Órgão de Divulgação da Prefeitura Municipal de Sobral

Ano XVI - Nº 402 - Sobral, sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Projeto “A Escola vai ao Cinema”
7ª edição do projeto será lançada às 15h de hoje, no Cinema Renato Aragão

O Núcleo de Animação de Sobral (Edu.Animação) funciona na Brinquedoteca do Município e conta com tecnologia digital para os cursos de cinema de animação.


Será lançada, nesta sexta-feira, 15 de agosto, a 7ª Edição do Projeto A Escola Vai ao Cinema. O evento será às 15 h, no Cinema Renato Aragão, com a exibição do filme “O Pescador”, curta metragem de animação dirigido e roteirizado por alunos da rede pública de Sobral. Na ocasião, também será feita a premiação aos alunos da rede pública do Município que, no ano passado, participaram do concurso de redação sobre o Projeto.

O Projeto A Escola vai ao Cinema promove sessões gratuitas para alunos do Ensino Médio e Fundamental, da rede pública de ensino. Paralelamente, realiza oficinas no núcleo de animação, o Edu.Animação, de onde já saíram curtas que foram selecionados em importantes festivais do país, como o Anima Mundi.

O objetivo do Projeto é despertar o senso crítico e a formação intelectual e integrar linguagens, sempre correlacionando áreas do conhecimento, em um processo de aprendizado permanente entre alunos e educadores.
Segundo a coordenadora do Projeto, Tereza Tavares, Sobral está se transformando num polo de talentos para filmes de animação. “Dois filmes criados por alunos da escola pública de Sobral, Picolé e O Pescador, desenvolvidos dentro do projeto A Escola vai ao cinema, foram selecionados para participar do maior festival de animação da América Latina, o Anima Mundi”, destaca a coordenadora.

O Projeto A Escola Vai ao Cinema é uma realização do Instituto CDL de Cultura e Responsabilidade Social em parceria com a Coelce, Pinheiro Supermercados e a Programadora Brasil. A iniciativa tem o apoio cultural da Prefeitura de Sobral, do Governo do Estado do Ceará e Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.

 


Prefeitura e ECOA abrem inscrições para cursos de confecção de Vitrais e Mosaicos

A Prefeitura de Sobral e a Escola de Cultura, Comunicação, Ofícios e Artes (ECOA) estão com inscrições abertas para os cursos de confecção de mosaicos e vitrais. Com carga-horária de 60 h/aula cada, os cursos são gratuitos e serão realizados de segunda a sexta-feira, no período diurno, na ECOA.
O curso apresenta soluções de revestimentos para uso na arquitetura, em objetos artísticos, e o uso na indústria e no cotidiano.
O curso faz parte do Programa Ensinarte, desenvolvido pela Prefeitura de Sobral, através da Secretaria da Cultura e do Turismo e do Instituto ECOA, com apoio do Governo do Estado do Ceará e patrocínio da Petrobras e oferece cursos gratuitos de formação para a indústria criativa.
Os interessados poderão obter mais informações e inscrever-se na ECOA, Travessa Adriano Dias de Carvalho, nº 135, Centro (ao lado do Restaurante Popular). Saiba mais: (88) 3111-1661.

 


Prefeito Veveu fala sobre Garantia Safra no Programa “A Voz do Brasil”

O Prefeito Veveu participou do programa “A Voz do Brasil” desta quarta-feira, 13 de agosto, em entrevista sobre o Garantia-Safra.

A Prefeitura de Sobral já repassou a parte referente ao Município, no valor de R$ 146.076,78, para o Programa, destinado a agricultores que tiveram perda de safra no período 2013/2014.

Na reportagem, o Prefeito falou sobre a importância do planejamento das prefeituras para assegurar o benefício para os agricultores familiares.

O Garantia-Safra é seguro pago pelo Governo Federal, Governo do Estado e Prefeituras, em caso de perda igual ou superior a 50% da lavoura. Para 2014, o benefício será de R$850,00, dividido em até cinco parcelas. Em Sobral, serão beneficiados com o Garantia-Safra 3.819 agricultores.

A Voz do Brasil é um programa radiofônico do Governo Federal, produzido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC Serviços), com o objetivo levar informação aos cidadãos dos mais distantes pontos do país. A Voz do Brasil está no ar há mais de 70 anos e é veiculado de segunda a sexta-feira, às 19h.

Veja a transcrição da entrevista:

Locutora: As prefeituras que aderiram ao programa Garantia-Safra têm até o dia 3 de setembro para solicitar vistorias e indicar um técnico para avaliar as perdas em lavouras dos agricultores familiares.

Locutor: A vistoria é etapa essencial para que os produtores que tiveram perda de, pelo menos, metade da produção, por causa do excesso ou da falta de chuvas, recebam indenização do governo federal.

Locutora: Para participar do programa, estados e municípios devem ter repassado recursos ao fundo do Garantia-Safra.

Locutor: José Clodoveu de Arruda é prefeito de Sobral, no Ceará, onde vivem mais de três mil agricultores familiares. Ele já solicitou a vistoria nas lavouras e dá uma dica para os prefeitos que ainda não fizeram o pedido.

Prefeito de Sobral - José Clodoveu de Arruda: A minha sugestão é planejamento e organização, você saber que o município precisa pagar as parcelas do Seguro-Safra, por exemplo, a tempo. Você ter planejamento, você saber que você tem despesas a fazer, que são despesas fundamentais como essas, são despesas cuja não realização traz um prejuízo enorme para as famílias de trabalhadores rurais.

Locutora: O Garantia-Safra se destina às lavouras que estejam na área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste, a Sudene, que compreende todos os estados do Nordeste e parte de Minas Gerais e do Espírito Santo.

Leia nossas edições anteriores

Versão impressa

Garantia-Safra 2014/2015
Prefeitura de Sobral iniciará inscrições para o Programa no dia 21 de agosto, em Taperuaba

A Prefeitura de Sobral dará início, no dia 21 de agosto, no Distrito de Taperuaba, a inscrição de agricultores no Programa Garantia-Safra 2014/2015. Técnicos da Secretaria da Agricultura e Pecuária do Município e da Ematerce visitarão todas as comunidades rurais de Sobral, até o dia 10 de setembro.

A Prefeitura concluiu a elaboração de 85 laudos de vistoria de lavouras do Município e aguarda análise técnica para garantir o benefício referente a safra 2014/2015, destinado a agricultores familiares que tiveram perdas de pelo menos metade da produção.

Os requisitos para inscrição no Programa Garantia-Safra são: ser agricultor familiar; ter renda bruta familiar mensal de até um salário mínimo e meio; cultivar áreas não irrigadas de 0,6 a 5 hectares (arroz, algodão, feijão, mandioca ou milho) e não deter, a qualquer título, área superior a 4 módulos fiscais. Saiba mais: (88)3611-5835

 


Prefeitura promoverá Curso de Poda Urbana

A Secretaria de Urbanismo, através da Autarquia Municipal do Meio Ambiente (AMMA), em parceria com a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, promoverá o Curso de Poda Urbana e Roçador, nos dias 19 e 20 de agosto, ambos a partir de 8h, no auditório do SAAE.

O objetivo é capacitar os interessados, nas normas adequadas à atividade de poda de árvores. Os interessados deverão comparecer à sede da AMMA, na Av. Comandante Maurocélio Rocha Ponte, nº1, no prédio do Aeroporto, de 8h às 12h e de 14h às 18h, com 1 foto 3x4; cópia do comprovante de residência; RG ou CPF. Saiba mais: (88) 3611-2016.

 


Prefeitura vacina funcionários da Grendene contra sarampo
Campanha quer bloquear a doença entre os cerca de 20 mil trabalhadores da fábrica

A Secretaria de Saúde de Sobral iniciou, na quarta-feira, 13 de agosto, uma campanha de vacinação contra o Sarampo entre os funcionários da Indústria de Calçados Grendene. O trabalho da equipe de Vigilância Epidemiológica teve início nas fábricas 1 e 7, onde foram identificados casos da doença em alguns funcionários.

A vacinação para o bloqueio do Sarampo está sendo feita em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado (SESA) e se estenderá a todas as unidades da Grendene, que possui cerca de 20 mil funcionários, em média. Segundo a Secretaria de Saúde de Sobral, o trabalho deverá durar uma semana.

 
Prefeito Municipal:
José Clodoveu de Arruda Coelho Neto

Chefe de Gabinete do Prefeito:
Luciano de Arruda Coelho Filho

Assessor de Comunicação/Editor-chefe:
Fábio de Melo Magalhães - CE 01806 JP

Redação: Gabriele Oliveira e Fábio Melo | Editoração Eletrônica: Fábio Fernandes e Laura Farias | Fotos: Luiz Queiroz | Impressão: Imprensa Oficial do Município (IOM) | Tiragem: 2.500 exemplares.
Contato: (88) 3677-1116 ou 3677-1118
E-mail: comunicacao@sobral.ce.gov.br

zz zzzz