‘Como cuidar dos Cuidadores’
Programa Ceará Pacífico começa a ser implantado
em Sobral |
|
Sob o comando do prefeito interino, Carlos Hilton Soares, secretários municipais, coordenadores e gerentes de programas habitacionais participaram, nesta quinta-feira (13), de uma imersão sobre ‘Como cuidar dos Cuidadores’, guiada por representantes da ONG Movimento de Saúde Mental Comunitário. O encontro, realizado no Centro de Encontros Murmúrio da Natureza, compõe o cronograma de implantação do Programa Ceará Pacífico no Município.
A importância do “cuidar bem” foi abordada pela psicóloga da ONG Movimento de Saúde Mental Comunitário, Natália Lira. Com a perspectiva de promover uma mudança nas relações interpessoais, ela abordou o valor da preocupação com o próximo para as mudanças sociais. “Somos todos heróis do cotidiano. Num mundo competitivo, as pessoas são instigadas a ter relações profissionais e de convivência mais hierárquicas. Nosso objetivo é orientar esse grupo para que tenha um relacionamento diferenciado com as pessoas”.
A implementação do Ceará Pacífico em Sobral foi destacada pelo prefeito interino, Carlos Hilton Soares, que comandou o encontro. “Essa reunião é de grande importância para os nossos líderes, pois todos serão instruídos sobre como devemos proceder nas próximas etapas do projeto juntamente com a população. De forma integrada com as nossas secretarias, com o apoio dos Governos Federal e Estadual, com projetos e visões humanitárias, vamos combater a violência em Sobral e em todo o Ceará”.
Ceará Pacífico
Lançado oficialmente na última sexta-feira (7), em solenidade no Palácio da Abolição, o Pacto por um Ceará Pacífico é uma ação intersetorial na área de segurança pública inserida no âmbito do Plano de Governo ‘Sete Cearás’. O programa faz parte da elaboração do Plano de Governo pautado pelo diálogo com diversos segmentos da sociedade antes mesmo da posse de Camilo Santana e é coordenado pela vice-governadora, Izolda Cela.
|
|
Universidade de Harvard
Veveu Arruda conhece entidades de apoio a famílias em situação de vulnerabilidade social
|
|
Como parte da agenda do Programa de Liderança Executiva no Desenvolvimento da Primeira Infância, que está sendo realizado na Universidade de Harvard, o Prefeito de Sobral visitou, na última quarta-feira (12), entidades que prestam assistência a famílias em situação de vulnerabilidade social. A experiência dessas instituições no combate à mortalidade infantil e na melhora da qualidade de vida de crianças com idades ente 0 e 5 anos foi tema de um dos módulos do curso.
Promovido pelo Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI), o Programa de Liderança Executiva no Desenvolvimento da Primeira Infância tem a duração de um ano e meio é dividido em fases. Esta primeira etapa, que acontece nos Estados Unidos, está sendo ministrada por pesquisadores e profissionais de nível internacional que lidam com o desenvolvimento da primeira infância e a implantação de programas e políticas.
A participação do Prefeito de Sobral no Programa de Liderança reforça o empenho da gestão em garantir a implementação de ações voltadas para a manutenção dos direitos das crianças, assim como a melhoria na qualidade de vida desses pequenos cidadãos. Para isso, durante o curso, será elaborado um plano de ação que irá reunir todas as estratégias adotadas pelo Município para atingir essas metas.
|
|
Especial do Dia dos Pais
Cine Mucambinho exibe o filme ‘Gonzaga, de Pai para Filho’ |
|
A Estação Juventude do Mucambinho promoveu, na noite da última quarta-feira (12), mais uma edição do Projeto “Cine Mucambinho”, no bairro Tamarindo. Com a participação da comunidade, a ação exibiu, para cerca de 70 jovens, o filme ‘Gonzaga, de Pai para Filho’, que foi escolhido em comemoração ao Dia dos Pais.
“O Projeto Cine Mucambinho tem como intuito fortalecer a relação entre pais e filhos, além de proporcionar lazer e entretenimento para toda a comunidade”, explicou a coordenadora adjunta da Estação Juventude do Mucambinho, Lycélia Oliveira. Para além desses serviços, as Estações Juventude contam com atendimento psicossocial e de orientação vocacional e profissional.
As Estações Juventude são equipamentos da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude, que oferecem atendimento a jovens com idades entre 15 e 29 anos, em situação de vulnerabilidade. Nessas estruturas, eles têm acesso às políticas, programas e ações que asseguram seus direitos de cidadania e ampliem a sua capacidade de inclusão e participação social, por meio da cultura de paz.
|
|
Campanha de vacinação contra a poliomielite começa neste sábado (15) |
|
Com o objetivo de imunizar crianças com idades entre 0 e 5 anos, a Prefeitura de Sobral, através da Secretaria da Saúde, está lançando, neste sábado (15), a Campanha de Vacinação contra a poliomielite. O Becco do Cotovelo e o CSF do bairro Terrenos Novos foram os pontos escolhidos para o início da imunização, que seguirá, com atendimento em todos os postos de saúde do Município, das 8h as 17h, até o próximo dia 31.
“Deverão ser vacinadas todas as crianças com até 5 anos de idade, e junto a isso, os pais têm que levar a caderneta de vacinação da criança para efetuar a atualização do documento”, explicou a secretária da Saúde de Sobral, Mônica Lima. A iniciativa contará ainda com aplicação das vacinas pentavalente, pneumocócica, meningocócica conjugada C, tríplice viral, tetraviral, DTP, hepatite B e rotavírus. A partir disto, as crianças sobralenses estarão protegidas de doenças como sarampo, rubéola, caxumba, catapora, difteria, tétano, coqueluche e meningite.
A meta da Campanha em Sobral é imunizar 13.214 crianças. Para isso, a Prefeitura organizou uma estrutura formada por 33 salas de vacinação, além de 18 postos volantes, sendo 11 na sede e sete nos distritos, que facilitarão o acesso `as doses. “Estamos disponibilizando em todos os postos a quantidade suficiente de vacinas que fazem parte do esquema básico de vacinação para essa faixa etária”, afirmou a coordenadora da Vigilância da Saúde de Sobral, Francisca Leite Mendonça Escócio. |
|
|
|
|
|
|
Versão impressa |
|
|
Atletas sobralenses representam o Município nos Jogos Escolares da Juventude |
|
O município de Sobral será representado na etapa estadual dos Jogos Escolares da Juventude, que acontecerão a partir desta sexta-feira (14), em Fortaleza. A etapa, que segue até o próximo domingo (16), classificará os representantes, da categoria de 12 a 14 anos, nas modalidades coletivas - futsal, vôlei, handebol e basquetebol.
Dentre os participantes estão alunos da Escola de Tempo Integral Maria Dorilene Arruda Aragão, da Escola Senador Carlos Jereissati e do Colégio José Romão. Ao todo, 50 pessoas, entre atletas, técnicos e equipes de apoio, irão compor a delegação que representará o Município na etapa classificatória para os jogos nacionais.
Os Jogos Escolares da Juventude são organizados pelas Secretarias Estaduais do Esporte e da Educação, com o aporte das Prefeituras Municipais, através das Secretarias do Esporte e da Educação, e têm como objetivo contribuir para a inserção social dos jovens através do esporte, reunindo atletas de todos os estados brasileiros em competições de 13 modalidades esportivas.
|
|
Comunidade do Distrito de Jaibaras receberá projeto piloto para produção de sorvete com leite de cabra |
|
A Secretaria de Agricultura e Pecuária (Seagri) de Sobral promoveu uma reunião, na última quarta-feira (12), com produtores de leite de cabra da comunidade de São Domingos, no Distrito de Jaibaras, que fazem parte do ‘Projeto Cabra Nossa’. O encontro foi direcionado para discutir a utilização do leite de cabra na produção de sorvestes, abrindo assim um novo mercado para esses produtores.
“Como esta comunidade já produz o leite de cabra e também polpa de frutas, surgiu a ideia de se fazer uma mistura do leite com as polpas e produzir sorvete”, explicou a professora da Faculdade Luciano Feijão, Tereza Mota. “O objetivo é dar a essas pessoas mais uma forma de rentabilidade”, concluiu.
O projeto é um piloto que está em fase de adequação. “Após a experiência nesta comunidade, poderemos levar a experiência para os distritos de Aracatiaçu, Patos, Caracará e Taperuaba, que também trabalham com a caprinocultura de leite”, afirmou o técnico da Seagri, Valter Cisne. A iniciativa conta com apoio da Autarquia Municipal do Meio Ambiente (AMMA), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), da Faculdades Luciano Feijão e da Faculdades INTA.
Cabra Nossa
O ‘Projeto Cabra Nossa’, consiste na distribuição de caprinos para o sustento de famílias carentes, assegurando alimentação de qualidade para idosos e crianças. A ação, que já recebeu diversos prêmios no Brasil, foi idealizada pelo Padre João Batista Frota, adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Extrema Pobreza (Seds) de Sobral.
|
|