Órgão de Divulgação da Prefeitura Municipal de Sobral

Ano XVI - Nº 121 - Sobral, segunda-feira, 1º de julho de 2013

População de Aracatiaçu visita obras da Escola de Tempo Integral com o Prefeito Veveu

Os detalhes da obra, que está com 60% dos serviços concluídos, e tem previsão de entrega para dezembro de 2013, foram demonstrados pelo engenheiro responsável, Francisco Erson. O Prefeito Veveu Arruda, ao lado da Secretária da Educação do Estado, e Primeira-Dama, Izolda Cela, visitaram a obra


O Prefeito Veveu Arruda visitou, na manhã desse sábado, 29, as obras em andamento da Escola de Tempo Integral (ETI), do Distrito de Aracatiaçu. Acompanhado da Primeira-Dama e Secretária da Educação do Ceará, Izolda Cela, do Vice-Prefeito, Carlos Hilton e de diversos representantes da imprensa sobralense, o gestor de Sobral conferiu o andamento de todos os setores em construção da Escola, entre eles: o administrativo; a biblioteca; multimídia; laboratórios de física, química, biologia e matemática; 12 salas de aulas; bloco do recreio (cozinha, despensa e banheiros para alunos); quadra poliesportiva e anfiteatro. Durante a visita, ele destacou a importância desse grande empreendimento para a região.

“Vamos entregar a primeira escola, com esse padrão e de ensino integral, em um distrito, no Estado do Ceará. Mas estão previstas escolas nesse padrão para todos os distritos de Sobral. Estou satisfeito com o adiantado da obra. Esse será um equipamento de grande importância para o povo de Aracatiaçu. Estou certo que os alunos daqui, com essa escola funcionando em tempo integral, chegando às 7 horas da manhã e ficando até o final da tarde, fazendo todas as refeições, tendo acesso a atividades esportivas e culturais, estarão muito mais preparados para constituírem sua própria dignidade humana”, disse Veveu. E completou. “Saindo daqui, esses alunos podem entrar na Escola de Educação Profissional, que também será de tempo integral, onde estarão habilitados para o mundo do trabalho ou para a universidade”, ressaltou o Prefeito.

A Escola de Tempo Integral de Aracatiaçu está orçada em cerca de R$ 3 milhões e atenderá em torno de 500 alunos do Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano, todos com ensino integral, ou seja, com atividades em dois turnos. A área do terreno onde está sendo erguida a Escola é de 10 mil metros quadrados, em área construída de 4.023 metros quadrados.

A obra está com 60% dos serviços concluídos e a previsão para entrega é dezembro de 2013. A construtora responsável pelos serviços é a L.A. Empreendimentos e o Engenheiro responsável é Francisco Erson, que conta com o trabalho de 40 operários, todos com carteira assinada, gerando emprego e renda para o Distrito do Aracatiaçu.


Prefeito Veveu entrega Medalha de Ouro aos campeões do Vôlei de Areia
Pódio masculino - No torneio masculino, depois de nove etapas, disputadas em Santa Fé, na Argentina; Viña de Mar, no Chile; Montevidéu, no Uruguai; Lima, no Peru; Assunção, no Paraguai; Porto La Cruz, na Venezuela; Cochabamba, na Bolívia; Girardot, na Colômbia e Sobral, no Brasil; nosso País terminou no topo do ranking com 1.600 pontos, seguido de Chile, com 1.540 pontos e Venezuela, com 1.440, subindo ao lugar mais alto do pódio quatro vezes – nas duas últimas, com Thiago e Oscar.


Na manhã desse domingo (30), os torcedores sobralenses compareceram em massa para assistir ao espetáculo do esporte dos atletas que disputaram semifinal e final da 9ª Etapa do Circuito Sul-Americano de Vôlei de Praia.

No masculino, o pódio foi verde e amarelo, com direito a execução do Hino Nacional, com a dupla Oscar Brandão e Barbosa, que disputou e venceu os chilenos, Marco Grimalt e Esteban Grimalt por 2x0. O terceiro lugar foi disputado entre Brasil e Venezuela, entre as duplas Brandão e Saymon Barbosa, que ficou com a prata, e Fernando Ramos e Carlos Rangel. A Venezuela ficou com a medalha de bronze após perder por 2 sets a 1.

No torneio masculino, depois de nove etapas, disputadas em Santa Fé, na Argentina; Viña de Mar, no Chile; Montevidéu, no Uruguai; Lima, no Peru; Assunção, no Paraguai; Porto La Cruz, na Venezuela; Cochabamba, na Bolívia; Girardot, na Colômbia e Sobral, no Brasil; nosso País terminou no topo do ranking com 1.600 pontos, seguido de Chile, com 1.540 pontos e Venezuela, com 1.440, subindo ao lugar mais alto do pódio quatro vezes – nas duas últimas, com Thiago e Oscar.

As meninas
Nas semifinais, Neide e Carol Horta disputaram com as também brasileiras Thaís e Sandressa, com uma vitória de 2x0. As argentinas Ana Gallay e Georgina Klug derrotaram as colombianas Clauda e Andrea Galindo, também por 2 a 0. Mas as colombianas acabaram garantindo o terceiro lugar ao derrotar as brasileiras Thaís e Sandressa por 2 a 0.


Na final do torneio feminino, o Brasil, que já tinha garantido o título da temporada na etapa em Girardot, na Colômbia, foi para a final com as brasileiras Carol Horta e Neide, que ficaram com a medalha de prata, disputando com as argentinas Gallay e Klug, dupla essa que venceu a partida por 2x0.

O quadro geral do Circuito Sul-Americano terminou com o Brasil na liderança do ranking, com 1.760 pontos, seguido de Argentina, com 1.520 e Chile, 1.160.

A disputa entre as belas jogadoras foi acirrada e a torcida, sob o famoso calor de Sobral, vibrou com cada ponto.

No sábado, 29, foram disputados 12 jogos pelo masculino e 12 pelo feminino, sendo 8 a fase classificatória, iniciada na sexta-feira (28), e 4 pelas quartas de final, no feminino e masculino. Duplas de 9 países competiram nas areias da arena montada pela Prefeitura de Sobral, ao lado do Ginásio Poliesportivo Dr. Plínio Pompeu.
Após a cerimônia de premiação das disputas masculinas, aconteceu a grande final feminina entre Brasil e Argentina

As três medalhistas olímpicas, Shelda Bedê, Adriana Behar e Mônica Rodrigues receberam uma Placa de Honra ao Mérito, concedida pela Prefeitura de Sobral, à personalidades que trabalham pelo engrandecimento do esporte no Brasil.


A final

Foram três dias de muita festa e animação e, para a final, no domingão ensolarado, os sobralenses lotaram a arquibancada da arena para ver os grandes nomes (alguns mundiais) do vôlei de areia.

Mas, antes da premiação, uma cena histórica marcou a final do Sul-americano. As três medalhistas olímpicas, Shelda Bedê e Adriana Behar, que jogaram em dupla durante 12 anos, juntamente com Mônica Rodrigues, se reuniram na quadra de areia para agradecer ao público, aos organizadores e ao Prefeito Veveu Arruda, pela realização e sucesso do encontro. Na ocasião, as três receberam uma Placa de Honra ao Mérito, concedida pela Prefeitura de Sobral, à personalidades que trabalham pelo engrandecimento do esporte no Brasil.

“Estamos todos muito felizes (disse Shelda, emocionada) por realizar essa final do Sul-americano em Sobral. Obrigada Veveu pelo apoio ao esporte, esse é apenas o primeiro de muitos outros eventos que traremos para cá”, ressaltou a Secretária de Esporte.

A estrutura das três quadras construídas ao lado do Ginásio Poliesportivo, montadas nos moldes da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), ou seja, profissionais, ficarão disponíveis para a comunidade sobralense. A meta do Prefeito Veveu é dar continuidade às atividades nas arenas com escolinhas de Vôlei de Areia, Futevôlei, Tênis e outras modalidades possíveis.

Os jogos da 9ª Etapa (Final) do Circuito Sul-Americano de Vôlei de Areia foram transmitidos ao vivo, através do site da Confederación Sudamericana de Voleibol.(CSV): http://www.voleysur.org/v1/transmissao.asp

O Prefeito Veveu fez a entrega das medalhas e troféus à dupla brasileira, campeã no masculino da 9ª Etapa do Circuito Sul-Americano de Vôlei de Praia, Thiago Santos e Oscar Brandão


Confira os resultados dos jogos da Semifinal Masculina:

BASTOS/BARBOSA [BRA2] (0x2) E.GRIMALT/M.GRIMALT [CHI1] [15x21, 16x21]

BRANDÃO/BARBOSA [BRA1] (2x1) RAMOS/RANGEL [VEN1] (21x15, 12x21, 15x11)

Confira o resultado do jogo da Final Masculina:

E.GRIMALT/M.GRIMALT (CHI1) (0x2) BRANDÃO/BARBOSA [BRA1] (16x21, 20x22)

Confira os resultados dos jogos da Semifinal Feminina:

C.GALINDO/ A.GALINDO [COL1] (0x2) GALLAY/KLUG [ARG1] (15x21, 17x21)

HORTA/SABINO [BRA3](2x0) RODRIGUES/LORANDI (BRA5) (21x18, 21x19)

Confira o resultado do jogo da Final Feminina:

GALLAY/ KLUG [ARG1] (2X0) HORTA/SABINO [BRA3] (21x13, 21x13)

 


Contribuintes sorteados recebem prêmios do IPTU
Os prêmios do IPTU 2012 foram entregues no hall do 5º andar do Paço Muncipal

 

O Prefeito Veveu Arruda entregou, nesta quinta-feira, 28, no hall do 5º andar da Prefeitura, os prêmios aos contribuintes sorteados que pagaram o IPTU 2012 em cota única e dentro do prazo de vencimento. O sorteio foi realizado no dia 27 de maio pelo Secretário da Gestão, José Maria Rosa.

Os sorteados foram: Marcos Antônio Paulino Dias, morador do Centro (1 TV de 14”); Paulo de Tarso Pontes Pierre, morador do bairro das Pedrinhas (1 TV de 14”); José Flávio Prado Ribeiro, morador do Derby Clube (1 TV de 21”); José Valderi Angelim Arcanjo Júnior, do bairro Dom José (1 TV de 29”); Raimundo Monte Frota, morador do Alto da Brasília (1 geladeira); e Antônio Walter Andrade, que mora no Centro (1 moto).

Durante a entrega dos prêmios, o Prefeito ressaltou a importância do tributo para as melhorias necessárias ao desenvolvimento do Município, e elogiou o empenho dos sorteados.

No exercício 2012 foram arrecadados R$ 3.498.342,40 em IPTU, que foi convertido em benefícios para toda população do Município, resultando em qualidade de vida para as comunidades a partir da expansão dos serviços de Saúde, Educação, Segurança, Transportes e outros investimentos que promovem o bem social.

Leia nossas edições anteriores

Versão impressa

 

Realizada em Sobral a etapa regional do Prêmio Peteca

 

A Prefeitura de Sobral, em parceria com o Governo do Estado, realizou, nessa quinta-feira, 27, no Theatro São João, o III Festival Municipal do Programa de Educação Contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca).

Cerca de 40 escolas se inscreveram no Festival, que todos os anos busca selecionar os melhores trabalhos criados por alunos da Rede Pública de Ensino, para representarem o Município na etapa estadual do “Prêmio Peteca”. Nessa fase, os participantes competiram nas modalidades de Artes Cênicas (teatro), com 7 trabalhos selecionados; Música, com 8 composições inéditas; Literatura de Cordel, com 2 trabalhos selecionados; Conto, com 3 trabalhos, e Pintura, também com 3 trabalhos selecionados. Apenas um trabalho de cada modalidade representará Sobral na etapa estadual, na qual o Município é vencedor, por dois anos seguidos.

Na modalidade Artes Cênicas, o primeiro lugar ficou com um grupo de 6 alunos da Escola Gerardo Rodrigues; o aluno Narciso, da Escola Osmar de Sá Ponte, é quem vai representar Sobral na modalidade Música; em Literatura de Cordel, o primeiro lugar foi para os alunos Marcos Diones e Natyelen Mendes, da Escola Frederico Auto Correia; o Conto da aluna Luiza Silva de Lima, da Escola Padre Osvaldo Chaves, foi selecionado para a etapa estadual; o trabalho do aluno Lucas Mesquita Madeira, também da Escola Padre Osvaldo Chaves, foi selecionado na modalidade Pintura.

Criado no ano de 2008, o Peteca é um programa desenvolvido pelo Ministério Público do Trabalho no Ceará, em parceria com as Secretarias Estadual e Municipal de Educação, e consiste num conjunto de ações voltadas para a promoção de debates nas escolas de ensino fundamental e médio dos temas relativos aos direitos da criança e do adolescente, especialmente o trabalho infantil e a profissionalização do adolescente.

O Peteca realiza oficinas de capacitação e sensibilização de profissionais da educação, que atuam como coordenadores municipais do Programa e são responsáveis pela formação de coordenadores pedagógicos. Estes, por sua vez, debatem com os professores os temas estudados nas oficinas, elaborando plano de ação para abordagem em sala de aula e promoção de eventos que permitam ampliar o debate para toda a comunidade escolar.

Os alunos são estimulados a produzir tarefas escolares, demonstrando os conhecimentos adquiridos por meio de desenhos, pinturas, esquetes teatrais, músicas, paródias, contos, poesias de cordel e histórias em quadrinho, dentre outras modalidades. Todos os trabalhos produzidos são compartilhados com a comunidade escolar e a sociedades em geral, por meio de eventos promovidos nas escolas e nas secretarias municipais de Educação, além da disputa anual pelo Prêmio Peteca.

 


Folha de São Paulo destaca Sobral
como referência na Educação
Prefeito Veveu falou do seu empenho em estar próximo da p0pulação para ouví-los e atender as suas necessidade.


Confira a reprodução da matéria publicada nesse domingo,
30 de junho, no jornal Folha de São Paulo

Gasto com educação no Brasil é semelhante ao de país desenvolvido;
falhas são por gestão.

ÉRICA FRAGA - DE SÃO PAULO
Um aluno de escola pública em Sobral, no interior do Ceará, custa metade que um estudante da rede municipal de São Paulo, porém sabe mais matemática e português no 5º ano do ensino fundamental, segundo avaliações recentes do governo federal.

O caso da cidade cearense tem sido citado como exemplo de que, em educação, o montante de investimentos não é tudo.
Nas últimas semanas, o aumento dos gastos tem sido apontado como saída para a melhoria do ensino em resposta à insatisfação manifestada nas ruas.

“Dinheiro para educação é importante, mas não adianta dobrar os investimentos e não melhorar a gestão dos recursos”, diz o economista Affonso Celso Pastore, ex-presidente do Banco Central.
O pesquisador Naercio Menezes, do Insper, que tem estudado as políticas e o desempenho educacionais de Sobral, concorda:

“Acho temerário dizer que mais gastos vão necessariamente melhorar a qualidade da educação no Brasil. É vender uma falsa ideia”.
A discussão ocorre em um momento em que o governo tenta destinar à educação 100% dos royalties gerados pelos campos de petróleo do pré-sal.

Há também em debate uma proposta para aumentar os investimentos do setor público com educação de 5,3% do PIB (Produto Interno Bruto) para 10%.

O nível atual de gastos é próximo ao patamar de 5,4% do PIB registrado pelos países da OCDE (grupo que reúne, principalmente, países desenvolvidos).
“Esse dado é um bom indicador de que o Brasil não gasta pouco com educação”, diz Samuel Pessôa, colunista da Folha e pesquisador da FGV.

GASTOS DESIGUAIS
As principais falhas na área educacional no Brasil, segundo pesquisadores, estão relacionadas à má distribuição e à gestão ineficiente dos recursos.

Os gastos públicos com estudantes universitários ainda são, por exemplo, mais do que cinco vezes maiores do que com alunos da educação infantil, embora a diferença tenha caído nos últimos anos.
Estudos indicam que o foco na pré-escola é primordial para reduzir a distância intelectual que tende a separar os alunos de diferentes níveis sociais (medidos de acordo com o grau de escolaridade das mães).
Os pesquisadores James Heckman (ganhador do Nobel de Economia) e Flávio Rezende Cunha mostraram que boa parte da defasagem de desenvolvimento cognitivo existente na adolescência nos Estados Unidos vem desde os cinco anos.

“A educação infantil e os primeiros anos do ensino fundamental são os que mais precisam de investimentos”, diz Menezes, do Insper.

Segundo ele, o município de Sobral teve um salto na área educacional nos últimos anos depois de adotar medidas para monitorar de perto a evolução dos alunos na alfabetização.

BÔNUS
Outra política foi alocar os melhores professores para os alunos que apresentam piores desempenhos, além de pagar bônus para escolas e profissionais que conseguem os melhores resultados.

Entre 2005 e 2011, a nota média dos alunos do 5º ano do ensino fundamental da cidade em matemática na Prova Brasil (exame do governo federal) saltou de 170 para 270, segundo Menezes.

Para a mesma série, os estudantes do município de São Paulo atingiram pontuação de 197 há dois anos.

Enquanto Sobral gasta cerca de R$ 3.100 por aluno, na cidade de São Paulo o dispêndio é de R$ 6.000.

Segundo o economista Cláudio Ferraz, da PUC-Rio, a má gestão e a corrupção têm forte impacto no rendimentos escolar.

“Os investimentos são importantes. Mas não adianta aumentar os recursos aplicados em educação antes de atacar esses problemas”, diz.

 
Prefeito Municipal:
José Clodoveu de Arruda Coelho Neto

Chefe de Gabinete do Prefeito:
Luciano de Arruda Coelho Filho

Assessora de Comunicação e Editora-chefe:
Natercia Rocha


Equipe de Redação: Gabriele Oliveira e Marcelino Júnior | Editoração Eletrônica: Edwalcyr Santos e Laura Farias | Fotos: Luiz Queiroz | Impressão: Imprensa Oficial do Município (IOM) | Tiragem: 2.500 exemplares.

Contato: (88) 3677-1116 ou 3677-1118
E-mail: comunicacao@sobral.ce.gov.br