Prefeitura realizará segunda reunião do GGIM deste ano
|
|
A Secretaria da Cidadania e Segurança agendou para o dia 20 deste mês, às 17 horas, na Biblioteca Pública Municipal, a segunda reunião, deste ano, do Gabinete de Gestão Integrada do Município (GGIM); quando o Prefeito Veveu, ao lado do secretário Pedro Aurélio Ferreira Aragão, receberá os parceiros representantes das polícias Militar e Civil, Guarda Municipal, CTTU, Ministério Público, Corpo de Bombeiros, CREAS, CRAS, secretarias da Saúde e Combate à Extrema Pobreza, Vigilância Sanitária, Juizado de Menores, e outros.
Entre os assuntos a serem discutidos, estão os preparativos para os eventos carnavalescos, a realização da Conferência Regional de Defesa Civil, e a implantação do projeto PROTEJO - Mulheres da PAZ, iniciativa do Ministério da Justiça, que objetiva a capacitação de mulheres atuantes na comunidade, para que sejam mediadoras sociais, no fortalecimento das políticas públicas e socioculturais desenvolvidas, além de construir e fortalecer redes de prevenção da violência doméstica e enfrentamento às violências, que compõem a realidade local, entre jovens e mulheres.
As “Mulheres da Paz”, moradoras da própria comunidade, receberão uma bolsa auxílio, além de capacitação em temas como gênero e direitos da mulher, direitos humanos e cidadania, violência, fatores de risco, protetivos, e prevenção ao uso de drogas. Elas serão multiplicadoras na prevenção à violência juvenil, principalmente relacionada a gênero.
A Prefeitura, já deu início ao processo licitatório. A empresa vencedora da licitação deverá formar uma equipe multidisciplinar, além da realização do processo seletivo dos 150 jovens beneficiados. A prioridade inicial será para os bairros Vila União e José Euclides.
|
|
Secretaria da Cultura, Ecoa e Escola de Artes e Ofícios ampliam ações em 2014 |
|
A Ecoa apresentou na última quinta-feira (12), para os colaboradores da Escola de Artes e Ofícios, seu planejamento para o exercício 2014/2015. O programa Ensinarte chega com formação nas diversas áreas culturais, totalizando cerca de 8.000 horas de formação para quase 500 vagas, todas gratuitas.
Após um ano de estudos, reflexões e busca de parcerias, a Escola de Artes e Ofícios de Sobral requalifica e renova suas ações com uma proposta de formação educacional no campo das artes e dos ofícios de primeira linha. A Escola Nova de Artes e Ofícios dará oportunidade aos jovens para o exercício da cidadania, com participação nos processos criativos e a apropriação de instrumentos para a conservação dos lugares de memórias, dos patrimônios materiais, imateriais, das histórias, das culturas tradicionais e dos modos do fazer artesanal.
Na perspectiva de um centro de formação de ofícios artísticos e de restauração do patrimônio, a Escola oferecerá cursos em diferentes formatos, e atenderá jovens aprovados em processo seletivo e em teste de aptidão. As inscrições serão abertas, ainda este mês de fevereiro, para os cursos técnicos de carpintaria, edificações, conservação e restauro do Patrimônio e para os cursos livres de auxiliar de conservação de acervos, revitalizador de alvenarias, gesseiro, revitalizador de estruturas em madeira.
, pintor restaurador, além de confecção e restauro de vitrais.
A abertura dessas novas possibilidades, que buscam excelência na formação de ofícios artísticos, surgiu a partir da necessidade de profissionais qualificados para ações de intervenção no Patrimônio Histórico tombado de Sobral, em especial, nas futuras ações do PAC das Cidades Históricas, onde o Município teve aprovados 13 projetos, e nas ações de restauro do interior da Igreja da Sé e do Museu D. José.
O investimento está sendo possível graças às parcerias junto ao Governo Federal, Governo do Estado, Pronatec, Sebrae e Patrocínio da Petrobras. Parceiros importantes nesta ação de referência na formação profissional, que repercutirá positivamente nos projetos de conservação, preservação e restauro do patrimônio cultural da região.
|
|
Combate à Dengue foi tema do Café com o Prefeito Veveu |
|
No programa Café com o Prefeito Veveu, desta segunda-feira (17/02), o Prefeito falou sobre o combate à dengue. “A dengue é realmente uma doença muito séria e, na sua forma mais grave, pode até levar à morte. A melhor forma de prevenir a doença é combater o mosquito transmissor e por isso é imprescindível a colaboração de todos”, destacou.
De acordo com o Prefeito, a Prefeitura está realizando uma campanha de combate ao mosquito com diversas ações envolvendo toda a comunidade. “Desde o dia 8 de janeiro, estão sendo realizadas caminhadas, palestras nas escolas, blitze com panfletagem, mutirões de limpeza e também foram intensificadas as visitas dos agentes de endemias às residências”, pontuou.
É preciso também ficar atendo aos sintomas da dengue porque é importante o diagnóstico e o tratamento precoce da doença. “Se você tem febre, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e nas juntas, manchas vermelhas pelo corpo procure imediatamente um posto de saúde. Em crianças, os sintomas da dengue podem ser confundidos facilmente com gripe ou viroses comuns. Na dúvida, procure o médico”, explicou o Prefeito.
O Café com o Prefeito Veveu, produzido pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Sobral e apresentado pela Jornalista Gabriele Oliveira, é transmitido por várias rádios de Sobral todas as segundas-feiras, às 7h. A reprise, no “Quinta com o Prefeito Veveu”, agora será exibida em novo horário, às 11h55.
|
|
|
|
Versão impressa |
|
|
Aberta seleção para Agentes de Desenvolvimento da Economia Solidária |
O Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH) abriu processo seletivo para contratação de técnicos que atuarão como agentes de desenvolvimento do Projeto Gente Solidária, executado em parceria com a Prefeitura de Sobral, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Extrema Pobreza.
Poderão candidatar-se técnicos de nível médio e superior.
Os pré-requisitos são: Experiência de trabalho com instituições públicas ou privadas de assessoria, de representação política, ou socioeconômica de economia solidária; experiência com mobilização e capacitação de comunidades de baixa renda urbanas ou rurais; e experiência em apoio administrativo.
Em Sobral, o Projeto Gente Solidária consiste na implementação de ações integradas de apoio à economia solidária, na sede e nos distritos de Taperuaba, Aracatiaçu e Jaibaras; com estruturação da Casa da Economia Solidária, formação e assessoria técnica a 20 empreendimentos econômicos solidários, acesso a capital e serviços financeiros, além de apoio à comercialização.
O Projeto Gente Solidária é uma estratégia articulada dos governos federal e municipal de enfrentamento e de boa convivência com o semiárido nordestino, que propicia, através de suas ações articuladas, o desenvolvimento local e territorial sustentável, visando a superação da extrema pobreza por meio da geração de trabalho e renda em iniciativas econômicas solidárias.
Os interessados deverão enviar o currículo para o IADH: vagas@iadh.org.br, até o dia 20 deste mês; e deverão comparecer a uma oficina de nivelamento conceitual sobre o Projeto e sobre o edital de seleção, no dia 25, em local a ser previamente comunicado.
Maiores informações, consultar o edital de seleção na pagina www.iadh.org.br, ou ligar para o número: (88) 9973-2067.
|
|
Confira a agenda do Caminhão do Peixe em Fevereiro |
|
O Caminhão do Peixe funciona das 7h às 13h e foi instituído pela Prefeitura de Sobral para apoiar os pequenos produtores de peixe do Município na venda do pescado.
Veja o cronograma do Caminhão do Peixe deste mês de Fevereiro:
18/02 (Terça-feira)
Escola Mos. José Gerardo F. Gomes -
Sinhá Saboia
19/02 (Quarta - feira)
Cirão - Coelce
20/02 (Quinta-feira)
Irmã Anisia Rocha - Sumaré
21/02 (Sexta - feira)
Maria do Carmo Andrade - Pedrinhas
|
|
Theatro São João apresenta espetáculo “Ausência” |
|
O Theatro São João será palco, nos dias 18 e 19 de fevereiro, às 20h, para o espetáculo “Ausência”, que coloca em pauta a solidão no mundo moderno, o homem frente a uma existência limite. A montagem traz uma parceria entre a companhia franco-brasileira Dos à Deux e o ator Luís Melo e já fez temporada na França (em Paris, Bayonne, Elancourt e Aubergenville) e no Brasil em Brasília, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo. |
|