Prefeito Veveu participa da abertura do seminário Universidades Estaduais/UVA
|
|
O Seminário, realizado no Centro de Convenções, apresentou o tema ‘‘O papel das universidades estaduais frente ao desenvol-vimento do Estado do
Ceará’’ |
O Prefeito Veveu, acompanhado do Governador Cid Gomes, participou da solenidade de abertura do Seminário Universidade Pública Estaduais/UVA, que aconteceu no Centro de Convenções de Sobral, nesta terça-feira (4/2). Com o tema “O papel das universidades estaduais frente ao desenvolvimento do Estado do Ceará”, o seminário foi uma iniciativa do Governador Cid Gomes para debater assuntos relacionados às melhorias da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).
O Prefeito Veveu deu as boas-vindas aos presentes, ressaltando o valor do Seminário, que “demonstra o caráter democrático e o interesse do Governador em realizar um processo de discussão aberto”. De acordo com o Prefeito, “Sobral é uma cidade universitária e existe uma grande parceria da UVA em iniciativas que beneficiam diretamente o Município e toda a Região Norte”.
O Governador Cid Gomes fez um breve histórico da atuação da UVA ao longo dos anos e reforçou a importância de se conhecer a fundo a instituição e também os anseios e vocações da Região. “Ao final do seminário, vai ser enviado para a Assembleia o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos dos servidores da UVA, já para vigorar, para efeitos financeiros, a partir de fevereiro. Também não vejo nenhum problema em lançar, até o final de julho, um edital de concursos para professores da UVA”, comentou Cid. Segundo o Governador, outra questão emergencial é a implementação do Sistema de Cotas para os alunos mais desfavorecidos.
O Secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado (Secitece), René Barreira, reiterou a evolução da educação no Ceará em todos os níveis, desde a instalação de 100 escolas de educação profissional de tempo integral, ao investimento nas universidades estaduais, que triplicaram nos últimos sete anos. “Vale destacar a progressão de investimentos nas instituições estaduais, onde, em 2006, receberam investimentos da ordem de R$ 99 milhões somente naquele ano. Em 2013 foram investidos três vezes mais, cerca de R$ 333 milhões”, destacou o secretário René Barreira.
De acordo com a Reitora Palmira Soares, a realização do Seminário movimentou a UVA de um modo salutar. Para ela, o evento é também mais uma forma de estimular o estreitamento entre as três universidades estaduais.
Cerca de 400 pessoas participaram da solenidade, que teve a presença de autoridades, professores, servidores técnico-administrativos e estudantes, além da administração superior da Universidade. O Seminário é realizado e coordenado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado (Secitece), com apoio da UVA.
Durante o período da tarde, os participantes do Seminário reuniram-se em grupos de trabalho para tratar dos seguintes temas: política de assistência estudantil; política de pessoal docente; infraestrutura: redimensionamento e expansão; política de pessoal técnico-administrativo; autonomia e financiamento público das universidades; democracia e universidade.
Nesta quarta-feira (5), a partir das 8 horas, no ginásio poliesportivo do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UVA), os grupos de trabalho apresentarão os resultados obtidos em cada grupo para que seja elaborado o texto com a redação final do evento. O documento será apreciado e encaminhado ao Governo do Estado.
Compuseram a mesa da solenidade de abertura, o Governador Cid Gomes, o Prefeito Veveu; o ex-ministro Leônidas Cristino; o secretário da Secitece, René Barreira; o Deputado Estadual Teodoro Soares; a Reitora da UVA, Palmira Soares; a Reitora da Universidade Regional do Cariri (Urca), Otonite Cortez; a vice-presidente do Sindicato dos Servidores Técnico-administrativos da UVA, Gláucia Menezes; a representante dos docentes da UVA, professora Silvia Helena; e o presidente do DCE da UVA, Alan Rodrigues.
|
|
Prefeito Veveu abre trabalhos na Câmara Municipal |
|
Ao participar da abertura dos trabalhos legislativos da Câmara Municipal de Sobral, nessa segunda-feira (3), o Prefeito Veveu discursou sobre os projetos e programas em andamento na sua gestão; entre eles, o moderno sistema de ônibus (Sitrans) que dará suporte ao VLT; e as conquistas no setor de habitação, com a construção de 3.364 apartamentos que vão garantir moradia de qualidade às famílias de baixa renda já cadastradas pelo Município.
Além de divulgar os inúmeros programas e projetos nas áreas da Educação, Saúde e combate à extrema pobreza, o Prefeito Veveu falou do Programa Gente Solidária, que contará com a articulação da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE) e a Secretaria de Combate à Extrema Pobreza. A ideia do Programa é viabilizar a oferta de emprego em Sobral.
|
|
Realizada em Sobral palestra sobre atualização em dengue |
|
Os profissionais do Sistema de Saúde de Sobral iniciaram nessa terça-feira (4), e seguem pelo dia de hoje (quarta-feira, 5), a programação de Atualização em Dengue, com a participação do Dr. Ivo Castelo Branco, professor da Universidade Federal do Ceará e referência em dengue no Estado.
Ciente da importância do diagnóstico precoce para a redução da letalidade da doença e na busca pelo sucesso do tratamento, o Ministério da Saúde lançou em 2013, a nova edição do Manual Dengue: diagnóstico e manejo clínico – adulto e criança, que objetiva orientar os profissionais de saúde sobre o diagnóstico e tratamento precoce, garantindo uma melhor assistência à população.
Segundo o Ministério da Saúde, esta nova edição incorpora experiências apresentadas por especialistas e instituições nacionais e internacionais.
O evento foi realizado primeiramente com os Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Controle de Endemias, e Equipe de Vigilância à Saúde (coordenadores e técnicos). À tarde, o encontro foi no auditório da Escola de Saúde da Família, com palestra direcionada aos médicos das Redes de Assistência Primária, Secundária e Terciária, gerentes das Unidades de Saúde da Família, preceptores e pediatria, ginecologia/obstetrícia, coordenadores da Secretaria da Saúde e enfermeiros da Atenção Secundária e Terciária. Ainda na terça-feira, o palestrante se reuniu com professores e estudantes dos cursos de medicina e enfermagem, além de tutores da Residência Multiprofissional em Saúde da Família, no auditório do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).
Dando continuidade às atividades dessa quarta-feira, será ministrada palestra para os profissionais médicos e enfermeiros dos municípios que compõem a Microrregião de Saúde de Sobral, no auditório Plutão, no Centro de Convenções. À tarde, o público será de enfermeiros da Estratégia Saúde da Família.
Participam desse trabalho de Atualização em Dengue, profissionais médicos e enfermeiros do Sistema de Saúde de Sobral (Atenção Primária, Santa Casa de Misericórdia de Sobral, Hospital UNIMED, Hospital Regional Norte, Hospital Dr. Estevam, Unidade Mista e Policlínica), coordenadores da Secretaria da Saúde, representantes da Microrregião de Saúde de Sobral, professores e estudantes dos cursos de graduação em enfermagem e medicina.
|
|
Calendário anual de pagamento dos servidores |
A Secretaria da Gestão divulgou o Calendário Anual de Pagamentos dos servidores municipais de Sobral. De acordo com o Prefeito Veveu, “a valorização do Servidor Municipal, como uma das formas de atingir o aprimoramento da Gestão Pública e o desenvolvimento do Município, é um dos compromissos de nossa gestão”.
Confira o calendário 2014 abaixo:
|
|
|
|
Versão impressa |
|
|
Confira a agenda do Caminhão do Peixe em Fevereiro |
|
Para levar à população peixe e derivados (bolinha de peixe, linguiça, filé) a preços mais acessíveis, a Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária, desenvolve o projeto do Caminhão Feira do Peixe nas comunidades ribeirinhas em parceria com as Associações de Pescadores de Jaibaras, a Associação Comunitária de São Domingos, Associação Comunitária Padre João Batista da Frota, da Comunidade Barragem e Comunidade Mamão Beira do Rio.
Com o apoio do Ministério da Pesca e Aquicultura, o projeto tem como foco principal apoiar a cadeia produtiva da piscicultura, fortalecendo seu arranjo produtivo de forma sustentável, para levar alimento mais saudável à população, com preços mais acessíveis.
O Caminhão do Peixe funciona das 7h às 13h e foi instituído pela Prefeitura de Sobral para apoiar os pequenos produtores de peixe do Município na venda do pescado.
Veja o cronograma do Caminhão do Peixe deste mês de Fevereiro:
04/02 (Terça-feira)
Cirão-Coelce
05/02 (Quarta - feira)
Escola Mos. José Gerardo F. Gomes - Sinhá Saboia
06/02 (Quinta - feira)
Irmã Anisia Rocha - Sumaré
07/02 (Sexta - feira)
Maria do Carmo Andrade - Pedrinhas
11/02 (Terça-Feira)
Capela de Jeus do Bom Pastor - Parque Silvana II J
12/02(Quarta - Feira)
Igreja da Ressureição - Alto do Cristo
13/02 (Quinta - feira)
Irmã Anisia Rocha - Sumaré
14/02 (Sexta - feira)
Maria do Carmo Andrade - Pedrinhas
18/02 (Terça-feira)
Escola Mos. José Gerardo F. Gomes - Sinhá Saboia
19/02 (Quarta - feira)
Cirão Coelce
20/02 (Quinta-feira)
Irmã Anisia Rocha - Sumaré
21/02 (Sexta - feira)
Maria do Carmo Andrade - Pedrinhas
25/02 (Terça - feira)
Cirão Coelce
26/02 (Quarta - feira)
Cirão - Coelce
27/02 (Quinta-feira)
Irmã Anisia Rocha - Sumaré
28/02 (Sexta - feira)
Maria do Carmo Andrade - Pedrinhas |
|