Projetos de Sobral são classificados no Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2013 |
|
Trevo de Quatro Folhas e Cabra Nossa foram premiados |
O Prefeito Veveu reuniu-se, nesta quarta-feira, 23, no Paço Municipal, com representantes do Banco do Brasil, secretários municipais, vereadores e demais autoridades e convidados, para a solenidade de entrega dos certificados do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2013. Os agraciados foram a Estratégia Trevo de Quatro Folhas e o Projeto Cabra Nossa de Cada Dia.
O Prêmio, concorrido nas categorias: Comunidade, Juventude, Mulheres, Gestores Públicos, e Instituições de Ensino, considera de tecnologia social, os produtos, técnicas ou metodologias reaplicáveis, desenvolvidos na interação com a comunidade, que representem efetivas soluções de transformação social. Ou seja, a proposta deve transformar a sociedade, ser viável e reproduzida em qualquer comunidade.
De acordo com as estatísticas da Fundação Banco do Brasil, este ano, 1.011 projetos foram inscritos em todo o país. Os dois projetos de Sobral estão entre os192 que recebem a cerificação. Com isto, a Estratégia Trevo de Quatro Folhas e o Cabra Nossa de Cada Dia, passam para a etapa final, que vai escolher 15 projetos para uma premiação em dinheiro.
Os critérios usados na seleção dos vencedores, serão: inovação, nível de desenvolvimento das comunidades, transformação social e o potencial de reprodução dos projetos em qualquer comunidade. A seleção dos finalistas será realizada entre os dias 27 e 30 de outubro, com julgamento dos vencedores no dia 7 de novembro. A premiação será no dia 19 do mesmo mês.
Para Valéria Araújo, coordenadora do Trevo de Quatro Folhas, “a parceria e o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde, nas ações da Estratégia Trevo de Quatro Folhas, foi fundamental para o nosso desenvolvimento. Daí nós termos inscrito esse importante projeto na categoria “Gestores Públicos”. Pois entendemos o quanto nosso gestor tem nos incentivado e valorizado o empenho na luta contra a mortalidade materna e infantil no Município”.
O Secretário adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Extrema Pobreza, e idealizador do Projeto Cabra Nossa de Cada Dia, Padre José Batista Frota, agradeceu a todos, aos quais ele chamou de benfeitores e colaboradores, que “desde o início do Projeto, no ano de 1993, ajudaram a salvar a vida de milhares de crianças nas primeiras comunidades que serviram de experimento ao Cabra Nossa, e em seguida na região. Hoje, com esse prêmio, somos exemplo para o mundo”, disse.
A Superintendente Regional do Banco do Brasil, Cristiane Maria Silva Albuquerque, elogiou a gestão de Sobral, por conta da certificação dos dois projetos, e falou da importância dos mesmos estarem no site da Fundação Banco do Brasil à disposição da pesquisa de qualquer país. “Com essa certificação, nós já temos uma tecnologia da Região Norte do Ceará, localizada no semiárido, à disposição do mundo através desse site”.
Ao encerrar a Solenidade de Certificação, o Prefeito Veveu lembrou a todos o quanto tem sido importante para o Município apoiar projetos sociais. “Ao acompanhar o desenvolvimento desses dois programas, eu percebo o quanto centenas de famílias precisam do Trevo de Quatro Folhas e do Cabra Nossa de Cada Dia. Por isso devemos aperfeiçoar e inovar essas ações, para reforçar nossa missão de cuidar e zelar pelas pessoas, em especial àquelas mais empobrecidas”, finalizou.
|
|
Sobral terá incubadora de empreendimentos solidários |
|
Serão contem- plados 20 empreedimentos econômicos solidários da sede e de Taperuaba, Aracatiaçu e Jaibaras |
O Prefeito Veveu assinou, nesta terça-feira (22), termo de parceria com o Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH), para desenvolvimento do Projeto Gente Solidária, que promoverá a incubação de empreendimentos econômicos solidários. A principal meta de governo do Prefeito Veveu é erradicar a extrema pobreza no Município e essa é uma inovadora alternativa de geração de trabalho e renda, promovendo a inclusão social.
Neste primeiro momento está sendo feita a articulação junto às secretarias. O Projeto Gente Solidária é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Extrema Pobreza com a assessoria do IADH, numa ação intersetorial com todas as secretarias, por envolver iniciativa da agricultura familiar, catadores de lixo, piscicultura, artesanato, arte e cultura e outros.
O próximo passo será o diagnóstico para identificar as potencialidades produtivas de grupos organizados. A incubadora de empreendimentos econômicos solidários apoiará e prestará assessoria para 20 empreendimentos econômicos solidários grupais da sede e dos distritos de Aracatiaçu, Taperuaba e Jaibaras, oferecendo qualificação e assistência técnica durante o período de incubação.
Segundo Silvana Parente do IADH, este é uma programa de combate à pobreza com a tecnologia da incubação. A expectativa é de que “em janeiro comecemos as formações com os participantes do projeto”, adiantou.
ECONOMIA SOLIDÁRIA
Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego a Economia Solidária é um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver. Sem explorar os outros, sem querer levar vantagem, sem destruir o ambiente, tendo como base o associativismo e cooperativismo.
O IADH – Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), criada em 2003, em Recife (PE), que tem como missão “Desenvolver capacidades de pessoas e organizações em estratégias e processos de desenvolvimento local sustentável”. O combate à pobreza e a redução das desigualdades sociais, o estímulo à cidadania, à solidariedade, ao empreendedorismo e à inclusão social são princípios fundamentais do IADH.
|
|
Lei que abre vagas para agentes comunitários de saúde tramita na Câmara |
|
O Chefe de Gabinete Luciano Arruda se reuniu, nesta quarta-feira, 23, com a vereadora Cristiane Coelho, o presidente da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde, Gilberto Gomes, e outras lideranças ligadas à categoria, para discutir sobre a Lei que abre 167 vagas para agentes comunitários de saúde, através de processo seletivo público.
O pedido do Prefeito, enviado à Câmara Municipal, atende ao requerimento apresentado pela vereadora Cristiane Coelho, no dia 8 de fevereiro deste ano, àquela Casa, e deve ser votado na próxima terça-feira. Sobral conta com 152 agentes vinculados através da Associação.
O agente comunitário de saúde é o profissional que realiza atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde nas comunidades, supervisionado e coordenado por um médico ou gestor de saúde.
Além de realizar trabalhos de conscientização, o agente comunitário de saúde promove o cadastro das famílias, a orientação individual e coletiva, identifica áreas de risco ou focos de doenças, realiza visitas domiciliares, e desenvolve ações educativas que envolvam a comunidade, entre outras funções.
|
|
|
|
Versão impressa |
|
|
Prefeito Veveu visita CSF do Padre Palhano |
|
Seguindo o calendário de visitas programadas aos Centros de Saúde da Família de Sobral, iniciadas no dia 10 deste mês, com a Unidade Básica de Saúde do Bairro Cohab II, o Prefeito Veveu, ao lado do Secretário Adjunto da Saúde, Ivan Júnior, e de Carina Guerra, coordenadora da Atenção Primaria da Saúde, foi ver de perto o trabalho realizado pelos profissionais que atuam no Centro de Saúde da Família Hebert de Souza, no Bairro Padre Palhano.
Numa conversa informal, o gestor se inteirou sobre o atendimento do CSF e das dificuldades enfrentadas pelas equipes, para o atendimento da demanda de um dos bairros mais populosos de Sobral. O CSF Hebert de Souza realiza cerca de 20 procedimentos, entre eles: exames preventivos de câncer de útero mama, planejamento familiar, consulta médica, administração de medicamentos, nebulização, imunização, consulta odontológica e atendimento pré-natal.
O Prefeito lembrou aos moradores da importância, também, da busca pelos serviços oferecidos pela Policlínica. E falou da parceria entre o Município e o Estado para o melhor atendimento da população. Veveu reforçou o quanto é importante a estruturação entre as Unidades de Saúde para o encaminhamento dos pacientes.
Os moradores presentes à reunião tiveram uma conversa direta com o Prefeito, onde puderam fazer perguntas e dar sugestões sobre o atendimento no CSF. A Gerente da Unidade, Ana Kelly Cândido Vasconcelos, falou das ações realizadas pelo Centro, e do empenho da Secretaria da Saúde em reforçar o trabalho das equipes na questão do acolhimento, o primeiro passo para o atendimento médico.
O CSF do Padre Palhano atende com duas equipes com médico, enfermeiro, dentista, além do reforço com as equipes do Núcleo de Apoio à Estratégia de Saúde da Família de Sobral (NASF), que oferece à população, atendimentos psicológicos, de assistência social e fisioterapia.
|
|
Caminhão do Peixe estaráem vários bairros neste mês |
|
O Caminhão Feira do Peixe, que leva à população de Sobral peixe e derivados (bolinha de peixe, linguiça, filé) a preços mais acessíveis, estará neste mês de outubro em vários bairros. Veja o calendário de atendimento de 7h às 13h.
A iniciativa da Prefeitura de Sobral é coordenada pela Secretaria da Agricultura e Pecuária do Município e tem como objetivo apoiar os pequenos produtores de peixe do Município na venda do pes- cado.
24/10 (Quinta - Feira)
Irmã Anisia Rocha - Sumaré
25/10 (Sexta - feira)
Maria do C. Andrade - Pedrinhas
29/10 (Terça-Feira)
Igreja Ressureição - Coelce
30/10 (Quarta-Feira)
Netinho Castelo - junco
31/10 (Quinta - feira)
Irmã Anisia Rocha - Sumaré
01/11 (Sexta-feira)
Maria do C. Andrade - Pedrinhas
|
|
Seurb implementa Projeto de Educação Ambiental nas Escolas |
|
Com o objetivo de sensibilizar os alunos das escolas Emílio Sendim, Mocinha Rodrigues e Yedda Frota, para a percepção de uma consciência ambiental, através de práticas ecológicas, como proposta pedagógica de sustentabilidade social e ambiental, a Secretaria de Urbanismo, Patrimônio e Meio Ambiente (Seurb), através da Autarquia Municipal de Meio Ambiente (AMMA), em parceria com a Secretaria de Educação, executa o Projeto de Educação Ambiental - Minha Escola é a Maior Limpeza.
O Projeto será executado de outubro a novembro, através de ações sócioeducativas ambientais, de maneira lúdica e participativa, buscando o envolvimento dos alunos e da comunidade, com palestras diversificadas, dentro dos temas: resíduos sólidos, coleta seletiva, reciclagem, preservação da caatinga e da água, exibição de filmes, apresentações teatrais com a turma do “Zé Limpim, Reciclara e Lixonildo”, além da realização de diversas atividades e passeio ecológico. |
|