Prefeito Veveu visita Escola
de Tempo Integral (ETI)
no Rio de Janeiro |
|
No conceito de turno único, os alunos ficam sete horas na Escola |
O Prefeito Veveu Arruda visitou, nessa sexta-feira, 14, uma exitosa experiência, no Rio de Janeiro, de Centro Integrado de Educação Pública (CIEPs), similar às nossas Escolas de Tempo Integral (ETI).
Acompanhado dos Secretários Municipais de Educação, Julio Cesar Alexandre (de Sobral) e Cláudia Costin (do Rio de Janeiro), e da Coordenadora do Projeto, Heloísa Mesquita, Veveu Arruda conheceu as inovadoras iniciativas implantadas no Ginásio Experimental Carioca Epitácio Pessoa, localizado na Zona Norte do Rio, no Bairro Andaraí.
Os alunos dessa escola, que oferece turmas do 7º ao 9º ano, dentro do conceito de turno único, ficam na escola durante sete horas. Ao longo do dia, terão mais aulas de Português, Matemática, Ciências, Educação Física e Inglês, além de disciplinas optativas, como Matemática Financeira, Artes e Leitura.
Em breve, mais informações a respeito dessa importante parceria entre a Prefeitura de Sobral e a Prefeitura do Rio de Janeiro, em busca de um futuro, e presente, melhores para os jovens sobralenses.
|
|
Prefeitura de Sobral divulga programação do 17º Festival
de Quadrilhas |
|
Secretária da Secult, Eliane Leite, e representantes da imprensa durante divulgação da programação do 17º Festival de Quadrilhas Juninas de Sobral |
A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Cultura e do Turismo (Secult), e do Instituto ECOA, com apoio do Governo do Estado, divulgou, nesta sexta-feira, 14, na Casa da Cultura de Sobral, a programação do 17° Festival de Quadrilhas, que traz o tema “Sobral Cidade Junina”.
A Secretária da Cultura, Eliane Leite, divulgou à imprensa o calendário de apresentações das Quadrilhas Juninas, que subirão ao palco montado à margem esquerda do Rio Acaraú, na quarta-feira, 19. As festividades se estenderão até o sábado, 22.
A novidade deste ano é que a Cidade Cenográfica terá movimentação de uma pequena cidade do interior: a Casa da Moda (ponto de comercialização dos vendedores do Mercado Central, que poderão negociar seus produtos; a Casa da Gastronomia (que oferece o melhor da comida regional); Casa Patativa do Asssaré (homenagem ao grande poeta nordestino, que terá um local de divulgação de sua produção artística); a Casa do Artesão (com a exposição e comercialização da arte popular local); a tradicional Bodega (presente na vida do pequeno comerciante do interior nordestino, além de uma Igreja, erguida no centro da Cidade Cenográfica.
Foi apresentado, ainda, o mapeamento com a localização de entradas e saídas do espaço da festa, e todos os pontos importantes para facilitar a locomoção dos visitantes, além da articulação de segurança, composta pela Guarda Civil Municipal, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.
Outra novidade, é que entre os dias 20 e 30 deste mês, a Cidade Cenográfica ficará aberta para visitação de alunos da Rede Municipal de Ensino, de acordo com calendário a ser acertado com as escolas.
A Secult também divulgou uma lista de utilidade pública com acesso a serviços prioritários durante o período de festividades juninas, como: hotéis; restaurantes; caixas eletrônicos, e hospitais. Farmácias 24 horas, Polícia Militar, Samu, SOS Criança, Prefeitura Municipal, Vigilância Sanitária, e Corpo de Bombeiros, também estão na lista. |
|
Prefeitura discute financiamento para imóveis privados no Centro Histórico |
|
O encontro reuniu proprietários que tiveram suas propostas classificadas no Programa de Recuperação do Governo Federal |
A Prefeitura de Sobral, através da Secretaria de Urbanismo, Patrimônio e Meio Ambiente, promoveu, nesta sexta-feira, 14, na Casa da Cultura, uma reunião com proprietários que tiveram as propostas classificadas no Programa do Governo Federal de Financiamento para Recuperação de Imóveis Privados no Centro Histórico de Sobral. Participaram da reunião, o Superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Ceará, Ramiro Teles, a Secretária de Urbanismo, Patrimônio e Meio Ambiente, Gizella Gomes, e o Presidente do Instituto de Urbanismo do Município, Campelo Costa e técnicos.
De acordo com o Superintende do Iphan no Ceará, Ramiro Teles, o objetivo da reunião é monitorar como está ação neste momento, informar aos proprietários e identificar os pontos fracos para aperfeiçoar o processo em um segundo edital.
No programa lançado em julho de 2012, foram classificadas 10 propostas que passam por ajustes nos projetos. A iniciativa, parte do PAC das Cidades Históricas, é promovida pelo Ministério da Cultura, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em convênio com a Prefeitura de Sobral e Banco do Nordeste do Brasil (BNB), e oferece linha de crédito a proprietários (pessoas físicas ou jurídicas) e a justos possuidores (inquilinos, promitentes, compradores) para recuperação de imóveis privados, localizados na área tombada do Centro Histórico, visando a preservação do patrimônio cultural.
No Ceará, quatro municípios foram contemplados nesse programa (Sobral, Aracati, Viçosa do Ceará e Fortaleza) e, destes, Sobral e Fortaleza receberam o maior aporte financeiro, R$ 3 milhões. Segundo o Superintende do Iphan no Ceará, Ramiro Teles, Sobral foi uma das cidades que teve a maior quantidade de propostas. “Imaginamos que essas propostas tenham um efeito multiplicador quando as obras forem iniciadas. Sobral é a cidade que está mais adiantada em todo o processo porque os 10 proponentes já se apresentaram ao banco e tiveram o cadastro aprovado e agora estamos na fase de receber os projetos para análise técnicas e ajustes, que já estão sendo feitos”.
FINANCIAMENTO
O financiamento é concedido a juros zero, com carência de seis meses após a conclusão de obras e até 15 anos para pagar. Todos as propostas classificadas somam cerca de R$500 mil. A Prefeitura deve lançar uma segundo edital logo que inicie as obras desse primeiro.
O financiamento integra o Projeto Sobral Novo Centro, que prevê uma série de ações de revitalização, modernização e preservação do Centro Histórico de Sobral. A ideia é promover a manutenção e a recuperação de imóveis privados localizados na área tombada da cidade.
|
|
STDE busca experiências no Sul
do país para revitalização do
Centro Comercial de Sobral |
|
A missão técnica foi realizada entre os dias 8 e 12 de junho |
A Prefeitura de Sobral enviou, através da Secretaria da Tecnologia e Desenvolvimento Econômico (STDE), a titular da pasta, Daniela Costa, juntamente com a Coordenadora da STDE, Tarciliane Cândido, em missão técnica às cidades de Balneário Camboriú, Blumenau e Florianópolis, em Santa Catarina.
Também fizeram parte da comitiva de Sobral, o Presidente da CDL, Deoclécio Frota; o Vice-Presidente da Associação Comercial e Industrial, Jumário Medeiros, e o empresário Alysson Aragão (da loja A Preferida).
A missão técnica, realizada entre os dias 8 e 12 deste mês, contou, ainda, com a participação do Vice-Governador do Estado, Domingos Filho; do Prefeito de Itapipoca, Dagmauro Moreira, e da Prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar.
A comitiva foi recebida por representantes do Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas em Santa Catarina (Sebrae/SC), e pela Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), onde o grupo conheceu o projeto de Revitalização da Rua Vidal Ramos, o primeiro shopping a céu aberto do Centro de Florianópolis, que virou um exemplo nacional.
O objetivo é implantar um projeto de revitalização urbana semelhante ao da capital catarinense no Município de Sobral.
|
|
Município realiza reuniões estratégicas de combate ao crack e outras drogas |
|
O encontro prevê a articulação de ações entre poder público e sociedade civil |
O Chefe de Gabinete do Município, Luciano Arruda, se reuniu, na quarta-feira,12, com o vereador Estevão Ponte, além de representantes das secretarias da Saúde, Educação, Combate à Extrema Pobreza e Coordenadoria da Juventude, para a união de forças no combate ao uso do crack e outras drogas.
Luciano Arruda já havia recebido o vereador, no início deste mês, para discutirem as primeiras ações a serem realizadas no Município, com base no projeto “Sobral, todos unidos contra o Crack”, de autoria de Estevão Ponte. O encontro prevê a articulação de ações entre poder público e sociedade civil.
O Projeto tem por iniciativa, trabalhar a conscientização da população sobralense no que diz respeito ao uso do crack, e seus malefícios para a sociedade. A realização das ações propostas pelo Projeto, conta com uma ação integrada entre as secretarias muncipais, além de parceiros como o Conselho Tutelar, Polícia Militar e outros órgãos e instituições, ligados direta ou indiretamente ao tema.
O Chefe de Gabinete afirmou que a Gestão Municipal está preocupada no combate ao uso de drogas em Sobral, e lançou o convite a todas as secretarias para trabalharem juntas na formulação de ações. “Vamos entrar num consenso e traçar uma política de atenção ao usuário de drogas, e suas famílias”, destacou, Luciano Arruda.
Na reunião, o Secretario da Saúde, Olivan Queiroz, informou sobre as ações já realizadas por sua pasta, e propôs novos encontros para traçar atividades envolvendo a todos que estejam ligados direta ou indiretamente com a questão.
O vereador Estevão Ponte pediu o apoio da Prefeitura e das secretarias para juntos criarem estratégias de orientação aos alunos da Rede Municipal de Ensino, sobre os ricos do uso de drogas, além de convidar para a realização de uma caminhada que marque o Dia de Combate ao Crack (27 de junho).
A data foi instituída pelo Prefeito Veveu Arruda, em maio deste ano, como nova Lei Municipal, que garante a realização de ações com participação de todos na promoção de campanhas, debates, palestras e qualquer outro tipo de mobilização que desperte a atenção da sociedade em relação a essa droga.
Esta é mais uma, de uma série de reuniões que se seguirão, apoiadas pelo Prefeito Veveu, com o objetivo de fortalecer as ações para a formação de um comitê de combate o uso de drogas no Município.
|
|
|
|
Versão impressa |
|
|
Exposição Portinari: Trabalho e Jogo segue até 30 de junho em Sobral |
|
Exposição está exposta na Casa da Cultura |
A Exposição Portinari: Trabalho e Jogo segue até o dia 30 de junho, na Casa da Cultura de Sobral, na Avenida Dom José, 881, no Centro. A exposição, aberta no dia 28 de maio, já recebeu mais de 600 visitantes.
Estão expostas reproduções fotográficas das pinturas, gravuras e desenhos de Cândido Portinari, que integram os conceitos de trabalhar e brincar. Entre as obras que estão em exposição os visitantes poderão encontrar “lavadeiras”, “menino com carneiro”, “o sapateiro de Brodósqui”, “grupo de meninas brincando” e “menino com pião”.
Fruto de uma parceria entre o Sesc, os museus Castro Maya e o Projeto Portinari, o acervo, que percorre o país até março de 2014, segue no Ceará com exposição em Sobral, Crateús, São Gonçalo do Amarante, Aracati, Juazeiro do Norte, Fortaleza e Iguatu.
Menino pobre de Brodósqui, cidade interior de São Paulo, Cândido Portinari retratou sua terra e sua gente, colocando cores e formas em cenários tão reais que se transformaram em obra de arte. A delicadeza do traço, a expressão marcante dos trabalhadores, as cenas rurais e as brincadeiras de criança são parte integrante de suas criações.
A entrada é gratuita e a exposição pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 8h ao meio-dia, e das 14h às 21h; aos sábados, das 9h ao meio-dia, e das 17h às 21h, e aos domingos, das 17h às 21h. Mais informações: (88) 3611-2956.
|
|
Seurb realiza segunda fase de Seleção Pública em Sobral |
|
|
A Prefeitura de Sobral, através da Secretaria de Urbanismo, Patrimônio Público e Meio Ambiente (Seurb), realizou nesse domingo, 16, a segunda fase da Seleção Pública, com prova dissertativa, para os cargos de Pedagogo (1 vaga), com 10 concorrentes; Assistente Social (9 vagas), com 36 concorrentes; e Fiscal e Analista de Projetos (15 vagas), com 45 concorrentes.
O resultado da segunda fase será divulgado na sexta-feira, 21. No dia 24, os aprovados passarão pela terceira fase da Seleção Pública, com uma entrevista. O resultado dessa última fase será conhecido pelos aprovados em 26 de junho.
A Seurb marcou para o dia 1º de julho a posse dos novos Assistentes Sociais e Pedagogo, que atuarão nos projetos habitacionais e de unidades sanitárias desenvolvidos pela Seurb, além dos profissionais das áreas de Engenharia Civil, Arquitetura, Tecnologia da Construção Civil ou Tecnologia em Saneamento Ambiental, que atuarão na análise de projetos e fiscalização de obras e posturas do Município.
|
|
|