Sobral receberá mais de
R$ 42 milhões para saneamento básico |
|
O Prefeito Veveu participou, nesta quinta-feira (24), em Brasília, da solenidade de anúncio dos investimentos em saneamento e pavimentação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).
Sobral receberá investimentos de mais de R$42 milhões, que irão garantir 100% de esgotamento sanitário nos bairros Pe. Ibiapina, Domingos Olímpio, Pedro Mendes Carneiro (Cohab III) e no Distrito de Taperuaba; além da construção de uma Estação de Tratamento de Água (ETA) de ciclo completo, no Sumaré, para garantir abastecimento para os sobralenses.
|
|
Combate à Poluição Sonora será intensificado em Sobral |
|
Para intensificar o trabalho de combate à poluição sonora, a Prefeitura de Sobral trabalhará em parceria com a Companhia de Polícia Militar Ambiental (CPMA) e Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMACE). Os detalhes da parceria foram acertados, nesta quinta-feira (24), em reunião, do Chefe de Gabinete Luciano Arruda com o Comandante do Batalhão Ambiental, Cel. Cláudio Mendonça, e demais envolvidos com o tema.
Através de denúncias realizadas pelos moradores à Central do CIOPS, a equipe se deslocará até o local indicado podendo até apreender equipamentos de som. O trabalho será realizado por policiais da CPMA, técnicos da Autarquia Municipal de Meio Ambiente (AMMA) e da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMACE) e Guarda Municipal.
De acordo com o Comandante do Batalhão Ambiental, Cel. Cláudio Mendonça, o objetivo é garantir que as pessoas tenham tranqüilidade e paz. “Um som alto pertuba 100 pessoas, um enfermo, idoso, criança, trabalhador, estudante”, afirma Mendonça.
Segundo a Secretária de Urbanismo, Patrimônio e Meio Ambiente (Seurb), Gizella Gomes, a AMMA já vinha realizando este trabalho de fiscalização em estabelecimento com o uso do decibelímetro. “Com a presença da Polícia Ambiental iremos intensificar as ações e não só autuaremos, mas será possível a apreensão de equipamentos”, adiantou.
Ainda de acordo com o Cel. Mendonça, o crime de poluição sonora gera vários delitos derivados a partir dele. “Se baixa a poluição sonora, baixa também o consumo de drogas, as brigas, o consumo de bebida alcoólica e com isso os acidentes de trânsito. Se reduz o som alto, a sociedade vai ter muito mais tranqüilidade”, assegurou.
|
|
ProUCA Sobral é iniciado
com formação de professores |
|
Neste mês de outubro, foi iniciada em Sobral, a Formação Brasil do Programa Um Computador Por Aluno (ProUCA Sobral). O ProUCA é um programa do Governo Federal, pelo qual estados, municípios e o Distrito Federal, podem adquirir laptops para uso educacional nas escolas da rede pública de educação básica, visando promover a inclusão digital.
Em Sobral, o ProUCA está sendo implantado como projeto piloto atendendo inicialmente aos professores de língua portuguesa e matemática das escolas: Netinha Castelo, Gerardo Rodrigues, Trajano de Medeiros, Raul Monte e Maria José Ferreira Gomes, que desenvolveram o Programa com os alunos do 6º ao 8º ano.
Na sexta-feira, 11, foi realizado o primeiro encontro de formação com os professores das cinco escolas participantes, que teve como tema principal o início da Apropriação Tecnológica. A equipe de formação conta com professoras-pesquisadoras vinculadas ao Instituto UFC Virtual (da Universidade Federal do Ceará), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. O modelo de aula semipresencial integra as tecnologias aplicadas ao currículo escolar.
Nesta quinta (24) e sexta-feira (25), são realizados acompanhamento e orientação nos planejamentos pedagógicos das cinco escolas, com a equipe de formação da UFC virtual e da Secretaria da Educação.
|
|
Defesa Civil do Estado capacita representantes de Prefeituras da Zona Norte em Sobral |
|
Os representantes das Prefeituras que compõem a microrregião de Sobral estiveram reunidos na terça-feira (22), no auditório da Secretaria da Cidadania e Segurança de Sobral, com representantes da Defesa Civil do Estado do Ceará para debater sobre a renovação do Decreto Estadual de Situação de Emergência por Seca.
Na ocasião, foi realizado um minicurso de Preenchimento das Informações para Decretação Estadual via S2id. O minicurso teve como objetivo repassar informações de como o município deverá proceder para encaminhar documentação necessária para que assim possa ser reconhecido pelo Ministério da Integração Nacional sobre situação de emergência e sistema integrado de informações sobre desastres.
O referido evento tratou a respeito de como município poderá contar com apoio do Governo Federal e Estadual sobre o recebimento de assistência e serviços essenciais via programas e projetos da Defesa Civil do Ceará.
|
|
Prefeitura realiza Ação de Cidadania no Jordão sábado |
|
A Secretaria da Cidadania e Segurança, através da Coordenadoria da Cidadania, realizará, no Sítio São Francisco, Jordão, sábado (26), a partir das 8h, na sede da Associação de Moradores, mais uma Ação de Cidadania.
Durante todo o dia são oferecidos serviços de: emissão de RG, Carteirinha do Idoso (Passe Livre), Carteira de Trabalho. A Ação de Cidadania está sendo promovida de forma intersetorial pelas secretarias da Cidadania e Segurança, da Saúde, do Desenvolvimento Social e Combate à Extrema Pobreza.
|
|
|
|
Versão impressa |
|
|
Iniciada II Etapa dos Jogos Escolares Sobralenses |
|
A Secretaria do Esporte iniciou, nesta quinta-feira (24), a II Etapa dos Jogos Escolares Sobralenses (JES) – Categoria Pré Mirim e Mirim. O evento que acontece no Ginásio Poliesportivo, segue até o dia 12 de novembro, com a participação dos alunos das redes: Municipal, Estadual e Privada de Sobral, na faixa etária entre 08 a 12 anos, divididas em duas categorias: Pré Mirim (08 a 09 anos) e Mirim (10 a 12 anos).
As modalidades disputadas são: Futebol, Futsal, Voleibol, Basquete, Handebol, Vôlei de Areia, Atletismo, Natação, Xadrez, Dama, Tênis de Mesa, Karatê e Skate.
Os Jogos Escolares Sobralenses são uma ação da Prefeitura Municipal, através da Secretaria do Esporte. A comunidade Sobralense está convidada para participar deste grande evento esportivo.
Veja como ficaram os confrontos após o sorteio das equipes http://bit.ly/166mq6J
|
|
Prefeitura realiza seminário intersetorial sobre a Rede de Atenção ao Adolescente |
Durante todo o dia da última terça-feira, 22, foi realizado na Igreja dos Mormons, do Bairro Junco, o seminário intersetorial da Rede de Atenção ao Adolescente, que reuniu coordenadores de secretarias e um grande número de jovens.
A abertura do Seminário, que marcou o encerramento da Semana do Adolescente de Sobral, foi feita pelo Grupo de Música do SESC-Sobral, formado por jovens músicos que encantaram o público interpretando velhos clássicos da MPB.
Participaram da mesa para a abertura dos trabalhos, o coordenador da Macroárea III da Atenção Primária à Saúde, Meykel Gomes, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Valéria Araújo, a coordenadora do Projeto Flor do Mandacaru, Deline Lopes, o presidente do Conselho Municipal de Juventude, Marcos Venicios, e o responsável pela comunicação da Coordenadoria de Juventude (Coojuv), Veríssimo Barroso, que representou o Coordenador Igor Bezerra.
Deline Lopes, do Projeto Flor do Mandacaru, lembrou da importância do Seminário para as políticas voltadas à juventude sobralense. “Temos que realizar trabalhos intersetoriais, pois a juventude sobralense merece o cuidado de todos esses serviços, junto de políticas públicas especializadas”, afirmou.
Veríssimo Barroso apresentou as ações da Coordenadoria de Juventude, destacando as novas ferramentas implantadas pela Prefeitura de Sobral, que são as duas Estações da Juventude, localizadas no Parque Mucambinho e no Novo Recanto.
Pela manhã, foram realizadas apresentações de todos os serviços de atendimento ao adolescente em Sobral, como forma de articular a rede intersetorial da Atenção do Adolescente. No início da tarde, os trabalhos foram abertos com a apresentação cultural do grupo musical da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Sobral (APAE) com o show “Samba Apaeano”, com muito samba de raiz.
Os participantes do Seminário foram divididos em seis grupos para discutirem sobre educação, cultura, saúde, esporte, desenvolvimento social e prevenção às drogas. Ao final dos trabalhos, foram delimitadas as diretrizes para a construção do fluxo da Rede de Atendimento do Adolescente. |
|