De 20 a 23 de setembro (terça a sexta-feira), Sobral integra a programação anual da 16ª Primavera dos Museus com atividades diversas nos equipamentos municipais. Os espaços públicos receberão atividades como rodas de conversa, oficinas formativas, visitas mediadas e lançamento de livros. Todas com acesso gratuito.

Edilberto Florêncio, coordenador de Patrimônio Cultural, Memória e Museologia da Secretaria da Cultura e Turismo (Secult), reafirma a importância de Sobral nesses momentos de diálogo sobre a história nacional. "Este ano, com essa discussão dos 200 anos da Independência, a participação de Sobral dialoga muito também pelo fato de termos um centro histórico tombado e a possibilidade de, a partir das edificações que compõem esse grande museu a céu aberto, discutir as questões que envolvem as transformações do nosso país, de uma colônia até a república, evidenciada pela arquitetura", afirma.

O tema "Independência e Museus: outros 200, outras histórias" foi escolhido com a proposta de renovar os olhares sobre esse fato histórico, destacando a diversidade cultural, a liberdade de pensamento, a inclusão, a pluralidade de experiências e de interpretações. A temporada anual é marcada por eventos em que museus, instituições de memória, espaços e centros culturais de todo o país promovem atividades em torno de um mesmo tema.

A 16ª Primavera dos Museus é uma realização do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e da Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Cultura e Turismo (Secult).

Confira a programação completa:

20SET | TER

Mostra de Materiais Dr. Miguel Vieira Ferreira
Horário: 8h às 12h e 15h às 19h

21SET | QUA

Mostra de Materiais Dr Miguel Vieira Ferreira
Horário: 8h às 12h e 15h às 19h

Lançamento do livro "Memórias Agrestes" de Mateus Lira

22SET | QUI

23SET | SEX
Visitação livre

Percurso "Sobral Oitocentista"