Sobral sedia a I Jornada de Políticas Públicas sobre Drogas |
|
Socorro França, Assessora de Políticas Públicas sobre Drogas do Estado e a mesa formada pelo Prefeito Veveu Arruda, o Vice-Prefeito, Carlos Hilton Soares, e representes das prefeituras de Moraújo, Ipu, Forquilha, Frecheirinha, Reriutaba, Irauçuba, Hidrolândia, Santa Quitéria, Catunda e Alcântaras |
Foi realizada, nesta quarta-feira, 5, no Centro de Convenções de Sobral, a I Jornada de Políticas Públicas sobre Drogas, que teve à frente o Prefeito Veveu Arruda e a Assessora Especial de Políticas Públicas sobre Drogas do Governo do Estado, Socorro França. O objetivo é fortalecer as Políticas Públicas sobre Drogas no Estado.
A Assessora Especial de Políticas Públicas sobre Drogas do Governo do Estado apresentou, durante o encontro, a Cartilha com o programa de combate às drogas, que envolve todos os municípios cearenses na luta contra o crack e outras drogas. A Cartilha apresenta o Plano de Governo que conta com a integração do Poder Público e da Sociedade para fortalecer as redes de atendimento.
O trabalho se divide entre os eixos da Prevenção, Cuidado, e Autoridade, com apoio dos Ministérios da Justiça, Educação e Saúde, além da Secretaria de Direitos Humanos, oferecendo capacitações, cursos, treinamentos, e indicando órgãos e entidades ligadas direta ou indiretamente ao tema.
De acordo com o IBGE o Brasil ocupa o primeiro lugar em consumo de crack, e o segundo em consumo de cocaína no mundo. A última pesquisa sobre o crack feita pelo IBGE em 2001, mostrou que 98% dos municípios brasileiros sofrem com o alto índice de consumo desta droga. Cento e dezessete dos 184 municípios cearenses também fazem parte desta estatística como grandes consumidores de crack, daí a preocupação das autoridades em minimizar esse impacto na sociedade.
|
|
O Prefeito Veveu Arruda destacou a iniciativa do Governo do Estado em criar, em 2012, a Assessoria Especial de Políticas Públicas sobre Drogas (AESPD) e assinou o Termo de Compromisso para a implementação de ações no município que contenham o avanço das drogas “Com esse trabalho em conjunto entre os poderes Federal, Municipal e Estadual, além da sociedade, nós podemos dar passos importantes para vencer essa batalha”.
Para Socorro França, Assessora da AESPD, “o mais importante é pautar o tema. Durante muitos anos esquecemos de tratar sobre drogas e, infelizmente, os traficantes conseguiram cooptar nossa juventude. Nós estamos trazendo para essa discussão o tema “Crack é Preciso Vencer” com as diretrizes que devem ser seguidas em busca de uma saída para esse grande problema. A cartilha apresentada durante a I Jornada mostra os caminhos necessários de como acessar projetos, contatos, e de como ter acesso aos recursos federais disponibilizados para o nosso Estado na luta contra o crack, que são da ordem de R$ 4 milhões, para execução das ações. Inclusive muitos projetos já estão sendo encaminhados e contratados para esse fim”.
Estiveram presentes no encontro o Vice-Prefeito, Carlos Hilton Soares; de secretários municipais, e representantes das prefeituras de Moraújo, Ipu, Forquilha, Frecheirinha, Reriutaba, Irauçuba, Hidrolândia, Santa Quitéria, Catunda e Alcântaras, representantes da Câmara Municipal de Sobral; da Polícia Militar; da Diocese de Sobral; Câmara de Diretores Lojistas, Conselhos Tutelares e de Direito, juízes, promotores, defensores, delegados, comunidades terapêuticas e entidades relacionadas com a temática drogas, além de outras representações do Poder Público e da sociedade civil.
O encontro foi promovido pelo Governo do Estado, através da Assessoria Especial de Políticas Públicas sobre Drogas, e contou com o apoio da Prefeitura de Sobral.
|
|
Alternativa de alimentação para animais durante a estiagem |
|
Os produtores de milho utilizando a técnica de linha corrida, que proporciona uma maior produção de forragens e grão por metro linear, para a colheita e acondicionamento da produção |
A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagri), com a participação de 14 agricultores familiares dos assentamentos de Flores e São José, do Distrito de Aracatiaçu, está desenvolvendo um projeto de cultivo de forragem de milho e sorgo nas áreas da Escola Agrícola para produção de 200 toneladas de silagem.
O projeto surgiu da necessidade emergencial que os pequenos produtores dos assentamentos rurais enfrentam em época de estiagem para dar continuidade à produção e sustentabilidade dos rebanhos bovinos, caprinos e ovinos. Segundo a Secretária da Seagri, Luiza Barreto, “a ideia é manter os produtores economicamente ativos em época de estiagem, evitando a venda de seus rebanhos, possibilitando a sua subsistência”.
O Projeto, coordenado pelo engenheiro agrônomo da Seagri, Roberto Machado, iniciou no dia 4, com o preparo da área (aração e gradagem) e o plantio pelos próprios produtores. Os trabalhos, após dois meses, seguirão as seguintes etapas: colheita, transporte da produção para os assentamentos e assistência técnica para acondicionamento da produção, por meio da ensilagem.
A Secretaria da Agricultura e Pecuária ficou responsável pela contratação da mão de obra para Irrigação; doação de sementes; transporte do produto final para a localidade; sistema de irrigação; compra de lona para embalagem da silagem; hospedagem e alimentação dos produtores durante a época do plantio e colheita, além de translado dos produtores dos assentamentos para a Escola Agrícola e, retorno dos mesmos, aos assentamentos.
Já aos produtores, coube a formação de mão de obra para o plantio, utilizando a técnica de linha corrida, que proporciona uma maior produção de forragens e grão por metro linear, para a colheita e acondicionamento da produção.
A produção de silagem é uma alternativa na falta de alimento para o rebanho, garantindo aos animais a sua subsistência durante o período da seca.
|
|
Prefeitura e UVA promovem aulas de campo do projeto Agentes de Extensão Rural |
|
A Prefeitura de Sobral, em parceria com a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), promoveu, no dia 31 de maio, aula de campo com alunos de várias turmas do Curso de Zootecnia. Técnicos da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagri) ensinaram técnicas de produção de silagem. O projeto é desenvolvido através da Pró-Reitoria de Extensão e conta também com a parceria da Coordenadoria de Juventude (Coojuv).
A atividade faz parte das ações do Projeto Agentes de Extensão Rural, que tem como objetivo aproximar conhecimentos teóricos da prática vivenciando o cotidiano do produtor rural na busca por novas alternativas para a melhor convivência no semiárido. Para a estudante Iara Arruda “a ação é muito benéfica para nós, estudantes, porque a gente pode conhecer na prática o que se viu na sala de aula”.
A aula aconteceu nas terras do produtor rural José Arteiro Mesquita, que tem criação de Ovinos. Para ele, a aula foi um processo de aprendizagem. “Nunca tinha tido esta oportunidade de participar de uma aula com jovens da universidade. Aprendemos esta nova técnica de ensilagem que vai melhorar muito a nossa criação. Antes, perdia muito capim porque não tinha como armazenar. Agora, acho que esta experiência vai dar certo”, comemora.
SILAGEM
A Silagem é um método de conservação de forragem para alimentação animal que retêm as qualidades nutritivas do material original. A matéria orgânica utilizada é em geral proveniente da colheita de plantações comerciais, usualmente leguminosas ou gramíneas as quais são cortadas em pequenos fragmentos, os quais são armazenados em silos verticais ou trincheiras revestidas com plástico ou compactados em fardos herméticos revestidos por um filme de plástico hermético. O material resultante, designado também por silagem, é utilizado como alimento de animais ruminantes, nas épocas de escassez de alimento natural, em época de seca.
|
|
“Implantação da Refinaria já” |
|
O Prefeito Veveu recebeu a Comitiva de Mobilização pela Refinaria do Ceará. O Presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque sensibilizou aos presentes da importância do empreendimento. |
A tarde dessa quarta-feira, 5, foi marcada pela realização da Campanha de Mobilização da Sociedade Civil para início das obras da Refinaria Premium do Ceará. O encontro, promovido pela Assembleia Legislativa (AL) do Ceará, aconteceu no Auditório Saturno, do Cento de Convenções de Sobral, e teve a presença do Prefeito de Sobral Veveu Arruda, do Vice-Prefeito Carlos Hilton, do Presidente da AL, Deputado Zezinho Albuquerque, de representantes do empresariado, do poder público e da sociedade civil.
De acordo com o Prefeito Veveu, a mobilização para a implantação da Refinaria Premium é fundamental para que seja cumprido o compromisso firmado há alguns anos pelo Governo Federal com o Ceará.
“Precisamos exigir que a Refinaria comece a ser construída. Ela terá capacidade de processar quase 50 milhões de litros de petróleo por dia. Quando começar a operar, a Refinaria terá um faturamento da ordem de R$ 34 bilhões ao ano. E a estimativa é dobrar a arrecadação do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), que serão investidos em educação, moradia e outros. Queremos a Refinaria já”, destacou o gestor de Sobral.
Na ocasião, o Prefeito Veveu sugeriu a produção de uma Carta-Minuta, que deverá ser assinada por todos os 55 prefeitos da Região Norte, por vereadores e empresários, e enviada para a Presidenta Dilma como forma de sensibilização da urgência do início da implantação. A sugestão foi prontamente acatada pelo Presidente da AL e por todos os presentes. |
|
|
|
Versão impressa |
|
|
Seconv e Banco de Mudas Municipal participam de ação pelo Dia Mundial do Meio Ambiente |
|
Clientes do Supermercado que participaram da Campanha Pense Verde |
Em comemoração ao dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, o Supermercado Pinheiro, com apoio da Prefeitura de Sobral, através da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconv), realizou, durante a manhã de hoje, uma troca em benefício da sustentabilidade e da preservação.
A campanha “Pense Verde” realizou, em parceria com o Banco de Mudas Municipal de Sobral, a entrega de 400 mudas de plantas em troca de sacolas retornáveis e caixas de papelão, usadas pelos clientes, durante as compras no supermercado Pinheiro-Centro (200 mudas) e na loja da Avenida John Sanford (200 mudas).
O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado pela Assembleia Geral da ONU em 1972 para marcar a abertura da conferência de Estocolmo. No mesmo dia, foi criado o Programa Ambiental das Nações Unidas (Unep, na sigla em inglês). O dia é considerado uma das principais ações das Nações Unidas para chamar a atenção para como afetamos a natureza.
Desde sua criação em 2001, o Banco de Mudas produz, através da seleção de sementes, mudas de árvores para a arborização e paisagismo urbano e fornece mudas diversas em troca de garrafas PET, sacos plásticos ou óleo de cozinha. O local é também constantemente visitado por universidades e escolas de Sobral e municípios vizinhos para aulas de campo.
Saiba mais: O Banco de Mudas de Sobral fica na Rua Independência, 825, Alto da Brasília. Atendimento: segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.
Agendamento de visitas: (88) 3611-7784.
|
|
Prefeitura recebe liberação dos recursos do Programa de Aquisição de Alimentos de 2013 |
|
O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, liberou o montante de R$ 1.432.584,89 para execução do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) para Sobral. O recurso tem vigência de 04/06/2013 a 31/12/2013, conforme Portaria de Plano Operacional Municipal nº 56, de 29/05/2013, publicada no DOU em 31/05/2013.
Em Sobral, a operacionalização do programa é realizada pela Secretaria da Agricultura e Pecuária beneficiando 319 agricultores familiares e 30 instituições socioassistenciais referendadas pelo Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional. Em 2012 a Prefeitura investiu R$1.477.700,23 e adquiriu 556,7 toneladas de alimentos.
O PAA é uma das ações do Programa Fome Zero, do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), desenvolvida pela Prefeitura de Sobral para a aquisição de alimentos de agricultores familiares, com isenção de licitação, a preços compatíveis aos praticados nos mercados regionais.
|
|
|