Órgão de Divulgação da Prefeitura Municipal de Sobral

Ano XVI - Nº 376 - Sobral, quinta-feira, 10 de julho de 2014

CRAS Regina Justa completa
7 anos de atividades
Prefeito Veveu e comunidade do Bairro Vila União participam das comemorações, hoje, a partir das 19h.


O Prefeito Veveu participará, nesta quinta-feira, 10 de julho, a partir das 19h, das comemorações dos 7 anos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Regina Justa, no Bairro Vila União.

O CRAS Regina Justa iniciou as atividades em maio de 2007 e, atualmente, acompanha 893 famílias com o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, para crianças de 0 a 11 anos, adolescentes de 12 a 17 anos e idosos.

O CRAS trabalha em parceria com as Secretarias e Conselhos Municipais; Associações e ONGs do Bairro Vila União; Escolas Municipais e Estaduais; Centros de Saúde da Família; Escola de Saúde da Família e rede de serviços socioassistencias.

 


Trânsito de Sobral tem redução de acidentes com ferimentos
graves e óbitos


Sobral registrou, no primeiro semestre de 2014, redução de 80% no número de ferimentos graves em acidentes de trânsito e queda de 33% no número de óbitos em vias municipais em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados, essa semana pela Coordenadoria de Trânsito e Transporte Urbano do Município (CTTU).

Os registros em rodovias estaduais e federais que cortam o Município, divulgados pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS) apontam que, também, houve queda de 44,2% no número de óbitos em acidentes de trânsito. Os dados são fornecidos pela Guarda Civil Municipal, CTTU, Polícia Rodoviária Estadual e Polícia Rodoviária Federal.

De acordo com o Secretário da Cidadania e Segurança, Pedro Aurélio Ferreira Aragão, os investimentos da Prefeitura contribuíram para a diminuição das estatísticas negativas. O aumento do efetivo de agentes de trânsito, a implantação e modernização de 13.000 m² de sinalização e o reordenamento de vias, estão entre os investimentos da Prefeitura de Sobral nesta área.

 


Produtores familiares do Distrito de Aracatiaçu recebem incentivos para a produção de leite
O grupo de 44 produtores recebeu kits de Higienização de Ordenha


Um grupo de 44 produtores de base familiar da Associação Comunitária dos Assentados da Fazenda Bom Sucesso, no Distrito de Aracatiaçu, recebeu kits de Higienização de Ordenha para a produção leiteira. A entrega foi feita, no dia 3 de julho, pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Esatdo (SDA) e faz parte dos incentivos para a produção de leite de qualidade e a inclusão dos produtores no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA/ Leite).

Os kits são compostos por: aplicador para desinfecção de teta; vasilhame plástico para transporte de leite (30 litros); balde de ferro para ordenha (10 litros); funil coador; caneca telada; um litro de solução de iodo glicerinado, entre outros itens.

O PAA/Leite é um programa do Governo Federal desenvolvido em parceria com o Governo do Estado e Prefeitura, com o objetivo de assegurar a venda do leite produzido pelos produtores familiares por preços justos e sem atravessadores. O PAA também visa ao combate à fome e à desnutrição de crianças de 02 a 07 anos de idade, gestantes, idosos, dentre outros, que estejam em estado de insegurança alimentar e nutricional.

A Associação Comunitária dos Assentados da Fazenda Bom Sucesso já conta com uma Unidade Produtiva de Leite, implantada com apoio da Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária do Município, equipada com tanque de resfriamento de leite com capacidade de armazenamento de 2 mil litros. Os recursos para aquisição dos equipamentos e infraestrutura para a implantação da Unidade Leiteira foram provenientes do Fundo Estadual de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Fedaf).

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FENAIVA 2014 terá início no dia 17 de julho


Terá início no dia 17 de julho a XXVIII Feira de Negócios do Vale do Acaraú (FENAIVA). O evento conta com apoio da Prefeitura de Sobral e faz parte do calendário de negócios da cidade, tendo como objetivo promover negócios e fortalecer marcas regionais.

O tema da Feira este ano é “Tendências, oportunidades e negócios”, e prossegue até o dia 19 de julho no Centro de Convenções de Sobral. Saiba mais: (88)3611-5833.

 


Banco de Mudas
de Sobral distribuiu 2.415 mudas, em junho


O Banco de Mudas de Sobral distribuiu, em junho, 2.415 mudas de plantas ornamentais, nativas, frutíferas e medicinais. Desse total, 124 foram para os distritos de Jaibaras, Jordão, Pedra de Fogo e São José do Torto. O Banco de Mudas atendeu, ainda, solicitações das cidades de Massapê, Meruoca, Itapipoca e Fortaleza, com 75 mudas entregues.

Também foram feitos plantio de mudas (arborização e paisagismo urbano) no Parque da Cidade; Avenida Dr. Guarany; Cohab II; Centros de Saúde das Pedrinhas e da Cohab III; Conjunto Morada do Planalto; Igreja da Cohab III; CREAS; IFCE; Centro de Educação à Distância e Nova Sede do Detran.

O Banco de Mudas de Sobral é coordenado pela Secretaria de Conservação e Serviços Públicos do Município, produzindo e distribuindo mudas, que podem ser adquiridas, também, pela população em troca de garrafas PET, sacos plásticos, óleo de cozinha usado e milho (usado na alimentação de animais). Saiba mais: (88) 3611-7784.

 


Comunidades do Jordão e Baracho
são selecionadas para o Projeto Paulo Freire

As comunidades de Santa Luzia (Distrito de Jordão) e Casa Forte (Distrito de Baracho) foram selecionadas para participar do Projeto Paulo Freire, desenvolvido pelo Governo do Estado. A relação das comunidades e organizações produtivas a participarem do Projeto, no primeiro ano de implementação, foi divulgada no dia 2 de julho, pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário.

O Projeto Paulo Freire é financiado pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) e tem como objetivo, reduzir a pobreza e elevar o padrão de vida de agricultores familiares, por meio do desenvolvimento do capital social e humano, e da produção sustentável, para aumento da renda a partir de fontes agrícolas e não agrícolas, dando prioridade a jovens e mulheres.
 
Prefeito Municipal:
José Clodoveu de Arruda Coelho Neto

Chefe de Gabinete do Prefeito:
Luciano de Arruda Coelho Filho

Assessor de Comunicação/Editor-chefe:
Fábio de Melo Magalhães - CE 01806 JP

Redação: Gabriele Oliveira e Fábio Melo | Editoração Eletrônica: Fábio Fernandes e Laura Farias | Fotos: Luiz Queiroz | Impressão: Imprensa Oficial do Município (IOM) | Tiragem: 2.500 exemplares.
Contato: (88) 3677-1116 ou 3677-1118
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