Órgão de Divulgação da Prefeitura Municipal de Sobral

Ano XVI - Nº 260 - Sobral, sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Prefeitura inicia parceria para execução do Programa Nacional de Habitação Rural


A Prefeitura de Sobral vai iniciar a construção das primeiras casas contempladas pelo Programa Nacional de Habitação Rural, o PNHR. O Plano é uma extensão do Programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, voltado às comunidades rurais e visa beneficiar agricultores, artesãos, pescadores artesanais e todos aqueles que tenham a Agricultura Familiar como base de subsistência.

Nesta quinta-feira (16) foi realizada uma reunião entre representantes do Município e da Associação Comunitária Cruzeiro, indicada pela Caixa Econômica Federal para a execução das obras. No encontro, foram firmadas as parcerias necessárias para o início dos trabalhos, onde a Associação será responsável pela elaboração de projetos e a construção das casas. À Prefeitura, caberá o apoio logístico e social realizado pela Coordenadoria de Habitação, ligada à Secretaria de Urbanismo, Patrimônio e Meio Ambiente.

As primeiras famílias a serem beneficiadas serão da comunidade Alegre, no distrito de Patriarca, onde serão construídas 43 casas. Os moradores já foram cadastrados e aguardam apenas a entrada do projeto na CEF para o início das obras.

A associação Comunitária Cruzeiro, sem fins lucrativos, é especializada na construção de casas populares no âmbito do interesse social, e foi orientada a priorizar mão de obra local, garantindo emprego e renda durante a execução das obras.

Entre os pré-requisitos exigidos das famílias para a adesão ao Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), lançado pelo Prefeito Veveu, no mês de julho do ano passado, foi necessária a comprovação da titularidade do terreno, para a construção de novas casas ou a reconstrução de casas já erguidas, que substituirão as moradias de taipa, tão comuns no nordeste brasileiro.

Participaram da reunião, o prefeito interino, Carlos Hilton Soares; a secretária de Urbanismo, Gizella Gomes; o secretário de Obras, Ilo Santiago; a coordenadora da Habitação do Município, Nara Mota; Oscar Mota Brito, presidente da Associação Comunitária Cruzeiro; Cilene Dutra, assistente social da Associação; Paulo Dutra, contador da Associação, e Pedro Brito, construtor.

 


Seurb conta com apoio de agentes comunitários locais para início do PNHR em Sobral


A Secretária de Urbanismo, Patrimônio e Meio Ambiente, Gizella Gomes, esteve reunida nessa quinta-feitra (16), com todos os agentes comunitários locais. O objetivo foi pedir apoio dos mesmos para a execução dos trabalhos sociais que vão ajudar a atualizar o banco de dados da Coordenadoria de Habitação, no que diz respeito ao número de casas de taipa localizadas na Zona Rural.

O levantamento vai ajudar na implantação do programa Nacional de Habitação Rural, o PNHR, uma extensão do Programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, voltado às comunidades rurais, que visa beneficiar com novas moradias, agricultores, artesãos, pescadores artesanais e todos aqueles que tenham a Agricultura Familiar como base de subsistência.

Em Sobral, o PNHR está na fase de mapeamento de cada moradia, e elaboração de projetos para beneficiar as primeiras 43 famílias moradoras da comunidade Alegre, no distrito de Patriarca. Já foi firmada parceria entre a Prefeitura de Sobral e a Associação Comunitária Cruzeiro, responsável pela execução das obras.

 


Prefeitura cria área para instalação de novas empresas no município


Com o objetivo de ampliar as possibilidades de espaço para investidores da indústria que atuam em Sobral e abrir oportunidades para a instalação, no município, de empresas de outras localidades, o Prefeito Veveu determinou a criação de uma área para acomodar os futuros empreendimentos.

Nessa quinta-feira (16), o chefe de Gabinete da Prefeitura, Luciano Arruda e a Secretária da Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Daniela Costa, visitaram a área denominada loteamento Terra da Gente.

O Terra da Gente é um empreendimento do município, administrado pela STDE, através do Programa de Desenvolvimento Econômico de Sobral (Prodecon), para a atração de empresas, e está localizado na BR 222 (Sobral – Tianguá), com uma área de 302,37ha.

O Programa de Desenvolvimento Econômico do Município (Prodecon), coordenado pela STDE, pretende atrair empresas de mão de obra intensiva, não poluentes, ou que possuam elevado grau tecnológico, que se integrem à cadeia produtiva local e estimulem a implantação de um núcleo de indústrias modernas.

 

Leia nossas edições anteriores

Versão impressa
capa do boletim municipal de sobral

Chuvas abastecem cisternas de enxurrada e garantem produção agrícola em Sobral


As chuvas que caíram no município de Sobral, na semana passada, já garantiram o abastecimento de água das cisternas de enxurrada instaladas em vários distritos e localidades do município.

Na cisterna de enxurrada, a água captada da chuva escorre pelo chão, na declividade do próprio terreno e entra no tanque de decantação, onde são filtradas e retiradas as impurezas. A água, então, é utilizada nos espaços produtivos, tanto para o cultivo agrícola (quintais produtivos), quanto para o consumo animal durante os meses de estiagem. Cada cisterna possui capacidade para 52 mil litros de água.

Em Sobral, foram construídas 83 cisternas pela Associação Comunitária Francisco Apolinário, distribuídas pelos distritos e localidades de Boqueirão, Assentamento Casinhas, Picada Ruzy, Campo Grande, São José III, Flores e Pirajá com recursos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), conveniado com a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), por meio de edital de concorrência pública.

No projeto, ainda este ano, está prevista a construção de mais 14 cisternas para o cumprimento da meta, que é de 97 unidades construídas e mais 43 barragens subterrâneas que estão sendo alocadas para reforçar a garantia de água às famílias da Zona Rural.

 


PET– Saúde capacita guardas mirins em noções de primeiros socorros


O Programa de Educação pelo Trabalho (Pet) Redes de Urgência e Emergência está ministrando um curso para os guardas-mirins em Noções Básicas de Primeiros Socorros – Teoria e Prática, através dos profissionais Allyson Mendes, Jailson Brito e a enfermeira Lívia Dias, todos ligados ao Centro de Ciências de Saúde da UVA, com carga horária de 16 horas/aulas.

O curso aborda desde a teoria de aplicação das primeiras ações preventivas, até os casos de urgência em que as ações realizadas venham contribuir para preservar, resguardar e proteger a vida de um indivíduo, que por razões maiores não está em condições de cuidar de si próprio.

Ao longo do curso, os guardas-mirins receberão conhecimentos práticos essenciais para preservação da vida, como o conhecimento sobre a estrutura do corpo humano, ferimentos e queimaduras, a importância dos equipamentos de proteção individual, fraturas, luxações e entorses, paradas cardiopulmonares, afogamentos e transporte de vítimas.

“O curso visa dar aos adolescentes o entendimento básico sobre como proceder em determinadas situações antes da chegada dos profissionais de saúde, como o SAMU. Um simples procedimento sobre como fazer ou o que não se deve fazer em casos de urgência pode preservar a vida de alguém” destaca Alysson Mendes.

A Prefeitura de Sobral, através da Secretaria da Segurança e Cidadania e da coordenadoria do Pet Redes deverá acentuar a parceria para novos cursos na área, e promover cada vez mais a capacitação dos jovens da Guarda-Mirim.

 
Prefeito Municipal:
José Clodoveu de Arruda Coelho Neto

Chefe de Gabinete do Prefeito:
Luciano de Arruda Coelho Filho

Assessor de Comunicação:
Marcelino Júnior - MTB-RR 265

Editora: Gabriele Oliveira e Marcelino Júnior | Redação: Marcelino Júnior, Gabriele Oliveira e Silveira Rocha | Editoração Eletrônica: Fábio Fernandes e Laura Farias | Fotos: Luiz Queiroz | Impressão: Imprensa Oficial do Município (IOM) | Tiragem: 2.500 exemplares.
Contato: (88) 3677-1116 ou 3677-1118
E-mail: comunicacao@sobral.ce.gov.br