ficou com um grupo de 6 alunos da Escola Gerardo Rodrigues; o aluno Narciso, da Escola Osmar de Sá Ponte, é quem vai representar Sobral na modalidade Música; em Literatura de Cordel, o primeiro lugar foi para os alunos Marcos Diones e Natyelen Mendes, da Escola Frederico Auto Correia; o Conto da aluna Luiza Silva de Lima, da Escola Padre Osvaldo Chaves, foi selecionado para a etapa estadual; o trabalho do aluno Lucas Mesquita Madeira, também da Escola Padre Osvaldo Chaves, foi selecionado na modalidade Pintura.
Criado no ano de 2008, o Peteca é um programa desenvolvido pelo Ministério Público do Trabalho no Ceará, em parceria com as Secretarias Estadual e Municipal de Educação, e consiste num conjunto de ações voltadas para a promoção de debates nas escolas de ensino fundamental e médio dos temas relativos aos direitos da criança e do adolescente, especialmente o trabalho infantil e a profissionalização do adolescente.
O Peteca realiza oficinas de capacitação e sensibilização de profissionais da educação, que atuam como coordenadores municipais do Programa e são responsáveis pela formação de coordenadores pedagógicos. Estes, por sua vez, debatem com os professores os temas estudados nas oficinas, elaborando plano de ação para abordagem em sala de aula e promoção de eventos que permitam ampliar o debate para toda a comunidade escolar.
Os alunos são estimulados a produzir tarefas escolares, demonstrando os conhecimentos adquiridos por meio de desenhos, pinturas, esquetes teatrais, músicas, paródias, contos, poesias de cordel e histórias em quadrinho, dentre outras modalidades. Todos os trabalhos produzidos são compartilhados com a comunidade escolar e a sociedades em geral, por meio de eventos promovidos nas escolas e nas secretarias municipais de Educação, além da disputa anual pelo Prêmio Peteca.
|
|
Folha de São Paulo destaca Sobral
como referência na Educação |
|
Prefeito Veveu falou do seu empenho em estar próximo da p0pulação para ouví-los e atender as suas necessidade. |
Confira a reprodução da matéria publicada nesse domingo,
30 de junho, no jornal Folha de São Paulo
Gasto com educação no Brasil é semelhante ao de país desenvolvido;
falhas são por gestão.
ÉRICA FRAGA - DE SÃO PAULO
Um aluno de escola pública em Sobral, no interior do Ceará, custa metade que um estudante da rede municipal de São Paulo, porém sabe mais matemática e português no 5º ano do ensino fundamental, segundo avaliações recentes do governo federal.
O caso da cidade cearense tem sido citado como exemplo de que, em educação, o montante de investimentos não é tudo.
Nas últimas semanas, o aumento dos gastos tem sido apontado como saída para a melhoria do ensino em resposta à insatisfação manifestada nas ruas.
“Dinheiro para educação é importante, mas não adianta dobrar os investimentos e não melhorar a gestão dos recursos”, diz o economista Affonso Celso Pastore, ex-presidente do Banco Central.
O pesquisador Naercio Menezes, do Insper, que tem estudado as políticas e o desempenho educacionais de Sobral, concorda:
“Acho temerário dizer que mais gastos vão necessariamente melhorar a qualidade da educação no Brasil. É vender uma falsa ideia”.
A discussão ocorre em um momento em que o governo tenta destinar à educação 100% dos royalties gerados pelos campos de petróleo do pré-sal.
Há também em debate uma proposta para aumentar os investimentos do setor público com educação de 5,3% do PIB (Produto Interno Bruto) para 10%.
O nível atual de gastos é próximo ao patamar de 5,4% do PIB registrado pelos países da OCDE (grupo que reúne, principalmente, países desenvolvidos).
“Esse dado é um bom indicador de que o Brasil não gasta pouco com educação”, diz Samuel Pessôa, colunista da Folha e pesquisador da FGV.
GASTOS DESIGUAIS
As principais falhas na área educacional no Brasil, segundo pesquisadores, estão relacionadas à má distribuição e à gestão ineficiente dos recursos.
Os gastos públicos com estudantes universitários ainda são, por exemplo, mais do que cinco vezes maiores do que com alunos da educação infantil, embora a diferença tenha caído nos últimos anos.
Estudos indicam que o foco na pré-escola é primordial para reduzir a distância intelectual que tende a separar os alunos de diferentes níveis sociais (medidos de acordo com o grau de escolaridade das mães).
Os pesquisadores James Heckman (ganhador do Nobel de Economia) e Flávio Rezende Cunha mostraram que boa parte da defasagem de desenvolvimento cognitivo existente na adolescência nos Estados Unidos vem desde os cinco anos.
“A educação infantil e os primeiros anos do ensino fundamental são os que mais precisam de investimentos”, diz Menezes, do Insper.
Segundo ele, o município de Sobral teve um salto na área educacional nos últimos anos depois de adotar medidas para monitorar de perto a evolução dos alunos na alfabetização.
BÔNUS
Outra política foi alocar os melhores professores para os alunos que apresentam piores desempenhos, além de pagar bônus para escolas e profissionais que conseguem os melhores resultados.
Entre 2005 e 2011, a nota média dos alunos do 5º ano do ensino fundamental da cidade em matemática na Prova Brasil (exame do governo federal) saltou de 170 para 270, segundo Menezes.
Para a mesma série, os estudantes do município de São Paulo atingiram pontuação de 197 há dois anos.
Enquanto Sobral gasta cerca de R$ 3.100 por aluno, na cidade de São Paulo o dispêndio é de R$ 6.000.
Segundo o economista Cláudio Ferraz, da PUC-Rio, a má gestão e a corrupção têm forte impacto no rendimentos escolar.
“Os investimentos são importantes. Mas não adianta aumentar os recursos aplicados em educação antes de atacar esses problemas”, diz. |
|