Órgão de Divulgação da Prefeitura Municipal de Sobral

Ano XVI - Nº 43 - Sobral, terça-feira, 5 de março de 2013

Nova diretoria do Guarany
visita o Paço Municipal

Prefeito Veveu reuniu-se com diretoria do Guarany

 

O Prefeito de Sobral Veveu Arruda esteve reunido, na tarde dessa segunda-feira, 4, no Paço Municipal, com a nova diretoria do Guarany. O novo Presidente, o sobralense Valdenir Coelho; o vice-presidente, Everaldo de Souza e Silva, conhecido como Veras e ex-jogador do clube; os membros do Conselho Deliberativo, o radialista Sebastião Albuquerque e o empresário Mauro Pontes; do Conselho Fiscal, José Tupinambá Frota Gomes Capote, Francisco Cleiton Costa Carneiro e José Erivaldo Soares Mororó, e os suplentes do órgão, José Alexandre Rufino Cunha e Wellington Alves Vasconcelos, firmaram o compromisso de trabalhar pelo Cacique do Vale.

"Daremos todo apoio, como sempre fizemos, para dar muitas alegrias aos torcedores do Guarany de Sobral. Estamos mais confiantes, pois o Clube será conduzido com transparência", ressaltou Veveu Arruda.

De acordo com Valtenir Coelho, o foco, agora, é a classificação para a segunda fase do Campeonato Cearense. "Estamos mantendo contato com quatro jogadores, um já está certo, e vamos contratar novos atletas, para não decepcionar na próxima fase, que deve iniciar dia 7 desse mês. Nosso pensamento é ficar entre os quatro que vão disputar o quadrangular", disse o novo Presidente.

Quanto aos novos investimentos para formação de um time competitivo, Valtenir adiantou que, além do apoio da Prefeitura de Sobral, outras empresas e instituições darão apoio ao Clube. "Iremos colocar esse time em lugar de destaque no cenário esportivo do Ceará", afirmou Valdenir Coelho.

 


Terça de Graça no Theatro São João apresenta "As Bondosas"

Espetáculo acontece no Theatro São João

 

Abrindo a programação do mês de março do Projeto Terça de Graça, o Theatro São João recebe nessa terça-feira (5), às 18h30, a peça "As Bondosas", da Cia. de Teatro Lua, de Fortaleza. Com texto e direção Ueliton Rocon, o espetáculo promete arrancar muitas risadas do público e proporcionar momentos de reflexão.

A comédia conta a história de Astúcia, Angústia e Prudência, três carpideiras (mulheres pagas para acompanhar funerais, chorando um defunto alheio), que estão saturadas do ofício. Encarregadas de velar o corpo da filha mais jovem de uma família aristocrática, surpreendem-se com o comportamento pouco ortodoxo dos membros da família, a começar pela própria falecida, morta em estranhas circunstâncias.

O Projeto Terça de Graça é uma iniciativa do Instituto Ceabrindo, em parceria com a Secretaria da Cultura do Ceará, com o apoio da Secretaria da Cultura e Turismo de Sobral e da ECOA. O acesso é gratuito e a classificação indicativa é 12 anos. Saiba mais: (88) 3611-2430.

 


Prefeitura faz seminário preventivo para regularizar edificações em situação de risco
Após a capacitação, empreendedores terão 60 dias para se regularizar
Secretária de Urbanismo, Gizella Gomes, fala aos presentes

 

Capacitar os empreendedores e cidadãos para que o Município exija, durante o processo de licenciamento urbano e ambiental, o cumprimento das normas de segurança do Corpo de Bombeiro e da Vigilância Sanitária. Esse é o objetivo do seminário realizado nessa segunda-feira (4), no Centro de Convenções de Sobral, pela Secretaria de Urbanismo (Seurb), Secretaria de Segurança e Cidadania (SSC) e Secretaria da Saúde (Sesa), através da Vigilância Sanitária, com o apoio do Corpo de Bombeiros.

Com o tema "Capacitação para a Regularização de Edificações em Risco", o seminário é uma continuação das vistorias conjuntas realizadas durante o mês de fevereiro a estabelecimentos que aglomeram pessoas, como clubes, casas de show, hotéis, motéis, supermercados, restaurantes, entre outros. "São edificações que precisam de um rigor no licenciamento urbano, especialmente no alvará de funcionamento, no licenciamento ambiental e no Corpo de Bombeiros e na Vigilância Sanitária", explica a Secretária de Urbanismo, Gizella Gomes.

"Em vez de simplesmente embargar os locais, resolvemos ensinar como tem que ser feito. Vamos dar um prazo de 60 dias para eles regularizarem a situação de cada um. Nossa intenção é capacitar a sociedade sobralense para cobrar, de uma forma consciente, essas normas", destaca a Secretária Gizella Gomes, acrescentando que está sendo exigido o cumprimento de leis já existentes.
Segundo o Secretário de Segurança e Cidadania, Pedro Aurélio Aragão, a preocupação é com a segurança integral dos sobralenses, tanto em espaços público, quanto nos privados.

Ele destacou que o objetivo do seminário é conscientizar e apoiar os empreendedores para o cumprimento da legislação. "O investimento não é alto para você deixar o seu estabelecimento com segurança", ressaltou Pedro Aurélio, lembrando que o direito à vida e a segurança são mais importantes que o lucro.

O seminário foi iniciado com mesa-redonda sobre a importância da regularização das edificações em risco, que contou com a participação da Seurb, Sesa, Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros, Ministério Público e CREA. No período da tarde, foram realizadas quatro oficinas sobre: requerimento de alvará sanitário; aprovação de projetos e licenciamento urbano; licenciamento ambiental; e certificado de conformidade e projeto de incêndio.

Segundo estimativa do Corpo de Bombeiro, 70% dos imóveis em Sobral tem alguma irregularidade. A parceria entre os diversos órgãos e a ação educativa promovida pela Prefeitura de Sobral já estão trazendo bons resultados. Os empresários notificados durante as blitze de fevereiro têm buscado os órgãos competentes para regularizar suas situações. "Quem ganha é a sociedade, porque a cidade fica bem mais segura", afirma o comandante do Corpo de Bombeiros em Sobral, Capitão Roberto Moraes. Ele acrescenta, ainda, que o próximo passo será um treinamento sobre prevenção a incêndios, porque "não adianta ter equipamentos nas estruturas se a pessoas não sabe utilizá-los corretamente".

Leia nossas edições anteriores
Versão impressa


Procuradoria Geral do Município abre inscrições para estagiários de Direito


Para se inscrever, o candidato deve estar matriculado e frequentando o curso de graduação em Direito, a partir do 5º semestre, em escola de graduação reconhecida pelo Ministério da Educação.

A prova será aplicada no dia 15 de março, às 14h, no auditório da Prefeitura de Sobral, e terá a duração de quatro horas, com questões sobre as disciplinas de direitos Administrativo, Constitucional, Tributário, do Trabalho, Civil e Processual Civil.

As inscrições devem ser feitas na sede da Procuradoria Geral do Município de Sobral, no setor de protocolo (5º andar), das 8h às 12h, e das 14h às 18h, na Rua Viriato de Medeiros, nº 1205, no Centro. Mais informações da seleção no Impresso Oficial nº 417, disponível no site da Prefeitura de Sobral: www.sobral.ce.gov.br/impresso.

 


 

Empresas inclusivas de Sobral receberão
I Selo de Acessibilidade


O Prefeito Veveu entregará na quarta-feira (6), no Palace Buffet, às 19h, o I Selo de Acessibilidade (Padrão Prata) às empresas reconhecidas como inclusivas em Sobral.

A parceria da Prefeitura com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência presta homenagem, nesta primeira edição, com o Selo Padrão Prata, à Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae); Banco Bradesco S/A; Centro de Reabilitação de Sobral; Serviço Social do Transporte, e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte Sest/ Senat.

Sobral é reconhecida nacionalmente, desde que se tornou pioneira na criação do Selo de Acessibilidade, em dezembro de 2011, através da Lei Municipal nº 1.070. Com a iniciativa da criação do Selo, o Município deu mais um importante passo em suas políticas sociais, estimulando o marketing social nas empresas e estabelecimentos que adotam as normas de acessibilidade. De acordo com o Censo 2010, em Sobral há cerca de 48 mil pessoas com deficiência.

A premiação será entregue aos estabelecimentos públicos e privados de uso coletivo, que proporcionam atendimento prioritário e condições de acessibilidade arquitetônica e urbanística a pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, o que significa, entre outras medidas: tratamento imediato, assentos adequados, serviços de atendimento para pessoas com deficiência auditiva, deficiência visual, mental e múltipla; proibição do uso de portas giratórias ou similares como único meio de entrada e saída do público.

O Selo é representado em três padrões: Ouro (de 8 a 10 pontos); Prata ( 4 a 7 pontos) e Bronze (2 a 3 pontos).



 

* Terça-feira, 06/03
MULHER - POLÍTICA E CIDADANIA
- Massagem, verificação de pressão
e glicemia e palestra
- 8 às 11h - CRAS Dom José
- 15 às 17h - CRAS Irmã Osvalda

- Atendimento de beleza,
sorteio, lanche e palestra
- 9 às 11h - Aracatiaçu e Taperuaba
- 15 às 17h - Aprazível e Trapiá

Durate o dia palestras em todos os CRAS sobre a participação política da mulher

* Quarta-feira, 06/03
MULHER - BELEZA E CULTURA
- Atendimento de beleza, sorteio, lanche e palestra
9 às 11h - Rafael Arruda e Torto
15 às 17h - Jordão e Jaibaras

Palestra sobre Direito de Família
18h - Centro de Convenções

Espetáculo Entre Costuras e Sonhos
( Cia do Batente )
19h - Teatro São João

 

 

Prefeito Municipal:
José Clodoveu de Arruda Coelho Neto

Chefe de Gabinete do Prefeito:
Luciano de Arruda Coelho Filho

Assessora de Comunicação e Editora-chefe:
Natercia Rocha

Equipe de Redação: Gabriele Oliveira, Manuella Nobre e Marcelino Júnior | Editoração Eletrônica: Laura Farias e PSFelipe Mendes | Fotos: Luiz Queiroz | Impressão: Imprensa Oficial do Município (IOM) | Tiragem: 3.000 exemplares.

Contato: (88) 3677-1116 ou 3677-1118
E-mail: comunicacao@sobral.ce.gov.br