Foi realizada, no sábado (11/05), no auditório da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Ceará (ADUFC), em Fortaleza, a cerimônia de entrega de medalhas e certificados da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) 2018. Pela primeira vez, a rede pública municipal de Sobral teve o segundo maior número de medalhas do Ceará na Olimpíada, ficando atrás apenas de Fortaleza.
No resultado estadual conquistaram medalha de prata os estudantes Ana Letícia Ribeiro Azevedo (Escola Leonília Gomes Parente) e Francisco Dayan Mendonça Siqueira (Escola Francisco Monte). As medalhas de bronze ficaram com os estudantes Sarah Maria Dourado Farrapo, Yuri Venceslau dos Santos e Halairton de Souza Rodrigues, da Escola Paulo Aragão; Victor Erick Oliveira Pinto e Antônio Ray de Sousa Brioso, do Colégio Maria de Lourdes de Vasconcelos; Cláudio Yuri Santos Silva, da Escola Maria José Santos Ferreira Gomes; e Dinailton Rodrigues Ribeiro, da Escola Vicente Antenor Ferreira Gomes.
Sobral também está entre os dez municípios brasileiros com maior número de medalhas em nível nacional na OBFEP. Foram conquistadas cinco medalhas de bronze pelos estudantes Ana Letícia Ribeiro Azevedo (Escola Leonília Gomes Parente); Francisco Dayan Mendonça Siqueira (Escola Francisco Monte); Sarah Maria Dourado Farrapo (Escola Paulo Aragão); Victor Erick Oliveira Pinto (Colégio Sobralense de Tempo Integral Maria de Lourdes de Vasconcelos); e Yuri Venceslau dos Santos (Escola Paulo Aragão).
Durante a premiação, estiverem presentes estudantes e professores da rede municipal de Sobral, além do secretário da Educação do município, Herbert Lima. Na ocasião, foi realizada a palestra "O mais famoso eclipse da história dos eclipses", ministrada pelo Prof. Dermeval Carneiro.
Cerca de meio milhão de estudantes do Ensino Médio e do último ano do Ensino Fundamental de escolas públicas em todo o Brasil participaram da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP). Promovida pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a OBFEP visa despertar e estimular o interesse pela Física e pelas Ciências, além de identificar estudantes talentosos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas.
Fotos AQUI