Programa Minha Casa, Minha Vida conclui o
1000º apartamento em Sobral |
|
Essa sexta-feira, 13, foi de visita para secretários municipais, vereadores, engenheiros e a imprensa de Sobral. O grupo, tendo à frente o Prefeito Veveu, foi ver de perto o avanço das obras do Programa Minha Casa, Minha Vida; maior empreendimento habitacional do Município, que contabilizou, nesse final de semana, a construção de 1000 apartamentos, do total de 2.084, previstos para serem entregues em meados de 2014, cumprindo a primeira etapa do Programa.
Do alto de um morro, logo na entrada do complexo habitacional, os visitantes puderam ter uma visão total do espaço a ser ocupado nesse primeiro momento. São pouco mais de 100.000m² de área.
Durante a visita, o Prefeito Veveu divulgou a garantia, junto ao Ministério das Cidades, da construção de mais 1.300 imóveis, ampliando para 3.384, o benefício da moradia de qualidade para famílias de baixa renda, gerando a ocupação total de cerca de 100.800m² de área.
Para o Vice-Prefeito, Carlos Hilton Soares, “com esse programa, o Município vai dar à população, a garantia da correta ocupação do solo, dentro de um crescimento organizado, com a certeza da retaguarda de serviços públicos essenciais, como educação, saúde e saneamento básico”.
A construção do complexo de apartamentos, localizado no bairro Cidade José Euclides, segue em ritmo acelerado. De acordo com o cronograma da construtora responsável pelo projeto, por dia, são finalizados 12 apartamentos. Ao final, serão garantidas moradias para cerca de 15 mil pessoas.
Os futuros moradores dos dois empreendimentos serão beneficiados, ainda, com dois Centros de Educação Infantil, uma Escola de Ensino Fundamental e um Centro de Saúde da Família (CSF), que serão construídos pela Prefeitura de Sobral. Além disso, essas famílias vão contar com infraestrutura já existente no local, como transporte coletivo, estação de tratamento de esgoto e vias de acesso pavimentadas.
Em entrevista ao vivo para a Rádio Tupinambá, o Prefeito Veveu lembrou do perfil básico exigido pelo programa para o direito ao benefício, como baixa renda, filhos, idosos e portadores de deficiência, que “ são condições sociais que fragilizam muito a família. A gente quer oferecer a essas pessoas, essas casas, dentro desse plano de erradicação da extrema pobreza no nosso Município. Hoje é um dia de comemoração para todos nós com a conclusão desses mil apartamentos”.
Na obra, o Prefeito cumprimentou operários e se disse satisfeito com o trabalho deles, dividido em três turnos, entre 950 pessoas, muitas delas com a garantia da carteira assinada pela primeira vez.
|
|
Sobral é destaque mundial na redução da mortalidade infantil |
Com queda da Taxa de Mortalidade Infantil de 18,93 para 14,55 de mil nascidos vivos entre 2009 e 2012, o Município de Sobral foi citado como exemplo de sucesso na redução da mortalidade na infância, por especialistas do Unicef e da Organização Mundial de Saúde, em entrevista coletiva nessa quinta-feira,12, na sede do Unicef em Nova York.
Foram apresentados indicadores mundiais e regionais da mortalidade na infância, que apontam a probabilidade de um recém-nascido não completar 5 anos, e as mortes neo natais desde 1990. Participaram da entrevista, a vice-diretora do Unicef, Geeta Rao Gupta, do chefe da área de saúde, Mickey Chopra, da chefe de estatísticas e monitoramento, Tessa Wardlaw, e da diretora do Departamento de Saúde Materna, Neonatal, da Criança e do Adolescente da OMS.
O Ministério da Saúde, Unicef e a Organização Pan-Americana da Saúde divulgaram, também, nesta sexta-feira,13, em Brasília, dados inéditos da redução da mortalidade na infância. O Brasil e, especificamente, Sobral e o Município de Eusébio, são destaque em vídeos que mostram as estratégias desenvolvidas em cada município para alcançar as metas.
A Estratégia Trevo de Quatro Folhas, da Secretaria da Saúde de Sobral, está no mais novo documentário do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). As imagens foram feitas no mês de agosto para o programa “Compromisso com a sobrevivência infantil: uma promessa renovada”, iniciativa do Unicef e dos governos dos EUA, Índia e Etiópia, em apoio à estratégia Toda Mulher Toda Criança, da Assembleia Geral da ONU, lançada em 2010. Esse compromisso visa acelerar os esforços dos governos e da sociedade em reduzir as mortes evitáveis de crianças de até 5 anos, com ênfase nos primeiros dias de vida. O material gravado em Sobral é exemplo para o mundo, com a finalidade de estimular os governantes a investirem em programas para redução da mortalidade infantil.
O Município de Sobral foi escolhido pelo Unicef por apresentar um programa eficaz na redução da mortalidade infantil. Um destaque merecido para a equipe da Estratégia Trevo de Quatro Folhas, que qualifica as “mães sociais” para acompanharem mães e bebês desde a gestação até o período pós-parto.
O assunto será destaque no Jornal Nacional de hoje (13), da Rede Globo, que mostrará que a redução da mortalidade na infância do Ceará já vem sendo um avanço divulgado e comemorado, pelo governo do Estado. Além da informação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que anunciou no dia 2 de agosto, deste ano, que o Ceará foi o segundo Estado do Brasil que mais reduziu a Taxa de Mortalidade Infantil (TMI) entre os anos de 1980 a 2010.
|
|
Prefeito Veveu entrega o primeiro Núcleo de Mediação de Sobral |
|
Momento do discerramento da fita simbólica de Inauguração do Núcleo de Mediação Comunitária do Sinhá Sabóia |
A Prefeitura de Sobral, através da Secretaria da Segurança e Cidadania em parceria com o Ministério Público do Ceará, entregou na sexta-feira, 13, a primeira Casa de Mediação de Sobral e a 10ª do Ceará. A solenidade de entrega do Núcleo de Mediação Comunitária do Sinhá Sabóia, foi marcada pela presença numerosa de moradores e autoridades. O Prefeito Veveu disse que “esta unidade implantada no Sinhá Sabóia traz a disseminação de uma cultura de paz, trazendo a responsabilidade da própria comunidade em resolver pequenos problemas, mediados, para se evitar um problema maior.” Finalizou o Prefeito Veveu.
Situada à rua Santa Teresinha, nº 72, no bairro Sinhá Sabóia, a Casa de Mediação terá mediadores capacitados para auxiliar na solução de conflitos de caráter informal, não adversário, facilitando de forma imparcial a comunicação entre os mediados, contribuindo para uma reflexão positiva que possibilite o acordo consensual e mutuamente satisfatório. O Núcleo será coordenado pelo promotor de Justiça Edson Landim.
Na unidade, os conflitos poderão ser solucionados de forma mais rápida que na Justiça comum, através de mecanismos extrajudiciais.
A prefeitura já estuda a instalação de mais um núcleo de mediação, em convênio com a Defensoria Pública Geral do Estado, no bairro José Euclides. A nova unidade atenderá a população dos bairros Vila União, José Euclides I e II.
As autoridades que compareceram ao evento: Dr. Alfredo Ricardo Holanda Cavalcante, Procurador Geral do Ministério Público do Estado Ceará, Vereador Itamar Ribeiro, Presidente da Câmara de Sobral, Dr. Francisco Edson de Sousa Landim, Promotor de Justiça, Dr Carlos Hilton, Vice-Prefeito de Sobral, Dr. Pedro Aurélio Ferreira Aragão, Secretário da Segurança e Cidadania de Sobral, Dr. Benedito da Silva Neto, Promotor de Justiça, Dr. Alexandre Pinto Moreira, Promotor de Justiça, Dr. Élison Pacheco de Oliveira, Juiz de Direito de Sobral, Dr. Braz Saldanha, Promotor de Justiça, Dr. José Inácio, Presidente da OAB Seccional de Sobral, Dr. Lourenço Arcanjo, Procurador Geral do Município, Tatiana Nascimento, Supervisora do Núcleo de Mediação Comunitária de Sobral entre outras autoridades. |
|
|
|
Versão impressa |
|
|
Redução da Mortalidade Infantil é tema do Café com o Prefeito Veveu |
|
No programa Café com o Prefeito Veveu, desta segunda-feira,16, foi tratada a questão das políticas públicas para mães e bebês recém-nascidos, com o empenho não apenas da Secretaria da Saúde mas das demais secretarias, que de certa forma, têm alguma ligação com o trabalho da Saúde no Município.
O Prefeito falou da importância da execução do Plano de Redução da Mortalidade Materno Infantil do Município, lançado no último dia 5, quando foram apresentadas todas as ações estratégicas voltadas à Atenção Primária.
Foram citados os dados referentes à mortalidade infantil em Sobral, que em 1996 apontavam 54,7 óbitos para cada mil crianças nascidas vivas. Com a instalação da Estratégia Trevo de Quatro Folhas, os índices caíram para 14,55, de acordo com o último levantamento realizado no ano passado.
O assunto tem chamado a atenção do Unicef e da Organização Mundial da Saúde (OMS), que divulgaram em Nova York, na semana passada, números positivos que apontam o Brasil como exemplo de sucesso na redução da mortalidade na infância, que caiu para 77%, segundo pesquisa realizada no ano passado. O país serve de exemplo para outras nações na luta contra a mortalidade infantil, segundo órgãos internacionais que fazem esse trabalho de monitoramento sobre a saúde no mundo.
“Pesquisas afirma que o Brasil já atingiu a meta estipulada pela OMS para o milênio, na queda da mortalidade de crianças menores de 5 anos. Dentro deste quadro, o Ceará também se destaca, e Sobral tem contribuído significativamente para essa redução. O trabalho realizado aqui tem sido citado como exemplo”. Falou o prefeito aos seus ouvintes.
O Prefeito ressaltou a importância da Estratégia Trevo de Quatro Folhas, assim como todas as ações de Saúde que resultam nesses bons resultados para as famílias que vivem em vulnerabilidade social.
O Café com o Prefeito Veveu, produzido pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Sobral, é transmitido por várias rádios de Sobral todas às segundas-feiras, às 7h. A reprise, no “Quinta com o Prefeito Veveu”, é veiculada toda quinta, 8 da noite, logo após da hora do Brasil |
|