Dia da Independência
Cerca de 10 mil pessoas participam de desfile
7 de setembro em Sobral |
|
Comemorando o Dia da Pátria, a Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Cidadania e Segurança, promoveu na última segunda-feira (7), o tradicional desfile de 7 de Setembro, em celebração ao Dia da Independência. Na ocasião, além da presença de secretários do Município, também esteve presente o vice-prefeito de Sobral, Carlos Hilton Soares, que destacou a participação popular no ato cívico.
Por sugestão das entidades participantes, este ano, o desfile teve como tema ‘Água é necessidade, economizar é prioridade’, lembrando o momento de estiagem pelo qual o Município tem passado e a necessidade do uso racional da água.
Entre os integrantes do desfile participaram alunos de escolas municipais, estaduais e da Escola de Música de Sobral, membros da Maçonaria, do Grupo de Escoteiros, Clube de Desbravadores, Policia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Mirim e Guarda Civil Municipal, num total de 50 entidades, associações e secretarias municipais e estaduais.
|
|
Conferência Municipal da Juventude reúne mais de 500 jovens em Sobral
|
|
Com o tema ‘A Juventude Construindo a Cidade’, a IV Conferência Municipal da Juventude’ reuniu mais de 500 jovens, no sábado (5), no Centro de Educação a Distância do Estado do Ceará (CED). Com a participação da governadora em exercício, Izolda Cela, e do prefeito Veveu Arruda, a conferência teve como objetivo propor ações que comporão o Plano Municipal de Juventude.
Para a governadora em exercício, Izolda Cela, a conferência foi um momento importante de diálogo da representação da juventude com o Estado. “As coisas não vão caminhar na velocidade que desejamos se não tiver a participação de cada um de nós como cidadão e de cada um de vocês como jovens”, disse.
“Tenho muita satisfação de estar num auditório como este, cheio de jovens, com ideias boas e poder compartilhar com vocês a definição das melhores políticas públicas para a construção de uma Sobral mais justa, solidária e que sirva para a população e, especialmente, para os mais empobrecidos. Aqui eu encontro energia, inspiração e força para continuar lutando para fazer de Sobral uma cidade muito melhor”, afirmou o prefeito Veveu Arruda, que tem priorizado a juventude na sua gestão.
Durante a Conferência, foram eleitos 17 delegados que representarão o Município na Conferência da Juventude do Ceará, sendo 12 representantes da sociedade civil: Cirliane Fernandes, Carina Sousa, Ana Ivna, Antônia Wescla, Ana Carla, Débora Thays, Paulo Henrique, Saymom Fittipaldi, Romualdo Teixeira, Antônio Weverton, Natan Kennedy e Ismael Araújo; e cinco do Poder Público: Ana Lúcia, Patrick Sousa, Ada Loiola, Lycélia e Fernando.
A abertura do evento contou com apresentação do Vocal UFC, além de apresentações de dança e da banda de pop rock SK8.
Promovida pela Prefeitura de Sobral, através da Coordenadoria de Juventude, e pelo Conselho Municipal de Juventude de Sobral, a Conferência também contou com a presença da vereadora Christianne Coelho; do coordenador de Juventude do Ceará, David Barros; do diretor do Centro de Educação a Distância do Estado do Ceará, Herbert Lima; do coordenador de Juventude de Sobral, Igor Bezerra; do presidente do Conselho Municipal de Juventude, Pedro Holanda; do presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sobral (Sindsems), Gilvan Azevedo; e de jovens de vários bairros e distritos.
|
|
SACS | Prefeitura entrega 50 cadeiras de rodas à pessoas com deficiência |
|
Na manhã da última quinta-feira (3), a Secretaria da Saúde de Sobral, por meio do Serviço de Apoio ao Cidadão Sobralense (SACS), realizou a entrega de cadeiras de rodas e cadeiras higiênicas para pessoas com deficiência. No total, 70 cadeiras foram entregues, sendo 50 cadeiras de rodas e 20 cadeiras higiênicas.
Esta é a segunda vez, somente neste ano, que o SACS realiza a entrega de cadeira de rodas. De acordo com a assistente social e coordenadora do SACS, Ana Lyzia Dias Mont’alverne, “com essa entrega, a gestão Veveu Arruda atende mais uma vez a demanda de cadeiras de rodas no Município. 100% das solicitações feitas, já foram atendidas”.
A moradora do bairro Sinhá Sabóia, Maria Eliene Melo Lima, tem uma irmã que após problemas de saúde necessitava de uma cadeira de rodas para se locomover e agradeceu muito pelo equipamento adquirido. “Só tenho a agradecer ao SACS. Fui bem recebida e a necessidade da minha irmã, em receber a cadeira de rodas, foi atendida sem demora. A partir de hoje, a vida da minha irmã vai melhorar muito”, comemorou.
Em sua fala, a secretária da Saúde, Mônica Lima, lembrou que Sobral se destaca no Estado por esse serviço, que, além de oferecer órtese e prótese, também facilita a realização de diversos exames que não são contemplados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
|
|
Coordenador de Juventude apresenta projeto para Governadora em exercício, Izolda Cela |
Para tratar de projetos voltados para a juventude, o coordenador de Juventude de Sobral, Igor Bezerra, foi recebido pela governadora em exercício, Izolda Cela, na última quinta-feira (3), no Palácio da Abolição, em Fortaleza.
Na ocasião, o Coordenador apresentou o projeto Juventude em Rede como alternativa para adolescentes que cumprem medidas socioeducativas, beneficiando cerca de 200 jovens. “A ideia é implantar o projeto em Sobral, através de convênio entre a Prefeitura Municipal e a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, garantindo uma rede de assistência para ressocialização destes jovens com foco na diminuição da reincidência”, explicou Igor Bezerra. |
|
|
|
|
|
|
Versão impressa |
|
|
Exposição Percepções segue aberta a visitação até o próximo dia 18 |
|
Lançada no último dia 20 de agosto, a exposição, que apresenta imagens captadas pelo conceituado fotógrafo Alex Costa, seguirá aberta a visitação gratuita, na Casa da Cultura de Sobral, até o próximo dia 18 de setembro. Com acervo formado por 20 imagens captadas em exposições, shows musicais, espetáculos de dança e teatro, a mostra busca eternizar o modo como o olhar fotográfico percebe o mundo ao seu redor.
Uma iniciativa da Escola de Cultura, Comunicação, Ofícios e Artes (Ecoa), por meio do Programa de Formação de Plateias e Indústria Criativa (Ecoar), a ação conta com o aporte financeiro do Governo do Estado do Ceará, através da Casa Civil, e o apoio da Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Cultura e do Turismo.
Serviço
Exposição ‘Percepções’
Data: até 18 de agosto
Local: Casa da Cultura de Sobral (End. Av. Dom José, 881 - Centro - Sobral-CE.)
Horário: das 8h às 12h e das 14h às 18h
Acesso: Gratuito
|
|
Combate à dengue é tema de reunião promovida pela Prefeitura de Sobral |
Na última sexta-feira (4), o Centro de Combate de Zoonoses de Sobral foi palco de reunião intersetorial direcionada a debater o combate ao mosquito Aedes Aegypti, visando a diminuição dos casos de dengue no Município. Representantes das secretarias da Saúde; Conservação e Serviços Públicos; Urbanismo, Patrimônio Histórico e Meio Ambiente; Cultura e Turismo; Obras; Combate a Extrema Pobreza; Agricultura; além da Coordenação do Selo Verde; Agenda Ambiental e Superintendência da Autarquia Municipal do Meio Ambiente, participaram do encontro.
No primeiro momento, foi fita uma apresentação com dados epidemiológicos da Dengue no Estado do Ceará e em Sobral. Para a coordenadora da vigilância a saúde, Francisca Leite Mendonça Escócio, “é muito importante mostrar todos dados separados por semanas epidemiológicas, com eles podemos ter uma projeção dos números e direcionar nossas ações”. Em seguida foi apresentado um banco de informações, que mostrou que os principais focos do mosquito estão dentro de casa. “Sabemos que a falta de chuva faz com que a gente armazene água em casa, e a falta de cuidado para esse armazenamento está apresentando um grande risco para os moradores”, completou Escócio.
O vice-prefeito de Sobral, Carlos Hilton também esteve presente na reunião e lembrou do tripé da dengue. “A doença da dengue tem um tripé que é formado pelo mosquito, o vírus e as ações do ser humano, podemos combater a dengue desde que tiremos um apoio desse tripé”. E também lembrou que uma das maiores ferramentas para combater a dengue é a mobilização social, com a ajuda das redes sociais. “A informação tem que chegar a todos os públicos. Vamos todos juntos combater a dengue”, finalizou. |
|