2014 é considerado pela ONU
o Ano Internacional da Agricultura Familiar
|
|
Em dezembro passado, durante reunião, a Assembleia Geral da ONU declarou 2014 o Ano Internacional da Agricultura Familiar. O setor foi eleito tema do ano pelos 193 países membros da Organização das Nações Unidas (ONU), como resultado do reconhecimento do papel fundamental que esse sistema agropecuário sustentável desempenha para o alcance da segurança alimentar no planeta.
Segundo informação divulgada no último Boletim de Agricultura Familiar da Organização da ONU para Alimentação e Agricultura (FAO), o objetivo é sensibilizar governos e sociedades sobre a importância e a contribuição da agricultura familiar para a segurança alimentar e a produção de alimentos.
Para a Secretária da Agricultura e Pecuária de Sobral, Luíza Barreto, “a cada ano crescem os investimentos do município na área da Agricultura Familiar, que em 2013 obteve resultados positivos e promissores. A proposta para 2014 é de duplicar estes investimentos, em consonância com as comemorações ao Ano Internacional da Agricultura Familiar, porque acreditamos no setor e o quanto estes investimentos têm contribuído com a melhoria da qualidade de vida na zona rural de forma responsável e sustentável. Investir recursos no setor é reconhecer a importância estratégica da agricultura familiar para a inclusão produtiva e para a segurança alimentar de Sobral e da região norte do estado gerando emprego e renda.”
Segundo estudos, a agricultura familiar é hoje responsável por 70% dos alimentos consumidos pelos brasileiros. De acordo com o Censo Agropecuário de 2006 – o mais recente feito no país -, são fornecidos pela agricultura familiar os principais alimentos consumidos pela população brasileira: 87% da produção nacional de mandioca, 70% da produção de feijão, 46% do milho, 38,0% do café, 34% do arroz, 58% do leite, possuíam 59% do plantel de suínos, 50% do plantel de aves, 30% dos bovinos, e produziam 21% do trigo.
No Censo Agropecuário de 2006 foram identificados 4,3 milhões de estabelecimentos de agricultores familiares, o que representa 84,4% dos estabelecimentos agropecuários brasileiros.
Este segmento produtivo responde por 10% do Produto Interno Bruto (PIB), 38% do Valor Bruto da Produção Agropecuária e 74,4% da ocupação de pessoal no meio rural (12,3 milhões de pessoas).”
Pela lei brasileira que trata da agricultura familiar, o agricultor familiar é definido como aquele que pratica atividades ou empreendimentos no meio rural, em área de até quatro módulos fiscais, utilizando predominantemente mão de obra da própria família em suas atividades econômicas. A lei abrange também silvicultores, aquicultores, extrativistas e pescadores com investimento e produção no setor, combinando a antiga sabedoria dos agricultores familiares com a evolução tecnológica moderna.
|
|
Participação Popular foi tema do Café com o Prefeito Veveu dessa segunda, 13 |
|
A importância da participação popular foi o tema do programa de rádio Café com o Prefeito Veveu, dessa segunda-feira (13/01). De acordo com o Prefeito, fazer o Orçamento Participativo foi uma opção sua. “Ouvindo as pessoas, além de fortalecer a democracia com a participação de todos, assegura que as próprias pessoas definam as prioridades de investimento nas suas comunidades”, comentou.
O Orçamento Participativo foi iniciado em julho de 2013 e promoveu 20 plenárias, reunindo representantes de todos os bairros e distritos. “Em dezembro, nós instituímos o fórum do orçamento participativo com representantes de todas as comunidades e essas pessoas vão acompanhar o andamento das demandas apresentadas, a execução do orçamento e fiscalizar a aplicação dos recursos nas obras solicitadas”, explicou o Prefeito. Muitas comunidades elegeram como prioridade de investimento a área da saúde e essas demandas já estão sendo atendidas com, reformas e ampliações e construção de novos postos de saúde.
O Prefeito falou também de seu histórico de trabalho em prol da coletividade. “Eu sempre acreditei que a participação das pessoas é fundamental para fazer uma sociedade melhor não apenas no município, mas no Estado e no país”, disse Veveu. Ouvir as pessoas e contar com a colaboração de todos é uma característica sua desde os tempos de escola, quando atuou nos grêmios estudantis e, na faculdade, foi presidente do Diretório Acadêmico dos estudantes da Universidade Federal do Ceará, num período importante da história do país atuando na luta pelas liberdades democráticas no período da ditadura militar no Brasil.
Já formado como advogado Veveu atuou em defesa dos trabalhadores rurais, em Sobral e Região Norte, num período no qual a luta pela terra era um movimento muito forte. “Então por toda essa minha história de vida, pautada em ouvir as pessoas e lutar pelo fortalecimento da democracia e da participação popular, é natural que como prefeito eu também faça assim e é como estamos fazendo”, disse.
Além da participação popular, as parcerias são fundamentais para o desenvolvimento da cidade. “As parcerias são indispensáveis porque o município sozinho não tem como fazer todos os investimentos necessários. Um prefeito tem que ter a capacidade de ter os projetos prontos e de posse desses projetos ter uma boa articulação, colocar os projetos debaixo do braço e correr atrás dos recursos, seja nos Governos Federal ou Estadual ou até mesmo em organizações internacionais. E é isso que tenho feito. E é por isso que consegui recursos na ordem de R$42 milhões para fazermos saneamento do Padre Ibiapina, Domingos Olímpio, Cohab III e da sede do distrito de Taperuaba, além da ampliação do sistema de abastecimento de água de Sobral. E outra obra importantíssima para Sobral que tem sido a construção de 3.364 habitações populares, que estaremos entregando as primeiras 2.084 em julho deste ano parar quem mais precisa”, afirmou.
O Café com o Prefeito Veveu, produzido pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Sobral e apresentado pela Jornalista Gabriele Oliveira, é transmitido por várias rádios de Sobral todas as segundas-feiras, às 7h. A reprise, no “Quinta com o Prefeito Veveu”, é veiculada toda quinta, às 20h, após a “Voz do Brasil”.
Ouça aqui o programa Café com Prefeito Veveu desta segunda-feira (13/01/14), no blog.ce.gov.br.
|
|
Jovem Embaixador ministra palestra para Guarda-Mirim |
|
Prof. Italo falou aos guardas-mirins sobre sua experiência como jovem embaixador ao representar o Brasil no ano de 2011 em encontro nos EUA |
Como reforço na aquisição de conhecimento variado para o grupamento da Guarda-Mirim, e conseqüente ampliação de experiências pessoais, o professor de língua inglesa, Ítalo Sousa, que foi Jovem Embaixador no ano de 2011, ministrou palestra ao efetivo de jovens, no Centro de Convenções, na sexta-feira (10).
Entre os temas abordados, o professor detalhou sobre o estilo de vida dos norte-americanos, a diferença de sotaque entre os 50 Estados da federação e as vantagens de aprender uma segunda língua, como o Inglês. Na palestra, foram citados exemplos das famílias estadunidenses que utilizam o “faça você mesmo” e o que nós, brasileiros, poderíamos aprender com virtudes presentes no cotidiano americano, segundo ítalo, como pontualidade, interesse na política, e a constante preparação para o mercado de trabalho.
Francisco Ítalo Albuquerque de Souza, à época com de 17 anos, viajou para os Estados Unidos (EUA), como Jovem Embaixador, no início de 2012, quando participou de todas as etapas classificatórias do Programa Jovens Embaixadores. A iniciativa da Embaixada Americana, em parceria com os setores públicos e privados dos dois países, visa beneficiar o jovem embaixador escolhido com uma viagem de três semanas aos Estados Unidos.
O Programa seleciona alunos brasileiros da rede pública com excelente desempenho escolar, que falam inglês fluente, sejam de baixa renda, tenham perfil de liderança, com prestação de serviço voluntário. Ítalo Souza, que atualmente ensina Inglês em escolas públicas e particulares de Sobral, foi aluno da Escola de Ensino Fundamental e Médio Deputado Cesário Barreto Lima, da localidade de Bilheira, no distrito de Taperuaba, e também guarda-mirim, tendo pleno apoio da Prefeitura à época de sua viagem. |
|
|
|
Versão impressa |
|
|
Prefeitura divulga cursos do Pronatec
|
|
A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Extrema Pobreza (Seds), juntamente com a Coordenadoria da Promoção do Trabalho e Renda e a Equipe Acessuas/Trabalho, apresenta as novas metas de atuação da Política de Inclusão Produtiva para este ano.
Com o reconhecimento da grande procura pelo PRONATEC/BSM em 2013, com uma taxa de evasão de apenas 5% nos 96 cursos oferecidos, que totalizaram a formação de 157 turmas nos mais diversos bairros e localidades de Sobral, o Prefeito Veveu, em acordo com a Secretária de Desenvolvimento Social, Valdízia Ribeiro e a coordenadora Margarida Melo, aumentou o número de vagas dos cursos oferecidos pelo Programa para este ano.
A medida pretende manter garantida a qualificação profissional e o maior número possível de encaminhamentos de pessoas ao mercado de trabalho no Município.
Já para este começo de ano, o SENAT programou 10 cursos, com início no dia 3 de fevereiro. Mais informações nos CRAS: Mimi Marinho: 3614-4276; Irmã Oswalda: 3611-4666; Regina Justa: 3614-2323; Dom José: 3614-2336; Jaibaras: 3615-2308; e Aracatiaçu: 3615-6178.
Confira no blog.sobral.ce.gov.br as tabelas dos cursos disponíveis, os pré-requisitos e os locais onde acontecerão as aulas, além da localização dos territórios dos CRAS.
|
|
Confira a agenda do Caminhão do Peixe em Janeiro |
|
Para levar à população peixe e derivados (bolinha de peixe, linguiça, filé) a preços mais acessíveis, a Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária, desenvolve o projeto do Caminhão Feira do Peixe nas comunidades ribeirinhas em parceria com as Associações de Pescadores de Jaibaras, a Associação Comunitária de São Domingos, Associação Comunitária Padre João Batista da Frota da Comunidade Barragem e Comunidade Mamão Beira do Rio.
Com o apoio do Ministério da Pesca e Aquicultura, o projeto tem como foco principal apoiar a cadeia produtiva da piscicultura, fortalecendo seu arranjo produtivo de forma sustentável, para levar alimento mais saudável à população, com preços mais acessíveis.
O Caminhão do Peixe funciona das 7h às 13h e foi instituído pela Prefeitura de Sobral para apoiar os pequenos produtores de peixe do Município na venda do pescado.
Veja o cronograma do Caminhão do Peixe deste mês de Janeiro:
14/01 (Terça-Feira)
Raul Monte - Alto da Brasília
15/01(Quarta - Feira)
Igreja da Ressureição - Alto do Cristo
16/01 (Quinta - feira)
Irmã Anisia Rocha - Sumaré
17/01 (Sexta - feira)
Maria do Carmo Andrade - Pedrinhas
21/01 (Terça-feira)
Escola Mons. José Gerardo F. Gomes - Sinhá Saboia
22/01 (Quarta - feira)
Cirão - Coelce
23/01 (Quinta-feira)
Irmã Anisia Rocha - Sumaré
24/01 (Sexta - feira)
Maria do Carmo Andrade - Pedrinhas
28/12 (Terça - feira)
Cirão - Coelce
29/01(Quarta - feira)
Igreja da Ressureição - Alto do Cristo
30/01 (Quinta - feira)
Irmã Anisia Rocha - Sumaré
|
|